Inclusão digital na UFSM: reflexões sobre as ações oportunizadas pela assistência estudantil : Digital inclusion at UFSM: reflections on the actions provided by student assistance

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Müller, Adauton Ezequiel
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Cecchin, Andréa Forgiarini, Nogueira, Vanessa dos Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/53527
Resumo: Este trabalho problematiza a inclusão digital oportunizada pela Assistência Estudantil na Universidade Federal de Santa Maria, a partir de recortes de investigação vinculada à LP1 (Políticas e Gestão da Educação Básica e Superior) do Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão Educacional, da Universidade Federal de Santa Maria. A pesquisa, que tem por título “Assistência estudantil e inclusão digital: um estudo sobre as ações na UFSM”, se fundamenta no Decreto n.º 7.234, de 19 de julho de 2010, que se configura no Plano Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), cuja finalidade é ampliar as condições de permanência dos jovens na educação superior pública. Centraliza-se o debate nas ações sobre o campo da inclusão digital, que estão previstas no conjunto de ações oportunizadas pelas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) para proporcionar a permanência dos estudantes na educação superior pública. O debate sobre a inclusão digital no campo da Assistência Estudantil (AE) tomou visibilidade e se tornou importante a partir do contexto mundial vivenciado recentemente, em decorrência da pandemia da COVID-19 e da adoção, pelas instituições, de medidas para continuidade do ano letivo, devido à necessidade do isolamento/distanciamento social para prevenção da doença. Nesse contexto, objetiva-se apresentar a síntese de pesquisa qualitativa em andamento, que se organiza a partir de um estudo de caso e que terá os dados analisados por meio de Análise Textual Discursiva. Observa-se que as ações no campo da inclusão digital ainda precisam ser discutidas, dado que se tornam extremamente importantes, principalmente no contexto de atividades remotas, na medida que, juntamente aos demais recursos da AE, possibilitam aos estudantes a permanência nos seus cursos. Esta pesquisa busca contribuir para o debate e aprimorar ações de inclusão digital na UFSM, mediante a sua proposta de institucionalização.
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