Transdisciplinaridade na educação básica: uma reflexão a partir do conceito de Edgar Morin: Transdisciplinarity in basic education: a reflection from the concept of Edgar Morin

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Alessandra dos Santos
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Adão, Jorge Manoel, da Silva, Ronaldo Rodrigues
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
DOI: 10.34117/bjdv8n10-254
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/53442
Resumo: O presente artigo aborda a temática da transdisciplinaridade na educação básica. O tema se justifica pela necessidade de um ensino que valorize a formação integral e global dos estudantes, contribuindo para que eles tenham uma visão “complexa” da realidade e do mundo em que vivem. Assim, a reflexão tem como objetivo geral investigar sobre a transdisciplinaridade na educação básica, a partir da teoria moriniana da complexidade. Para tanto, os objetivos específicos se estruturaram da seguinte forma: conceituar a transdisciplinaridade à luz de Edgar Morin; relacionar a transdisciplinaridade com a educação básica; e discutir a necessidade de um ensino integrador dos saberes na educação básica. Quanto aos procedimentos metodológicos, trata-se de um estudo de natureza bibliográfica com abordagem qualitativa. Por meio desta pesquisa, infere-se que as reflexões sobre transdisciplinaridade são fundamentais para organizar os saberes nas escolas de Educação Básica, a fim de que os envolvidos no processo educativo possam compreender o mundo contemporâneo por meio de uma visão das interconexões dos fenômenos para entender e enfrentar os desafios postos pela contemporaneidade.
id VERACRUZ-0_3227937a10682f89973aa68858115b5d
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/53442
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
spelling Transdisciplinaridade na educação básica: uma reflexão a partir do conceito de Edgar Morin: Transdisciplinarity in basic education: a reflection from the concept of Edgar Morintransdisciplinaridadeeducação básicateoria da complexidadeorganização do conhecimentoO presente artigo aborda a temática da transdisciplinaridade na educação básica. O tema se justifica pela necessidade de um ensino que valorize a formação integral e global dos estudantes, contribuindo para que eles tenham uma visão “complexa” da realidade e do mundo em que vivem. Assim, a reflexão tem como objetivo geral investigar sobre a transdisciplinaridade na educação básica, a partir da teoria moriniana da complexidade. Para tanto, os objetivos específicos se estruturaram da seguinte forma: conceituar a transdisciplinaridade à luz de Edgar Morin; relacionar a transdisciplinaridade com a educação básica; e discutir a necessidade de um ensino integrador dos saberes na educação básica. Quanto aos procedimentos metodológicos, trata-se de um estudo de natureza bibliográfica com abordagem qualitativa. Por meio desta pesquisa, infere-se que as reflexões sobre transdisciplinaridade são fundamentais para organizar os saberes nas escolas de Educação Básica, a fim de que os envolvidos no processo educativo possam compreender o mundo contemporâneo por meio de uma visão das interconexões dos fenômenos para entender e enfrentar os desafios postos pela contemporaneidade.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-10-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5344210.34117/bjdv8n10-254Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 10 (2022); 68836-68851Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 10 (2022); 68836-68851Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 10 (2022); 68836-688512525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/53442/39705Copyright (c) 2022 Alessandra dos Santos Pereira, Jorge Manoel Adão, Ronaldo Rodrigues da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Alessandra dos SantosAdão, Jorge Manoel da Silva, Ronaldo Rodrigues2022-10-28T17:33:43Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/53442Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:25:04.777750Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Transdisciplinaridade na educação básica: uma reflexão a partir do conceito de Edgar Morin: Transdisciplinarity in basic education: a reflection from the concept of Edgar Morin
title Transdisciplinaridade na educação básica: uma reflexão a partir do conceito de Edgar Morin: Transdisciplinarity in basic education: a reflection from the concept of Edgar Morin
spellingShingle Transdisciplinaridade na educação básica: uma reflexão a partir do conceito de Edgar Morin: Transdisciplinarity in basic education: a reflection from the concept of Edgar Morin
Transdisciplinaridade na educação básica: uma reflexão a partir do conceito de Edgar Morin: Transdisciplinarity in basic education: a reflection from the concept of Edgar Morin
Pereira, Alessandra dos Santos
transdisciplinaridade
educação básica
teoria da complexidade
organização do conhecimento
Pereira, Alessandra dos Santos
transdisciplinaridade
educação básica
teoria da complexidade
organização do conhecimento
title_short Transdisciplinaridade na educação básica: uma reflexão a partir do conceito de Edgar Morin: Transdisciplinarity in basic education: a reflection from the concept of Edgar Morin
title_full Transdisciplinaridade na educação básica: uma reflexão a partir do conceito de Edgar Morin: Transdisciplinarity in basic education: a reflection from the concept of Edgar Morin
title_fullStr Transdisciplinaridade na educação básica: uma reflexão a partir do conceito de Edgar Morin: Transdisciplinarity in basic education: a reflection from the concept of Edgar Morin
Transdisciplinaridade na educação básica: uma reflexão a partir do conceito de Edgar Morin: Transdisciplinarity in basic education: a reflection from the concept of Edgar Morin
title_full_unstemmed Transdisciplinaridade na educação básica: uma reflexão a partir do conceito de Edgar Morin: Transdisciplinarity in basic education: a reflection from the concept of Edgar Morin
Transdisciplinaridade na educação básica: uma reflexão a partir do conceito de Edgar Morin: Transdisciplinarity in basic education: a reflection from the concept of Edgar Morin
title_sort Transdisciplinaridade na educação básica: uma reflexão a partir do conceito de Edgar Morin: Transdisciplinarity in basic education: a reflection from the concept of Edgar Morin
author Pereira, Alessandra dos Santos
author_facet Pereira, Alessandra dos Santos
Pereira, Alessandra dos Santos
Adão, Jorge Manoel
da Silva, Ronaldo Rodrigues
Adão, Jorge Manoel
da Silva, Ronaldo Rodrigues
author_role author
author2 Adão, Jorge Manoel
da Silva, Ronaldo Rodrigues
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Alessandra dos Santos
Adão, Jorge Manoel
da Silva, Ronaldo Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv transdisciplinaridade
educação básica
teoria da complexidade
organização do conhecimento
topic transdisciplinaridade
educação básica
teoria da complexidade
organização do conhecimento
description O presente artigo aborda a temática da transdisciplinaridade na educação básica. O tema se justifica pela necessidade de um ensino que valorize a formação integral e global dos estudantes, contribuindo para que eles tenham uma visão “complexa” da realidade e do mundo em que vivem. Assim, a reflexão tem como objetivo geral investigar sobre a transdisciplinaridade na educação básica, a partir da teoria moriniana da complexidade. Para tanto, os objetivos específicos se estruturaram da seguinte forma: conceituar a transdisciplinaridade à luz de Edgar Morin; relacionar a transdisciplinaridade com a educação básica; e discutir a necessidade de um ensino integrador dos saberes na educação básica. Quanto aos procedimentos metodológicos, trata-se de um estudo de natureza bibliográfica com abordagem qualitativa. Por meio desta pesquisa, infere-se que as reflexões sobre transdisciplinaridade são fundamentais para organizar os saberes nas escolas de Educação Básica, a fim de que os envolvidos no processo educativo possam compreender o mundo contemporâneo por meio de uma visão das interconexões dos fenômenos para entender e enfrentar os desafios postos pela contemporaneidade.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/53442
10.34117/bjdv8n10-254
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/53442
identifier_str_mv 10.34117/bjdv8n10-254
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/53442/39705
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Alessandra dos Santos Pereira, Jorge Manoel Adão, Ronaldo Rodrigues da Silva
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Alessandra dos Santos Pereira, Jorge Manoel Adão, Ronaldo Rodrigues da Silva
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 10 (2022); 68836-68851
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 10 (2022); 68836-68851
Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 10 (2022); 68836-68851
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1822183698247712768
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.34117/bjdv8n10-254