O uso de Quadrinhos em sala de Aula uma possibilidade de melhorar a compreensão e aprendizagem dos alunos / The use of Comics in the classroom as a possibility to improve students' understanding and learning
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/22403 |
Resumo: | O ensino de Biologia, em algumas situações pedagógicas tem promovido uma aprendizagem ineficiente, pois os conteúdos são ministrados de forma fragmentada não associando conceito a processos, assim os estudantes acabam por memorizar termos ao invés de compreendê-los. Este cenário precisa se modificar pois os estudantes precisam de conhecimentos indispensáveis ao exercício da cidadania. Assim, a pesquisa pautada na construção do conhecimento com a utilização de Histórias em Quadrinhos (HQ), teve como objetivos: avaliar se o método de construção própria, permitiria aos estudantes saber o necessário para que ele desenvolvesse sua própria aprendizagem, sensibilizar para estudar a Biologia de forma criativa; incentivar o hábito de leitura e motivar para entenderem a Biologia. O estudo baseia-se na pesquisa qualitativa, documental e bibliográfica. Houve a aplicação de questionários: um para avaliar o conhecimento prévio e o outro para saber a concepção dos conteúdos e se houve incentivo à leitura de forma crítica e criativa. Os dados foram analisados através da análise de conteúdo. Desenvolveu-se na EE Jerônimo Gueiros (Natal/RN) com 32 estudantes das turmas de 1ª série e ocorreu de maio a dezembro de 2019. A produção das HQ ocorreu a partir da escolha entre os temas apresentados e pesquisados em grupos. Foram construídas 17 ilustrações e 18 HQ com os temas da molécula de DNA ou RNA e ecologia. Os roteiros foram realizados com a orientação de questões norteadoras que os estudantes responderam ao investigar sobre os conteúdos. A análise dos resultados permitiu verificar que o hábito de leitura foi incrementado, os estudantes se sentiram mais motivados a estudar, sendo esta motivação desencadeada pela construção das HQ. Durante a construção das HQ, ocorreu a mútua colaboração, com exercício de reflexão e argumentação, sobretudo em relação ao que seria posto no roteiro. Por fim, ao final das atividades ocorreu a exposição das HQ produzidas em um painel. Pode-se concluir que a criação de HQ favorece a aprendizagem e pode ser utilizada como metodologia lúdica na qual os próprios estudantes, através da investigação e do protagonismo, têm uma melhora em sua aprendizagem. |
id |
VERACRUZ-0_35228e5fee06545242db4124bd20a581 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/22403 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
O uso de Quadrinhos em sala de Aula uma possibilidade de melhorar a compreensão e aprendizagem dos alunos / The use of Comics in the classroom as a possibility to improve students' understanding and learningMetodologias Ativas. Lúdico. Investigacão. Protagonismo. Ensino Médio.O ensino de Biologia, em algumas situações pedagógicas tem promovido uma aprendizagem ineficiente, pois os conteúdos são ministrados de forma fragmentada não associando conceito a processos, assim os estudantes acabam por memorizar termos ao invés de compreendê-los. Este cenário precisa se modificar pois os estudantes precisam de conhecimentos indispensáveis ao exercício da cidadania. Assim, a pesquisa pautada na construção do conhecimento com a utilização de Histórias em Quadrinhos (HQ), teve como objetivos: avaliar se o método de construção própria, permitiria aos estudantes saber o necessário para que ele desenvolvesse sua própria aprendizagem, sensibilizar para estudar a Biologia de forma criativa; incentivar o hábito de leitura e motivar para entenderem a Biologia. O estudo baseia-se na pesquisa qualitativa, documental e bibliográfica. Houve a aplicação de questionários: um para avaliar o conhecimento prévio e o outro para saber a concepção dos conteúdos e se houve incentivo à leitura de forma crítica e criativa. Os dados foram analisados através da análise de conteúdo. Desenvolveu-se na EE Jerônimo Gueiros (Natal/RN) com 32 estudantes das turmas de 1ª série e ocorreu de maio a dezembro de 2019. A produção das HQ ocorreu a partir da escolha entre os temas apresentados e pesquisados em grupos. Foram construídas 17 ilustrações e 18 HQ com os temas da molécula de DNA ou RNA e ecologia. Os roteiros foram realizados com a orientação de questões norteadoras que os estudantes responderam ao investigar sobre os conteúdos. A análise dos resultados permitiu verificar que o hábito de leitura foi incrementado, os estudantes se sentiram mais motivados a estudar, sendo esta motivação desencadeada pela construção das HQ. Durante a construção das HQ, ocorreu a mútua colaboração, com exercício de reflexão e argumentação, sobretudo em relação ao que seria posto no roteiro. Por fim, ao final das atividades ocorreu a exposição das HQ produzidas em um painel. Pode-se concluir que a criação de HQ favorece a aprendizagem e pode ser utilizada como metodologia lúdica na qual os próprios estudantes, através da investigação e do protagonismo, têm uma melhora em sua aprendizagem.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2240310.34117/bjdv6n12-762Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 12 (2020); 103799-103816Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 12 (2020); 103799-103816Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 12 (2020); 103799-1038162525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/22403/17933Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Azevedo, Ana Katarina NascimentoCamarotti, Maria de Fátima2021-06-07T20:46:36Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/22403Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:12:24.827594Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O uso de Quadrinhos em sala de Aula uma possibilidade de melhorar a compreensão e aprendizagem dos alunos / The use of Comics in the classroom as a possibility to improve students' understanding and learning |
title |
O uso de Quadrinhos em sala de Aula uma possibilidade de melhorar a compreensão e aprendizagem dos alunos / The use of Comics in the classroom as a possibility to improve students' understanding and learning |
spellingShingle |
O uso de Quadrinhos em sala de Aula uma possibilidade de melhorar a compreensão e aprendizagem dos alunos / The use of Comics in the classroom as a possibility to improve students' understanding and learning de Azevedo, Ana Katarina Nascimento Metodologias Ativas. Lúdico. Investigacão. Protagonismo. Ensino Médio. |
title_short |
O uso de Quadrinhos em sala de Aula uma possibilidade de melhorar a compreensão e aprendizagem dos alunos / The use of Comics in the classroom as a possibility to improve students' understanding and learning |
title_full |
O uso de Quadrinhos em sala de Aula uma possibilidade de melhorar a compreensão e aprendizagem dos alunos / The use of Comics in the classroom as a possibility to improve students' understanding and learning |
title_fullStr |
O uso de Quadrinhos em sala de Aula uma possibilidade de melhorar a compreensão e aprendizagem dos alunos / The use of Comics in the classroom as a possibility to improve students' understanding and learning |
title_full_unstemmed |
O uso de Quadrinhos em sala de Aula uma possibilidade de melhorar a compreensão e aprendizagem dos alunos / The use of Comics in the classroom as a possibility to improve students' understanding and learning |
title_sort |
O uso de Quadrinhos em sala de Aula uma possibilidade de melhorar a compreensão e aprendizagem dos alunos / The use of Comics in the classroom as a possibility to improve students' understanding and learning |
author |
de Azevedo, Ana Katarina Nascimento |
author_facet |
de Azevedo, Ana Katarina Nascimento Camarotti, Maria de Fátima |
author_role |
author |
author2 |
Camarotti, Maria de Fátima |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Azevedo, Ana Katarina Nascimento Camarotti, Maria de Fátima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Metodologias Ativas. Lúdico. Investigacão. Protagonismo. Ensino Médio. |
topic |
Metodologias Ativas. Lúdico. Investigacão. Protagonismo. Ensino Médio. |
description |
O ensino de Biologia, em algumas situações pedagógicas tem promovido uma aprendizagem ineficiente, pois os conteúdos são ministrados de forma fragmentada não associando conceito a processos, assim os estudantes acabam por memorizar termos ao invés de compreendê-los. Este cenário precisa se modificar pois os estudantes precisam de conhecimentos indispensáveis ao exercício da cidadania. Assim, a pesquisa pautada na construção do conhecimento com a utilização de Histórias em Quadrinhos (HQ), teve como objetivos: avaliar se o método de construção própria, permitiria aos estudantes saber o necessário para que ele desenvolvesse sua própria aprendizagem, sensibilizar para estudar a Biologia de forma criativa; incentivar o hábito de leitura e motivar para entenderem a Biologia. O estudo baseia-se na pesquisa qualitativa, documental e bibliográfica. Houve a aplicação de questionários: um para avaliar o conhecimento prévio e o outro para saber a concepção dos conteúdos e se houve incentivo à leitura de forma crítica e criativa. Os dados foram analisados através da análise de conteúdo. Desenvolveu-se na EE Jerônimo Gueiros (Natal/RN) com 32 estudantes das turmas de 1ª série e ocorreu de maio a dezembro de 2019. A produção das HQ ocorreu a partir da escolha entre os temas apresentados e pesquisados em grupos. Foram construídas 17 ilustrações e 18 HQ com os temas da molécula de DNA ou RNA e ecologia. Os roteiros foram realizados com a orientação de questões norteadoras que os estudantes responderam ao investigar sobre os conteúdos. A análise dos resultados permitiu verificar que o hábito de leitura foi incrementado, os estudantes se sentiram mais motivados a estudar, sendo esta motivação desencadeada pela construção das HQ. Durante a construção das HQ, ocorreu a mútua colaboração, com exercício de reflexão e argumentação, sobretudo em relação ao que seria posto no roteiro. Por fim, ao final das atividades ocorreu a exposição das HQ produzidas em um painel. Pode-se concluir que a criação de HQ favorece a aprendizagem e pode ser utilizada como metodologia lúdica na qual os próprios estudantes, através da investigação e do protagonismo, têm uma melhora em sua aprendizagem. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/22403 10.34117/bjdv6n12-762 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/22403 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv6n12-762 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/22403/17933 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 12 (2020); 103799-103816 Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 12 (2020); 103799-103816 Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 12 (2020); 103799-103816 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645502414061568 |