Protagonismo estudantil no Cefet/RJ e ecossistema de inovação da Rede Federal de EPCT / Student protagonism at Cefet/RJ and Federal Network innovation ecosystem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moura, Nayne Silva de
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Silva, Priscila Daniel de Paiva Gama e, Ávila, Wellington, Rapchan, Francisco José Casarim, Maruyama, Úrsula
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/44017
Resumo: O mundo está passando por um período de intensas transformações e consolidação de novas tecnologias da informação e comunicação (TIC) de forma que, ser inovador, está se tornando cada vez mais um princípio de sobrevivência profissional. Falar em protagonismo estudantil significa dar voz às próprias pessoas que estão estudando, seja com a simples criação de oportunidades para que os alunos desenvolvam seus próprios projetos, seja com um sistema totalmente democrático. Esse protagonismo se caracteriza por experiências que buscam estimular e fortalecer a autonomia dos alunos, tornando-os mais ativos e responsáveis no processo de aprendizagem. Este texto relata uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório que, por causa da pandemia, tornou-se virtual e digital. A pesquisa busca investigar como os habitats de inovação do CEFET-RJ, por meio do protagonismo estudantil, vem contribuindo para a sociedade. Assim, este projeto tem como objetivo identificar atividades que foram e vêm sendo realizadas pelo ecossistema de inovação formado por habitats de inovação, representadas pelas suas incubadoras, empresas juniores.
id VERACRUZ-0_2d33f0cbc2806e55d0b7fee6eccbded4
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/44017
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Protagonismo estudantil no Cefet/RJ e ecossistema de inovação da Rede Federal de EPCT / Student protagonism at Cefet/RJ and Federal Network innovation ecosystemEcossistema de inovaçãoProtagonismo estudantilEmpresas junioresRede Federal de Educação Profissional Científica e TecnológicaCEFET/RJ.O mundo está passando por um período de intensas transformações e consolidação de novas tecnologias da informação e comunicação (TIC) de forma que, ser inovador, está se tornando cada vez mais um princípio de sobrevivência profissional. Falar em protagonismo estudantil significa dar voz às próprias pessoas que estão estudando, seja com a simples criação de oportunidades para que os alunos desenvolvam seus próprios projetos, seja com um sistema totalmente democrático. Esse protagonismo se caracteriza por experiências que buscam estimular e fortalecer a autonomia dos alunos, tornando-os mais ativos e responsáveis no processo de aprendizagem. Este texto relata uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório que, por causa da pandemia, tornou-se virtual e digital. A pesquisa busca investigar como os habitats de inovação do CEFET-RJ, por meio do protagonismo estudantil, vem contribuindo para a sociedade. Assim, este projeto tem como objetivo identificar atividades que foram e vêm sendo realizadas pelo ecossistema de inovação formado por habitats de inovação, representadas pelas suas incubadoras, empresas juniores.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-02-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4401710.34117/bjdv8n2-180Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 2 (2022); 11167-11185Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 2 (2022); 11167-11185Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 2 (2022); 11167-111852525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/44017/pdfCopyright (c) 2022 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessMoura, Nayne Silva deSilva, Priscila Daniel de Paiva Gama eÁvila, WellingtonRapchan, Francisco José CasarimMaruyama, Úrsula2022-03-02T14:25:54Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/44017Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:21:33.216683Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Protagonismo estudantil no Cefet/RJ e ecossistema de inovação da Rede Federal de EPCT / Student protagonism at Cefet/RJ and Federal Network innovation ecosystem
title Protagonismo estudantil no Cefet/RJ e ecossistema de inovação da Rede Federal de EPCT / Student protagonism at Cefet/RJ and Federal Network innovation ecosystem
spellingShingle Protagonismo estudantil no Cefet/RJ e ecossistema de inovação da Rede Federal de EPCT / Student protagonism at Cefet/RJ and Federal Network innovation ecosystem
Moura, Nayne Silva de
Ecossistema de inovação
Protagonismo estudantil
Empresas juniores
Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica
CEFET/RJ.
title_short Protagonismo estudantil no Cefet/RJ e ecossistema de inovação da Rede Federal de EPCT / Student protagonism at Cefet/RJ and Federal Network innovation ecosystem
title_full Protagonismo estudantil no Cefet/RJ e ecossistema de inovação da Rede Federal de EPCT / Student protagonism at Cefet/RJ and Federal Network innovation ecosystem
title_fullStr Protagonismo estudantil no Cefet/RJ e ecossistema de inovação da Rede Federal de EPCT / Student protagonism at Cefet/RJ and Federal Network innovation ecosystem
title_full_unstemmed Protagonismo estudantil no Cefet/RJ e ecossistema de inovação da Rede Federal de EPCT / Student protagonism at Cefet/RJ and Federal Network innovation ecosystem
title_sort Protagonismo estudantil no Cefet/RJ e ecossistema de inovação da Rede Federal de EPCT / Student protagonism at Cefet/RJ and Federal Network innovation ecosystem
author Moura, Nayne Silva de
author_facet Moura, Nayne Silva de
Silva, Priscila Daniel de Paiva Gama e
Ávila, Wellington
Rapchan, Francisco José Casarim
Maruyama, Úrsula
author_role author
author2 Silva, Priscila Daniel de Paiva Gama e
Ávila, Wellington
Rapchan, Francisco José Casarim
Maruyama, Úrsula
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moura, Nayne Silva de
Silva, Priscila Daniel de Paiva Gama e
Ávila, Wellington
Rapchan, Francisco José Casarim
Maruyama, Úrsula
dc.subject.por.fl_str_mv Ecossistema de inovação
Protagonismo estudantil
Empresas juniores
Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica
CEFET/RJ.
topic Ecossistema de inovação
Protagonismo estudantil
Empresas juniores
Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica
CEFET/RJ.
description O mundo está passando por um período de intensas transformações e consolidação de novas tecnologias da informação e comunicação (TIC) de forma que, ser inovador, está se tornando cada vez mais um princípio de sobrevivência profissional. Falar em protagonismo estudantil significa dar voz às próprias pessoas que estão estudando, seja com a simples criação de oportunidades para que os alunos desenvolvam seus próprios projetos, seja com um sistema totalmente democrático. Esse protagonismo se caracteriza por experiências que buscam estimular e fortalecer a autonomia dos alunos, tornando-os mais ativos e responsáveis no processo de aprendizagem. Este texto relata uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório que, por causa da pandemia, tornou-se virtual e digital. A pesquisa busca investigar como os habitats de inovação do CEFET-RJ, por meio do protagonismo estudantil, vem contribuindo para a sociedade. Assim, este projeto tem como objetivo identificar atividades que foram e vêm sendo realizadas pelo ecossistema de inovação formado por habitats de inovação, representadas pelas suas incubadoras, empresas juniores.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-02-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/44017
10.34117/bjdv8n2-180
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/44017
identifier_str_mv 10.34117/bjdv8n2-180
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/44017/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 2 (2022); 11167-11185
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 2 (2022); 11167-11185
Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 2 (2022); 11167-11185
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645583193210880