Percepção ambiental de estudantes do ensino fundamental de uma escola pública / Environmental perception of students in a public school

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Elaine Cristina dos Santos
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Soares, Edson Silva, Farias, Fernando Luiz Barbosa, Silva, Érick Jardel de Araújo, Silva, Maria José, Sobrinho, José Belarmino Santos, Silva, Adriana Veríssimo da, Barros, Adrianne Teixeira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5884
Resumo: Para a realização de qualquer processo de educação, planejamento e gerenciamento voltados para questões ambientais é importante conhecer a percepção ambiental do grupo envolvido. Esse conhecimento é fundamental para compreender as relações entre o ser humano e a natureza. Logo, as estratégias em Educação Ambiental devem partir da forma que os seres humanos veem, interpretam e age sobre o meio, contribuindo para formação de cidadãos conscientes de seu papel. Nessa perspectiva, o objetivo desse trabalho foi analisar a percepção ambiental de estudantes de uma escola municipal de ensino fundamental, na cidade de Campina Grande, Paraíba. O estudo serviu de base para a elaboração de estratégias de Educação Ambiental desenvolvido na disciplina de Meio Ambiente nas turmas da escola, realizadas durante o ano letivo. Esse trabalho retrata uma pesquisa participante realizada com 135 estudantes das turmas do 1° ao 5° ano do fundamental I. Analisando os desenhos, contatou que a maioria dos estudantes veem o meio ambiente natural (70%) e sem a presença do ser humano. Outros 30% ilustraram o meio ambiente construído, mas com o mínimo de interferência humana, prevalecendo em uma visão preservacionista. Destaca-se que os estudantes não representaram nos desenhos a sua realidade, ilustrando um ambiente com muitas macieiras, coqueiros, animais, muita água, grama verde, flores, ou seja, um ambiente cheio de vida e cores. Verificou-se diferença entre a realidade imediata do meio ambiente e a percepção ambiental do grupo envolvido, requerendo intenso trabalho de Educação Ambiental.
id VERACRUZ-0_310602eb3cf33e983458d5ce5d0ae4f4
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/5884
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Percepção ambiental de estudantes do ensino fundamental de uma escola pública / Environmental perception of students in a public schoolPercepção ambientalMeio AmbienteEducação.Para a realização de qualquer processo de educação, planejamento e gerenciamento voltados para questões ambientais é importante conhecer a percepção ambiental do grupo envolvido. Esse conhecimento é fundamental para compreender as relações entre o ser humano e a natureza. Logo, as estratégias em Educação Ambiental devem partir da forma que os seres humanos veem, interpretam e age sobre o meio, contribuindo para formação de cidadãos conscientes de seu papel. Nessa perspectiva, o objetivo desse trabalho foi analisar a percepção ambiental de estudantes de uma escola municipal de ensino fundamental, na cidade de Campina Grande, Paraíba. O estudo serviu de base para a elaboração de estratégias de Educação Ambiental desenvolvido na disciplina de Meio Ambiente nas turmas da escola, realizadas durante o ano letivo. Esse trabalho retrata uma pesquisa participante realizada com 135 estudantes das turmas do 1° ao 5° ano do fundamental I. Analisando os desenhos, contatou que a maioria dos estudantes veem o meio ambiente natural (70%) e sem a presença do ser humano. Outros 30% ilustraram o meio ambiente construído, mas com o mínimo de interferência humana, prevalecendo em uma visão preservacionista. Destaca-se que os estudantes não representaram nos desenhos a sua realidade, ilustrando um ambiente com muitas macieiras, coqueiros, animais, muita água, grama verde, flores, ou seja, um ambiente cheio de vida e cores. Verificou-se diferença entre a realidade imediata do meio ambiente e a percepção ambiental do grupo envolvido, requerendo intenso trabalho de Educação Ambiental.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-01-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/588410.34117/bjdv6n1-037Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 1 (2020); 530-538Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 1 (2020); 530-538Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 1 (2020); 530-5382525-876110.34117/bjdv.v6i1reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5884/5277Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessAraújo, Elaine Cristina dos SantosSoares, Edson SilvaFarias, Fernando Luiz BarbosaSilva, Érick Jardel de AraújoSilva, Maria JoséSobrinho, José Belarmino SantosSilva, Adriana Veríssimo daBarros, Adrianne Teixeira2020-03-19T17:43:58Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/5884Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:04:33.909508Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Percepção ambiental de estudantes do ensino fundamental de uma escola pública / Environmental perception of students in a public school
title Percepção ambiental de estudantes do ensino fundamental de uma escola pública / Environmental perception of students in a public school
spellingShingle Percepção ambiental de estudantes do ensino fundamental de uma escola pública / Environmental perception of students in a public school
Araújo, Elaine Cristina dos Santos
Percepção ambiental
Meio Ambiente
Educação.
title_short Percepção ambiental de estudantes do ensino fundamental de uma escola pública / Environmental perception of students in a public school
title_full Percepção ambiental de estudantes do ensino fundamental de uma escola pública / Environmental perception of students in a public school
title_fullStr Percepção ambiental de estudantes do ensino fundamental de uma escola pública / Environmental perception of students in a public school
title_full_unstemmed Percepção ambiental de estudantes do ensino fundamental de uma escola pública / Environmental perception of students in a public school
title_sort Percepção ambiental de estudantes do ensino fundamental de uma escola pública / Environmental perception of students in a public school
author Araújo, Elaine Cristina dos Santos
author_facet Araújo, Elaine Cristina dos Santos
Soares, Edson Silva
Farias, Fernando Luiz Barbosa
Silva, Érick Jardel de Araújo
Silva, Maria José
Sobrinho, José Belarmino Santos
Silva, Adriana Veríssimo da
Barros, Adrianne Teixeira
author_role author
author2 Soares, Edson Silva
Farias, Fernando Luiz Barbosa
Silva, Érick Jardel de Araújo
Silva, Maria José
Sobrinho, José Belarmino Santos
Silva, Adriana Veríssimo da
Barros, Adrianne Teixeira
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Elaine Cristina dos Santos
Soares, Edson Silva
Farias, Fernando Luiz Barbosa
Silva, Érick Jardel de Araújo
Silva, Maria José
Sobrinho, José Belarmino Santos
Silva, Adriana Veríssimo da
Barros, Adrianne Teixeira
dc.subject.por.fl_str_mv Percepção ambiental
Meio Ambiente
Educação.
topic Percepção ambiental
Meio Ambiente
Educação.
description Para a realização de qualquer processo de educação, planejamento e gerenciamento voltados para questões ambientais é importante conhecer a percepção ambiental do grupo envolvido. Esse conhecimento é fundamental para compreender as relações entre o ser humano e a natureza. Logo, as estratégias em Educação Ambiental devem partir da forma que os seres humanos veem, interpretam e age sobre o meio, contribuindo para formação de cidadãos conscientes de seu papel. Nessa perspectiva, o objetivo desse trabalho foi analisar a percepção ambiental de estudantes de uma escola municipal de ensino fundamental, na cidade de Campina Grande, Paraíba. O estudo serviu de base para a elaboração de estratégias de Educação Ambiental desenvolvido na disciplina de Meio Ambiente nas turmas da escola, realizadas durante o ano letivo. Esse trabalho retrata uma pesquisa participante realizada com 135 estudantes das turmas do 1° ao 5° ano do fundamental I. Analisando os desenhos, contatou que a maioria dos estudantes veem o meio ambiente natural (70%) e sem a presença do ser humano. Outros 30% ilustraram o meio ambiente construído, mas com o mínimo de interferência humana, prevalecendo em uma visão preservacionista. Destaca-se que os estudantes não representaram nos desenhos a sua realidade, ilustrando um ambiente com muitas macieiras, coqueiros, animais, muita água, grama verde, flores, ou seja, um ambiente cheio de vida e cores. Verificou-se diferença entre a realidade imediata do meio ambiente e a percepção ambiental do grupo envolvido, requerendo intenso trabalho de Educação Ambiental.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5884
10.34117/bjdv6n1-037
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5884
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n1-037
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5884/5277
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 1 (2020); 530-538
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 1 (2020); 530-538
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 1 (2020); 530-538
2525-8761
10.34117/bjdv.v6i1
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645435181465601