Transdisciplinaridade na educação básica: uma reflexão a partir do conceito de Edgar Morin: Transdisciplinarity in basic education: a reflection from the concept of Edgar Morin
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
DOI: | 10.34117/bjdv8n10-254 |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/53442 |
Resumo: | O presente artigo aborda a temática da transdisciplinaridade na educação básica. O tema se justifica pela necessidade de um ensino que valorize a formação integral e global dos estudantes, contribuindo para que eles tenham uma visão “complexa” da realidade e do mundo em que vivem. Assim, a reflexão tem como objetivo geral investigar sobre a transdisciplinaridade na educação básica, a partir da teoria moriniana da complexidade. Para tanto, os objetivos específicos se estruturaram da seguinte forma: conceituar a transdisciplinaridade à luz de Edgar Morin; relacionar a transdisciplinaridade com a educação básica; e discutir a necessidade de um ensino integrador dos saberes na educação básica. Quanto aos procedimentos metodológicos, trata-se de um estudo de natureza bibliográfica com abordagem qualitativa. Por meio desta pesquisa, infere-se que as reflexões sobre transdisciplinaridade são fundamentais para organizar os saberes nas escolas de Educação Básica, a fim de que os envolvidos no processo educativo possam compreender o mundo contemporâneo por meio de uma visão das interconexões dos fenômenos para entender e enfrentar os desafios postos pela contemporaneidade. |
id |
VERACRUZ-0_3227937a10682f89973aa68858115b5d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/53442 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
spelling |
Transdisciplinaridade na educação básica: uma reflexão a partir do conceito de Edgar Morin: Transdisciplinarity in basic education: a reflection from the concept of Edgar Morintransdisciplinaridadeeducação básicateoria da complexidadeorganização do conhecimentoO presente artigo aborda a temática da transdisciplinaridade na educação básica. O tema se justifica pela necessidade de um ensino que valorize a formação integral e global dos estudantes, contribuindo para que eles tenham uma visão “complexa” da realidade e do mundo em que vivem. Assim, a reflexão tem como objetivo geral investigar sobre a transdisciplinaridade na educação básica, a partir da teoria moriniana da complexidade. Para tanto, os objetivos específicos se estruturaram da seguinte forma: conceituar a transdisciplinaridade à luz de Edgar Morin; relacionar a transdisciplinaridade com a educação básica; e discutir a necessidade de um ensino integrador dos saberes na educação básica. Quanto aos procedimentos metodológicos, trata-se de um estudo de natureza bibliográfica com abordagem qualitativa. Por meio desta pesquisa, infere-se que as reflexões sobre transdisciplinaridade são fundamentais para organizar os saberes nas escolas de Educação Básica, a fim de que os envolvidos no processo educativo possam compreender o mundo contemporâneo por meio de uma visão das interconexões dos fenômenos para entender e enfrentar os desafios postos pela contemporaneidade.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-10-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5344210.34117/bjdv8n10-254Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 10 (2022); 68836-68851Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 10 (2022); 68836-68851Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 10 (2022); 68836-688512525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/53442/39705Copyright (c) 2022 Alessandra dos Santos Pereira, Jorge Manoel Adão, Ronaldo Rodrigues da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Alessandra dos SantosAdão, Jorge Manoel da Silva, Ronaldo Rodrigues2022-10-28T17:33:43Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/53442Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:25:04.777750Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Transdisciplinaridade na educação básica: uma reflexão a partir do conceito de Edgar Morin: Transdisciplinarity in basic education: a reflection from the concept of Edgar Morin |
title |
Transdisciplinaridade na educação básica: uma reflexão a partir do conceito de Edgar Morin: Transdisciplinarity in basic education: a reflection from the concept of Edgar Morin |
spellingShingle |
Transdisciplinaridade na educação básica: uma reflexão a partir do conceito de Edgar Morin: Transdisciplinarity in basic education: a reflection from the concept of Edgar Morin Transdisciplinaridade na educação básica: uma reflexão a partir do conceito de Edgar Morin: Transdisciplinarity in basic education: a reflection from the concept of Edgar Morin Pereira, Alessandra dos Santos transdisciplinaridade educação básica teoria da complexidade organização do conhecimento Pereira, Alessandra dos Santos transdisciplinaridade educação básica teoria da complexidade organização do conhecimento |
title_short |
Transdisciplinaridade na educação básica: uma reflexão a partir do conceito de Edgar Morin: Transdisciplinarity in basic education: a reflection from the concept of Edgar Morin |
title_full |
Transdisciplinaridade na educação básica: uma reflexão a partir do conceito de Edgar Morin: Transdisciplinarity in basic education: a reflection from the concept of Edgar Morin |
title_fullStr |
Transdisciplinaridade na educação básica: uma reflexão a partir do conceito de Edgar Morin: Transdisciplinarity in basic education: a reflection from the concept of Edgar Morin Transdisciplinaridade na educação básica: uma reflexão a partir do conceito de Edgar Morin: Transdisciplinarity in basic education: a reflection from the concept of Edgar Morin |
title_full_unstemmed |
Transdisciplinaridade na educação básica: uma reflexão a partir do conceito de Edgar Morin: Transdisciplinarity in basic education: a reflection from the concept of Edgar Morin Transdisciplinaridade na educação básica: uma reflexão a partir do conceito de Edgar Morin: Transdisciplinarity in basic education: a reflection from the concept of Edgar Morin |
title_sort |
Transdisciplinaridade na educação básica: uma reflexão a partir do conceito de Edgar Morin: Transdisciplinarity in basic education: a reflection from the concept of Edgar Morin |
author |
Pereira, Alessandra dos Santos |
author_facet |
Pereira, Alessandra dos Santos Pereira, Alessandra dos Santos Adão, Jorge Manoel da Silva, Ronaldo Rodrigues Adão, Jorge Manoel da Silva, Ronaldo Rodrigues |
author_role |
author |
author2 |
Adão, Jorge Manoel da Silva, Ronaldo Rodrigues |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Alessandra dos Santos Adão, Jorge Manoel da Silva, Ronaldo Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
transdisciplinaridade educação básica teoria da complexidade organização do conhecimento |
topic |
transdisciplinaridade educação básica teoria da complexidade organização do conhecimento |
description |
O presente artigo aborda a temática da transdisciplinaridade na educação básica. O tema se justifica pela necessidade de um ensino que valorize a formação integral e global dos estudantes, contribuindo para que eles tenham uma visão “complexa” da realidade e do mundo em que vivem. Assim, a reflexão tem como objetivo geral investigar sobre a transdisciplinaridade na educação básica, a partir da teoria moriniana da complexidade. Para tanto, os objetivos específicos se estruturaram da seguinte forma: conceituar a transdisciplinaridade à luz de Edgar Morin; relacionar a transdisciplinaridade com a educação básica; e discutir a necessidade de um ensino integrador dos saberes na educação básica. Quanto aos procedimentos metodológicos, trata-se de um estudo de natureza bibliográfica com abordagem qualitativa. Por meio desta pesquisa, infere-se que as reflexões sobre transdisciplinaridade são fundamentais para organizar os saberes nas escolas de Educação Básica, a fim de que os envolvidos no processo educativo possam compreender o mundo contemporâneo por meio de uma visão das interconexões dos fenômenos para entender e enfrentar os desafios postos pela contemporaneidade. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-10-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/53442 10.34117/bjdv8n10-254 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/53442 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv8n10-254 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/53442/39705 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Alessandra dos Santos Pereira, Jorge Manoel Adão, Ronaldo Rodrigues da Silva info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Alessandra dos Santos Pereira, Jorge Manoel Adão, Ronaldo Rodrigues da Silva |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 10 (2022); 68836-68851 Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 10 (2022); 68836-68851 Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 10 (2022); 68836-68851 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1822183698247712768 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.34117/bjdv8n10-254 |