Viva – a vida é um a festa (filme): uma releitura como prática pedagógica para o professor de história em sala de aula / Viva – vida is a party (film): a review as a pedagogical practice for the history teacher in the classroom

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Natan Barros De
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Ribeiro, Dimas Dos Reis, Zaparoli, Witembergue Gomes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/31434
Resumo: O artigo tem por objetivo identificar práticas educativas através de uma correlação do filme Viva – A Vida é um Festa, com as perspectivas de memória, esquecimento e silêncio da obra de Michael Pollak, para que estas possam ser utilizadas em sala de aula por meio dos professores de História. A metodologia a ser utilizada é a qualitativa que trabalha com o universo dos significados, das crenças e dos valores. Este estudo bibliográfico feito a partir de uma releitura do filme Viva – A Vida é uma Festa, está dividido em três sessões. Na primeira, tem-se um resumo sobre o culto aos mortos na cultura mexicana e a apresentação do filme, na segunda fala-se sobre a relevância da cinematografia no ensino de História, e na terceira parte conclui-se com a abordagem a cerca da prática de ensino dos professores em sala de aula.
id VERACRUZ-0_3607775f5472c1706326ff9bbd0ad581
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/31434
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Viva – a vida é um a festa (filme): uma releitura como prática pedagógica para o professor de história em sala de aula / Viva – vida is a party (film): a review as a pedagogical practice for the history teacher in the classroomMemóriaCinematografiaMorte.O artigo tem por objetivo identificar práticas educativas através de uma correlação do filme Viva – A Vida é um Festa, com as perspectivas de memória, esquecimento e silêncio da obra de Michael Pollak, para que estas possam ser utilizadas em sala de aula por meio dos professores de História. A metodologia a ser utilizada é a qualitativa que trabalha com o universo dos significados, das crenças e dos valores. Este estudo bibliográfico feito a partir de uma releitura do filme Viva – A Vida é uma Festa, está dividido em três sessões. Na primeira, tem-se um resumo sobre o culto aos mortos na cultura mexicana e a apresentação do filme, na segunda fala-se sobre a relevância da cinematografia no ensino de História, e na terceira parte conclui-se com a abordagem a cerca da prática de ensino dos professores em sala de aula.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-06-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3143410.34117/bjdv7n6-365Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 6 (2021); 59380-59388Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 6 (2021); 59380-59388Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 6 (2021); 59380-593882525-876110.34117/bjdv.v7i6reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/31434/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Natan Barros DeRibeiro, Dimas Dos ReisZaparoli, Witembergue Gomes2021-09-21T11:05:26Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/31434Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:16:38.308193Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Viva – a vida é um a festa (filme): uma releitura como prática pedagógica para o professor de história em sala de aula / Viva – vida is a party (film): a review as a pedagogical practice for the history teacher in the classroom
title Viva – a vida é um a festa (filme): uma releitura como prática pedagógica para o professor de história em sala de aula / Viva – vida is a party (film): a review as a pedagogical practice for the history teacher in the classroom
spellingShingle Viva – a vida é um a festa (filme): uma releitura como prática pedagógica para o professor de história em sala de aula / Viva – vida is a party (film): a review as a pedagogical practice for the history teacher in the classroom
Oliveira, Natan Barros De
Memória
Cinematografia
Morte.
title_short Viva – a vida é um a festa (filme): uma releitura como prática pedagógica para o professor de história em sala de aula / Viva – vida is a party (film): a review as a pedagogical practice for the history teacher in the classroom
title_full Viva – a vida é um a festa (filme): uma releitura como prática pedagógica para o professor de história em sala de aula / Viva – vida is a party (film): a review as a pedagogical practice for the history teacher in the classroom
title_fullStr Viva – a vida é um a festa (filme): uma releitura como prática pedagógica para o professor de história em sala de aula / Viva – vida is a party (film): a review as a pedagogical practice for the history teacher in the classroom
title_full_unstemmed Viva – a vida é um a festa (filme): uma releitura como prática pedagógica para o professor de história em sala de aula / Viva – vida is a party (film): a review as a pedagogical practice for the history teacher in the classroom
title_sort Viva – a vida é um a festa (filme): uma releitura como prática pedagógica para o professor de história em sala de aula / Viva – vida is a party (film): a review as a pedagogical practice for the history teacher in the classroom
author Oliveira, Natan Barros De
author_facet Oliveira, Natan Barros De
Ribeiro, Dimas Dos Reis
Zaparoli, Witembergue Gomes
author_role author
author2 Ribeiro, Dimas Dos Reis
Zaparoli, Witembergue Gomes
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Natan Barros De
Ribeiro, Dimas Dos Reis
Zaparoli, Witembergue Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv Memória
Cinematografia
Morte.
topic Memória
Cinematografia
Morte.
description O artigo tem por objetivo identificar práticas educativas através de uma correlação do filme Viva – A Vida é um Festa, com as perspectivas de memória, esquecimento e silêncio da obra de Michael Pollak, para que estas possam ser utilizadas em sala de aula por meio dos professores de História. A metodologia a ser utilizada é a qualitativa que trabalha com o universo dos significados, das crenças e dos valores. Este estudo bibliográfico feito a partir de uma releitura do filme Viva – A Vida é uma Festa, está dividido em três sessões. Na primeira, tem-se um resumo sobre o culto aos mortos na cultura mexicana e a apresentação do filme, na segunda fala-se sobre a relevância da cinematografia no ensino de História, e na terceira parte conclui-se com a abordagem a cerca da prática de ensino dos professores em sala de aula.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/31434
10.34117/bjdv7n6-365
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/31434
identifier_str_mv 10.34117/bjdv7n6-365
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/31434/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 6 (2021); 59380-59388
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 6 (2021); 59380-59388
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 6 (2021); 59380-59388
2525-8761
10.34117/bjdv.v7i6
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645539143581696