Viva – a vida é um a festa (filme): uma releitura como prática pedagógica para o professor de história em sala de aula / Viva – vida is a party (film): a review as a pedagogical practice for the history teacher in the classroom
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/31434 |
Resumo: | O artigo tem por objetivo identificar práticas educativas através de uma correlação do filme Viva – A Vida é um Festa, com as perspectivas de memória, esquecimento e silêncio da obra de Michael Pollak, para que estas possam ser utilizadas em sala de aula por meio dos professores de História. A metodologia a ser utilizada é a qualitativa que trabalha com o universo dos significados, das crenças e dos valores. Este estudo bibliográfico feito a partir de uma releitura do filme Viva – A Vida é uma Festa, está dividido em três sessões. Na primeira, tem-se um resumo sobre o culto aos mortos na cultura mexicana e a apresentação do filme, na segunda fala-se sobre a relevância da cinematografia no ensino de História, e na terceira parte conclui-se com a abordagem a cerca da prática de ensino dos professores em sala de aula. |
id |
VERACRUZ-0_3607775f5472c1706326ff9bbd0ad581 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/31434 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Viva – a vida é um a festa (filme): uma releitura como prática pedagógica para o professor de história em sala de aula / Viva – vida is a party (film): a review as a pedagogical practice for the history teacher in the classroomMemóriaCinematografiaMorte.O artigo tem por objetivo identificar práticas educativas através de uma correlação do filme Viva – A Vida é um Festa, com as perspectivas de memória, esquecimento e silêncio da obra de Michael Pollak, para que estas possam ser utilizadas em sala de aula por meio dos professores de História. A metodologia a ser utilizada é a qualitativa que trabalha com o universo dos significados, das crenças e dos valores. Este estudo bibliográfico feito a partir de uma releitura do filme Viva – A Vida é uma Festa, está dividido em três sessões. Na primeira, tem-se um resumo sobre o culto aos mortos na cultura mexicana e a apresentação do filme, na segunda fala-se sobre a relevância da cinematografia no ensino de História, e na terceira parte conclui-se com a abordagem a cerca da prática de ensino dos professores em sala de aula.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-06-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3143410.34117/bjdv7n6-365Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 6 (2021); 59380-59388Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 6 (2021); 59380-59388Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 6 (2021); 59380-593882525-876110.34117/bjdv.v7i6reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/31434/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Natan Barros DeRibeiro, Dimas Dos ReisZaparoli, Witembergue Gomes2021-09-21T11:05:26Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/31434Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:16:38.308193Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Viva – a vida é um a festa (filme): uma releitura como prática pedagógica para o professor de história em sala de aula / Viva – vida is a party (film): a review as a pedagogical practice for the history teacher in the classroom |
title |
Viva – a vida é um a festa (filme): uma releitura como prática pedagógica para o professor de história em sala de aula / Viva – vida is a party (film): a review as a pedagogical practice for the history teacher in the classroom |
spellingShingle |
Viva – a vida é um a festa (filme): uma releitura como prática pedagógica para o professor de história em sala de aula / Viva – vida is a party (film): a review as a pedagogical practice for the history teacher in the classroom Oliveira, Natan Barros De Memória Cinematografia Morte. |
title_short |
Viva – a vida é um a festa (filme): uma releitura como prática pedagógica para o professor de história em sala de aula / Viva – vida is a party (film): a review as a pedagogical practice for the history teacher in the classroom |
title_full |
Viva – a vida é um a festa (filme): uma releitura como prática pedagógica para o professor de história em sala de aula / Viva – vida is a party (film): a review as a pedagogical practice for the history teacher in the classroom |
title_fullStr |
Viva – a vida é um a festa (filme): uma releitura como prática pedagógica para o professor de história em sala de aula / Viva – vida is a party (film): a review as a pedagogical practice for the history teacher in the classroom |
title_full_unstemmed |
Viva – a vida é um a festa (filme): uma releitura como prática pedagógica para o professor de história em sala de aula / Viva – vida is a party (film): a review as a pedagogical practice for the history teacher in the classroom |
title_sort |
Viva – a vida é um a festa (filme): uma releitura como prática pedagógica para o professor de história em sala de aula / Viva – vida is a party (film): a review as a pedagogical practice for the history teacher in the classroom |
author |
Oliveira, Natan Barros De |
author_facet |
Oliveira, Natan Barros De Ribeiro, Dimas Dos Reis Zaparoli, Witembergue Gomes |
author_role |
author |
author2 |
Ribeiro, Dimas Dos Reis Zaparoli, Witembergue Gomes |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Natan Barros De Ribeiro, Dimas Dos Reis Zaparoli, Witembergue Gomes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Memória Cinematografia Morte. |
topic |
Memória Cinematografia Morte. |
description |
O artigo tem por objetivo identificar práticas educativas através de uma correlação do filme Viva – A Vida é um Festa, com as perspectivas de memória, esquecimento e silêncio da obra de Michael Pollak, para que estas possam ser utilizadas em sala de aula por meio dos professores de História. A metodologia a ser utilizada é a qualitativa que trabalha com o universo dos significados, das crenças e dos valores. Este estudo bibliográfico feito a partir de uma releitura do filme Viva – A Vida é uma Festa, está dividido em três sessões. Na primeira, tem-se um resumo sobre o culto aos mortos na cultura mexicana e a apresentação do filme, na segunda fala-se sobre a relevância da cinematografia no ensino de História, e na terceira parte conclui-se com a abordagem a cerca da prática de ensino dos professores em sala de aula. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-06-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/31434 10.34117/bjdv7n6-365 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/31434 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv7n6-365 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/31434/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 6 (2021); 59380-59388 Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 6 (2021); 59380-59388 Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 6 (2021); 59380-59388 2525-8761 10.34117/bjdv.v7i6 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645539143581696 |