Conectando: sala de aula e histórias em quadrinhos: Connecting: classroom and comics books
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/50979 |
Resumo: | Ser educadora e ter a liberdade em definir quais os melhores caminhos para o desenvolvimento do aprendizado é muito gratificante, aqui relato a experiência em adotar as histórias em quadrinhos (HQ) a partir de um viés pedagógico para o desenvolvimento da alfabetização - colaborar a sequenciar pensamentos e estabelecer sentidos de leitura para a produção escrita, incremento de vocabulário e o aprendizado específico da figura de linguagem onomatopéia. O objetivo principal é demonstrar através do material imagético de produção de HQs, o desenvolvimento do sequenciamento do pensamento. Foi empregada a metodologia de pesquisa-ação e utilizada análise de conteúdo. Participaram 24 crianças, sendo 45% dos participantes meninos e 92% dos participantes alfabetizados, a escola é classificada como rural e encontra-se na região metropolitana de Sorocaba/SP. Nos resultados parciais da pesquisa-ação, há indícios do desenvolvimento do sequenciamento de pensamentos que podem ser observados na produção de HQs dos alunos. |
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