Aperfeiçoamento das práticas de mediação e interatividade em um curso de formação continuada para professores da Secretaria de Educação do Distrito Federal / Improvement of mediation and interactivity practices in a continuing education course for teachers of the Secretariat of Education of the Federal District

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paiva, Luiz Carlos de
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Gonçalves, Lukelly Fernanda Amaral, Silva, Karine Rocha Lemes, Pereira, Tâmia Teles de Menezes, Ferreira, Ramon Silva, Souza, Josué Sérgio de, Alves, Luana Lopes dos Santos, Asevedo, Juliana Martins
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/30866
Resumo: Esta pesquisa qualitativa objetiva compreender a importância da mediação e interatividade na aprendizagem de cursistas de um curso semipresencial da SEEDF. As falhas, desafios e êxitos apresentados em ambas as turmas são relatados como experiência neste trabalho. As percepções dos cursistas, colhidas em roda de conversa e questionário, e as de formadores sobre o Moodle, em entrevista, foram submetidas à análise de conteúdo. Concluiu-se que há melhor aceitação e assimilação em formas colaborativas de ensino-aprendizagem, com mediação e interatividade, e rejeição a formas unilaterais, de transmissão do conhecimento.
id VERACRUZ-0_379d5cc77ce1aadfeb2be14f83b4e2f4
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/30866
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Aperfeiçoamento das práticas de mediação e interatividade em um curso de formação continuada para professores da Secretaria de Educação do Distrito Federal / Improvement of mediation and interactivity practices in a continuing education course for teachers of the Secretariat of Education of the Federal DistrictEducação a Distância. Plataforma Moodle. Formação de professores.Esta pesquisa qualitativa objetiva compreender a importância da mediação e interatividade na aprendizagem de cursistas de um curso semipresencial da SEEDF. As falhas, desafios e êxitos apresentados em ambas as turmas são relatados como experiência neste trabalho. As percepções dos cursistas, colhidas em roda de conversa e questionário, e as de formadores sobre o Moodle, em entrevista, foram submetidas à análise de conteúdo. Concluiu-se que há melhor aceitação e assimilação em formas colaborativas de ensino-aprendizagem, com mediação e interatividade, e rejeição a formas unilaterais, de transmissão do conhecimento.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-06-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3086610.34117/bjdv7n6-107Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 6 (2021); 55418-55429Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 6 (2021); 55418-55429Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 6 (2021); 55418-554292525-876110.34117/bjdv.v7i6reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/30866/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessPaiva, Luiz Carlos deGonçalves, Lukelly Fernanda AmaralSilva, Karine Rocha LemesPereira, Tâmia Teles de MenezesFerreira, Ramon SilvaSouza, Josué Sérgio deAlves, Luana Lopes dos SantosAsevedo, Juliana Martins2021-09-21T11:05:20Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/30866Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:16:21.754565Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Aperfeiçoamento das práticas de mediação e interatividade em um curso de formação continuada para professores da Secretaria de Educação do Distrito Federal / Improvement of mediation and interactivity practices in a continuing education course for teachers of the Secretariat of Education of the Federal District
title Aperfeiçoamento das práticas de mediação e interatividade em um curso de formação continuada para professores da Secretaria de Educação do Distrito Federal / Improvement of mediation and interactivity practices in a continuing education course for teachers of the Secretariat of Education of the Federal District
spellingShingle Aperfeiçoamento das práticas de mediação e interatividade em um curso de formação continuada para professores da Secretaria de Educação do Distrito Federal / Improvement of mediation and interactivity practices in a continuing education course for teachers of the Secretariat of Education of the Federal District
Paiva, Luiz Carlos de
Educação a Distância. Plataforma Moodle. Formação de professores.
title_short Aperfeiçoamento das práticas de mediação e interatividade em um curso de formação continuada para professores da Secretaria de Educação do Distrito Federal / Improvement of mediation and interactivity practices in a continuing education course for teachers of the Secretariat of Education of the Federal District
title_full Aperfeiçoamento das práticas de mediação e interatividade em um curso de formação continuada para professores da Secretaria de Educação do Distrito Federal / Improvement of mediation and interactivity practices in a continuing education course for teachers of the Secretariat of Education of the Federal District
title_fullStr Aperfeiçoamento das práticas de mediação e interatividade em um curso de formação continuada para professores da Secretaria de Educação do Distrito Federal / Improvement of mediation and interactivity practices in a continuing education course for teachers of the Secretariat of Education of the Federal District
title_full_unstemmed Aperfeiçoamento das práticas de mediação e interatividade em um curso de formação continuada para professores da Secretaria de Educação do Distrito Federal / Improvement of mediation and interactivity practices in a continuing education course for teachers of the Secretariat of Education of the Federal District
title_sort Aperfeiçoamento das práticas de mediação e interatividade em um curso de formação continuada para professores da Secretaria de Educação do Distrito Federal / Improvement of mediation and interactivity practices in a continuing education course for teachers of the Secretariat of Education of the Federal District
author Paiva, Luiz Carlos de
author_facet Paiva, Luiz Carlos de
Gonçalves, Lukelly Fernanda Amaral
Silva, Karine Rocha Lemes
Pereira, Tâmia Teles de Menezes
Ferreira, Ramon Silva
Souza, Josué Sérgio de
Alves, Luana Lopes dos Santos
Asevedo, Juliana Martins
author_role author
author2 Gonçalves, Lukelly Fernanda Amaral
Silva, Karine Rocha Lemes
Pereira, Tâmia Teles de Menezes
Ferreira, Ramon Silva
Souza, Josué Sérgio de
Alves, Luana Lopes dos Santos
Asevedo, Juliana Martins
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Paiva, Luiz Carlos de
Gonçalves, Lukelly Fernanda Amaral
Silva, Karine Rocha Lemes
Pereira, Tâmia Teles de Menezes
Ferreira, Ramon Silva
Souza, Josué Sérgio de
Alves, Luana Lopes dos Santos
Asevedo, Juliana Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Educação a Distância. Plataforma Moodle. Formação de professores.
topic Educação a Distância. Plataforma Moodle. Formação de professores.
description Esta pesquisa qualitativa objetiva compreender a importância da mediação e interatividade na aprendizagem de cursistas de um curso semipresencial da SEEDF. As falhas, desafios e êxitos apresentados em ambas as turmas são relatados como experiência neste trabalho. As percepções dos cursistas, colhidas em roda de conversa e questionário, e as de formadores sobre o Moodle, em entrevista, foram submetidas à análise de conteúdo. Concluiu-se que há melhor aceitação e assimilação em formas colaborativas de ensino-aprendizagem, com mediação e interatividade, e rejeição a formas unilaterais, de transmissão do conhecimento.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/30866
10.34117/bjdv7n6-107
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/30866
identifier_str_mv 10.34117/bjdv7n6-107
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/30866/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 6 (2021); 55418-55429
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 6 (2021); 55418-55429
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 6 (2021); 55418-55429
2525-8761
10.34117/bjdv.v7i6
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645536003096576