Práticas educativas a gestantes em situação de vulnerabilidade social / Educational practices to pregnant women in a situation of social vulnerability
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/8369 |
Resumo: | Entende-se que a qualidade da assistência ao pré-natal influencia diretamente na saúde materno-infantil e não deve se limitar à realização de consultas e exames, mas também orientações sobre os cuidados em saúde. O estudo teve como objetivo capacitar gestantes acerca dos cuidados consigo e com o recém-nascido e aprimorar o conhecimento dos estudantes de enfermagem. Trata-se de um relato de experiência de uma docente de um curso Técnico em Enfermagem, duas enfermeiras e dois estudantes, desenvolvido a partir de vivências com ações de educação em saúde referente ao período de agosto de 2018 a julho de 2019, num município mineiro, envolvendo 32 gestantes. As aulas demonstraram o quão necessário são as atividades educativas com as gestantes e todos os envolvidos tiveram oportunidade de ensinar e aprender. Destaca-se que esta atividade contribuiu de forma qualitativa para a formação de Técnicos em Enfermagem. Conclui-se que através do presente estudo foi possível compreender a importância de um diálogo satisfatório entre profissionais e gestantes e que a vivência dos estudantes de enfermagem agregou à sua formação profissional. |
id |
VERACRUZ-0_29ff9ab94da831f92dfbdb04d7f1ae41 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/8369 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Práticas educativas a gestantes em situação de vulnerabilidade social / Educational practices to pregnant women in a situation of social vulnerabilityCuidado Pré-NatalEducação em SaúdeEducação Técnica em Enfermagem.Entende-se que a qualidade da assistência ao pré-natal influencia diretamente na saúde materno-infantil e não deve se limitar à realização de consultas e exames, mas também orientações sobre os cuidados em saúde. O estudo teve como objetivo capacitar gestantes acerca dos cuidados consigo e com o recém-nascido e aprimorar o conhecimento dos estudantes de enfermagem. Trata-se de um relato de experiência de uma docente de um curso Técnico em Enfermagem, duas enfermeiras e dois estudantes, desenvolvido a partir de vivências com ações de educação em saúde referente ao período de agosto de 2018 a julho de 2019, num município mineiro, envolvendo 32 gestantes. As aulas demonstraram o quão necessário são as atividades educativas com as gestantes e todos os envolvidos tiveram oportunidade de ensinar e aprender. Destaca-se que esta atividade contribuiu de forma qualitativa para a formação de Técnicos em Enfermagem. Conclui-se que através do presente estudo foi possível compreender a importância de um diálogo satisfatório entre profissionais e gestantes e que a vivência dos estudantes de enfermagem agregou à sua formação profissional.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/836910.34117/bjdv6n4-018Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 4 (2020); 16903 - 16907Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 4 (2020); 16903 - 16907Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 4 (2020); 16903 - 169072525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/8369/7213Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessBaquião, Larissa Sales MartinsÂngelo, Sônia Terezada Costa, Anelise Melo BernardesDias, Ana Laura GerônimoConstâncio, Jatniel Vilas Boas2020-05-27T16:17:32Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/8369Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:05:49.765922Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Práticas educativas a gestantes em situação de vulnerabilidade social / Educational practices to pregnant women in a situation of social vulnerability |
title |
Práticas educativas a gestantes em situação de vulnerabilidade social / Educational practices to pregnant women in a situation of social vulnerability |
spellingShingle |
Práticas educativas a gestantes em situação de vulnerabilidade social / Educational practices to pregnant women in a situation of social vulnerability Baquião, Larissa Sales Martins Cuidado Pré-Natal Educação em Saúde Educação Técnica em Enfermagem. |
title_short |
Práticas educativas a gestantes em situação de vulnerabilidade social / Educational practices to pregnant women in a situation of social vulnerability |
title_full |
Práticas educativas a gestantes em situação de vulnerabilidade social / Educational practices to pregnant women in a situation of social vulnerability |
title_fullStr |
Práticas educativas a gestantes em situação de vulnerabilidade social / Educational practices to pregnant women in a situation of social vulnerability |
title_full_unstemmed |
Práticas educativas a gestantes em situação de vulnerabilidade social / Educational practices to pregnant women in a situation of social vulnerability |
title_sort |
Práticas educativas a gestantes em situação de vulnerabilidade social / Educational practices to pregnant women in a situation of social vulnerability |
author |
Baquião, Larissa Sales Martins |
author_facet |
Baquião, Larissa Sales Martins Ângelo, Sônia Tereza da Costa, Anelise Melo Bernardes Dias, Ana Laura Gerônimo Constâncio, Jatniel Vilas Boas |
author_role |
author |
author2 |
Ângelo, Sônia Tereza da Costa, Anelise Melo Bernardes Dias, Ana Laura Gerônimo Constâncio, Jatniel Vilas Boas |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Baquião, Larissa Sales Martins Ângelo, Sônia Tereza da Costa, Anelise Melo Bernardes Dias, Ana Laura Gerônimo Constâncio, Jatniel Vilas Boas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cuidado Pré-Natal Educação em Saúde Educação Técnica em Enfermagem. |
topic |
Cuidado Pré-Natal Educação em Saúde Educação Técnica em Enfermagem. |
description |
Entende-se que a qualidade da assistência ao pré-natal influencia diretamente na saúde materno-infantil e não deve se limitar à realização de consultas e exames, mas também orientações sobre os cuidados em saúde. O estudo teve como objetivo capacitar gestantes acerca dos cuidados consigo e com o recém-nascido e aprimorar o conhecimento dos estudantes de enfermagem. Trata-se de um relato de experiência de uma docente de um curso Técnico em Enfermagem, duas enfermeiras e dois estudantes, desenvolvido a partir de vivências com ações de educação em saúde referente ao período de agosto de 2018 a julho de 2019, num município mineiro, envolvendo 32 gestantes. As aulas demonstraram o quão necessário são as atividades educativas com as gestantes e todos os envolvidos tiveram oportunidade de ensinar e aprender. Destaca-se que esta atividade contribuiu de forma qualitativa para a formação de Técnicos em Enfermagem. Conclui-se que através do presente estudo foi possível compreender a importância de um diálogo satisfatório entre profissionais e gestantes e que a vivência dos estudantes de enfermagem agregou à sua formação profissional. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-04-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/8369 10.34117/bjdv6n4-018 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/8369 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv6n4-018 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/8369/7213 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 4 (2020); 16903 - 16907 Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 4 (2020); 16903 - 16907 Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 4 (2020); 16903 - 16907 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645445823463424 |