Uma proposta de atividade para a obtenção da fórmula de bhaskara usando o método de completar quadrado / An activity proposal for obtaining the bhaskara formula using the square complete method
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
DOI: | 10.34117/bjdv7n3-076 |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/25710 |
Resumo: | Este trabalho é parte de um projeto de monitoria proposto para alunos do curso de Licenciatura em Matemática, com o objetivo de desenvolver uma atividade para a obtenção da fórmula de Bhaskara, usando o método de completar quadrado. O lócus do projeto foi a Universidade Federal do Pará (Campus de Abaetetuba). Os sujeitos foram 20 alunos das turmas de matemática 2016 e 2017. Os dados foram obtidos a partir da aplicação e análise da atividade desenvolvida. Afirmamos que a proposta de trabalho desenvolvida produziu resultados favoráveis ao desempenho dos alunos no que tange a capacidade de desenvolver o raciocínio lógico e dedutivo para realizarem uma prova matemática, em particular, a demonstração da fórmula de Bhaskara. |
id |
VERACRUZ-0_2e15cb35616f1e14f457433b09289330 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/25710 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
spelling |
Uma proposta de atividade para a obtenção da fórmula de bhaskara usando o método de completar quadrado / An activity proposal for obtaining the bhaskara formula using the square complete methodAtividadeFórmula de BhaskaraMétodo de completar quadrado.Este trabalho é parte de um projeto de monitoria proposto para alunos do curso de Licenciatura em Matemática, com o objetivo de desenvolver uma atividade para a obtenção da fórmula de Bhaskara, usando o método de completar quadrado. O lócus do projeto foi a Universidade Federal do Pará (Campus de Abaetetuba). Os sujeitos foram 20 alunos das turmas de matemática 2016 e 2017. Os dados foram obtidos a partir da aplicação e análise da atividade desenvolvida. Afirmamos que a proposta de trabalho desenvolvida produziu resultados favoráveis ao desempenho dos alunos no que tange a capacidade de desenvolver o raciocínio lógico e dedutivo para realizarem uma prova matemática, em particular, a demonstração da fórmula de Bhaskara. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-03-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2571010.34117/bjdv7n3-076Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 3 (2021); 21928-21943Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 3 (2021); 21928-21943Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 3 (2021); 21928-219432525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/25710/20441Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues, Nayara Dos SantosBrabo, Ana Paula GóesNahum, Nélio SantosSilva, Josiane ReisRodrigues, Matheus Da SilvaCorrêa, Genivaldo Dos Passos2022-03-29T12:14:50Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/25710Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:13:59.828446Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma proposta de atividade para a obtenção da fórmula de bhaskara usando o método de completar quadrado / An activity proposal for obtaining the bhaskara formula using the square complete method |
title |
Uma proposta de atividade para a obtenção da fórmula de bhaskara usando o método de completar quadrado / An activity proposal for obtaining the bhaskara formula using the square complete method |
spellingShingle |
Uma proposta de atividade para a obtenção da fórmula de bhaskara usando o método de completar quadrado / An activity proposal for obtaining the bhaskara formula using the square complete method Uma proposta de atividade para a obtenção da fórmula de bhaskara usando o método de completar quadrado / An activity proposal for obtaining the bhaskara formula using the square complete method Rodrigues, Nayara Dos Santos Atividade Fórmula de Bhaskara Método de completar quadrado. Rodrigues, Nayara Dos Santos Atividade Fórmula de Bhaskara Método de completar quadrado. |
title_short |
Uma proposta de atividade para a obtenção da fórmula de bhaskara usando o método de completar quadrado / An activity proposal for obtaining the bhaskara formula using the square complete method |
title_full |
Uma proposta de atividade para a obtenção da fórmula de bhaskara usando o método de completar quadrado / An activity proposal for obtaining the bhaskara formula using the square complete method |
title_fullStr |
Uma proposta de atividade para a obtenção da fórmula de bhaskara usando o método de completar quadrado / An activity proposal for obtaining the bhaskara formula using the square complete method Uma proposta de atividade para a obtenção da fórmula de bhaskara usando o método de completar quadrado / An activity proposal for obtaining the bhaskara formula using the square complete method |
title_full_unstemmed |
Uma proposta de atividade para a obtenção da fórmula de bhaskara usando o método de completar quadrado / An activity proposal for obtaining the bhaskara formula using the square complete method Uma proposta de atividade para a obtenção da fórmula de bhaskara usando o método de completar quadrado / An activity proposal for obtaining the bhaskara formula using the square complete method |
title_sort |
Uma proposta de atividade para a obtenção da fórmula de bhaskara usando o método de completar quadrado / An activity proposal for obtaining the bhaskara formula using the square complete method |
author |
Rodrigues, Nayara Dos Santos |
author_facet |
Rodrigues, Nayara Dos Santos Rodrigues, Nayara Dos Santos Brabo, Ana Paula Góes Nahum, Nélio Santos Silva, Josiane Reis Rodrigues, Matheus Da Silva Corrêa, Genivaldo Dos Passos Brabo, Ana Paula Góes Nahum, Nélio Santos Silva, Josiane Reis Rodrigues, Matheus Da Silva Corrêa, Genivaldo Dos Passos |
author_role |
author |
author2 |
Brabo, Ana Paula Góes Nahum, Nélio Santos Silva, Josiane Reis Rodrigues, Matheus Da Silva Corrêa, Genivaldo Dos Passos |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Nayara Dos Santos Brabo, Ana Paula Góes Nahum, Nélio Santos Silva, Josiane Reis Rodrigues, Matheus Da Silva Corrêa, Genivaldo Dos Passos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Atividade Fórmula de Bhaskara Método de completar quadrado. |
topic |
Atividade Fórmula de Bhaskara Método de completar quadrado. |
description |
Este trabalho é parte de um projeto de monitoria proposto para alunos do curso de Licenciatura em Matemática, com o objetivo de desenvolver uma atividade para a obtenção da fórmula de Bhaskara, usando o método de completar quadrado. O lócus do projeto foi a Universidade Federal do Pará (Campus de Abaetetuba). Os sujeitos foram 20 alunos das turmas de matemática 2016 e 2017. Os dados foram obtidos a partir da aplicação e análise da atividade desenvolvida. Afirmamos que a proposta de trabalho desenvolvida produziu resultados favoráveis ao desempenho dos alunos no que tange a capacidade de desenvolver o raciocínio lógico e dedutivo para realizarem uma prova matemática, em particular, a demonstração da fórmula de Bhaskara. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-03-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/25710 10.34117/bjdv7n3-076 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/25710 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv7n3-076 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/25710/20441 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 3 (2021); 21928-21943 Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 3 (2021); 21928-21943 Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 3 (2021); 21928-21943 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1822183737371131904 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.34117/bjdv7n3-076 |