Concepções e práticas docentes no ensino de geografia na E.E.E.F.M. Professor Crispim Coelho, em Cajazeiras - PB.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9312 |
Resumo: | A educação brasileira e com ela, o ensino de geografia são perpassados por extensos debates e transformações cujos resultados se expressam na criação de programas e políticas públicas, especialmente voltadas à formação inicial e continuada de professores, destinados à valorização destes, mas também a promoção de mudanças no cenário da escola no tocante ao reconhecimento e valorização da diversidade dos sujeitos, sobretudo pautado na promoção de uma educação contextualizada associada a multiplicidade de recursos e metodologias de ensino, a fim de aprimorar o ensino-aprendizagem. A partir desse pressuposto decidimos analisar as concepções e práticas docentes no ensino de geografia, em duas turmas do 3º Ano do Ensino Médio, da Escola de Ensino Fundamental e Médio Professor Crispim Coelho, situada no município de Cajazeiras, mesorregião do Sertão Paraibano. Para tanto, enfocamos a problemática do ensino de geografia, tendo em vista que não apenas esta disciplina, mas a educação tem se mostrado ao longo de sua história como desinteressante e descontextualizada das histórias de vida dos educandos, além de constatar-se uma tendência à continuidade de práticas tradicionais de ensino, pautadas quase sempre no livro didático e no quadro de giz, sem outras preocupações de tornar a aula mais dinâmica e atrativa aos educandos, mesmo com o uso destes recursos, ou tomando como base novas metodologias e linguagens no ensino de geografia. A pesquisa foi desenvolvida com os professores de Geografia e os educandos das duas turmas do 3º Ano A, turno da manhã e, 3° Ano C, turno da tarde, ambas do Ensino Médio, na disciplina de Geografia, no período de 03 de novembro a 15 de dezembro de 2014. A metodologia incluiu a observação e anotações em caderneta de campo, além do desenvolvimento de entrevistas semiestruturadas junto aos sujeitos da pesquisa que se dispuseram voluntariamente. O trabalho encontra-se dividido em quatro capítulos, sendo o primeiro, a introdução; o segundo, os aspectos teórico-metodológicos da geografia e sua função no ensino e numa educação libertadora, partindo da trajetória histórica da geografia escolar no Brasil e, da educação contextualizada e ensino de geografia, e a função da escola frente às transformações econômico-sociais e suas repercussões no ensino de Geografia; o terceiro, o papel da escola, da educação e do ensino de geografia na formação cidadã e o desenvolvimento das atividades educativas na escola; e, finalmente, uma história de resistência(s) e limite(s) ”numa geografia de professores”. |
id |
UFCG_359ae20609258e40cf7af573919dd6bd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/9312 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Concepções e práticas docentes no ensino de geografia na E.E.E.F.M. Professor Crispim Coelho, em Cajazeiras - PB.Conceptions and teaching practices in the teaching of geography in E.E.E.F.M. Professor Crispim Coelho, in Cajazeiras - PB.Ensino de geografia – Cajazeiras - PBGeografia - Prática de ensinoGeografia - metodologiasGeography education - Cajazeiras - PBGeography - Teaching PracticeGeography - MethodologiesGeografia.A educação brasileira e com ela, o ensino de geografia são perpassados por extensos debates e transformações cujos resultados se expressam na criação de programas e políticas públicas, especialmente voltadas à formação inicial e continuada de professores, destinados à valorização destes, mas também a promoção de mudanças no cenário da escola no tocante ao reconhecimento e valorização da diversidade dos sujeitos, sobretudo pautado na promoção de uma educação contextualizada associada a multiplicidade de recursos e metodologias de ensino, a fim de aprimorar o ensino-aprendizagem. A partir desse pressuposto decidimos analisar as concepções e práticas docentes no ensino de geografia, em duas turmas do 3º Ano do Ensino Médio, da Escola de Ensino Fundamental e Médio Professor Crispim Coelho, situada no município de Cajazeiras, mesorregião do Sertão Paraibano. Para tanto, enfocamos a problemática do ensino de geografia, tendo em vista que não apenas esta disciplina, mas a educação tem se mostrado ao longo de sua história como desinteressante e descontextualizada das histórias de vida dos educandos, além de constatar-se uma tendência à continuidade de práticas tradicionais de ensino, pautadas quase sempre no livro didático e no quadro de giz, sem outras preocupações de tornar a aula mais dinâmica e atrativa aos educandos, mesmo com o uso destes recursos, ou tomando como base novas metodologias e linguagens no ensino de geografia. A pesquisa foi desenvolvida com os professores de Geografia e os educandos das duas turmas do 3º Ano A, turno da manhã e, 3° Ano C, turno da tarde, ambas do Ensino Médio, na disciplina de Geografia, no período de 03 de novembro a 15 de dezembro de 2014. A metodologia incluiu a observação e anotações em caderneta de campo, além do desenvolvimento de entrevistas semiestruturadas junto aos sujeitos da pesquisa que se dispuseram voluntariamente. O trabalho encontra-se dividido em quatro capítulos, sendo o primeiro, a introdução; o segundo, os aspectos teórico-metodológicos da geografia e sua função no ensino e numa educação libertadora, partindo da trajetória histórica da geografia escolar no Brasil e, da educação contextualizada e ensino de geografia, e a função da escola frente às transformações econômico-sociais e suas repercussões no ensino de Geografia; o terceiro, o papel da escola, da educação e do ensino de geografia na formação cidadã e o desenvolvimento das atividades educativas na escola; e, finalmente, uma história de resistência(s) e limite(s) ”numa geografia de professores”.The Brazilian education and with it, the geography teaching permeate by extensive debates and transformations whose results are expressed in the creation of programs and policies aimed, especially the initial and continuous training of teachers, for recovery of these, but also the promotion of changes in school scenario regarding the recognition and appreciation of diversity of subjects, mainly founded on the promotion of contextual education associated with multiplicity of resources and teaching methodologies in order to enhance teaching and learning. From this assumption we decided to investigate the concepts and teaching practices in teaching geography in two classes of the 3rd high school year, the School of Primary and Secondary Teacher Crispin Coelho, in the municipality of Cajazeiras, middle region of the Wild Paraiba. Therefore, we focused on the problems of geography teaching, considering that not only this course, but education has proven throughout its history as uninteresting and decontextualized life stories of students, and be seen a tendency to continuity of traditional teaching practices, guided almost always in the textbook and under-de-chalk without other concerns to a more dynamic and attractive lesson to the learners, even with the use of these resources, or building on new methodologies and languages in geography teaching. The research was conducted with the Geography teachers and students of two classes of the 3rd Year A, morning shift and 3rd Year C, afternoon shift, both of high school, in the Geography discipline, from November 3 the December 15, 2014. The methodology included observation and notes in field book, and the development of semi-structured interviews with study subjects who volunteered. The work is divided into four sections, the first being the introduction; the second, theoretical and methodological aspects of geography and its role in education and a liberating education, based on the historical trajectory of school geography in Brazil and the contextualized education and geography teaching, and the school a function to economic and social changes and its repercussions in teaching geography; the third, the role of school geography education and teaching in civic education and the development of educational activities at school; and finally a history of resistance (s) and limit (s) in a geography teacher.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGDI LORENZO, Ivanalda Dantas Nóbrega.DI LORENZO, I. D. N.http://lattes.cnpq.br/8568846210132439BARBOSA, Renata da Silva.SANTOS, Elzanir dos.AMADOR, Paula Francinete Pereira.2015-04-072019-11-20T14:39:55Z2019-12-202019-11-20T14:39:55Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9312ALVES, Paula Francinete Pereira. Concepções e práticas docentes no ensino de geografia na E.E.E.F.M. Professor Crispim Coelho, em Cajazeiras - PB. 2015. 69f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-09-24T12:38:43Zoai:localhost:riufcg/9312Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-09-24T12:38:43Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Concepções e práticas docentes no ensino de geografia na E.E.E.F.M. Professor Crispim Coelho, em Cajazeiras - PB. Conceptions and teaching practices in the teaching of geography in E.E.E.F.M. Professor Crispim Coelho, in Cajazeiras - PB. |
title |
Concepções e práticas docentes no ensino de geografia na E.E.E.F.M. Professor Crispim Coelho, em Cajazeiras - PB. |
spellingShingle |
Concepções e práticas docentes no ensino de geografia na E.E.E.F.M. Professor Crispim Coelho, em Cajazeiras - PB. AMADOR, Paula Francinete Pereira. Ensino de geografia – Cajazeiras - PB Geografia - Prática de ensino Geografia - metodologias Geography education - Cajazeiras - PB Geography - Teaching Practice Geography - Methodologies Geografia. |
title_short |
Concepções e práticas docentes no ensino de geografia na E.E.E.F.M. Professor Crispim Coelho, em Cajazeiras - PB. |
title_full |
Concepções e práticas docentes no ensino de geografia na E.E.E.F.M. Professor Crispim Coelho, em Cajazeiras - PB. |
title_fullStr |
Concepções e práticas docentes no ensino de geografia na E.E.E.F.M. Professor Crispim Coelho, em Cajazeiras - PB. |
title_full_unstemmed |
Concepções e práticas docentes no ensino de geografia na E.E.E.F.M. Professor Crispim Coelho, em Cajazeiras - PB. |
title_sort |
Concepções e práticas docentes no ensino de geografia na E.E.E.F.M. Professor Crispim Coelho, em Cajazeiras - PB. |
author |
AMADOR, Paula Francinete Pereira. |
author_facet |
AMADOR, Paula Francinete Pereira. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
DI LORENZO, Ivanalda Dantas Nóbrega. DI LORENZO, I. D. N. http://lattes.cnpq.br/8568846210132439 BARBOSA, Renata da Silva. SANTOS, Elzanir dos. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
AMADOR, Paula Francinete Pereira. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de geografia – Cajazeiras - PB Geografia - Prática de ensino Geografia - metodologias Geography education - Cajazeiras - PB Geography - Teaching Practice Geography - Methodologies Geografia. |
topic |
Ensino de geografia – Cajazeiras - PB Geografia - Prática de ensino Geografia - metodologias Geography education - Cajazeiras - PB Geography - Teaching Practice Geography - Methodologies Geografia. |
description |
A educação brasileira e com ela, o ensino de geografia são perpassados por extensos debates e transformações cujos resultados se expressam na criação de programas e políticas públicas, especialmente voltadas à formação inicial e continuada de professores, destinados à valorização destes, mas também a promoção de mudanças no cenário da escola no tocante ao reconhecimento e valorização da diversidade dos sujeitos, sobretudo pautado na promoção de uma educação contextualizada associada a multiplicidade de recursos e metodologias de ensino, a fim de aprimorar o ensino-aprendizagem. A partir desse pressuposto decidimos analisar as concepções e práticas docentes no ensino de geografia, em duas turmas do 3º Ano do Ensino Médio, da Escola de Ensino Fundamental e Médio Professor Crispim Coelho, situada no município de Cajazeiras, mesorregião do Sertão Paraibano. Para tanto, enfocamos a problemática do ensino de geografia, tendo em vista que não apenas esta disciplina, mas a educação tem se mostrado ao longo de sua história como desinteressante e descontextualizada das histórias de vida dos educandos, além de constatar-se uma tendência à continuidade de práticas tradicionais de ensino, pautadas quase sempre no livro didático e no quadro de giz, sem outras preocupações de tornar a aula mais dinâmica e atrativa aos educandos, mesmo com o uso destes recursos, ou tomando como base novas metodologias e linguagens no ensino de geografia. A pesquisa foi desenvolvida com os professores de Geografia e os educandos das duas turmas do 3º Ano A, turno da manhã e, 3° Ano C, turno da tarde, ambas do Ensino Médio, na disciplina de Geografia, no período de 03 de novembro a 15 de dezembro de 2014. A metodologia incluiu a observação e anotações em caderneta de campo, além do desenvolvimento de entrevistas semiestruturadas junto aos sujeitos da pesquisa que se dispuseram voluntariamente. O trabalho encontra-se dividido em quatro capítulos, sendo o primeiro, a introdução; o segundo, os aspectos teórico-metodológicos da geografia e sua função no ensino e numa educação libertadora, partindo da trajetória histórica da geografia escolar no Brasil e, da educação contextualizada e ensino de geografia, e a função da escola frente às transformações econômico-sociais e suas repercussões no ensino de Geografia; o terceiro, o papel da escola, da educação e do ensino de geografia na formação cidadã e o desenvolvimento das atividades educativas na escola; e, finalmente, uma história de resistência(s) e limite(s) ”numa geografia de professores”. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-04-07 2019-11-20T14:39:55Z 2019-12-20 2019-11-20T14:39:55Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9312 ALVES, Paula Francinete Pereira. Concepções e práticas docentes no ensino de geografia na E.E.E.F.M. Professor Crispim Coelho, em Cajazeiras - PB. 2015. 69f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9312 |
identifier_str_mv |
ALVES, Paula Francinete Pereira. Concepções e práticas docentes no ensino de geografia na E.E.E.F.M. Professor Crispim Coelho, em Cajazeiras - PB. 2015. 69f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744414167269376 |