Concepções de professores e alunos de química da E.E.E.F.M. São Sebastião diante das tecnologias digitais/E.E.E.F.M. chemistry teachers and students' conceptions Are Sebastian in face of digital technologies
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/19095 |
Resumo: | As Tecnologias Digitais - TDs tem contribuído bastante para o desenvolvimento dos alunos em sala de aula, visto que, é uma ferramenta que está cada vez mais presente no cotidiano dos alunos. Nesse contexto, vivenciamos a realidade de aulas diferenciadas com explanação de conteúdos através dos recursos tecnológicos como smartphones, computadores, data show, juntamente com a utilização de jogos e softwares que tornam o ensino de química mais prazeroso. Para tanto é importante que os professores em conjunto com gestores estejam preparados para aprimorar tais práticas educacionais para um melhor aprendizado do discente. Assim, através da experiência vivenciada como estagiários, foi possível perceber as dificuldades dos professores frente às dificuldades de utilização das TDs. Este trabalho tem como objetivo entender o que pensam os alunos e professores em relação às tecnologias, assim como entender as concepções prévias que os estudantes têm acerca do tema com o propósito de identificar e buscar soluções para enfrentar a inclusão dos estudantes e dos professores no mundo digital. Com esta finalidade, realizou-se uma pesquisa bibliográfica e de campo mediante a coleta e análise de dados obtidos através da aplicação de questionários. Assim, esse estudo mostra-se relevante à medida que traz uma reflexão sobre a importância da inclusão tecnológica em sala de aula, de forma a promover mudanças na metodologia de ensino, de aprender e enxergar a importância que essas trazem para a aprendizagem da nova geração. |
id |
VERACRUZ-0_2a9e47c557cf9fe984efa912dbb0107e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/19095 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Concepções de professores e alunos de química da E.E.E.F.M. São Sebastião diante das tecnologias digitais/E.E.E.F.M. chemistry teachers and students' conceptions Are Sebastian in face of digital technologiesEnsino de QuímicaTecnologia DigitalRecurso metodológico.As Tecnologias Digitais - TDs tem contribuído bastante para o desenvolvimento dos alunos em sala de aula, visto que, é uma ferramenta que está cada vez mais presente no cotidiano dos alunos. Nesse contexto, vivenciamos a realidade de aulas diferenciadas com explanação de conteúdos através dos recursos tecnológicos como smartphones, computadores, data show, juntamente com a utilização de jogos e softwares que tornam o ensino de química mais prazeroso. Para tanto é importante que os professores em conjunto com gestores estejam preparados para aprimorar tais práticas educacionais para um melhor aprendizado do discente. Assim, através da experiência vivenciada como estagiários, foi possível perceber as dificuldades dos professores frente às dificuldades de utilização das TDs. Este trabalho tem como objetivo entender o que pensam os alunos e professores em relação às tecnologias, assim como entender as concepções prévias que os estudantes têm acerca do tema com o propósito de identificar e buscar soluções para enfrentar a inclusão dos estudantes e dos professores no mundo digital. Com esta finalidade, realizou-se uma pesquisa bibliográfica e de campo mediante a coleta e análise de dados obtidos através da aplicação de questionários. Assim, esse estudo mostra-se relevante à medida que traz uma reflexão sobre a importância da inclusão tecnológica em sala de aula, de forma a promover mudanças na metodologia de ensino, de aprender e enxergar a importância que essas trazem para a aprendizagem da nova geração. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-10-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1909510.34117/bjdv6n10-683Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 10 (2020); 83387-83398Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 10 (2020); 83387-83398Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 10 (2020); 83387-833982525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/19095/15803Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessToledo, Suzany Marcelino deDomingos, José Raul da SilvaVirginio, Lucas Evangelista FernandesFreitas, Rayane MacedoPereira, Kaline SulinoSantos, Elaine Ferreira dosSantos, Karen Esttéfani Ferreira dosAlmeida, Rochane Villarim de2021-02-04T12:50:25Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/19095Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:10:51.630210Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Concepções de professores e alunos de química da E.E.E.F.M. São Sebastião diante das tecnologias digitais/E.E.E.F.M. chemistry teachers and students' conceptions Are Sebastian in face of digital technologies |
title |
Concepções de professores e alunos de química da E.E.E.F.M. São Sebastião diante das tecnologias digitais/E.E.E.F.M. chemistry teachers and students' conceptions Are Sebastian in face of digital technologies |
spellingShingle |
Concepções de professores e alunos de química da E.E.E.F.M. São Sebastião diante das tecnologias digitais/E.E.E.F.M. chemistry teachers and students' conceptions Are Sebastian in face of digital technologies Toledo, Suzany Marcelino de Ensino de Química Tecnologia Digital Recurso metodológico. |
title_short |
Concepções de professores e alunos de química da E.E.E.F.M. São Sebastião diante das tecnologias digitais/E.E.E.F.M. chemistry teachers and students' conceptions Are Sebastian in face of digital technologies |
title_full |
Concepções de professores e alunos de química da E.E.E.F.M. São Sebastião diante das tecnologias digitais/E.E.E.F.M. chemistry teachers and students' conceptions Are Sebastian in face of digital technologies |
title_fullStr |
Concepções de professores e alunos de química da E.E.E.F.M. São Sebastião diante das tecnologias digitais/E.E.E.F.M. chemistry teachers and students' conceptions Are Sebastian in face of digital technologies |
title_full_unstemmed |
Concepções de professores e alunos de química da E.E.E.F.M. São Sebastião diante das tecnologias digitais/E.E.E.F.M. chemistry teachers and students' conceptions Are Sebastian in face of digital technologies |
title_sort |
Concepções de professores e alunos de química da E.E.E.F.M. São Sebastião diante das tecnologias digitais/E.E.E.F.M. chemistry teachers and students' conceptions Are Sebastian in face of digital technologies |
author |
Toledo, Suzany Marcelino de |
author_facet |
Toledo, Suzany Marcelino de Domingos, José Raul da Silva Virginio, Lucas Evangelista Fernandes Freitas, Rayane Macedo Pereira, Kaline Sulino Santos, Elaine Ferreira dos Santos, Karen Esttéfani Ferreira dos Almeida, Rochane Villarim de |
author_role |
author |
author2 |
Domingos, José Raul da Silva Virginio, Lucas Evangelista Fernandes Freitas, Rayane Macedo Pereira, Kaline Sulino Santos, Elaine Ferreira dos Santos, Karen Esttéfani Ferreira dos Almeida, Rochane Villarim de |
author2_role |
author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Toledo, Suzany Marcelino de Domingos, José Raul da Silva Virginio, Lucas Evangelista Fernandes Freitas, Rayane Macedo Pereira, Kaline Sulino Santos, Elaine Ferreira dos Santos, Karen Esttéfani Ferreira dos Almeida, Rochane Villarim de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Química Tecnologia Digital Recurso metodológico. |
topic |
Ensino de Química Tecnologia Digital Recurso metodológico. |
description |
As Tecnologias Digitais - TDs tem contribuído bastante para o desenvolvimento dos alunos em sala de aula, visto que, é uma ferramenta que está cada vez mais presente no cotidiano dos alunos. Nesse contexto, vivenciamos a realidade de aulas diferenciadas com explanação de conteúdos através dos recursos tecnológicos como smartphones, computadores, data show, juntamente com a utilização de jogos e softwares que tornam o ensino de química mais prazeroso. Para tanto é importante que os professores em conjunto com gestores estejam preparados para aprimorar tais práticas educacionais para um melhor aprendizado do discente. Assim, através da experiência vivenciada como estagiários, foi possível perceber as dificuldades dos professores frente às dificuldades de utilização das TDs. Este trabalho tem como objetivo entender o que pensam os alunos e professores em relação às tecnologias, assim como entender as concepções prévias que os estudantes têm acerca do tema com o propósito de identificar e buscar soluções para enfrentar a inclusão dos estudantes e dos professores no mundo digital. Com esta finalidade, realizou-se uma pesquisa bibliográfica e de campo mediante a coleta e análise de dados obtidos através da aplicação de questionários. Assim, esse estudo mostra-se relevante à medida que traz uma reflexão sobre a importância da inclusão tecnológica em sala de aula, de forma a promover mudanças na metodologia de ensino, de aprender e enxergar a importância que essas trazem para a aprendizagem da nova geração. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-10-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/19095 10.34117/bjdv6n10-683 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/19095 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv6n10-683 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/19095/15803 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 10 (2020); 83387-83398 Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 10 (2020); 83387-83398 Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 10 (2020); 83387-83398 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645487884992512 |