Estratégias de ensino da humanização nos estágios curriculares nas graduações em enfermagem/ Humanization teaching strategies in curricular stages in nursing graduations
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
DOI: | 10.34117/bjdv6n10-216 |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/18062 |
Resumo: | A assistência à saúde do paciente feita de maneira humanizada tem sido um objetivo a ser alcançado por programas e políticas públicas no Brasil. Em 2001, o Ministério da Educação instituiu as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem, que traz a humanização como parte do processo de formação do acadêmico. Este artigo pretende pesquisar as bibliografias que descrevem as estratégias de ensino da humanização nos estágios curriculares nas Graduações em Enfermagem. Foi utilizada como metodologia a pesquisa bibliográfica. Foram encontrados 24 artigos que continham no título aspectos referentes ao tema. Após a leitura e análise do material, foi feita a separação dos periódicos que abordaram o tema de estudo e que corresponderam aos critérios de inclusão. Foram selecionados apenas quatro artigos. As estratégias foram classificadas em Observação do docente, Vivência prática e Reflexão Crítica. Os artigos expressam que, durante o estágio curricular, o aluno observa como o docente age e quais são suas orientações. O discente vê o docente, como exemplo de profissional que realiza uma assistência humanizadora. Na prática propriamente dita o aluno lida diretamente com o paciente percebendo-o como um ser complexo que precisa de atenção, conhecendo as necessidades e desafios do cuidado. Após vivenciar as situações diárias de saúde é necessário refletir sobre o que foi aprendido e percebido durante o estágio. Durante o estágio, o professor é o responsável por facilitar o ensino da humanização da assistência para os alunos nos estágios curriculares, orientando-os, supervisionando as práticas, proporcionando o diálogo, buscando experiências significativas para aprendizagem dos acadêmicos. |
id |
VERACRUZ-0_2d65010a62004d5918ef8bcac21e1760 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/18062 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
spelling |
Estratégias de ensino da humanização nos estágios curriculares nas graduações em enfermagem/ Humanization teaching strategies in curricular stages in nursing graduationsEnsinoHumanizaçãoEstratégiasEstágioEnfermagem.A assistência à saúde do paciente feita de maneira humanizada tem sido um objetivo a ser alcançado por programas e políticas públicas no Brasil. Em 2001, o Ministério da Educação instituiu as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem, que traz a humanização como parte do processo de formação do acadêmico. Este artigo pretende pesquisar as bibliografias que descrevem as estratégias de ensino da humanização nos estágios curriculares nas Graduações em Enfermagem. Foi utilizada como metodologia a pesquisa bibliográfica. Foram encontrados 24 artigos que continham no título aspectos referentes ao tema. Após a leitura e análise do material, foi feita a separação dos periódicos que abordaram o tema de estudo e que corresponderam aos critérios de inclusão. Foram selecionados apenas quatro artigos. As estratégias foram classificadas em Observação do docente, Vivência prática e Reflexão Crítica. Os artigos expressam que, durante o estágio curricular, o aluno observa como o docente age e quais são suas orientações. O discente vê o docente, como exemplo de profissional que realiza uma assistência humanizadora. Na prática propriamente dita o aluno lida diretamente com o paciente percebendo-o como um ser complexo que precisa de atenção, conhecendo as necessidades e desafios do cuidado. Após vivenciar as situações diárias de saúde é necessário refletir sobre o que foi aprendido e percebido durante o estágio. Durante o estágio, o professor é o responsável por facilitar o ensino da humanização da assistência para os alunos nos estágios curriculares, orientando-os, supervisionando as práticas, proporcionando o diálogo, buscando experiências significativas para aprendizagem dos acadêmicos. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-10-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1806210.34117/bjdv6n10-216Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 10 (2020); 77044-77053Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 10 (2020); 77044-77053Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 10 (2020); 77044-770532525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/18062/14605Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessCampos, Lílian Rodrigues Sant’ AnnaCarvalho, Luciana Beatriz de Oliveira Bar de2021-02-04T12:50:18Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/18062Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:10:22.405719Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estratégias de ensino da humanização nos estágios curriculares nas graduações em enfermagem/ Humanization teaching strategies in curricular stages in nursing graduations |
title |
Estratégias de ensino da humanização nos estágios curriculares nas graduações em enfermagem/ Humanization teaching strategies in curricular stages in nursing graduations |
spellingShingle |
Estratégias de ensino da humanização nos estágios curriculares nas graduações em enfermagem/ Humanization teaching strategies in curricular stages in nursing graduations Estratégias de ensino da humanização nos estágios curriculares nas graduações em enfermagem/ Humanization teaching strategies in curricular stages in nursing graduations Campos, Lílian Rodrigues Sant’ Anna Ensino Humanização Estratégias Estágio Enfermagem. Campos, Lílian Rodrigues Sant’ Anna Ensino Humanização Estratégias Estágio Enfermagem. |
title_short |
Estratégias de ensino da humanização nos estágios curriculares nas graduações em enfermagem/ Humanization teaching strategies in curricular stages in nursing graduations |
title_full |
Estratégias de ensino da humanização nos estágios curriculares nas graduações em enfermagem/ Humanization teaching strategies in curricular stages in nursing graduations |
title_fullStr |
Estratégias de ensino da humanização nos estágios curriculares nas graduações em enfermagem/ Humanization teaching strategies in curricular stages in nursing graduations Estratégias de ensino da humanização nos estágios curriculares nas graduações em enfermagem/ Humanization teaching strategies in curricular stages in nursing graduations |
title_full_unstemmed |
Estratégias de ensino da humanização nos estágios curriculares nas graduações em enfermagem/ Humanization teaching strategies in curricular stages in nursing graduations Estratégias de ensino da humanização nos estágios curriculares nas graduações em enfermagem/ Humanization teaching strategies in curricular stages in nursing graduations |
title_sort |
Estratégias de ensino da humanização nos estágios curriculares nas graduações em enfermagem/ Humanization teaching strategies in curricular stages in nursing graduations |
author |
Campos, Lílian Rodrigues Sant’ Anna |
author_facet |
Campos, Lílian Rodrigues Sant’ Anna Campos, Lílian Rodrigues Sant’ Anna Carvalho, Luciana Beatriz de Oliveira Bar de Carvalho, Luciana Beatriz de Oliveira Bar de |
author_role |
author |
author2 |
Carvalho, Luciana Beatriz de Oliveira Bar de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Campos, Lílian Rodrigues Sant’ Anna Carvalho, Luciana Beatriz de Oliveira Bar de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Humanização Estratégias Estágio Enfermagem. |
topic |
Ensino Humanização Estratégias Estágio Enfermagem. |
description |
A assistência à saúde do paciente feita de maneira humanizada tem sido um objetivo a ser alcançado por programas e políticas públicas no Brasil. Em 2001, o Ministério da Educação instituiu as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem, que traz a humanização como parte do processo de formação do acadêmico. Este artigo pretende pesquisar as bibliografias que descrevem as estratégias de ensino da humanização nos estágios curriculares nas Graduações em Enfermagem. Foi utilizada como metodologia a pesquisa bibliográfica. Foram encontrados 24 artigos que continham no título aspectos referentes ao tema. Após a leitura e análise do material, foi feita a separação dos periódicos que abordaram o tema de estudo e que corresponderam aos critérios de inclusão. Foram selecionados apenas quatro artigos. As estratégias foram classificadas em Observação do docente, Vivência prática e Reflexão Crítica. Os artigos expressam que, durante o estágio curricular, o aluno observa como o docente age e quais são suas orientações. O discente vê o docente, como exemplo de profissional que realiza uma assistência humanizadora. Na prática propriamente dita o aluno lida diretamente com o paciente percebendo-o como um ser complexo que precisa de atenção, conhecendo as necessidades e desafios do cuidado. Após vivenciar as situações diárias de saúde é necessário refletir sobre o que foi aprendido e percebido durante o estágio. Durante o estágio, o professor é o responsável por facilitar o ensino da humanização da assistência para os alunos nos estágios curriculares, orientando-os, supervisionando as práticas, proporcionando o diálogo, buscando experiências significativas para aprendizagem dos acadêmicos. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-10-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/18062 10.34117/bjdv6n10-216 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/18062 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv6n10-216 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/18062/14605 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 10 (2020); 77044-77053 Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 10 (2020); 77044-77053 Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 10 (2020); 77044-77053 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1822183758260862976 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.34117/bjdv6n10-216 |