O ensino jurídico no Brasil e a necessidade de humanização do conhecimento / An analysis of the legal education in Brazil and the need for humanization of knowledge
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/41498 |
Resumo: | O presente artigo busca analisar a necessidade de atualização do ensino jurídico universitário no Brasil por meio de uma forma de ensinar mais humana e contextualizada, superando a concepção de ensino como mera transmissão de aspectos técnico-jurídicos para a inserção de estudantes de Direito no mercado de trabalho formal. Para tanto, abordam-se o tema da colonialidade do saber e poder como característica a ser superada na forma de ensinar contemporânea, reflexo de relações de poder historicamente constituídas, sugerindo-se a transição para uma educação universitária pautada na educação para os direitos humanos, atenta à dinâmica evolução da sociedade que têm se revelado plúrima e multidimensional. Essa busca pela representatividade no seio da universidade traz à tona a necessidade de diálogo da ciência jurídica com a sociologia, filosofia e demais ciências do saber como forma de proporciona um ensino humanizado e contextualizado com as evoluções e transformações sociais da sociedade em que se está inserido. |
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O ensino jurídico no Brasil e a necessidade de humanização do conhecimento / An analysis of the legal education in Brazil and the need for humanization of knowledgeDidáticaEnsino JurídicoReflexão CríticaHumanização.O presente artigo busca analisar a necessidade de atualização do ensino jurídico universitário no Brasil por meio de uma forma de ensinar mais humana e contextualizada, superando a concepção de ensino como mera transmissão de aspectos técnico-jurídicos para a inserção de estudantes de Direito no mercado de trabalho formal. Para tanto, abordam-se o tema da colonialidade do saber e poder como característica a ser superada na forma de ensinar contemporânea, reflexo de relações de poder historicamente constituídas, sugerindo-se a transição para uma educação universitária pautada na educação para os direitos humanos, atenta à dinâmica evolução da sociedade que têm se revelado plúrima e multidimensional. Essa busca pela representatividade no seio da universidade traz à tona a necessidade de diálogo da ciência jurídica com a sociologia, filosofia e demais ciências do saber como forma de proporciona um ensino humanizado e contextualizado com as evoluções e transformações sociais da sociedade em que se está inserido.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4149810.34117/bjdv7n12-532Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 12 (2021); 118180-118192Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 12 (2021); 118180-118192Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 12 (2021); 118180-1181922525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/41498/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessFilho, Miguel Julio PazBenevides, Ticiane Guerra Pontes2022-04-12T00:07:21Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/41498Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:20:34.236460Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
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