O uso de Quadrinhos em sala de Aula uma possibilidade de melhorar a compreensão e aprendizagem dos alunos / The use of Comics in the classroom as a possibility to improve students' understanding and learning

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Azevedo, Ana Katarina Nascimento
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Camarotti, Maria de Fátima
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/22403
Resumo: O ensino de Biologia, em algumas situações pedagógicas tem promovido uma aprendizagem ineficiente, pois os conteúdos são ministrados de forma fragmentada não associando conceito a processos, assim os estudantes acabam por memorizar termos ao invés de compreendê-los. Este cenário precisa se modificar pois os estudantes precisam de conhecimentos indispensáveis ao exercício da cidadania. Assim, a pesquisa pautada na construção do conhecimento com a utilização de Histórias em Quadrinhos (HQ), teve como objetivos: avaliar se o método de construção própria, permitiria aos estudantes saber o necessário para que ele desenvolvesse sua própria aprendizagem, sensibilizar para estudar a Biologia de forma criativa; incentivar o hábito de leitura e motivar para entenderem a Biologia. O estudo baseia-se na pesquisa qualitativa, documental e bibliográfica. Houve a aplicação de questionários: um para avaliar o conhecimento prévio e o outro para saber a concepção dos conteúdos e se houve incentivo à leitura de forma crítica e criativa. Os dados foram analisados através da análise de conteúdo. Desenvolveu-se na EE Jerônimo Gueiros (Natal/RN) com 32 estudantes das turmas de 1ª série e ocorreu de maio a dezembro de 2019. A produção das HQ ocorreu a partir da escolha entre os temas apresentados e pesquisados em grupos. Foram construídas 17 ilustrações e 18 HQ com os temas da molécula de DNA ou RNA e ecologia. Os roteiros foram realizados com a orientação de questões norteadoras que os estudantes responderam ao investigar sobre os conteúdos. A análise dos resultados permitiu verificar que o hábito de leitura foi incrementado, os estudantes se sentiram mais motivados a estudar, sendo esta motivação desencadeada pela construção das HQ. Durante a construção das HQ, ocorreu a mútua colaboração, com exercício de reflexão e argumentação, sobretudo em relação ao que seria posto no roteiro. Por fim, ao final das atividades ocorreu a exposição das HQ produzidas em um painel. Pode-se concluir que a criação de HQ favorece a aprendizagem e pode ser utilizada como metodologia lúdica na qual os próprios estudantes, através da investigação e do protagonismo, têm uma melhora em sua aprendizagem.
id VERACRUZ-0_35228e5fee06545242db4124bd20a581
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/22403
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling O uso de Quadrinhos em sala de Aula uma possibilidade de melhorar a compreensão e aprendizagem dos alunos / The use of Comics in the classroom as a possibility to improve students' understanding and learningMetodologias Ativas. Lúdico. Investigacão. Protagonismo. Ensino Médio.O ensino de Biologia, em algumas situações pedagógicas tem promovido uma aprendizagem ineficiente, pois os conteúdos são ministrados de forma fragmentada não associando conceito a processos, assim os estudantes acabam por memorizar termos ao invés de compreendê-los. Este cenário precisa se modificar pois os estudantes precisam de conhecimentos indispensáveis ao exercício da cidadania. Assim, a pesquisa pautada na construção do conhecimento com a utilização de Histórias em Quadrinhos (HQ), teve como objetivos: avaliar se o método de construção própria, permitiria aos estudantes saber o necessário para que ele desenvolvesse sua própria aprendizagem, sensibilizar para estudar a Biologia de forma criativa; incentivar o hábito de leitura e motivar para entenderem a Biologia. O estudo baseia-se na pesquisa qualitativa, documental e bibliográfica. Houve a aplicação de questionários: um para avaliar o conhecimento prévio e o outro para saber a concepção dos conteúdos e se houve incentivo à leitura de forma crítica e criativa. Os dados foram analisados através da análise de conteúdo. Desenvolveu-se na EE Jerônimo Gueiros (Natal/RN) com 32 estudantes das turmas de 1ª série e ocorreu de maio a dezembro de 2019. A produção das HQ ocorreu a partir da escolha entre os temas apresentados e pesquisados em grupos. Foram construídas 17 ilustrações e 18 HQ com os temas da molécula de DNA ou RNA e ecologia. Os roteiros foram realizados com a orientação de questões norteadoras que os estudantes responderam ao investigar sobre os conteúdos. A análise dos resultados permitiu verificar que o hábito de leitura foi incrementado, os estudantes se sentiram mais motivados a estudar, sendo esta motivação desencadeada pela construção das HQ. Durante a construção das HQ, ocorreu a mútua colaboração, com exercício de reflexão e argumentação, sobretudo em relação ao que seria posto no roteiro. Por fim, ao final das atividades ocorreu a exposição das HQ produzidas em um painel. Pode-se concluir que a criação de HQ favorece a aprendizagem e pode ser utilizada como metodologia lúdica na qual os próprios estudantes, através da investigação e do protagonismo, têm uma melhora em sua aprendizagem.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2240310.34117/bjdv6n12-762Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 12 (2020); 103799-103816Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 12 (2020); 103799-103816Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 12 (2020); 103799-1038162525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/22403/17933Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Azevedo, Ana Katarina NascimentoCamarotti, Maria de Fátima2021-06-07T20:46:36Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/22403Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:12:24.827594Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso de Quadrinhos em sala de Aula uma possibilidade de melhorar a compreensão e aprendizagem dos alunos / The use of Comics in the classroom as a possibility to improve students' understanding and learning
title O uso de Quadrinhos em sala de Aula uma possibilidade de melhorar a compreensão e aprendizagem dos alunos / The use of Comics in the classroom as a possibility to improve students' understanding and learning
spellingShingle O uso de Quadrinhos em sala de Aula uma possibilidade de melhorar a compreensão e aprendizagem dos alunos / The use of Comics in the classroom as a possibility to improve students' understanding and learning
de Azevedo, Ana Katarina Nascimento
Metodologias Ativas. Lúdico. Investigacão. Protagonismo. Ensino Médio.
title_short O uso de Quadrinhos em sala de Aula uma possibilidade de melhorar a compreensão e aprendizagem dos alunos / The use of Comics in the classroom as a possibility to improve students' understanding and learning
title_full O uso de Quadrinhos em sala de Aula uma possibilidade de melhorar a compreensão e aprendizagem dos alunos / The use of Comics in the classroom as a possibility to improve students' understanding and learning
title_fullStr O uso de Quadrinhos em sala de Aula uma possibilidade de melhorar a compreensão e aprendizagem dos alunos / The use of Comics in the classroom as a possibility to improve students' understanding and learning
title_full_unstemmed O uso de Quadrinhos em sala de Aula uma possibilidade de melhorar a compreensão e aprendizagem dos alunos / The use of Comics in the classroom as a possibility to improve students' understanding and learning
title_sort O uso de Quadrinhos em sala de Aula uma possibilidade de melhorar a compreensão e aprendizagem dos alunos / The use of Comics in the classroom as a possibility to improve students' understanding and learning
author de Azevedo, Ana Katarina Nascimento
author_facet de Azevedo, Ana Katarina Nascimento
Camarotti, Maria de Fátima
author_role author
author2 Camarotti, Maria de Fátima
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Azevedo, Ana Katarina Nascimento
Camarotti, Maria de Fátima
dc.subject.por.fl_str_mv Metodologias Ativas. Lúdico. Investigacão. Protagonismo. Ensino Médio.
topic Metodologias Ativas. Lúdico. Investigacão. Protagonismo. Ensino Médio.
description O ensino de Biologia, em algumas situações pedagógicas tem promovido uma aprendizagem ineficiente, pois os conteúdos são ministrados de forma fragmentada não associando conceito a processos, assim os estudantes acabam por memorizar termos ao invés de compreendê-los. Este cenário precisa se modificar pois os estudantes precisam de conhecimentos indispensáveis ao exercício da cidadania. Assim, a pesquisa pautada na construção do conhecimento com a utilização de Histórias em Quadrinhos (HQ), teve como objetivos: avaliar se o método de construção própria, permitiria aos estudantes saber o necessário para que ele desenvolvesse sua própria aprendizagem, sensibilizar para estudar a Biologia de forma criativa; incentivar o hábito de leitura e motivar para entenderem a Biologia. O estudo baseia-se na pesquisa qualitativa, documental e bibliográfica. Houve a aplicação de questionários: um para avaliar o conhecimento prévio e o outro para saber a concepção dos conteúdos e se houve incentivo à leitura de forma crítica e criativa. Os dados foram analisados através da análise de conteúdo. Desenvolveu-se na EE Jerônimo Gueiros (Natal/RN) com 32 estudantes das turmas de 1ª série e ocorreu de maio a dezembro de 2019. A produção das HQ ocorreu a partir da escolha entre os temas apresentados e pesquisados em grupos. Foram construídas 17 ilustrações e 18 HQ com os temas da molécula de DNA ou RNA e ecologia. Os roteiros foram realizados com a orientação de questões norteadoras que os estudantes responderam ao investigar sobre os conteúdos. A análise dos resultados permitiu verificar que o hábito de leitura foi incrementado, os estudantes se sentiram mais motivados a estudar, sendo esta motivação desencadeada pela construção das HQ. Durante a construção das HQ, ocorreu a mútua colaboração, com exercício de reflexão e argumentação, sobretudo em relação ao que seria posto no roteiro. Por fim, ao final das atividades ocorreu a exposição das HQ produzidas em um painel. Pode-se concluir que a criação de HQ favorece a aprendizagem e pode ser utilizada como metodologia lúdica na qual os próprios estudantes, através da investigação e do protagonismo, têm uma melhora em sua aprendizagem.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/22403
10.34117/bjdv6n12-762
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/22403
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n12-762
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/22403/17933
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 12 (2020); 103799-103816
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 12 (2020); 103799-103816
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 12 (2020); 103799-103816
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645502414061568