Estratégias de ensino da humanização nos estágios curriculares nas graduações em enfermagem/ Humanization teaching strategies in curricular stages in nursing graduations

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campos, Lílian Rodrigues Sant’ Anna
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Carvalho, Luciana Beatriz de Oliveira Bar de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
DOI: 10.34117/bjdv6n10-216
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/18062
Resumo: A assistência à saúde do paciente feita de maneira humanizada tem sido um objetivo a ser alcançado por programas e políticas públicas no Brasil. Em 2001, o Ministério da Educação instituiu as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem, que traz a humanização como parte do processo de formação do acadêmico. Este artigo pretende pesquisar as bibliografias que descrevem as estratégias de ensino da humanização nos estágios curriculares nas Graduações em Enfermagem. Foi utilizada como metodologia a pesquisa bibliográfica. Foram encontrados 24 artigos que continham no título aspectos referentes ao tema. Após a leitura e análise do material, foi feita a separação dos periódicos que abordaram o tema de estudo e que corresponderam aos critérios de inclusão. Foram selecionados apenas quatro artigos. As estratégias foram classificadas em Observação do docente, Vivência prática e Reflexão Crítica. Os artigos expressam que, durante o estágio curricular, o aluno observa como o docente age e quais são suas orientações. O discente vê o docente, como exemplo de profissional que realiza uma assistência humanizadora. Na prática propriamente dita o aluno lida diretamente com o paciente percebendo-o como um ser complexo que precisa de atenção, conhecendo as necessidades e desafios do cuidado. Após vivenciar as situações diárias de saúde é necessário refletir sobre o que foi aprendido e percebido durante o estágio. Durante o estágio, o professor é o responsável por facilitar o ensino da humanização da assistência para os alunos nos estágios curriculares, orientando-os, supervisionando as práticas, proporcionando o diálogo, buscando experiências significativas para aprendizagem dos acadêmicos.
id VERACRUZ-0_2d65010a62004d5918ef8bcac21e1760
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/18062
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
spelling Estratégias de ensino da humanização nos estágios curriculares nas graduações em enfermagem/ Humanization teaching strategies in curricular stages in nursing graduationsEnsinoHumanizaçãoEstratégiasEstágioEnfermagem.A assistência à saúde do paciente feita de maneira humanizada tem sido um objetivo a ser alcançado por programas e políticas públicas no Brasil. Em 2001, o Ministério da Educação instituiu as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem, que traz a humanização como parte do processo de formação do acadêmico. Este artigo pretende pesquisar as bibliografias que descrevem as estratégias de ensino da humanização nos estágios curriculares nas Graduações em Enfermagem. Foi utilizada como metodologia a pesquisa bibliográfica. Foram encontrados 24 artigos que continham no título aspectos referentes ao tema. Após a leitura e análise do material, foi feita a separação dos periódicos que abordaram o tema de estudo e que corresponderam aos critérios de inclusão. Foram selecionados apenas quatro artigos. As estratégias foram classificadas em Observação do docente, Vivência prática e Reflexão Crítica. Os artigos expressam que, durante o estágio curricular, o aluno observa como o docente age e quais são suas orientações. O discente vê o docente, como exemplo de profissional que realiza uma assistência humanizadora. Na prática propriamente dita o aluno lida diretamente com o paciente percebendo-o como um ser complexo que precisa de atenção, conhecendo as necessidades e desafios do cuidado. Após vivenciar as situações diárias de saúde é necessário refletir sobre o que foi aprendido e percebido durante o estágio. Durante o estágio, o professor é o responsável por facilitar o ensino da humanização da assistência para os alunos nos estágios curriculares, orientando-os, supervisionando as práticas, proporcionando o diálogo, buscando experiências significativas para aprendizagem dos acadêmicos. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-10-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1806210.34117/bjdv6n10-216Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 10 (2020); 77044-77053Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 10 (2020); 77044-77053Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 10 (2020); 77044-770532525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/18062/14605Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessCampos, Lílian Rodrigues Sant’ AnnaCarvalho, Luciana Beatriz de Oliveira Bar de2021-02-04T12:50:18Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/18062Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:10:22.405719Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias de ensino da humanização nos estágios curriculares nas graduações em enfermagem/ Humanization teaching strategies in curricular stages in nursing graduations
title Estratégias de ensino da humanização nos estágios curriculares nas graduações em enfermagem/ Humanization teaching strategies in curricular stages in nursing graduations
spellingShingle Estratégias de ensino da humanização nos estágios curriculares nas graduações em enfermagem/ Humanization teaching strategies in curricular stages in nursing graduations
Estratégias de ensino da humanização nos estágios curriculares nas graduações em enfermagem/ Humanization teaching strategies in curricular stages in nursing graduations
Campos, Lílian Rodrigues Sant’ Anna
Ensino
Humanização
Estratégias
Estágio
Enfermagem.
Campos, Lílian Rodrigues Sant’ Anna
Ensino
Humanização
Estratégias
Estágio
Enfermagem.
title_short Estratégias de ensino da humanização nos estágios curriculares nas graduações em enfermagem/ Humanization teaching strategies in curricular stages in nursing graduations
title_full Estratégias de ensino da humanização nos estágios curriculares nas graduações em enfermagem/ Humanization teaching strategies in curricular stages in nursing graduations
title_fullStr Estratégias de ensino da humanização nos estágios curriculares nas graduações em enfermagem/ Humanization teaching strategies in curricular stages in nursing graduations
Estratégias de ensino da humanização nos estágios curriculares nas graduações em enfermagem/ Humanization teaching strategies in curricular stages in nursing graduations
title_full_unstemmed Estratégias de ensino da humanização nos estágios curriculares nas graduações em enfermagem/ Humanization teaching strategies in curricular stages in nursing graduations
Estratégias de ensino da humanização nos estágios curriculares nas graduações em enfermagem/ Humanization teaching strategies in curricular stages in nursing graduations
title_sort Estratégias de ensino da humanização nos estágios curriculares nas graduações em enfermagem/ Humanization teaching strategies in curricular stages in nursing graduations
author Campos, Lílian Rodrigues Sant’ Anna
author_facet Campos, Lílian Rodrigues Sant’ Anna
Campos, Lílian Rodrigues Sant’ Anna
Carvalho, Luciana Beatriz de Oliveira Bar de
Carvalho, Luciana Beatriz de Oliveira Bar de
author_role author
author2 Carvalho, Luciana Beatriz de Oliveira Bar de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Campos, Lílian Rodrigues Sant’ Anna
Carvalho, Luciana Beatriz de Oliveira Bar de
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino
Humanização
Estratégias
Estágio
Enfermagem.
topic Ensino
Humanização
Estratégias
Estágio
Enfermagem.
description A assistência à saúde do paciente feita de maneira humanizada tem sido um objetivo a ser alcançado por programas e políticas públicas no Brasil. Em 2001, o Ministério da Educação instituiu as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem, que traz a humanização como parte do processo de formação do acadêmico. Este artigo pretende pesquisar as bibliografias que descrevem as estratégias de ensino da humanização nos estágios curriculares nas Graduações em Enfermagem. Foi utilizada como metodologia a pesquisa bibliográfica. Foram encontrados 24 artigos que continham no título aspectos referentes ao tema. Após a leitura e análise do material, foi feita a separação dos periódicos que abordaram o tema de estudo e que corresponderam aos critérios de inclusão. Foram selecionados apenas quatro artigos. As estratégias foram classificadas em Observação do docente, Vivência prática e Reflexão Crítica. Os artigos expressam que, durante o estágio curricular, o aluno observa como o docente age e quais são suas orientações. O discente vê o docente, como exemplo de profissional que realiza uma assistência humanizadora. Na prática propriamente dita o aluno lida diretamente com o paciente percebendo-o como um ser complexo que precisa de atenção, conhecendo as necessidades e desafios do cuidado. Após vivenciar as situações diárias de saúde é necessário refletir sobre o que foi aprendido e percebido durante o estágio. Durante o estágio, o professor é o responsável por facilitar o ensino da humanização da assistência para os alunos nos estágios curriculares, orientando-os, supervisionando as práticas, proporcionando o diálogo, buscando experiências significativas para aprendizagem dos acadêmicos.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/18062
10.34117/bjdv6n10-216
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/18062
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n10-216
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/18062/14605
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 10 (2020); 77044-77053
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 10 (2020); 77044-77053
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 10 (2020); 77044-77053
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1822183758260862976
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.34117/bjdv6n10-216