Crianças com altas habilidades/superdotação (AH / S) no contexto de sala de aula do ensino regular / Children with high skills / penalty (AH / S) in the classroom context of regular education
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/6166 |
Resumo: | A sociedade tem buscado corresponder todas as demandas que vão surgindo naturalmente com a evolução humana. Dentro dessas demandas, questões que envolvem atuação política e, principalmente efetividade prática em suas normatizações. A inclusão escolar não é um tema novo, crianças com necessidades específicas tem ocupado cada vez mais, salas de aula de ensino regular, dentre elas, estudantes com Altas Habilidades e Superdotação (AH/S). Estudantes identificados com altas habilidades/superdotação, apresentam características que se diferenciam dos demais colegas, requerendo tanto dos educadores quanto do ambiente escolar onde estão inseridos, uma assistência direcionada. Entretanto, alguns fatores podem comprometer essa assistência. A pesquisa teve como objetivo, conhecer a percepção de educadores de sala de aula regular sobre alunos com Altas Habilidades/ Superdotação (AH/SD) em escolas da rede pública de ensino. O estudo é do tipo qualitativo, apresentando natureza descritiva explicativa, pautado na pesquisa da literatura disponível, observação e interpretação dos dados colhidos através de entrevistas. É importante que exista de uma forma mais substancial, a criação e aplicabilidade de políticas públicas eficazes, por todas as esferas governamentais, qualificando todos os agentes envolvidos no processo de inclusão escolar da rede de ensino regular. A legislação vigente no país oferece todo suporte legal para o atendimento aos alunos AH/S, em salas de aula do ensino regular, entretanto, no ambiente escolar, outras demandas para o atendimento adequado podem interferir no processo de ensino e aprendizagem e desenvolvimento desse educando. |
id |
VERACRUZ-0_328bdc143e1d72934eed92a40dd192a7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/6166 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Crianças com altas habilidades/superdotação (AH / S) no contexto de sala de aula do ensino regular / Children with high skills / penalty (AH / S) in the classroom context of regular educationEducaçãoInclusão EscolarEducandosEducadoresNecessidades específicas.A sociedade tem buscado corresponder todas as demandas que vão surgindo naturalmente com a evolução humana. Dentro dessas demandas, questões que envolvem atuação política e, principalmente efetividade prática em suas normatizações. A inclusão escolar não é um tema novo, crianças com necessidades específicas tem ocupado cada vez mais, salas de aula de ensino regular, dentre elas, estudantes com Altas Habilidades e Superdotação (AH/S). Estudantes identificados com altas habilidades/superdotação, apresentam características que se diferenciam dos demais colegas, requerendo tanto dos educadores quanto do ambiente escolar onde estão inseridos, uma assistência direcionada. Entretanto, alguns fatores podem comprometer essa assistência. A pesquisa teve como objetivo, conhecer a percepção de educadores de sala de aula regular sobre alunos com Altas Habilidades/ Superdotação (AH/SD) em escolas da rede pública de ensino. O estudo é do tipo qualitativo, apresentando natureza descritiva explicativa, pautado na pesquisa da literatura disponível, observação e interpretação dos dados colhidos através de entrevistas. É importante que exista de uma forma mais substancial, a criação e aplicabilidade de políticas públicas eficazes, por todas as esferas governamentais, qualificando todos os agentes envolvidos no processo de inclusão escolar da rede de ensino regular. A legislação vigente no país oferece todo suporte legal para o atendimento aos alunos AH/S, em salas de aula do ensino regular, entretanto, no ambiente escolar, outras demandas para o atendimento adequado podem interferir no processo de ensino e aprendizagem e desenvolvimento desse educando.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-01-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/616610.34117/bjdv6n1-185Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 1 (2020); 2501-2522Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 1 (2020); 2501-2522Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 1 (2020); 2501-25222525-876110.34117/bjdv.v6i1reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/6166/5483Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessdos Santos, Girlaynne Michellyne FariasGusmão Coutinho, Diogenes José2020-03-19T17:44:01Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/6166Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:04:43.267804Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Crianças com altas habilidades/superdotação (AH / S) no contexto de sala de aula do ensino regular / Children with high skills / penalty (AH / S) in the classroom context of regular education |
title |
Crianças com altas habilidades/superdotação (AH / S) no contexto de sala de aula do ensino regular / Children with high skills / penalty (AH / S) in the classroom context of regular education |
spellingShingle |
Crianças com altas habilidades/superdotação (AH / S) no contexto de sala de aula do ensino regular / Children with high skills / penalty (AH / S) in the classroom context of regular education dos Santos, Girlaynne Michellyne Farias Educação Inclusão Escolar Educandos Educadores Necessidades específicas. |
title_short |
Crianças com altas habilidades/superdotação (AH / S) no contexto de sala de aula do ensino regular / Children with high skills / penalty (AH / S) in the classroom context of regular education |
title_full |
Crianças com altas habilidades/superdotação (AH / S) no contexto de sala de aula do ensino regular / Children with high skills / penalty (AH / S) in the classroom context of regular education |
title_fullStr |
Crianças com altas habilidades/superdotação (AH / S) no contexto de sala de aula do ensino regular / Children with high skills / penalty (AH / S) in the classroom context of regular education |
title_full_unstemmed |
Crianças com altas habilidades/superdotação (AH / S) no contexto de sala de aula do ensino regular / Children with high skills / penalty (AH / S) in the classroom context of regular education |
title_sort |
Crianças com altas habilidades/superdotação (AH / S) no contexto de sala de aula do ensino regular / Children with high skills / penalty (AH / S) in the classroom context of regular education |
author |
dos Santos, Girlaynne Michellyne Farias |
author_facet |
dos Santos, Girlaynne Michellyne Farias Gusmão Coutinho, Diogenes José |
author_role |
author |
author2 |
Gusmão Coutinho, Diogenes José |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
dos Santos, Girlaynne Michellyne Farias Gusmão Coutinho, Diogenes José |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Inclusão Escolar Educandos Educadores Necessidades específicas. |
topic |
Educação Inclusão Escolar Educandos Educadores Necessidades específicas. |
description |
A sociedade tem buscado corresponder todas as demandas que vão surgindo naturalmente com a evolução humana. Dentro dessas demandas, questões que envolvem atuação política e, principalmente efetividade prática em suas normatizações. A inclusão escolar não é um tema novo, crianças com necessidades específicas tem ocupado cada vez mais, salas de aula de ensino regular, dentre elas, estudantes com Altas Habilidades e Superdotação (AH/S). Estudantes identificados com altas habilidades/superdotação, apresentam características que se diferenciam dos demais colegas, requerendo tanto dos educadores quanto do ambiente escolar onde estão inseridos, uma assistência direcionada. Entretanto, alguns fatores podem comprometer essa assistência. A pesquisa teve como objetivo, conhecer a percepção de educadores de sala de aula regular sobre alunos com Altas Habilidades/ Superdotação (AH/SD) em escolas da rede pública de ensino. O estudo é do tipo qualitativo, apresentando natureza descritiva explicativa, pautado na pesquisa da literatura disponível, observação e interpretação dos dados colhidos através de entrevistas. É importante que exista de uma forma mais substancial, a criação e aplicabilidade de políticas públicas eficazes, por todas as esferas governamentais, qualificando todos os agentes envolvidos no processo de inclusão escolar da rede de ensino regular. A legislação vigente no país oferece todo suporte legal para o atendimento aos alunos AH/S, em salas de aula do ensino regular, entretanto, no ambiente escolar, outras demandas para o atendimento adequado podem interferir no processo de ensino e aprendizagem e desenvolvimento desse educando. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-01-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/6166 10.34117/bjdv6n1-185 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/6166 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv6n1-185 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/6166/5483 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 1 (2020); 2501-2522 Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 1 (2020); 2501-2522 Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 1 (2020); 2501-2522 2525-8761 10.34117/bjdv.v6i1 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645436893790208 |