Concepções de professores e alunos de química da E.E.E.F.M. São Sebastião diante das tecnologias digitais/E.E.E.F.M. chemistry teachers and students' conceptions Are Sebastian in face of digital technologies

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Toledo, Suzany Marcelino de
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Domingos, José Raul da Silva, Virginio, Lucas Evangelista Fernandes, Freitas, Rayane Macedo, Pereira, Kaline Sulino, Santos, Elaine Ferreira dos, Santos, Karen Esttéfani Ferreira dos, Almeida, Rochane Villarim de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/19095
Resumo: As Tecnologias Digitais - TDs tem contribuído bastante para o desenvolvimento dos alunos em sala de aula, visto que, é uma ferramenta que está cada vez mais presente no cotidiano dos alunos. Nesse contexto, vivenciamos a realidade de aulas diferenciadas com explanação de conteúdos através dos recursos tecnológicos como smartphones, computadores, data show, juntamente com a utilização de jogos e softwares que tornam o ensino de química mais prazeroso. Para tanto é importante que os professores em conjunto com gestores estejam preparados para aprimorar tais práticas educacionais para um melhor aprendizado do discente. Assim, através da experiência vivenciada como estagiários, foi possível perceber as dificuldades dos professores frente às dificuldades de utilização das TDs. Este trabalho tem como objetivo entender o que pensam os alunos e professores em relação às tecnologias, assim como entender as concepções prévias que os estudantes têm acerca do tema com o propósito de identificar e buscar soluções para enfrentar a inclusão dos estudantes e dos professores no mundo digital. Com esta finalidade, realizou-se uma pesquisa bibliográfica e de campo mediante a coleta e análise de dados obtidos através da aplicação de questionários. Assim, esse estudo mostra-se relevante à medida que traz uma reflexão sobre a importância da inclusão tecnológica em sala de aula, de forma a promover mudanças na metodologia de ensino, de aprender e enxergar a importância que essas trazem para a aprendizagem da nova geração.
id VERACRUZ-0_2a9e47c557cf9fe984efa912dbb0107e
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/19095
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Concepções de professores e alunos de química da E.E.E.F.M. São Sebastião diante das tecnologias digitais/E.E.E.F.M. chemistry teachers and students' conceptions Are Sebastian in face of digital technologiesEnsino de QuímicaTecnologia DigitalRecurso metodológico.As Tecnologias Digitais - TDs tem contribuído bastante para o desenvolvimento dos alunos em sala de aula, visto que, é uma ferramenta que está cada vez mais presente no cotidiano dos alunos. Nesse contexto, vivenciamos a realidade de aulas diferenciadas com explanação de conteúdos através dos recursos tecnológicos como smartphones, computadores, data show, juntamente com a utilização de jogos e softwares que tornam o ensino de química mais prazeroso. Para tanto é importante que os professores em conjunto com gestores estejam preparados para aprimorar tais práticas educacionais para um melhor aprendizado do discente. Assim, através da experiência vivenciada como estagiários, foi possível perceber as dificuldades dos professores frente às dificuldades de utilização das TDs. Este trabalho tem como objetivo entender o que pensam os alunos e professores em relação às tecnologias, assim como entender as concepções prévias que os estudantes têm acerca do tema com o propósito de identificar e buscar soluções para enfrentar a inclusão dos estudantes e dos professores no mundo digital. Com esta finalidade, realizou-se uma pesquisa bibliográfica e de campo mediante a coleta e análise de dados obtidos através da aplicação de questionários. Assim, esse estudo mostra-se relevante à medida que traz uma reflexão sobre a importância da inclusão tecnológica em sala de aula, de forma a promover mudanças na metodologia de ensino, de aprender e enxergar a importância que essas trazem para a aprendizagem da nova geração. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-10-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1909510.34117/bjdv6n10-683Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 10 (2020); 83387-83398Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 10 (2020); 83387-83398Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 10 (2020); 83387-833982525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/19095/15803Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessToledo, Suzany Marcelino deDomingos, José Raul da SilvaVirginio, Lucas Evangelista FernandesFreitas, Rayane MacedoPereira, Kaline SulinoSantos, Elaine Ferreira dosSantos, Karen Esttéfani Ferreira dosAlmeida, Rochane Villarim de2021-02-04T12:50:25Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/19095Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:10:51.630210Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Concepções de professores e alunos de química da E.E.E.F.M. São Sebastião diante das tecnologias digitais/E.E.E.F.M. chemistry teachers and students' conceptions Are Sebastian in face of digital technologies
title Concepções de professores e alunos de química da E.E.E.F.M. São Sebastião diante das tecnologias digitais/E.E.E.F.M. chemistry teachers and students' conceptions Are Sebastian in face of digital technologies
spellingShingle Concepções de professores e alunos de química da E.E.E.F.M. São Sebastião diante das tecnologias digitais/E.E.E.F.M. chemistry teachers and students' conceptions Are Sebastian in face of digital technologies
Toledo, Suzany Marcelino de
Ensino de Química
Tecnologia Digital
Recurso metodológico.
title_short Concepções de professores e alunos de química da E.E.E.F.M. São Sebastião diante das tecnologias digitais/E.E.E.F.M. chemistry teachers and students' conceptions Are Sebastian in face of digital technologies
title_full Concepções de professores e alunos de química da E.E.E.F.M. São Sebastião diante das tecnologias digitais/E.E.E.F.M. chemistry teachers and students' conceptions Are Sebastian in face of digital technologies
title_fullStr Concepções de professores e alunos de química da E.E.E.F.M. São Sebastião diante das tecnologias digitais/E.E.E.F.M. chemistry teachers and students' conceptions Are Sebastian in face of digital technologies
title_full_unstemmed Concepções de professores e alunos de química da E.E.E.F.M. São Sebastião diante das tecnologias digitais/E.E.E.F.M. chemistry teachers and students' conceptions Are Sebastian in face of digital technologies
title_sort Concepções de professores e alunos de química da E.E.E.F.M. São Sebastião diante das tecnologias digitais/E.E.E.F.M. chemistry teachers and students' conceptions Are Sebastian in face of digital technologies
author Toledo, Suzany Marcelino de
author_facet Toledo, Suzany Marcelino de
Domingos, José Raul da Silva
Virginio, Lucas Evangelista Fernandes
Freitas, Rayane Macedo
Pereira, Kaline Sulino
Santos, Elaine Ferreira dos
Santos, Karen Esttéfani Ferreira dos
Almeida, Rochane Villarim de
author_role author
author2 Domingos, José Raul da Silva
Virginio, Lucas Evangelista Fernandes
Freitas, Rayane Macedo
Pereira, Kaline Sulino
Santos, Elaine Ferreira dos
Santos, Karen Esttéfani Ferreira dos
Almeida, Rochane Villarim de
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Toledo, Suzany Marcelino de
Domingos, José Raul da Silva
Virginio, Lucas Evangelista Fernandes
Freitas, Rayane Macedo
Pereira, Kaline Sulino
Santos, Elaine Ferreira dos
Santos, Karen Esttéfani Ferreira dos
Almeida, Rochane Villarim de
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Química
Tecnologia Digital
Recurso metodológico.
topic Ensino de Química
Tecnologia Digital
Recurso metodológico.
description As Tecnologias Digitais - TDs tem contribuído bastante para o desenvolvimento dos alunos em sala de aula, visto que, é uma ferramenta que está cada vez mais presente no cotidiano dos alunos. Nesse contexto, vivenciamos a realidade de aulas diferenciadas com explanação de conteúdos através dos recursos tecnológicos como smartphones, computadores, data show, juntamente com a utilização de jogos e softwares que tornam o ensino de química mais prazeroso. Para tanto é importante que os professores em conjunto com gestores estejam preparados para aprimorar tais práticas educacionais para um melhor aprendizado do discente. Assim, através da experiência vivenciada como estagiários, foi possível perceber as dificuldades dos professores frente às dificuldades de utilização das TDs. Este trabalho tem como objetivo entender o que pensam os alunos e professores em relação às tecnologias, assim como entender as concepções prévias que os estudantes têm acerca do tema com o propósito de identificar e buscar soluções para enfrentar a inclusão dos estudantes e dos professores no mundo digital. Com esta finalidade, realizou-se uma pesquisa bibliográfica e de campo mediante a coleta e análise de dados obtidos através da aplicação de questionários. Assim, esse estudo mostra-se relevante à medida que traz uma reflexão sobre a importância da inclusão tecnológica em sala de aula, de forma a promover mudanças na metodologia de ensino, de aprender e enxergar a importância que essas trazem para a aprendizagem da nova geração.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/19095
10.34117/bjdv6n10-683
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/19095
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n10-683
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/19095/15803
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 10 (2020); 83387-83398
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 10 (2020); 83387-83398
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 10 (2020); 83387-83398
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645487884992512