Inovação e metodologias ativas na disciplina de mídias digitais e game-based learning no ensino nas ciências da saúde / Innovation and active methodologies in digital media and game-based learning in health sciences education

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Possolli, Gabriela Eyng
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Rauli, Patricia Maria Forte
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
DOI: 10.34117/bjdv8n5-277
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/47949
Resumo: O presente artigo é resultado de uma pesquisa de estudo de caso descritivo de abordagem qualitativa, com participação de  21 mestrados no programa de mestrado em Ensino nas Ciências da Saúde. A pesquisa se concentrou na disciplina de Mídias Digitais e Game-Based Learning (GBL) que ocorreu no segundo semestre de 2017. Foi uma disciplina híbrida com carga horária presencial (24h) e à distância (12h) com suporte do ambiente virtual de aprendizagem (AVA). Metodologicamente o desenho da disciplina possibilitou o contato efetivo com a dinâmica e técnicas próprias da GBL, usando as mídias digitais mais atuais, a gamificação, a sala de aula invertida, e o TBL. A estrutura do artigo trata inicialmente do contexto problematizador da relação entre tecnologias digitais, educação em saúde e metodologias ativas. Na apresentação e análise de resultados, a primeira parte aborda a dinâmica entre AVA e encaminhamentos presenciais na disciplina e na outra parte os dados da avaliação da disciplina realizada com os mestrandos são apresentados e discutidos. O instrumento aplicado  com  os mestrandos  abrangeu principalmente: o perfil enquanto usuários de TIC; a visão e experiência com tecnologias digitais na docência; conhecimentos prévios e saberes construídos a partir da disciplina; avaliação dissertativa dos participantes quanto às experiencias e aprendizagem na disciplina.
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