Contraste fônico encoberto na produção de fala infantil: uma revisão sistemática/Covert phonic contrast in children's speech production: a systematic review
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
DOI: | 10.34117/bjdv6n8-660 |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/15795 |
Resumo: | Objetivo: A presente pesquisa visou explorar estudos que avaliaram o contraste encoberto na produção de fala da criança e se estes apresentavam diferenças entre a análise de oitiva e aquelas que lançam mão de tecnologias, como a ultrassonografia de língua. Estratégia de pesquisa: a revisão sistemática foi conduzida conforme as recomendações do Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses (PRISMA). Critérios de seleção A busca por artigos científicos foi conduzida por dois pesquisadores independentes nas bases de dados Medline (Pubmed), LILACS, SciELO, Cochrane Library e Scopus. A pesquisa foi realizada com os descritores [Covert phonic contrast) or (covert contrast) or (gradient productions) and (Speech Disorders)]. Resultados: Pautados nos descritores propostos, as bases de dados utilizadas geraram um total de 90 artigos. Após a análise dos títulos, resumos e leitura dos artigos na íntegra, totalizaram oito artigos selecionados para discussão e análise. Os estudos admitidos, relatam uso de medidas derivadas de técnicas instrumentais para investigar contrastes fônicos e identificaram a presença de contrastes encobertos na produção de fala das crianças analisadas. Conclusão: As análises acústica e articulatória, e a escala visual (ou a associação deles) podem contribuir para elencar parâmetros específicos para a detecção de contrastes fônicos encobertos. |
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Contraste fônico encoberto na produção de fala infantil: uma revisão sistemática/Covert phonic contrast in children's speech production: a systematic reviewLinguagem InfantilLinguagemAquisição da linguagemFonéticaPortuguês brasileiroCriançaObjetivo: A presente pesquisa visou explorar estudos que avaliaram o contraste encoberto na produção de fala da criança e se estes apresentavam diferenças entre a análise de oitiva e aquelas que lançam mão de tecnologias, como a ultrassonografia de língua. Estratégia de pesquisa: a revisão sistemática foi conduzida conforme as recomendações do Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses (PRISMA). Critérios de seleção A busca por artigos científicos foi conduzida por dois pesquisadores independentes nas bases de dados Medline (Pubmed), LILACS, SciELO, Cochrane Library e Scopus. A pesquisa foi realizada com os descritores [Covert phonic contrast) or (covert contrast) or (gradient productions) and (Speech Disorders)]. Resultados: Pautados nos descritores propostos, as bases de dados utilizadas geraram um total de 90 artigos. Após a análise dos títulos, resumos e leitura dos artigos na íntegra, totalizaram oito artigos selecionados para discussão e análise. Os estudos admitidos, relatam uso de medidas derivadas de técnicas instrumentais para investigar contrastes fônicos e identificaram a presença de contrastes encobertos na produção de fala das crianças analisadas. Conclusão: As análises acústica e articulatória, e a escala visual (ou a associação deles) podem contribuir para elencar parâmetros específicos para a detecção de contrastes fônicos encobertos.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-08-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1579510.34117/bjdv6n8-660Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 8 (2020); 63078-63094Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 8 (2020); 63078-63094Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 8 (2020); 63078-630942525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/15795/12974Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Aline Mara deDeschamps, Luciane MariCruz, Greicyhelen Santos daMoreira, EmanuelleBesen, EduardaHaas, Patrícia2021-02-18T19:52:29Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/15795Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:09:17.563046Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
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