Crianças com altas habilidades/superdotação (AH / S) no contexto de sala de aula do ensino regular / Children with high skills / penalty (AH / S) in the classroom context of regular education

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: dos Santos, Girlaynne Michellyne Farias
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Gusmão Coutinho, Diogenes José
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/6166
Resumo: A sociedade tem buscado corresponder todas as demandas que vão surgindo naturalmente com a evolução humana. Dentro dessas demandas, questões que envolvem atuação política e, principalmente efetividade prática em suas normatizações. A inclusão escolar não é um tema novo, crianças com necessidades específicas tem ocupado cada vez mais, salas de aula de ensino regular, dentre elas, estudantes com Altas Habilidades e Superdotação (AH/S). Estudantes identificados com altas habilidades/superdotação, apresentam características que se diferenciam dos demais colegas, requerendo tanto dos educadores quanto do ambiente escolar onde estão inseridos, uma assistência direcionada. Entretanto, alguns fatores podem comprometer essa assistência. A pesquisa teve como objetivo, conhecer a percepção de educadores de sala de aula regular sobre alunos com Altas Habilidades/ Superdotação (AH/SD) em escolas da rede pública de ensino. O estudo é do tipo qualitativo, apresentando natureza descritiva explicativa, pautado na pesquisa da literatura disponível, observação e interpretação dos dados colhidos através de entrevistas. É importante que exista de uma forma mais substancial, a criação e aplicabilidade de políticas públicas eficazes, por todas as esferas governamentais, qualificando todos os agentes envolvidos no processo de inclusão escolar da rede de ensino regular. A legislação vigente no país oferece todo suporte legal para o atendimento aos alunos AH/S, em salas de aula do ensino regular, entretanto, no ambiente escolar, outras demandas para o atendimento adequado podem interferir no processo de ensino e aprendizagem e desenvolvimento desse educando.
id VERACRUZ-0_328bdc143e1d72934eed92a40dd192a7
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/6166
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Crianças com altas habilidades/superdotação (AH / S) no contexto de sala de aula do ensino regular / Children with high skills / penalty (AH / S) in the classroom context of regular educationEducaçãoInclusão EscolarEducandosEducadoresNecessidades específicas.A sociedade tem buscado corresponder todas as demandas que vão surgindo naturalmente com a evolução humana. Dentro dessas demandas, questões que envolvem atuação política e, principalmente efetividade prática em suas normatizações. A inclusão escolar não é um tema novo, crianças com necessidades específicas tem ocupado cada vez mais, salas de aula de ensino regular, dentre elas, estudantes com Altas Habilidades e Superdotação (AH/S). Estudantes identificados com altas habilidades/superdotação, apresentam características que se diferenciam dos demais colegas, requerendo tanto dos educadores quanto do ambiente escolar onde estão inseridos, uma assistência direcionada. Entretanto, alguns fatores podem comprometer essa assistência. A pesquisa teve como objetivo, conhecer a percepção de educadores de sala de aula regular sobre alunos com Altas Habilidades/ Superdotação (AH/SD) em escolas da rede pública de ensino. O estudo é do tipo qualitativo, apresentando natureza descritiva explicativa, pautado na pesquisa da literatura disponível, observação e interpretação dos dados colhidos através de entrevistas. É importante que exista de uma forma mais substancial, a criação e aplicabilidade de políticas públicas eficazes, por todas as esferas governamentais, qualificando todos os agentes envolvidos no processo de inclusão escolar da rede de ensino regular. A legislação vigente no país oferece todo suporte legal para o atendimento aos alunos AH/S, em salas de aula do ensino regular, entretanto, no ambiente escolar, outras demandas para o atendimento adequado podem interferir no processo de ensino e aprendizagem e desenvolvimento desse educando.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-01-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/616610.34117/bjdv6n1-185Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 1 (2020); 2501-2522Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 1 (2020); 2501-2522Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 1 (2020); 2501-25222525-876110.34117/bjdv.v6i1reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/6166/5483Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessdos Santos, Girlaynne Michellyne FariasGusmão Coutinho, Diogenes José2020-03-19T17:44:01Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/6166Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:04:43.267804Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Crianças com altas habilidades/superdotação (AH / S) no contexto de sala de aula do ensino regular / Children with high skills / penalty (AH / S) in the classroom context of regular education
title Crianças com altas habilidades/superdotação (AH / S) no contexto de sala de aula do ensino regular / Children with high skills / penalty (AH / S) in the classroom context of regular education
spellingShingle Crianças com altas habilidades/superdotação (AH / S) no contexto de sala de aula do ensino regular / Children with high skills / penalty (AH / S) in the classroom context of regular education
dos Santos, Girlaynne Michellyne Farias
Educação
Inclusão Escolar
Educandos
Educadores
Necessidades específicas.
title_short Crianças com altas habilidades/superdotação (AH / S) no contexto de sala de aula do ensino regular / Children with high skills / penalty (AH / S) in the classroom context of regular education
title_full Crianças com altas habilidades/superdotação (AH / S) no contexto de sala de aula do ensino regular / Children with high skills / penalty (AH / S) in the classroom context of regular education
title_fullStr Crianças com altas habilidades/superdotação (AH / S) no contexto de sala de aula do ensino regular / Children with high skills / penalty (AH / S) in the classroom context of regular education
title_full_unstemmed Crianças com altas habilidades/superdotação (AH / S) no contexto de sala de aula do ensino regular / Children with high skills / penalty (AH / S) in the classroom context of regular education
title_sort Crianças com altas habilidades/superdotação (AH / S) no contexto de sala de aula do ensino regular / Children with high skills / penalty (AH / S) in the classroom context of regular education
author dos Santos, Girlaynne Michellyne Farias
author_facet dos Santos, Girlaynne Michellyne Farias
Gusmão Coutinho, Diogenes José
author_role author
author2 Gusmão Coutinho, Diogenes José
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv dos Santos, Girlaynne Michellyne Farias
Gusmão Coutinho, Diogenes José
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Inclusão Escolar
Educandos
Educadores
Necessidades específicas.
topic Educação
Inclusão Escolar
Educandos
Educadores
Necessidades específicas.
description A sociedade tem buscado corresponder todas as demandas que vão surgindo naturalmente com a evolução humana. Dentro dessas demandas, questões que envolvem atuação política e, principalmente efetividade prática em suas normatizações. A inclusão escolar não é um tema novo, crianças com necessidades específicas tem ocupado cada vez mais, salas de aula de ensino regular, dentre elas, estudantes com Altas Habilidades e Superdotação (AH/S). Estudantes identificados com altas habilidades/superdotação, apresentam características que se diferenciam dos demais colegas, requerendo tanto dos educadores quanto do ambiente escolar onde estão inseridos, uma assistência direcionada. Entretanto, alguns fatores podem comprometer essa assistência. A pesquisa teve como objetivo, conhecer a percepção de educadores de sala de aula regular sobre alunos com Altas Habilidades/ Superdotação (AH/SD) em escolas da rede pública de ensino. O estudo é do tipo qualitativo, apresentando natureza descritiva explicativa, pautado na pesquisa da literatura disponível, observação e interpretação dos dados colhidos através de entrevistas. É importante que exista de uma forma mais substancial, a criação e aplicabilidade de políticas públicas eficazes, por todas as esferas governamentais, qualificando todos os agentes envolvidos no processo de inclusão escolar da rede de ensino regular. A legislação vigente no país oferece todo suporte legal para o atendimento aos alunos AH/S, em salas de aula do ensino regular, entretanto, no ambiente escolar, outras demandas para o atendimento adequado podem interferir no processo de ensino e aprendizagem e desenvolvimento desse educando.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/6166
10.34117/bjdv6n1-185
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/6166
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n1-185
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/6166/5483
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 1 (2020); 2501-2522
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 1 (2020); 2501-2522
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 1 (2020); 2501-2522
2525-8761
10.34117/bjdv.v6i1
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645436893790208