Brincadeiras e Gênero, entre o Passado e o Presente: Relato de um Estudo em São Paulo – Brasil / Play and Gender, between Past and Present: Report of a Study in São Paulo – Brazil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marcilio, Daniela Signorini
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Aulicino, Madalena Pedroso
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/30950
Resumo: No Brasil, crianças e adolescentes de 10 a 15 anos de idade gastavam no ano de 2009, em média, 20 horas semanais com afazeres domésticos, sendo que os meninos despendiam 10 horas e as meninas 25 horas semanais (IPEA, 2012). Além disso, dados apontam que está aumentando a participação da mulher no mercado de trabalho (IBGE, 2012), porém, observa-se que este aumento não repercutiu em mudanças em brinquedos e brincadeiras infantis. Desde o passado diferenciações de gênero fazem parte do universo de brincadeiras infantis e é nessa condição que a criança aprende a distinguir brinquedos e brincadeiras de meninos e de meninas (Marcilio, 2015). Nesse sentido, que mensagens as crianças estão recebendo das famílias, da mídia e da cultura em geral para reproduzir brincadeiras de gênero? A partir de relatos de idosos sobre brincadeiras infantis do passado, aliadas às observações feitas de brincadeiras no presente, este artigo teve como objetivo principal apresentar questionamentos sobre essas diferenciações e como elas podem reforçar estereótipos e papéis de gênero na sociedade, que são aprendidos desde a infância, no brincar. Utilizando as metodologias de história oral e observação participante, tem-se 13 idosos entrevistados e 340 crianças observadas em dois Distritos do Município de São Paulo, Brasil. Constatou-se que o brincar na atualidade apresenta poucas alterações em relação ao passado, e questões de gênero estão reforçadas nos discursos e nas mensagens de brincadeiras e brinquedos.
id VERACRUZ-0_314efd807d415cea855b5e014cd7beff
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/30950
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Brincadeiras e Gênero, entre o Passado e o Presente: Relato de um Estudo em São Paulo – Brasil / Play and Gender, between Past and Present: Report of a Study in São Paulo – BrazilInfânciabrincarculturagêneromemória.No Brasil, crianças e adolescentes de 10 a 15 anos de idade gastavam no ano de 2009, em média, 20 horas semanais com afazeres domésticos, sendo que os meninos despendiam 10 horas e as meninas 25 horas semanais (IPEA, 2012). Além disso, dados apontam que está aumentando a participação da mulher no mercado de trabalho (IBGE, 2012), porém, observa-se que este aumento não repercutiu em mudanças em brinquedos e brincadeiras infantis. Desde o passado diferenciações de gênero fazem parte do universo de brincadeiras infantis e é nessa condição que a criança aprende a distinguir brinquedos e brincadeiras de meninos e de meninas (Marcilio, 2015). Nesse sentido, que mensagens as crianças estão recebendo das famílias, da mídia e da cultura em geral para reproduzir brincadeiras de gênero? A partir de relatos de idosos sobre brincadeiras infantis do passado, aliadas às observações feitas de brincadeiras no presente, este artigo teve como objetivo principal apresentar questionamentos sobre essas diferenciações e como elas podem reforçar estereótipos e papéis de gênero na sociedade, que são aprendidos desde a infância, no brincar. Utilizando as metodologias de história oral e observação participante, tem-se 13 idosos entrevistados e 340 crianças observadas em dois Distritos do Município de São Paulo, Brasil. Constatou-se que o brincar na atualidade apresenta poucas alterações em relação ao passado, e questões de gênero estão reforçadas nos discursos e nas mensagens de brincadeiras e brinquedos.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-06-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3095010.34117/bjdv7n6-148Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 6 (2021); 55992-56003Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 6 (2021); 55992-56003Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 6 (2021); 55992-560032525-876110.34117/bjdv.v7i6reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/30950/24305Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessMarcilio, Daniela SignoriniAulicino, Madalena Pedroso2021-09-21T11:05:21Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/30950Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:16:24.436911Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Brincadeiras e Gênero, entre o Passado e o Presente: Relato de um Estudo em São Paulo – Brasil / Play and Gender, between Past and Present: Report of a Study in São Paulo – Brazil
title Brincadeiras e Gênero, entre o Passado e o Presente: Relato de um Estudo em São Paulo – Brasil / Play and Gender, between Past and Present: Report of a Study in São Paulo – Brazil
spellingShingle Brincadeiras e Gênero, entre o Passado e o Presente: Relato de um Estudo em São Paulo – Brasil / Play and Gender, between Past and Present: Report of a Study in São Paulo – Brazil
Marcilio, Daniela Signorini
Infância
brincar
cultura
gênero
memória.
title_short Brincadeiras e Gênero, entre o Passado e o Presente: Relato de um Estudo em São Paulo – Brasil / Play and Gender, between Past and Present: Report of a Study in São Paulo – Brazil
title_full Brincadeiras e Gênero, entre o Passado e o Presente: Relato de um Estudo em São Paulo – Brasil / Play and Gender, between Past and Present: Report of a Study in São Paulo – Brazil
title_fullStr Brincadeiras e Gênero, entre o Passado e o Presente: Relato de um Estudo em São Paulo – Brasil / Play and Gender, between Past and Present: Report of a Study in São Paulo – Brazil
title_full_unstemmed Brincadeiras e Gênero, entre o Passado e o Presente: Relato de um Estudo em São Paulo – Brasil / Play and Gender, between Past and Present: Report of a Study in São Paulo – Brazil
title_sort Brincadeiras e Gênero, entre o Passado e o Presente: Relato de um Estudo em São Paulo – Brasil / Play and Gender, between Past and Present: Report of a Study in São Paulo – Brazil
author Marcilio, Daniela Signorini
author_facet Marcilio, Daniela Signorini
Aulicino, Madalena Pedroso
author_role author
author2 Aulicino, Madalena Pedroso
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marcilio, Daniela Signorini
Aulicino, Madalena Pedroso
dc.subject.por.fl_str_mv Infância
brincar
cultura
gênero
memória.
topic Infância
brincar
cultura
gênero
memória.
description No Brasil, crianças e adolescentes de 10 a 15 anos de idade gastavam no ano de 2009, em média, 20 horas semanais com afazeres domésticos, sendo que os meninos despendiam 10 horas e as meninas 25 horas semanais (IPEA, 2012). Além disso, dados apontam que está aumentando a participação da mulher no mercado de trabalho (IBGE, 2012), porém, observa-se que este aumento não repercutiu em mudanças em brinquedos e brincadeiras infantis. Desde o passado diferenciações de gênero fazem parte do universo de brincadeiras infantis e é nessa condição que a criança aprende a distinguir brinquedos e brincadeiras de meninos e de meninas (Marcilio, 2015). Nesse sentido, que mensagens as crianças estão recebendo das famílias, da mídia e da cultura em geral para reproduzir brincadeiras de gênero? A partir de relatos de idosos sobre brincadeiras infantis do passado, aliadas às observações feitas de brincadeiras no presente, este artigo teve como objetivo principal apresentar questionamentos sobre essas diferenciações e como elas podem reforçar estereótipos e papéis de gênero na sociedade, que são aprendidos desde a infância, no brincar. Utilizando as metodologias de história oral e observação participante, tem-se 13 idosos entrevistados e 340 crianças observadas em dois Distritos do Município de São Paulo, Brasil. Constatou-se que o brincar na atualidade apresenta poucas alterações em relação ao passado, e questões de gênero estão reforçadas nos discursos e nas mensagens de brincadeiras e brinquedos.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/30950
10.34117/bjdv7n6-148
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/30950
identifier_str_mv 10.34117/bjdv7n6-148
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/30950/24305
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 6 (2021); 55992-56003
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 6 (2021); 55992-56003
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 6 (2021); 55992-56003
2525-8761
10.34117/bjdv.v7i6
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645536794771456