Cultura Digital: A Relação entre Tecnologias e o Brincar na Infância / Digital Culture: The Relationship between Technologies and Play in Childhood

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Koscheck, Arcelita
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3231
Resumo: Resumo:As tecnologias digitais e suas possibilidades de acesso estão presentes cada vez mais cedo na vida do sujeito, desde seus primeiros dias de vida, interferindo no desenvolvimento do ser humano desde a infância. Nesta perspectiva, o estudo em questão apresenta uma breve reflexão sobre o brincar na cultura digital no contexto infantil frente as tecnologias digitais. Objetivando discutir a relevância do brincar na infância e a relação das tecnologias digitais em meio ao ensino e a aprendizagem.  Para o alcance do objetivo traçado, pretende-se apresentar um panorama conceitual sobre o brincar e possíveis adversidades na cultura digital, com metodologia, desenvolvido a partir da pesquisa bibliográfica e documental, na perspectiva de Marques; Peccin (2005), Souza; Silva; Carvalho (2010) e Lakatos; Marconi (2010). Neste sentido, o texto discorre sobre concepções e análises acerca do brincar, enfatizando a mobilização dos saberes, a construção de aprendizagens e a socialização para a cultura digital, de modo a contribuir com a formação integral da criança como um todo. Verifica-se que o brincar no século XXI passa por inúmeras mudanças, atingindo espaços, tempos e rotinas, diversificando ambientes para o movimento do brincar e das brincadeiras, ou seja, o brincar sofre influências pelas tecnologias, e, desse modo, torna-se relevante discutir e refletir se tais transformações decorrentes da evolução tecnológica são oportunas para o contexto da infância. Palavras-Chave: Tecnologias Digitais; Infância; Brincar.  Abstract:Digital technologies and their access possibilities are increasingly present in the subject's life, from the first days of life, interfering in the development of human beings from childhood. In this perspective, the study in question presents a brief reflection on playing in digital culture in the children's context against digital technologies. Aiming to discuss the relevance of playing in childhood and the relationship of digital technologies in teaching and learning. To achieve the objective outlined, it is intended to present a conceptual overview of playing and possible adversities in digital culture, with methodology, developed from bibliographic and documental research, from the perspective of Marques; Peccin (2005), Souza; Silva; Carvalho (2010) and Lakatos; Marconi (2010). In this sense, the text discusses conceptions and analyzes about playing, emphasizing the mobilization of knowledge, the construction of learning and socialization for digital culture, to contribute to the integral formation of the child as a whole. It appears that playing in the 21st century undergoes countless changes, reaching spaces, times and routines, diversifying environments for the movement of play and games, that is, playing is influenced by technologies, and, thus, it becomes It is relevant to discuss and reflect on whether such transformations resulting from technological evolution are opportune for the childhood context. Keywords: Digital Technologies; Childhood; Play. 
id IPES_c33079182aa76937a3c27ddfaf9fb76f
oai_identifier_str oai:idonline.emnuvens.com.br:article/3231
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
spelling Cultura Digital: A Relação entre Tecnologias e o Brincar na Infância / Digital Culture: The Relationship between Technologies and Play in ChildhoodTecnologias Digitais; Infância; Brincar.Resumo:As tecnologias digitais e suas possibilidades de acesso estão presentes cada vez mais cedo na vida do sujeito, desde seus primeiros dias de vida, interferindo no desenvolvimento do ser humano desde a infância. Nesta perspectiva, o estudo em questão apresenta uma breve reflexão sobre o brincar na cultura digital no contexto infantil frente as tecnologias digitais. Objetivando discutir a relevância do brincar na infância e a relação das tecnologias digitais em meio ao ensino e a aprendizagem.  Para o alcance do objetivo traçado, pretende-se apresentar um panorama conceitual sobre o brincar e possíveis adversidades na cultura digital, com metodologia, desenvolvido a partir da pesquisa bibliográfica e documental, na perspectiva de Marques; Peccin (2005), Souza; Silva; Carvalho (2010) e Lakatos; Marconi (2010). Neste sentido, o texto discorre sobre concepções e análises acerca do brincar, enfatizando a mobilização dos saberes, a construção de aprendizagens e a socialização para a cultura digital, de modo a contribuir com a formação integral da criança como um todo. Verifica-se que o brincar no século XXI passa por inúmeras mudanças, atingindo espaços, tempos e rotinas, diversificando ambientes para o movimento do brincar e das brincadeiras, ou seja, o brincar sofre influências pelas tecnologias, e, desse modo, torna-se relevante discutir e refletir se tais transformações decorrentes da evolução tecnológica são oportunas para o contexto da infância. Palavras-Chave: Tecnologias Digitais; Infância; Brincar.  Abstract:Digital technologies and their access possibilities are increasingly present in the subject's life, from the first days of life, interfering in the development of human beings from childhood. In this perspective, the study in question presents a brief reflection on playing in digital culture in the children's context against digital technologies. Aiming to discuss the relevance of playing in childhood and the relationship of digital technologies in teaching and learning. To achieve the objective outlined, it is intended to present a conceptual overview of playing and possible adversities in digital culture, with methodology, developed from bibliographic and documental research, from the perspective of Marques; Peccin (2005), Souza; Silva; Carvalho (2010) and Lakatos; Marconi (2010). In this sense, the text discusses conceptions and analyzes about playing, emphasizing the mobilization of knowledge, the construction of learning and socialization for digital culture, to contribute to the integral formation of the child as a whole. It appears that playing in the 21st century undergoes countless changes, reaching spaces, times and routines, diversifying environments for the movement of play and games, that is, playing is influenced by technologies, and, thus, it becomes It is relevant to discuss and reflect on whether such transformations resulting from technological evolution are opportune for the childhood context. Keywords: Digital Technologies; Childhood; Play. INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORKoscheck, Arcelita2021-10-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/323110.14295/idonline.v15i57.3231ID on line. Revista de psicologia; v. 15, n. 57 (2021); 589-5981981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3231/5073https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/downloadSuppFile/3231/410Direitos autorais 2021 Arcelita Koscheck, Arcelita Koscheckhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-11-19T01:48:43Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG
dc.title.none.fl_str_mv Cultura Digital: A Relação entre Tecnologias e o Brincar na Infância / Digital Culture: The Relationship between Technologies and Play in Childhood
title Cultura Digital: A Relação entre Tecnologias e o Brincar na Infância / Digital Culture: The Relationship between Technologies and Play in Childhood
spellingShingle Cultura Digital: A Relação entre Tecnologias e o Brincar na Infância / Digital Culture: The Relationship between Technologies and Play in Childhood
Koscheck, Arcelita
Tecnologias Digitais; Infância; Brincar.
title_short Cultura Digital: A Relação entre Tecnologias e o Brincar na Infância / Digital Culture: The Relationship between Technologies and Play in Childhood
title_full Cultura Digital: A Relação entre Tecnologias e o Brincar na Infância / Digital Culture: The Relationship between Technologies and Play in Childhood
title_fullStr Cultura Digital: A Relação entre Tecnologias e o Brincar na Infância / Digital Culture: The Relationship between Technologies and Play in Childhood
title_full_unstemmed Cultura Digital: A Relação entre Tecnologias e o Brincar na Infância / Digital Culture: The Relationship between Technologies and Play in Childhood
title_sort Cultura Digital: A Relação entre Tecnologias e o Brincar na Infância / Digital Culture: The Relationship between Technologies and Play in Childhood
author Koscheck, Arcelita
author_facet Koscheck, Arcelita
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Koscheck, Arcelita
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias Digitais; Infância; Brincar.
topic Tecnologias Digitais; Infância; Brincar.
dc.description.none.fl_txt_mv Resumo:As tecnologias digitais e suas possibilidades de acesso estão presentes cada vez mais cedo na vida do sujeito, desde seus primeiros dias de vida, interferindo no desenvolvimento do ser humano desde a infância. Nesta perspectiva, o estudo em questão apresenta uma breve reflexão sobre o brincar na cultura digital no contexto infantil frente as tecnologias digitais. Objetivando discutir a relevância do brincar na infância e a relação das tecnologias digitais em meio ao ensino e a aprendizagem.  Para o alcance do objetivo traçado, pretende-se apresentar um panorama conceitual sobre o brincar e possíveis adversidades na cultura digital, com metodologia, desenvolvido a partir da pesquisa bibliográfica e documental, na perspectiva de Marques; Peccin (2005), Souza; Silva; Carvalho (2010) e Lakatos; Marconi (2010). Neste sentido, o texto discorre sobre concepções e análises acerca do brincar, enfatizando a mobilização dos saberes, a construção de aprendizagens e a socialização para a cultura digital, de modo a contribuir com a formação integral da criança como um todo. Verifica-se que o brincar no século XXI passa por inúmeras mudanças, atingindo espaços, tempos e rotinas, diversificando ambientes para o movimento do brincar e das brincadeiras, ou seja, o brincar sofre influências pelas tecnologias, e, desse modo, torna-se relevante discutir e refletir se tais transformações decorrentes da evolução tecnológica são oportunas para o contexto da infância. Palavras-Chave: Tecnologias Digitais; Infância; Brincar.  Abstract:Digital technologies and their access possibilities are increasingly present in the subject's life, from the first days of life, interfering in the development of human beings from childhood. In this perspective, the study in question presents a brief reflection on playing in digital culture in the children's context against digital technologies. Aiming to discuss the relevance of playing in childhood and the relationship of digital technologies in teaching and learning. To achieve the objective outlined, it is intended to present a conceptual overview of playing and possible adversities in digital culture, with methodology, developed from bibliographic and documental research, from the perspective of Marques; Peccin (2005), Souza; Silva; Carvalho (2010) and Lakatos; Marconi (2010). In this sense, the text discusses conceptions and analyzes about playing, emphasizing the mobilization of knowledge, the construction of learning and socialization for digital culture, to contribute to the integral formation of the child as a whole. It appears that playing in the 21st century undergoes countless changes, reaching spaces, times and routines, diversifying environments for the movement of play and games, that is, playing is influenced by technologies, and, thus, it becomes It is relevant to discuss and reflect on whether such transformations resulting from technological evolution are opportune for the childhood context. Keywords: Digital Technologies; Childhood; Play. 
description Resumo:As tecnologias digitais e suas possibilidades de acesso estão presentes cada vez mais cedo na vida do sujeito, desde seus primeiros dias de vida, interferindo no desenvolvimento do ser humano desde a infância. Nesta perspectiva, o estudo em questão apresenta uma breve reflexão sobre o brincar na cultura digital no contexto infantil frente as tecnologias digitais. Objetivando discutir a relevância do brincar na infância e a relação das tecnologias digitais em meio ao ensino e a aprendizagem.  Para o alcance do objetivo traçado, pretende-se apresentar um panorama conceitual sobre o brincar e possíveis adversidades na cultura digital, com metodologia, desenvolvido a partir da pesquisa bibliográfica e documental, na perspectiva de Marques; Peccin (2005), Souza; Silva; Carvalho (2010) e Lakatos; Marconi (2010). Neste sentido, o texto discorre sobre concepções e análises acerca do brincar, enfatizando a mobilização dos saberes, a construção de aprendizagens e a socialização para a cultura digital, de modo a contribuir com a formação integral da criança como um todo. Verifica-se que o brincar no século XXI passa por inúmeras mudanças, atingindo espaços, tempos e rotinas, diversificando ambientes para o movimento do brincar e das brincadeiras, ou seja, o brincar sofre influências pelas tecnologias, e, desse modo, torna-se relevante discutir e refletir se tais transformações decorrentes da evolução tecnológica são oportunas para o contexto da infância. Palavras-Chave: Tecnologias Digitais; Infância; Brincar.  Abstract:Digital technologies and their access possibilities are increasingly present in the subject's life, from the first days of life, interfering in the development of human beings from childhood. In this perspective, the study in question presents a brief reflection on playing in digital culture in the children's context against digital technologies. Aiming to discuss the relevance of playing in childhood and the relationship of digital technologies in teaching and learning. To achieve the objective outlined, it is intended to present a conceptual overview of playing and possible adversities in digital culture, with methodology, developed from bibliographic and documental research, from the perspective of Marques; Peccin (2005), Souza; Silva; Carvalho (2010) and Lakatos; Marconi (2010). In this sense, the text discusses conceptions and analyzes about playing, emphasizing the mobilization of knowledge, the construction of learning and socialization for digital culture, to contribute to the integral formation of the child as a whole. It appears that playing in the 21st century undergoes countless changes, reaching spaces, times and routines, diversifying environments for the movement of play and games, that is, playing is influenced by technologies, and, thus, it becomes It is relevant to discuss and reflect on whether such transformations resulting from technological evolution are opportune for the childhood context. Keywords: Digital Technologies; Childhood; Play. 
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3231
10.14295/idonline.v15i57.3231
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3231
identifier_str_mv 10.14295/idonline.v15i57.3231
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3231/5073
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/downloadSuppFile/3231/410
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Arcelita Koscheck, Arcelita Koscheck
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Arcelita Koscheck, Arcelita Koscheck
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 15, n. 57 (2021); 589-598
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1723037421275185152