Percepção ambiental de estudantes do ensino fundamental de uma escola pública / Environmental perception of students in a public school
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5884 |
Resumo: | Para a realização de qualquer processo de educação, planejamento e gerenciamento voltados para questões ambientais é importante conhecer a percepção ambiental do grupo envolvido. Esse conhecimento é fundamental para compreender as relações entre o ser humano e a natureza. Logo, as estratégias em Educação Ambiental devem partir da forma que os seres humanos veem, interpretam e age sobre o meio, contribuindo para formação de cidadãos conscientes de seu papel. Nessa perspectiva, o objetivo desse trabalho foi analisar a percepção ambiental de estudantes de uma escola municipal de ensino fundamental, na cidade de Campina Grande, Paraíba. O estudo serviu de base para a elaboração de estratégias de Educação Ambiental desenvolvido na disciplina de Meio Ambiente nas turmas da escola, realizadas durante o ano letivo. Esse trabalho retrata uma pesquisa participante realizada com 135 estudantes das turmas do 1° ao 5° ano do fundamental I. Analisando os desenhos, contatou que a maioria dos estudantes veem o meio ambiente natural (70%) e sem a presença do ser humano. Outros 30% ilustraram o meio ambiente construído, mas com o mínimo de interferência humana, prevalecendo em uma visão preservacionista. Destaca-se que os estudantes não representaram nos desenhos a sua realidade, ilustrando um ambiente com muitas macieiras, coqueiros, animais, muita água, grama verde, flores, ou seja, um ambiente cheio de vida e cores. Verificou-se diferença entre a realidade imediata do meio ambiente e a percepção ambiental do grupo envolvido, requerendo intenso trabalho de Educação Ambiental. |
id |
VERACRUZ-0_310602eb3cf33e983458d5ce5d0ae4f4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/5884 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Percepção ambiental de estudantes do ensino fundamental de uma escola pública / Environmental perception of students in a public schoolPercepção ambientalMeio AmbienteEducação.Para a realização de qualquer processo de educação, planejamento e gerenciamento voltados para questões ambientais é importante conhecer a percepção ambiental do grupo envolvido. Esse conhecimento é fundamental para compreender as relações entre o ser humano e a natureza. Logo, as estratégias em Educação Ambiental devem partir da forma que os seres humanos veem, interpretam e age sobre o meio, contribuindo para formação de cidadãos conscientes de seu papel. Nessa perspectiva, o objetivo desse trabalho foi analisar a percepção ambiental de estudantes de uma escola municipal de ensino fundamental, na cidade de Campina Grande, Paraíba. O estudo serviu de base para a elaboração de estratégias de Educação Ambiental desenvolvido na disciplina de Meio Ambiente nas turmas da escola, realizadas durante o ano letivo. Esse trabalho retrata uma pesquisa participante realizada com 135 estudantes das turmas do 1° ao 5° ano do fundamental I. Analisando os desenhos, contatou que a maioria dos estudantes veem o meio ambiente natural (70%) e sem a presença do ser humano. Outros 30% ilustraram o meio ambiente construído, mas com o mínimo de interferência humana, prevalecendo em uma visão preservacionista. Destaca-se que os estudantes não representaram nos desenhos a sua realidade, ilustrando um ambiente com muitas macieiras, coqueiros, animais, muita água, grama verde, flores, ou seja, um ambiente cheio de vida e cores. Verificou-se diferença entre a realidade imediata do meio ambiente e a percepção ambiental do grupo envolvido, requerendo intenso trabalho de Educação Ambiental.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-01-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/588410.34117/bjdv6n1-037Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 1 (2020); 530-538Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 1 (2020); 530-538Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 1 (2020); 530-5382525-876110.34117/bjdv.v6i1reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5884/5277Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessAraújo, Elaine Cristina dos SantosSoares, Edson SilvaFarias, Fernando Luiz BarbosaSilva, Érick Jardel de AraújoSilva, Maria JoséSobrinho, José Belarmino SantosSilva, Adriana Veríssimo daBarros, Adrianne Teixeira2020-03-19T17:43:58Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/5884Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:04:33.909508Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Percepção ambiental de estudantes do ensino fundamental de uma escola pública / Environmental perception of students in a public school |
title |
Percepção ambiental de estudantes do ensino fundamental de uma escola pública / Environmental perception of students in a public school |
spellingShingle |
Percepção ambiental de estudantes do ensino fundamental de uma escola pública / Environmental perception of students in a public school Araújo, Elaine Cristina dos Santos Percepção ambiental Meio Ambiente Educação. |
title_short |
Percepção ambiental de estudantes do ensino fundamental de uma escola pública / Environmental perception of students in a public school |
title_full |
Percepção ambiental de estudantes do ensino fundamental de uma escola pública / Environmental perception of students in a public school |
title_fullStr |
Percepção ambiental de estudantes do ensino fundamental de uma escola pública / Environmental perception of students in a public school |
title_full_unstemmed |
Percepção ambiental de estudantes do ensino fundamental de uma escola pública / Environmental perception of students in a public school |
title_sort |
Percepção ambiental de estudantes do ensino fundamental de uma escola pública / Environmental perception of students in a public school |
author |
Araújo, Elaine Cristina dos Santos |
author_facet |
Araújo, Elaine Cristina dos Santos Soares, Edson Silva Farias, Fernando Luiz Barbosa Silva, Érick Jardel de Araújo Silva, Maria José Sobrinho, José Belarmino Santos Silva, Adriana Veríssimo da Barros, Adrianne Teixeira |
author_role |
author |
author2 |
Soares, Edson Silva Farias, Fernando Luiz Barbosa Silva, Érick Jardel de Araújo Silva, Maria José Sobrinho, José Belarmino Santos Silva, Adriana Veríssimo da Barros, Adrianne Teixeira |
author2_role |
author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araújo, Elaine Cristina dos Santos Soares, Edson Silva Farias, Fernando Luiz Barbosa Silva, Érick Jardel de Araújo Silva, Maria José Sobrinho, José Belarmino Santos Silva, Adriana Veríssimo da Barros, Adrianne Teixeira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Percepção ambiental Meio Ambiente Educação. |
topic |
Percepção ambiental Meio Ambiente Educação. |
description |
Para a realização de qualquer processo de educação, planejamento e gerenciamento voltados para questões ambientais é importante conhecer a percepção ambiental do grupo envolvido. Esse conhecimento é fundamental para compreender as relações entre o ser humano e a natureza. Logo, as estratégias em Educação Ambiental devem partir da forma que os seres humanos veem, interpretam e age sobre o meio, contribuindo para formação de cidadãos conscientes de seu papel. Nessa perspectiva, o objetivo desse trabalho foi analisar a percepção ambiental de estudantes de uma escola municipal de ensino fundamental, na cidade de Campina Grande, Paraíba. O estudo serviu de base para a elaboração de estratégias de Educação Ambiental desenvolvido na disciplina de Meio Ambiente nas turmas da escola, realizadas durante o ano letivo. Esse trabalho retrata uma pesquisa participante realizada com 135 estudantes das turmas do 1° ao 5° ano do fundamental I. Analisando os desenhos, contatou que a maioria dos estudantes veem o meio ambiente natural (70%) e sem a presença do ser humano. Outros 30% ilustraram o meio ambiente construído, mas com o mínimo de interferência humana, prevalecendo em uma visão preservacionista. Destaca-se que os estudantes não representaram nos desenhos a sua realidade, ilustrando um ambiente com muitas macieiras, coqueiros, animais, muita água, grama verde, flores, ou seja, um ambiente cheio de vida e cores. Verificou-se diferença entre a realidade imediata do meio ambiente e a percepção ambiental do grupo envolvido, requerendo intenso trabalho de Educação Ambiental. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-01-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5884 10.34117/bjdv6n1-037 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5884 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv6n1-037 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5884/5277 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 1 (2020); 530-538 Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 1 (2020); 530-538 Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 1 (2020); 530-538 2525-8761 10.34117/bjdv.v6i1 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645435181465601 |