Percepção ambiental de estudantes do ensino fundamental de uma escola pública / Environmental perception of students in a public school
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
DOI: | 10.34117/bjdv6n1-037 |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5884 |
Resumo: | Para a realização de qualquer processo de educação, planejamento e gerenciamento voltados para questões ambientais é importante conhecer a percepção ambiental do grupo envolvido. Esse conhecimento é fundamental para compreender as relações entre o ser humano e a natureza. Logo, as estratégias em Educação Ambiental devem partir da forma que os seres humanos veem, interpretam e age sobre o meio, contribuindo para formação de cidadãos conscientes de seu papel. Nessa perspectiva, o objetivo desse trabalho foi analisar a percepção ambiental de estudantes de uma escola municipal de ensino fundamental, na cidade de Campina Grande, Paraíba. O estudo serviu de base para a elaboração de estratégias de Educação Ambiental desenvolvido na disciplina de Meio Ambiente nas turmas da escola, realizadas durante o ano letivo. Esse trabalho retrata uma pesquisa participante realizada com 135 estudantes das turmas do 1° ao 5° ano do fundamental I. Analisando os desenhos, contatou que a maioria dos estudantes veem o meio ambiente natural (70%) e sem a presença do ser humano. Outros 30% ilustraram o meio ambiente construído, mas com o mínimo de interferência humana, prevalecendo em uma visão preservacionista. Destaca-se que os estudantes não representaram nos desenhos a sua realidade, ilustrando um ambiente com muitas macieiras, coqueiros, animais, muita água, grama verde, flores, ou seja, um ambiente cheio de vida e cores. Verificou-se diferença entre a realidade imediata do meio ambiente e a percepção ambiental do grupo envolvido, requerendo intenso trabalho de Educação Ambiental. |
id |
VERACRUZ-0_310602eb3cf33e983458d5ce5d0ae4f4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/5884 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
spelling |
Percepção ambiental de estudantes do ensino fundamental de uma escola pública / Environmental perception of students in a public schoolPercepção ambientalMeio AmbienteEducação.Para a realização de qualquer processo de educação, planejamento e gerenciamento voltados para questões ambientais é importante conhecer a percepção ambiental do grupo envolvido. Esse conhecimento é fundamental para compreender as relações entre o ser humano e a natureza. Logo, as estratégias em Educação Ambiental devem partir da forma que os seres humanos veem, interpretam e age sobre o meio, contribuindo para formação de cidadãos conscientes de seu papel. Nessa perspectiva, o objetivo desse trabalho foi analisar a percepção ambiental de estudantes de uma escola municipal de ensino fundamental, na cidade de Campina Grande, Paraíba. O estudo serviu de base para a elaboração de estratégias de Educação Ambiental desenvolvido na disciplina de Meio Ambiente nas turmas da escola, realizadas durante o ano letivo. Esse trabalho retrata uma pesquisa participante realizada com 135 estudantes das turmas do 1° ao 5° ano do fundamental I. Analisando os desenhos, contatou que a maioria dos estudantes veem o meio ambiente natural (70%) e sem a presença do ser humano. Outros 30% ilustraram o meio ambiente construído, mas com o mínimo de interferência humana, prevalecendo em uma visão preservacionista. Destaca-se que os estudantes não representaram nos desenhos a sua realidade, ilustrando um ambiente com muitas macieiras, coqueiros, animais, muita água, grama verde, flores, ou seja, um ambiente cheio de vida e cores. Verificou-se diferença entre a realidade imediata do meio ambiente e a percepção ambiental do grupo envolvido, requerendo intenso trabalho de Educação Ambiental.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-01-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/588410.34117/bjdv6n1-037Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 1 (2020); 530-538Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 1 (2020); 530-538Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 1 (2020); 530-5382525-876110.34117/bjdv.v6i1reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5884/5277Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessAraújo, Elaine Cristina dos SantosSoares, Edson SilvaFarias, Fernando Luiz BarbosaSilva, Érick Jardel de AraújoSilva, Maria JoséSobrinho, José Belarmino SantosSilva, Adriana Veríssimo daBarros, Adrianne Teixeira2020-03-19T17:43:58Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/5884Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:04:33.909508Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Percepção ambiental de estudantes do ensino fundamental de uma escola pública / Environmental perception of students in a public school |
title |
Percepção ambiental de estudantes do ensino fundamental de uma escola pública / Environmental perception of students in a public school |
spellingShingle |
Percepção ambiental de estudantes do ensino fundamental de uma escola pública / Environmental perception of students in a public school Percepção ambiental de estudantes do ensino fundamental de uma escola pública / Environmental perception of students in a public school Araújo, Elaine Cristina dos Santos Percepção ambiental Meio Ambiente Educação. Araújo, Elaine Cristina dos Santos Percepção ambiental Meio Ambiente Educação. |
title_short |
Percepção ambiental de estudantes do ensino fundamental de uma escola pública / Environmental perception of students in a public school |
title_full |
Percepção ambiental de estudantes do ensino fundamental de uma escola pública / Environmental perception of students in a public school |
title_fullStr |
Percepção ambiental de estudantes do ensino fundamental de uma escola pública / Environmental perception of students in a public school Percepção ambiental de estudantes do ensino fundamental de uma escola pública / Environmental perception of students in a public school |
title_full_unstemmed |
Percepção ambiental de estudantes do ensino fundamental de uma escola pública / Environmental perception of students in a public school Percepção ambiental de estudantes do ensino fundamental de uma escola pública / Environmental perception of students in a public school |
title_sort |
Percepção ambiental de estudantes do ensino fundamental de uma escola pública / Environmental perception of students in a public school |
author |
Araújo, Elaine Cristina dos Santos |
author_facet |
Araújo, Elaine Cristina dos Santos Araújo, Elaine Cristina dos Santos Soares, Edson Silva Farias, Fernando Luiz Barbosa Silva, Érick Jardel de Araújo Silva, Maria José Sobrinho, José Belarmino Santos Silva, Adriana Veríssimo da Barros, Adrianne Teixeira Soares, Edson Silva Farias, Fernando Luiz Barbosa Silva, Érick Jardel de Araújo Silva, Maria José Sobrinho, José Belarmino Santos Silva, Adriana Veríssimo da Barros, Adrianne Teixeira |
author_role |
author |
author2 |
Soares, Edson Silva Farias, Fernando Luiz Barbosa Silva, Érick Jardel de Araújo Silva, Maria José Sobrinho, José Belarmino Santos Silva, Adriana Veríssimo da Barros, Adrianne Teixeira |
author2_role |
author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araújo, Elaine Cristina dos Santos Soares, Edson Silva Farias, Fernando Luiz Barbosa Silva, Érick Jardel de Araújo Silva, Maria José Sobrinho, José Belarmino Santos Silva, Adriana Veríssimo da Barros, Adrianne Teixeira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Percepção ambiental Meio Ambiente Educação. |
topic |
Percepção ambiental Meio Ambiente Educação. |
description |
Para a realização de qualquer processo de educação, planejamento e gerenciamento voltados para questões ambientais é importante conhecer a percepção ambiental do grupo envolvido. Esse conhecimento é fundamental para compreender as relações entre o ser humano e a natureza. Logo, as estratégias em Educação Ambiental devem partir da forma que os seres humanos veem, interpretam e age sobre o meio, contribuindo para formação de cidadãos conscientes de seu papel. Nessa perspectiva, o objetivo desse trabalho foi analisar a percepção ambiental de estudantes de uma escola municipal de ensino fundamental, na cidade de Campina Grande, Paraíba. O estudo serviu de base para a elaboração de estratégias de Educação Ambiental desenvolvido na disciplina de Meio Ambiente nas turmas da escola, realizadas durante o ano letivo. Esse trabalho retrata uma pesquisa participante realizada com 135 estudantes das turmas do 1° ao 5° ano do fundamental I. Analisando os desenhos, contatou que a maioria dos estudantes veem o meio ambiente natural (70%) e sem a presença do ser humano. Outros 30% ilustraram o meio ambiente construído, mas com o mínimo de interferência humana, prevalecendo em uma visão preservacionista. Destaca-se que os estudantes não representaram nos desenhos a sua realidade, ilustrando um ambiente com muitas macieiras, coqueiros, animais, muita água, grama verde, flores, ou seja, um ambiente cheio de vida e cores. Verificou-se diferença entre a realidade imediata do meio ambiente e a percepção ambiental do grupo envolvido, requerendo intenso trabalho de Educação Ambiental. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-01-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5884 10.34117/bjdv6n1-037 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5884 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv6n1-037 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5884/5277 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 1 (2020); 530-538 Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 1 (2020); 530-538 Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 1 (2020); 530-538 2525-8761 10.34117/bjdv.v6i1 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1822183807301713921 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.34117/bjdv6n1-037 |