Conectando: sala de aula e histórias em quadrinhos: Connecting: classroom and comics books

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Buzato, Gláucia
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Fernandes, Hylio Laganá
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/50979
Resumo: Ser educadora e ter a liberdade em definir quais os melhores caminhos para o desenvolvimento do aprendizado é muito gratificante, aqui relato a experiência em adotar as histórias em quadrinhos (HQ) a partir de um viés pedagógico para o desenvolvimento da alfabetização - colaborar a sequenciar pensamentos e estabelecer sentidos de leitura  para a produção escrita, incremento de vocabulário e o aprendizado específico da figura de linguagem onomatopéia. O objetivo principal é demonstrar através do material imagético de produção de HQs, o desenvolvimento do sequenciamento do pensamento. Foi empregada a metodologia de pesquisa-ação e utilizada análise de conteúdo. Participaram 24 crianças, sendo 45% dos participantes meninos e 92% dos participantes alfabetizados, a escola é classificada como rural e encontra-se na região metropolitana de Sorocaba/SP. Nos resultados parciais da pesquisa-ação, há indícios do desenvolvimento do sequenciamento de pensamentos que podem ser observados na produção de HQs dos alunos.
id VERACRUZ-0_35a699c4b44c2938f8844358ab5e74f4
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/50979
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Conectando: sala de aula e histórias em quadrinhos: Connecting: classroom and comics bookshistórias em quadrinhosanos iniciaiseducaçãoalfabetizaçãoSer educadora e ter a liberdade em definir quais os melhores caminhos para o desenvolvimento do aprendizado é muito gratificante, aqui relato a experiência em adotar as histórias em quadrinhos (HQ) a partir de um viés pedagógico para o desenvolvimento da alfabetização - colaborar a sequenciar pensamentos e estabelecer sentidos de leitura  para a produção escrita, incremento de vocabulário e o aprendizado específico da figura de linguagem onomatopéia. O objetivo principal é demonstrar através do material imagético de produção de HQs, o desenvolvimento do sequenciamento do pensamento. Foi empregada a metodologia de pesquisa-ação e utilizada análise de conteúdo. Participaram 24 crianças, sendo 45% dos participantes meninos e 92% dos participantes alfabetizados, a escola é classificada como rural e encontra-se na região metropolitana de Sorocaba/SP. Nos resultados parciais da pesquisa-ação, há indícios do desenvolvimento do sequenciamento de pensamentos que podem ser observados na produção de HQs dos alunos.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-08-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5097910.34117/bjdv8n8-089Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 8 (2022); 56239-56251Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 8 (2022); 56239-56251Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 8 (2022); 56239-562512525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/50979/38278Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessBuzato, GláuciaFernandes, Hylio Laganá2022-08-18T13:17:04Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/50979Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:24:17.265907Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Conectando: sala de aula e histórias em quadrinhos: Connecting: classroom and comics books
title Conectando: sala de aula e histórias em quadrinhos: Connecting: classroom and comics books
spellingShingle Conectando: sala de aula e histórias em quadrinhos: Connecting: classroom and comics books
Buzato, Gláucia
histórias em quadrinhos
anos iniciais
educação
alfabetização
title_short Conectando: sala de aula e histórias em quadrinhos: Connecting: classroom and comics books
title_full Conectando: sala de aula e histórias em quadrinhos: Connecting: classroom and comics books
title_fullStr Conectando: sala de aula e histórias em quadrinhos: Connecting: classroom and comics books
title_full_unstemmed Conectando: sala de aula e histórias em quadrinhos: Connecting: classroom and comics books
title_sort Conectando: sala de aula e histórias em quadrinhos: Connecting: classroom and comics books
author Buzato, Gláucia
author_facet Buzato, Gláucia
Fernandes, Hylio Laganá
author_role author
author2 Fernandes, Hylio Laganá
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Buzato, Gláucia
Fernandes, Hylio Laganá
dc.subject.por.fl_str_mv histórias em quadrinhos
anos iniciais
educação
alfabetização
topic histórias em quadrinhos
anos iniciais
educação
alfabetização
description Ser educadora e ter a liberdade em definir quais os melhores caminhos para o desenvolvimento do aprendizado é muito gratificante, aqui relato a experiência em adotar as histórias em quadrinhos (HQ) a partir de um viés pedagógico para o desenvolvimento da alfabetização - colaborar a sequenciar pensamentos e estabelecer sentidos de leitura  para a produção escrita, incremento de vocabulário e o aprendizado específico da figura de linguagem onomatopéia. O objetivo principal é demonstrar através do material imagético de produção de HQs, o desenvolvimento do sequenciamento do pensamento. Foi empregada a metodologia de pesquisa-ação e utilizada análise de conteúdo. Participaram 24 crianças, sendo 45% dos participantes meninos e 92% dos participantes alfabetizados, a escola é classificada como rural e encontra-se na região metropolitana de Sorocaba/SP. Nos resultados parciais da pesquisa-ação, há indícios do desenvolvimento do sequenciamento de pensamentos que podem ser observados na produção de HQs dos alunos.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/50979
10.34117/bjdv8n8-089
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/50979
identifier_str_mv 10.34117/bjdv8n8-089
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/50979/38278
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 8 (2022); 56239-56251
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 8 (2022); 56239-56251
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 8 (2022); 56239-56251
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645607542194176