Práticas educativas a gestantes em situação de vulnerabilidade social / Educational practices to pregnant women in a situation of social vulnerability

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Baquião, Larissa Sales Martins
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Ângelo, Sônia Tereza, da Costa, Anelise Melo Bernardes, Dias, Ana Laura Gerônimo, Constâncio, Jatniel Vilas Boas
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/8369
Resumo: Entende-se que a qualidade da assistência ao pré-natal influencia diretamente na saúde materno-infantil e não deve se limitar à realização de consultas e exames, mas também orientações sobre os cuidados em saúde. O estudo teve como objetivo capacitar gestantes acerca dos cuidados consigo e com o recém-nascido e aprimorar o conhecimento dos estudantes de enfermagem. Trata-se de um relato de experiência de uma docente de um curso Técnico em Enfermagem, duas enfermeiras e dois estudantes, desenvolvido a partir de vivências com ações de educação em saúde referente ao período de agosto de 2018 a julho de 2019, num município mineiro, envolvendo 32 gestantes. As aulas demonstraram o quão necessário são as atividades educativas com as gestantes e todos os envolvidos tiveram oportunidade de ensinar e aprender. Destaca-se que esta atividade contribuiu de forma qualitativa para a formação de Técnicos em Enfermagem. Conclui-se que através do presente estudo foi possível compreender a importância de um diálogo satisfatório entre profissionais e gestantes e que a vivência dos estudantes de enfermagem agregou à sua formação profissional.
id VERACRUZ-0_29ff9ab94da831f92dfbdb04d7f1ae41
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/8369
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Práticas educativas a gestantes em situação de vulnerabilidade social / Educational practices to pregnant women in a situation of social vulnerabilityCuidado Pré-NatalEducação em SaúdeEducação Técnica em Enfermagem.Entende-se que a qualidade da assistência ao pré-natal influencia diretamente na saúde materno-infantil e não deve se limitar à realização de consultas e exames, mas também orientações sobre os cuidados em saúde. O estudo teve como objetivo capacitar gestantes acerca dos cuidados consigo e com o recém-nascido e aprimorar o conhecimento dos estudantes de enfermagem. Trata-se de um relato de experiência de uma docente de um curso Técnico em Enfermagem, duas enfermeiras e dois estudantes, desenvolvido a partir de vivências com ações de educação em saúde referente ao período de agosto de 2018 a julho de 2019, num município mineiro, envolvendo 32 gestantes. As aulas demonstraram o quão necessário são as atividades educativas com as gestantes e todos os envolvidos tiveram oportunidade de ensinar e aprender. Destaca-se que esta atividade contribuiu de forma qualitativa para a formação de Técnicos em Enfermagem. Conclui-se que através do presente estudo foi possível compreender a importância de um diálogo satisfatório entre profissionais e gestantes e que a vivência dos estudantes de enfermagem agregou à sua formação profissional.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/836910.34117/bjdv6n4-018Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 4 (2020); 16903 - 16907Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 4 (2020); 16903 - 16907Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 4 (2020); 16903 - 169072525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/8369/7213Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessBaquião, Larissa Sales MartinsÂngelo, Sônia Terezada Costa, Anelise Melo BernardesDias, Ana Laura GerônimoConstâncio, Jatniel Vilas Boas2020-05-27T16:17:32Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/8369Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:05:49.765922Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Práticas educativas a gestantes em situação de vulnerabilidade social / Educational practices to pregnant women in a situation of social vulnerability
title Práticas educativas a gestantes em situação de vulnerabilidade social / Educational practices to pregnant women in a situation of social vulnerability
spellingShingle Práticas educativas a gestantes em situação de vulnerabilidade social / Educational practices to pregnant women in a situation of social vulnerability
Baquião, Larissa Sales Martins
Cuidado Pré-Natal
Educação em Saúde
Educação Técnica em Enfermagem.
title_short Práticas educativas a gestantes em situação de vulnerabilidade social / Educational practices to pregnant women in a situation of social vulnerability
title_full Práticas educativas a gestantes em situação de vulnerabilidade social / Educational practices to pregnant women in a situation of social vulnerability
title_fullStr Práticas educativas a gestantes em situação de vulnerabilidade social / Educational practices to pregnant women in a situation of social vulnerability
title_full_unstemmed Práticas educativas a gestantes em situação de vulnerabilidade social / Educational practices to pregnant women in a situation of social vulnerability
title_sort Práticas educativas a gestantes em situação de vulnerabilidade social / Educational practices to pregnant women in a situation of social vulnerability
author Baquião, Larissa Sales Martins
author_facet Baquião, Larissa Sales Martins
Ângelo, Sônia Tereza
da Costa, Anelise Melo Bernardes
Dias, Ana Laura Gerônimo
Constâncio, Jatniel Vilas Boas
author_role author
author2 Ângelo, Sônia Tereza
da Costa, Anelise Melo Bernardes
Dias, Ana Laura Gerônimo
Constâncio, Jatniel Vilas Boas
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Baquião, Larissa Sales Martins
Ângelo, Sônia Tereza
da Costa, Anelise Melo Bernardes
Dias, Ana Laura Gerônimo
Constâncio, Jatniel Vilas Boas
dc.subject.por.fl_str_mv Cuidado Pré-Natal
Educação em Saúde
Educação Técnica em Enfermagem.
topic Cuidado Pré-Natal
Educação em Saúde
Educação Técnica em Enfermagem.
description Entende-se que a qualidade da assistência ao pré-natal influencia diretamente na saúde materno-infantil e não deve se limitar à realização de consultas e exames, mas também orientações sobre os cuidados em saúde. O estudo teve como objetivo capacitar gestantes acerca dos cuidados consigo e com o recém-nascido e aprimorar o conhecimento dos estudantes de enfermagem. Trata-se de um relato de experiência de uma docente de um curso Técnico em Enfermagem, duas enfermeiras e dois estudantes, desenvolvido a partir de vivências com ações de educação em saúde referente ao período de agosto de 2018 a julho de 2019, num município mineiro, envolvendo 32 gestantes. As aulas demonstraram o quão necessário são as atividades educativas com as gestantes e todos os envolvidos tiveram oportunidade de ensinar e aprender. Destaca-se que esta atividade contribuiu de forma qualitativa para a formação de Técnicos em Enfermagem. Conclui-se que através do presente estudo foi possível compreender a importância de um diálogo satisfatório entre profissionais e gestantes e que a vivência dos estudantes de enfermagem agregou à sua formação profissional.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/8369
10.34117/bjdv6n4-018
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/8369
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n4-018
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/8369/7213
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 4 (2020); 16903 - 16907
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 4 (2020); 16903 - 16907
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 4 (2020); 16903 - 16907
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645445823463424