O ensino jurídico no Brasil e a necessidade de humanização do conhecimento / An analysis of the legal education in Brazil and the need for humanization of knowledge

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Filho, Miguel Julio Paz
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Benevides, Ticiane Guerra Pontes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/41498
Resumo: O presente artigo busca analisar a necessidade de atualização do ensino jurídico universitário no Brasil por meio de uma forma de ensinar mais humana e contextualizada, superando a concepção de ensino como mera transmissão de aspectos técnico-jurídicos para a inserção de estudantes de Direito no mercado de trabalho formal. Para tanto, abordam-se o tema da colonialidade do saber e poder como característica a ser superada na forma de ensinar contemporânea, reflexo de relações de poder historicamente constituídas, sugerindo-se a transição para uma educação universitária pautada na educação para os direitos humanos, atenta à dinâmica evolução da sociedade que têm se revelado plúrima e multidimensional. Essa busca pela representatividade no seio da universidade traz à tona a necessidade de diálogo da ciência jurídica com a sociologia, filosofia e demais ciências do saber como forma de proporciona um ensino humanizado e contextualizado com as evoluções e transformações sociais da sociedade em que se está inserido.
id VERACRUZ-0_27366f029b464b614c9a03d72cdd09b0
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/41498
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling O ensino jurídico no Brasil e a necessidade de humanização do conhecimento / An analysis of the legal education in Brazil and the need for humanization of knowledgeDidáticaEnsino JurídicoReflexão CríticaHumanização.O presente artigo busca analisar a necessidade de atualização do ensino jurídico universitário no Brasil por meio de uma forma de ensinar mais humana e contextualizada, superando a concepção de ensino como mera transmissão de aspectos técnico-jurídicos para a inserção de estudantes de Direito no mercado de trabalho formal. Para tanto, abordam-se o tema da colonialidade do saber e poder como característica a ser superada na forma de ensinar contemporânea, reflexo de relações de poder historicamente constituídas, sugerindo-se a transição para uma educação universitária pautada na educação para os direitos humanos, atenta à dinâmica evolução da sociedade que têm se revelado plúrima e multidimensional. Essa busca pela representatividade no seio da universidade traz à tona a necessidade de diálogo da ciência jurídica com a sociologia, filosofia e demais ciências do saber como forma de proporciona um ensino humanizado e contextualizado com as evoluções e transformações sociais da sociedade em que se está inserido.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4149810.34117/bjdv7n12-532Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 12 (2021); 118180-118192Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 12 (2021); 118180-118192Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 12 (2021); 118180-1181922525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/41498/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessFilho, Miguel Julio PazBenevides, Ticiane Guerra Pontes2022-04-12T00:07:21Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/41498Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:20:34.236460Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino jurídico no Brasil e a necessidade de humanização do conhecimento / An analysis of the legal education in Brazil and the need for humanization of knowledge
title O ensino jurídico no Brasil e a necessidade de humanização do conhecimento / An analysis of the legal education in Brazil and the need for humanization of knowledge
spellingShingle O ensino jurídico no Brasil e a necessidade de humanização do conhecimento / An analysis of the legal education in Brazil and the need for humanization of knowledge
Filho, Miguel Julio Paz
Didática
Ensino Jurídico
Reflexão Crítica
Humanização.
title_short O ensino jurídico no Brasil e a necessidade de humanização do conhecimento / An analysis of the legal education in Brazil and the need for humanization of knowledge
title_full O ensino jurídico no Brasil e a necessidade de humanização do conhecimento / An analysis of the legal education in Brazil and the need for humanization of knowledge
title_fullStr O ensino jurídico no Brasil e a necessidade de humanização do conhecimento / An analysis of the legal education in Brazil and the need for humanization of knowledge
title_full_unstemmed O ensino jurídico no Brasil e a necessidade de humanização do conhecimento / An analysis of the legal education in Brazil and the need for humanization of knowledge
title_sort O ensino jurídico no Brasil e a necessidade de humanização do conhecimento / An analysis of the legal education in Brazil and the need for humanization of knowledge
author Filho, Miguel Julio Paz
author_facet Filho, Miguel Julio Paz
Benevides, Ticiane Guerra Pontes
author_role author
author2 Benevides, Ticiane Guerra Pontes
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Filho, Miguel Julio Paz
Benevides, Ticiane Guerra Pontes
dc.subject.por.fl_str_mv Didática
Ensino Jurídico
Reflexão Crítica
Humanização.
topic Didática
Ensino Jurídico
Reflexão Crítica
Humanização.
description O presente artigo busca analisar a necessidade de atualização do ensino jurídico universitário no Brasil por meio de uma forma de ensinar mais humana e contextualizada, superando a concepção de ensino como mera transmissão de aspectos técnico-jurídicos para a inserção de estudantes de Direito no mercado de trabalho formal. Para tanto, abordam-se o tema da colonialidade do saber e poder como característica a ser superada na forma de ensinar contemporânea, reflexo de relações de poder historicamente constituídas, sugerindo-se a transição para uma educação universitária pautada na educação para os direitos humanos, atenta à dinâmica evolução da sociedade que têm se revelado plúrima e multidimensional. Essa busca pela representatividade no seio da universidade traz à tona a necessidade de diálogo da ciência jurídica com a sociologia, filosofia e demais ciências do saber como forma de proporciona um ensino humanizado e contextualizado com as evoluções e transformações sociais da sociedade em que se está inserido.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/41498
10.34117/bjdv7n12-532
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/41498
identifier_str_mv 10.34117/bjdv7n12-532
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/41498/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 12 (2021); 118180-118192
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 12 (2021); 118180-118192
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 12 (2021); 118180-118192
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645574636830720