Protagonismo estudantil no Cefet/RJ e ecossistema de inovação da Rede Federal de EPCT / Student protagonism at Cefet/RJ and Federal Network innovation ecosystem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/44017 |
Resumo: | O mundo está passando por um período de intensas transformações e consolidação de novas tecnologias da informação e comunicação (TIC) de forma que, ser inovador, está se tornando cada vez mais um princípio de sobrevivência profissional. Falar em protagonismo estudantil significa dar voz às próprias pessoas que estão estudando, seja com a simples criação de oportunidades para que os alunos desenvolvam seus próprios projetos, seja com um sistema totalmente democrático. Esse protagonismo se caracteriza por experiências que buscam estimular e fortalecer a autonomia dos alunos, tornando-os mais ativos e responsáveis no processo de aprendizagem. Este texto relata uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório que, por causa da pandemia, tornou-se virtual e digital. A pesquisa busca investigar como os habitats de inovação do CEFET-RJ, por meio do protagonismo estudantil, vem contribuindo para a sociedade. Assim, este projeto tem como objetivo identificar atividades que foram e vêm sendo realizadas pelo ecossistema de inovação formado por habitats de inovação, representadas pelas suas incubadoras, empresas juniores. |
id |
VERACRUZ-0_2d33f0cbc2806e55d0b7fee6eccbded4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/44017 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Protagonismo estudantil no Cefet/RJ e ecossistema de inovação da Rede Federal de EPCT / Student protagonism at Cefet/RJ and Federal Network innovation ecosystemEcossistema de inovaçãoProtagonismo estudantilEmpresas junioresRede Federal de Educação Profissional Científica e TecnológicaCEFET/RJ.O mundo está passando por um período de intensas transformações e consolidação de novas tecnologias da informação e comunicação (TIC) de forma que, ser inovador, está se tornando cada vez mais um princípio de sobrevivência profissional. Falar em protagonismo estudantil significa dar voz às próprias pessoas que estão estudando, seja com a simples criação de oportunidades para que os alunos desenvolvam seus próprios projetos, seja com um sistema totalmente democrático. Esse protagonismo se caracteriza por experiências que buscam estimular e fortalecer a autonomia dos alunos, tornando-os mais ativos e responsáveis no processo de aprendizagem. Este texto relata uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório que, por causa da pandemia, tornou-se virtual e digital. A pesquisa busca investigar como os habitats de inovação do CEFET-RJ, por meio do protagonismo estudantil, vem contribuindo para a sociedade. Assim, este projeto tem como objetivo identificar atividades que foram e vêm sendo realizadas pelo ecossistema de inovação formado por habitats de inovação, representadas pelas suas incubadoras, empresas juniores.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-02-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4401710.34117/bjdv8n2-180Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 2 (2022); 11167-11185Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 2 (2022); 11167-11185Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 2 (2022); 11167-111852525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/44017/pdfCopyright (c) 2022 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessMoura, Nayne Silva deSilva, Priscila Daniel de Paiva Gama eÁvila, WellingtonRapchan, Francisco José CasarimMaruyama, Úrsula2022-03-02T14:25:54Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/44017Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:21:33.216683Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Protagonismo estudantil no Cefet/RJ e ecossistema de inovação da Rede Federal de EPCT / Student protagonism at Cefet/RJ and Federal Network innovation ecosystem |
title |
Protagonismo estudantil no Cefet/RJ e ecossistema de inovação da Rede Federal de EPCT / Student protagonism at Cefet/RJ and Federal Network innovation ecosystem |
spellingShingle |
Protagonismo estudantil no Cefet/RJ e ecossistema de inovação da Rede Federal de EPCT / Student protagonism at Cefet/RJ and Federal Network innovation ecosystem Moura, Nayne Silva de Ecossistema de inovação Protagonismo estudantil Empresas juniores Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica CEFET/RJ. |
title_short |
Protagonismo estudantil no Cefet/RJ e ecossistema de inovação da Rede Federal de EPCT / Student protagonism at Cefet/RJ and Federal Network innovation ecosystem |
title_full |
Protagonismo estudantil no Cefet/RJ e ecossistema de inovação da Rede Federal de EPCT / Student protagonism at Cefet/RJ and Federal Network innovation ecosystem |
title_fullStr |
Protagonismo estudantil no Cefet/RJ e ecossistema de inovação da Rede Federal de EPCT / Student protagonism at Cefet/RJ and Federal Network innovation ecosystem |
title_full_unstemmed |
Protagonismo estudantil no Cefet/RJ e ecossistema de inovação da Rede Federal de EPCT / Student protagonism at Cefet/RJ and Federal Network innovation ecosystem |
title_sort |
Protagonismo estudantil no Cefet/RJ e ecossistema de inovação da Rede Federal de EPCT / Student protagonism at Cefet/RJ and Federal Network innovation ecosystem |
author |
Moura, Nayne Silva de |
author_facet |
Moura, Nayne Silva de Silva, Priscila Daniel de Paiva Gama e Ávila, Wellington Rapchan, Francisco José Casarim Maruyama, Úrsula |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Priscila Daniel de Paiva Gama e Ávila, Wellington Rapchan, Francisco José Casarim Maruyama, Úrsula |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moura, Nayne Silva de Silva, Priscila Daniel de Paiva Gama e Ávila, Wellington Rapchan, Francisco José Casarim Maruyama, Úrsula |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ecossistema de inovação Protagonismo estudantil Empresas juniores Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica CEFET/RJ. |
topic |
Ecossistema de inovação Protagonismo estudantil Empresas juniores Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica CEFET/RJ. |
description |
O mundo está passando por um período de intensas transformações e consolidação de novas tecnologias da informação e comunicação (TIC) de forma que, ser inovador, está se tornando cada vez mais um princípio de sobrevivência profissional. Falar em protagonismo estudantil significa dar voz às próprias pessoas que estão estudando, seja com a simples criação de oportunidades para que os alunos desenvolvam seus próprios projetos, seja com um sistema totalmente democrático. Esse protagonismo se caracteriza por experiências que buscam estimular e fortalecer a autonomia dos alunos, tornando-os mais ativos e responsáveis no processo de aprendizagem. Este texto relata uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório que, por causa da pandemia, tornou-se virtual e digital. A pesquisa busca investigar como os habitats de inovação do CEFET-RJ, por meio do protagonismo estudantil, vem contribuindo para a sociedade. Assim, este projeto tem como objetivo identificar atividades que foram e vêm sendo realizadas pelo ecossistema de inovação formado por habitats de inovação, representadas pelas suas incubadoras, empresas juniores. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-02-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/44017 10.34117/bjdv8n2-180 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/44017 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv8n2-180 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/44017/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 2 (2022); 11167-11185 Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 2 (2022); 11167-11185 Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 2 (2022); 11167-11185 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645583193210880 |