Educação e trabalho na perspectiva da formação continuada do profissional não-docente das IES / Education and work in the perspective of continuing education for non-teaching professionals in HEIs
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
DOI: | 10.34117/bjdv7n9-038 |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/35428 |
Resumo: | O estudo visa refletir sobre as categorias educação e trabalho na perspectiva da formação continuada dos profissionais não-docentes que atuam de modo invisibilizado nas Instituições de Ensino Superior públicas do Brasil (IES), sem terem a oportunidade de usufruírem daquilo que essas mesmas profetizam: uma educação de qualidade, emancipadora, capaz de despertar no sujeito ações que promovam a crítica necessária ao modo de reprodução exploratório do modelo capitalista, pela via do conhecimento científico. A metodologia, pesquisa qualitativa e bibliográfica, deve-se aos estudos teóricos realizados recentemente por ocasião da nossa formação continuada e pauta-se no materialismo histórico a partir de autores como Antunes (2012), Mészáros (2008), Paro (2013) e algumas Legislações pertinentes. Os resultados apontam que cabe a essa categoria de trabalhadores, os profissionais não-docentes aqui entendidos como os técnicos administrativos que atuam nas IES, enquanto sujeitos partícipes do processo educativo regulamentado por essas Instituições, envidarem esforços no sentido de que as ações de formação continuada, em todos os níveis da educação formal, sejam bandeiras de luta de modo a proporcionar a materialização de Planos de Capacitação que contemplem a aspiração acadêmica destes profissionais, para além do desenvolvimento de competências e habilidades profissionais propícias ao produtivismo e, consequentemente, a alienação do trabalho. As conclusões apontam que na condição de sujeitos pensantes, deseja-se que estes profissionais consigam superar a alienação imposta pelo Capitalismo, transformados pela ação emancipadora do trabalho produtivo, na perspectiva da ressignificação de sua atuação, de forma que efetivamente possam contribuir para que a educação, entendida em seu sentido mais amplo, seja um instrumento de transformação social para o outro e para si. |
id |
VERACRUZ-0_27771fbc2341a5568102fd0a4dff9fc1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/35428 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
spelling |
Educação e trabalho na perspectiva da formação continuada do profissional não-docente das IES / Education and work in the perspective of continuing education for non-teaching professionals in HEIsprofissional da educação não-docenteFormação continuadaEmancipação.O estudo visa refletir sobre as categorias educação e trabalho na perspectiva da formação continuada dos profissionais não-docentes que atuam de modo invisibilizado nas Instituições de Ensino Superior públicas do Brasil (IES), sem terem a oportunidade de usufruírem daquilo que essas mesmas profetizam: uma educação de qualidade, emancipadora, capaz de despertar no sujeito ações que promovam a crítica necessária ao modo de reprodução exploratório do modelo capitalista, pela via do conhecimento científico. A metodologia, pesquisa qualitativa e bibliográfica, deve-se aos estudos teóricos realizados recentemente por ocasião da nossa formação continuada e pauta-se no materialismo histórico a partir de autores como Antunes (2012), Mészáros (2008), Paro (2013) e algumas Legislações pertinentes. Os resultados apontam que cabe a essa categoria de trabalhadores, os profissionais não-docentes aqui entendidos como os técnicos administrativos que atuam nas IES, enquanto sujeitos partícipes do processo educativo regulamentado por essas Instituições, envidarem esforços no sentido de que as ações de formação continuada, em todos os níveis da educação formal, sejam bandeiras de luta de modo a proporcionar a materialização de Planos de Capacitação que contemplem a aspiração acadêmica destes profissionais, para além do desenvolvimento de competências e habilidades profissionais propícias ao produtivismo e, consequentemente, a alienação do trabalho. As conclusões apontam que na condição de sujeitos pensantes, deseja-se que estes profissionais consigam superar a alienação imposta pelo Capitalismo, transformados pela ação emancipadora do trabalho produtivo, na perspectiva da ressignificação de sua atuação, de forma que efetivamente possam contribuir para que a educação, entendida em seu sentido mais amplo, seja um instrumento de transformação social para o outro e para si. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-09-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3542810.34117/bjdv7n9-038Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 9 (2021); 88398-88401Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 9 (2021); 88398-88401Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 9 (2021); 88398-884012525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/35428/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Oliveira, Nancy CostaDantas, Otília Maria A. N.A.2022-06-02T12:31:10Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/35428Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:18:29.250969Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação e trabalho na perspectiva da formação continuada do profissional não-docente das IES / Education and work in the perspective of continuing education for non-teaching professionals in HEIs |
title |
Educação e trabalho na perspectiva da formação continuada do profissional não-docente das IES / Education and work in the perspective of continuing education for non-teaching professionals in HEIs |
spellingShingle |
Educação e trabalho na perspectiva da formação continuada do profissional não-docente das IES / Education and work in the perspective of continuing education for non-teaching professionals in HEIs Educação e trabalho na perspectiva da formação continuada do profissional não-docente das IES / Education and work in the perspective of continuing education for non-teaching professionals in HEIs de Oliveira, Nancy Costa profissional da educação não-docente Formação continuada Emancipação. de Oliveira, Nancy Costa profissional da educação não-docente Formação continuada Emancipação. |
title_short |
Educação e trabalho na perspectiva da formação continuada do profissional não-docente das IES / Education and work in the perspective of continuing education for non-teaching professionals in HEIs |
title_full |
Educação e trabalho na perspectiva da formação continuada do profissional não-docente das IES / Education and work in the perspective of continuing education for non-teaching professionals in HEIs |
title_fullStr |
Educação e trabalho na perspectiva da formação continuada do profissional não-docente das IES / Education and work in the perspective of continuing education for non-teaching professionals in HEIs Educação e trabalho na perspectiva da formação continuada do profissional não-docente das IES / Education and work in the perspective of continuing education for non-teaching professionals in HEIs |
title_full_unstemmed |
Educação e trabalho na perspectiva da formação continuada do profissional não-docente das IES / Education and work in the perspective of continuing education for non-teaching professionals in HEIs Educação e trabalho na perspectiva da formação continuada do profissional não-docente das IES / Education and work in the perspective of continuing education for non-teaching professionals in HEIs |
title_sort |
Educação e trabalho na perspectiva da formação continuada do profissional não-docente das IES / Education and work in the perspective of continuing education for non-teaching professionals in HEIs |
author |
de Oliveira, Nancy Costa |
author_facet |
de Oliveira, Nancy Costa de Oliveira, Nancy Costa Dantas, Otília Maria A. N.A. Dantas, Otília Maria A. N.A. |
author_role |
author |
author2 |
Dantas, Otília Maria A. N.A. |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Oliveira, Nancy Costa Dantas, Otília Maria A. N.A. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
profissional da educação não-docente Formação continuada Emancipação. |
topic |
profissional da educação não-docente Formação continuada Emancipação. |
description |
O estudo visa refletir sobre as categorias educação e trabalho na perspectiva da formação continuada dos profissionais não-docentes que atuam de modo invisibilizado nas Instituições de Ensino Superior públicas do Brasil (IES), sem terem a oportunidade de usufruírem daquilo que essas mesmas profetizam: uma educação de qualidade, emancipadora, capaz de despertar no sujeito ações que promovam a crítica necessária ao modo de reprodução exploratório do modelo capitalista, pela via do conhecimento científico. A metodologia, pesquisa qualitativa e bibliográfica, deve-se aos estudos teóricos realizados recentemente por ocasião da nossa formação continuada e pauta-se no materialismo histórico a partir de autores como Antunes (2012), Mészáros (2008), Paro (2013) e algumas Legislações pertinentes. Os resultados apontam que cabe a essa categoria de trabalhadores, os profissionais não-docentes aqui entendidos como os técnicos administrativos que atuam nas IES, enquanto sujeitos partícipes do processo educativo regulamentado por essas Instituições, envidarem esforços no sentido de que as ações de formação continuada, em todos os níveis da educação formal, sejam bandeiras de luta de modo a proporcionar a materialização de Planos de Capacitação que contemplem a aspiração acadêmica destes profissionais, para além do desenvolvimento de competências e habilidades profissionais propícias ao produtivismo e, consequentemente, a alienação do trabalho. As conclusões apontam que na condição de sujeitos pensantes, deseja-se que estes profissionais consigam superar a alienação imposta pelo Capitalismo, transformados pela ação emancipadora do trabalho produtivo, na perspectiva da ressignificação de sua atuação, de forma que efetivamente possam contribuir para que a educação, entendida em seu sentido mais amplo, seja um instrumento de transformação social para o outro e para si. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-09-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/35428 10.34117/bjdv7n9-038 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/35428 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv7n9-038 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/35428/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 9 (2021); 88398-88401 Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 9 (2021); 88398-88401 Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 9 (2021); 88398-88401 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1822183783822000128 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.34117/bjdv7n9-038 |