Inovação e metodologias ativas na disciplina de mídias digitais e game-based learning no ensino nas ciências da saúde / Innovation and active methodologies in digital media and game-based learning in health sciences education
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
DOI: | 10.34117/bjdv8n5-277 |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/47949 |
Resumo: | O presente artigo é resultado de uma pesquisa de estudo de caso descritivo de abordagem qualitativa, com participação de 21 mestrados no programa de mestrado em Ensino nas Ciências da Saúde. A pesquisa se concentrou na disciplina de Mídias Digitais e Game-Based Learning (GBL) que ocorreu no segundo semestre de 2017. Foi uma disciplina híbrida com carga horária presencial (24h) e à distância (12h) com suporte do ambiente virtual de aprendizagem (AVA). Metodologicamente o desenho da disciplina possibilitou o contato efetivo com a dinâmica e técnicas próprias da GBL, usando as mídias digitais mais atuais, a gamificação, a sala de aula invertida, e o TBL. A estrutura do artigo trata inicialmente do contexto problematizador da relação entre tecnologias digitais, educação em saúde e metodologias ativas. Na apresentação e análise de resultados, a primeira parte aborda a dinâmica entre AVA e encaminhamentos presenciais na disciplina e na outra parte os dados da avaliação da disciplina realizada com os mestrandos são apresentados e discutidos. O instrumento aplicado com os mestrandos abrangeu principalmente: o perfil enquanto usuários de TIC; a visão e experiência com tecnologias digitais na docência; conhecimentos prévios e saberes construídos a partir da disciplina; avaliação dissertativa dos participantes quanto às experiencias e aprendizagem na disciplina. |
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Inovação e metodologias ativas na disciplina de mídias digitais e game-based learning no ensino nas ciências da saúde / Innovation and active methodologies in digital media and game-based learning in health sciences educationtecnologias digitaismetodologias ativasambiente virtual de aprendizagemgame based learning.O presente artigo é resultado de uma pesquisa de estudo de caso descritivo de abordagem qualitativa, com participação de 21 mestrados no programa de mestrado em Ensino nas Ciências da Saúde. A pesquisa se concentrou na disciplina de Mídias Digitais e Game-Based Learning (GBL) que ocorreu no segundo semestre de 2017. Foi uma disciplina híbrida com carga horária presencial (24h) e à distância (12h) com suporte do ambiente virtual de aprendizagem (AVA). Metodologicamente o desenho da disciplina possibilitou o contato efetivo com a dinâmica e técnicas próprias da GBL, usando as mídias digitais mais atuais, a gamificação, a sala de aula invertida, e o TBL. A estrutura do artigo trata inicialmente do contexto problematizador da relação entre tecnologias digitais, educação em saúde e metodologias ativas. Na apresentação e análise de resultados, a primeira parte aborda a dinâmica entre AVA e encaminhamentos presenciais na disciplina e na outra parte os dados da avaliação da disciplina realizada com os mestrandos são apresentados e discutidos. O instrumento aplicado com os mestrandos abrangeu principalmente: o perfil enquanto usuários de TIC; a visão e experiência com tecnologias digitais na docência; conhecimentos prévios e saberes construídos a partir da disciplina; avaliação dissertativa dos participantes quanto às experiencias e aprendizagem na disciplina.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-05-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4794910.34117/bjdv8n5-277Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 5 (2022); 36893-36912Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 5 (2022); 36893-36912Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 5 (2022); 36893-369122525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/47949/pdfCopyright (c) 2022 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessPossolli, Gabriela EyngRauli, Patricia Maria Forte2022-06-01T11:49:50Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/47949Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:23:07.661286Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
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