Uma análise crítica da questão do acesso ao conhecimento na sociedade da informação : A critical analysis of the question of access to knowledge in the information society

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Jose Aristóbulo Caldas Fiquene
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Leandro, Andreu Wilson Pereira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
DOI: 10.34117/bjdv8n12-237
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/55666
Resumo: O presente artigo tem por objetivo analisar questões relacionadas ao direito de acesso à cultura, mais precisamente às produções científicas. Sob a luz da carta magna, far-se-á leitura de novos movimentos do brasil e do mundo no sentido da abertura do acesso a essas produções. Serão analisados os aspectos fundamentais do direito ao acesso à cultura e em que medida se encaixam com a nova tendência do meio acadêmico, bem como quais benefícios são gerados a partir dela. Serão analisadas, ainda, métricas que depuram a qualidade das instituições de ensino superior e dos cientistas, a fim de que compreenda as possíveis falhas e acertos desses métodos. Uma vez compreendido o contexto será possível mensurar se esses métodos facilitam ou dificultam o processo científico. Além disso, o estudo busca entender como se pode alcançar um incremento à dinamicidade do meio científico, o que pode contribuir para um meio mais efetivo em seu objetivo, qual seja, a busca pelo conhecimento. Por meio do estudo bibliográfico de outros autores e a percepção dos movimentos acadêmicos, o trabalho pondera os interesses públicos e privados envolvidos nas questões sobre direito de autor e direito de acesso à cultura.
id VERACRUZ-0_2e65245127fcf4f357533f5076dacf38
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/55666
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
spelling Uma análise crítica da questão do acesso ao conhecimento na sociedade da informação : A critical analysis of the question of access to knowledge in the information societyacesso abertoacesso ao conhecimentorevistas cientificasO presente artigo tem por objetivo analisar questões relacionadas ao direito de acesso à cultura, mais precisamente às produções científicas. Sob a luz da carta magna, far-se-á leitura de novos movimentos do brasil e do mundo no sentido da abertura do acesso a essas produções. Serão analisados os aspectos fundamentais do direito ao acesso à cultura e em que medida se encaixam com a nova tendência do meio acadêmico, bem como quais benefícios são gerados a partir dela. Serão analisadas, ainda, métricas que depuram a qualidade das instituições de ensino superior e dos cientistas, a fim de que compreenda as possíveis falhas e acertos desses métodos. Uma vez compreendido o contexto será possível mensurar se esses métodos facilitam ou dificultam o processo científico. Além disso, o estudo busca entender como se pode alcançar um incremento à dinamicidade do meio científico, o que pode contribuir para um meio mais efetivo em seu objetivo, qual seja, a busca pelo conhecimento. Por meio do estudo bibliográfico de outros autores e a percepção dos movimentos acadêmicos, o trabalho pondera os interesses públicos e privados envolvidos nas questões sobre direito de autor e direito de acesso à cultura.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-12-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5566610.34117/bjdv8n12-237Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 12 (2022); 80376-80394Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 12 (2022); 80376-80394Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 12 (2022); 80376-803942525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/55666/40953Copyright (c) 2022 Jose Aristóbulo Caldas Fiquene Barbosa, Andreu Wilson Pereira Leandroinfo:eu-repo/semantics/openAccessBarbosa, Jose Aristóbulo Caldas FiqueneLeandro, Andreu Wilson Pereira2022-12-28T18:58:07Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/55666Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:25:47.983826Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma análise crítica da questão do acesso ao conhecimento na sociedade da informação : A critical analysis of the question of access to knowledge in the information society
title Uma análise crítica da questão do acesso ao conhecimento na sociedade da informação : A critical analysis of the question of access to knowledge in the information society
spellingShingle Uma análise crítica da questão do acesso ao conhecimento na sociedade da informação : A critical analysis of the question of access to knowledge in the information society
Uma análise crítica da questão do acesso ao conhecimento na sociedade da informação : A critical analysis of the question of access to knowledge in the information society
Barbosa, Jose Aristóbulo Caldas Fiquene
acesso aberto
acesso ao conhecimento
revistas cientificas
Barbosa, Jose Aristóbulo Caldas Fiquene
acesso aberto
acesso ao conhecimento
revistas cientificas
title_short Uma análise crítica da questão do acesso ao conhecimento na sociedade da informação : A critical analysis of the question of access to knowledge in the information society
title_full Uma análise crítica da questão do acesso ao conhecimento na sociedade da informação : A critical analysis of the question of access to knowledge in the information society
title_fullStr Uma análise crítica da questão do acesso ao conhecimento na sociedade da informação : A critical analysis of the question of access to knowledge in the information society
Uma análise crítica da questão do acesso ao conhecimento na sociedade da informação : A critical analysis of the question of access to knowledge in the information society
title_full_unstemmed Uma análise crítica da questão do acesso ao conhecimento na sociedade da informação : A critical analysis of the question of access to knowledge in the information society
Uma análise crítica da questão do acesso ao conhecimento na sociedade da informação : A critical analysis of the question of access to knowledge in the information society
title_sort Uma análise crítica da questão do acesso ao conhecimento na sociedade da informação : A critical analysis of the question of access to knowledge in the information society
author Barbosa, Jose Aristóbulo Caldas Fiquene
author_facet Barbosa, Jose Aristóbulo Caldas Fiquene
Barbosa, Jose Aristóbulo Caldas Fiquene
Leandro, Andreu Wilson Pereira
Leandro, Andreu Wilson Pereira
author_role author
author2 Leandro, Andreu Wilson Pereira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Jose Aristóbulo Caldas Fiquene
Leandro, Andreu Wilson Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv acesso aberto
acesso ao conhecimento
revistas cientificas
topic acesso aberto
acesso ao conhecimento
revistas cientificas
description O presente artigo tem por objetivo analisar questões relacionadas ao direito de acesso à cultura, mais precisamente às produções científicas. Sob a luz da carta magna, far-se-á leitura de novos movimentos do brasil e do mundo no sentido da abertura do acesso a essas produções. Serão analisados os aspectos fundamentais do direito ao acesso à cultura e em que medida se encaixam com a nova tendência do meio acadêmico, bem como quais benefícios são gerados a partir dela. Serão analisadas, ainda, métricas que depuram a qualidade das instituições de ensino superior e dos cientistas, a fim de que compreenda as possíveis falhas e acertos desses métodos. Uma vez compreendido o contexto será possível mensurar se esses métodos facilitam ou dificultam o processo científico. Além disso, o estudo busca entender como se pode alcançar um incremento à dinamicidade do meio científico, o que pode contribuir para um meio mais efetivo em seu objetivo, qual seja, a busca pelo conhecimento. Por meio do estudo bibliográfico de outros autores e a percepção dos movimentos acadêmicos, o trabalho pondera os interesses públicos e privados envolvidos nas questões sobre direito de autor e direito de acesso à cultura.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/55666
10.34117/bjdv8n12-237
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/55666
identifier_str_mv 10.34117/bjdv8n12-237
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/55666/40953
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Jose Aristóbulo Caldas Fiquene Barbosa, Andreu Wilson Pereira Leandro
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Jose Aristóbulo Caldas Fiquene Barbosa, Andreu Wilson Pereira Leandro
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 12 (2022); 80376-80394
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 12 (2022); 80376-80394
Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 12 (2022); 80376-80394
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1822183704918753280
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.34117/bjdv8n12-237