Narrativas visuais de memórias compartilhadas: diálogos entre aprendizagem e rememoração / Visual narratives of shared memories: dialogues between learning and remembering

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sales, Roberto Lima
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Teixeira, Patricia Luciano de Farias, Freiesleben, Mariane
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/13775
Resumo: Esse estudo teve como objetivo compreender e evidenciar as potencialidades educacionais do projeto de extensão, intitulado "Narrativas Visuais: A Vida como Obra de Arte", vinculado ao Instituto Federal do Tocantins (IFTO) Campus Paraíso do Tocantins, que parte de uma ação interdisciplinar nos bairros periféricos da cidade de Paraíso do Tocantins - TO com o intuito de ampliar a aproximação entre estudantes, escola e comunidade para, assim, promover uma prática pedagógica de ensinar e de aprender por meio do diálogo entre gerações, tendo a arte visual, a memória coletiva e o espaço urbano como mediadores. Esse projeto de extensão procurou capacitar, estimular e provocar os participantes a produzirem obras artísticas que dialogam com as memórias individuais e coletivas do seu contexto social, de forma que os saberes e as experiências da comunidade, em especial, dos mais velhos, pudessem ser reconhecidos e incorporados aos dos jovens estudantes, procurando produzir novos saberes e incluir esses estudantes e sua escola no cerne do processo de enraizamento e pertencimento de sua comunidade. Diante desta perspectiva, a prática educativa desta investigação constituiu-se nas perspectivas do diálogo-problematizador de Paulo Freire (1996, 2011a, 2011b), enquanto que o estudo da memória parte das fundamentações de Halbwachs (2004) em referência a memória coletiva, e dos estudos de Nora (1993) no tocante aos lugares de memória. Já a relação entre arte, memória e espaço urbano, articulada nesta pesquisa toma como base teórico-metodológica as perspectivas de Walter Benjamin (1984, 1993a, 1993b) à luz da sua concepção de que a memória constitui-se de um passado atualizado como experiência, tendo a estética e a poética como mediadoras. A metodologia organizou-se a partir de um estudo exploratório de natureza qualitativa, tendo como lócus da pesquisa o espaço urbano e como sujeitos investigados, jovens em situações de vulnerabilidade social que frequentam o ensino médio no IFTO - Campus Paraíso do Tocantins e alguns cidadãos membros da comunidade. Os dados investigados foram obtidos a partir dos enunciados extraídos de interações em oficinas artísticas, em rodas de conversas e em demais práticas da pesquisa de campo. As produções visuais e as narrativas textuais, orais e visuais por elas evocadas também constituíram-se como fontes para a investigação. Os resultados parciais dessa pesquisa apontam que a metodologia do Projeto de Extensão investigado está gradativamente possibilitando aos estudantes tornarem-se capazes de (re)ssignificar e (re)escrever a história do seu próprio tempo e espaço ao passo que aprendem e ensinam criticamente, articulando o passado no novo, um passado atualizado como experiência, o qual se revela não como monumentalização do tempo, mas como revitalização, dignificação e humanização da memória. Evidencia-se, desta maneira, novos caminhos metodológicos que podem contribuir para uma educação interdisciplinar para/pela memória que se destaque como desveladora das tramas sociais.
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