Aperfeiçoamento das práticas de mediação e interatividade em um curso de formação continuada para professores da Secretaria de Educação do Distrito Federal / Improvement of mediation and interactivity practices in a continuing education course for teachers of the Secretariat of Education of the Federal District
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/30866 |
Resumo: | Esta pesquisa qualitativa objetiva compreender a importância da mediação e interatividade na aprendizagem de cursistas de um curso semipresencial da SEEDF. As falhas, desafios e êxitos apresentados em ambas as turmas são relatados como experiência neste trabalho. As percepções dos cursistas, colhidas em roda de conversa e questionário, e as de formadores sobre o Moodle, em entrevista, foram submetidas à análise de conteúdo. Concluiu-se que há melhor aceitação e assimilação em formas colaborativas de ensino-aprendizagem, com mediação e interatividade, e rejeição a formas unilaterais, de transmissão do conhecimento. |
id |
VERACRUZ-0_379d5cc77ce1aadfeb2be14f83b4e2f4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/30866 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Aperfeiçoamento das práticas de mediação e interatividade em um curso de formação continuada para professores da Secretaria de Educação do Distrito Federal / Improvement of mediation and interactivity practices in a continuing education course for teachers of the Secretariat of Education of the Federal DistrictEducação a Distância. Plataforma Moodle. Formação de professores.Esta pesquisa qualitativa objetiva compreender a importância da mediação e interatividade na aprendizagem de cursistas de um curso semipresencial da SEEDF. As falhas, desafios e êxitos apresentados em ambas as turmas são relatados como experiência neste trabalho. As percepções dos cursistas, colhidas em roda de conversa e questionário, e as de formadores sobre o Moodle, em entrevista, foram submetidas à análise de conteúdo. Concluiu-se que há melhor aceitação e assimilação em formas colaborativas de ensino-aprendizagem, com mediação e interatividade, e rejeição a formas unilaterais, de transmissão do conhecimento.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-06-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3086610.34117/bjdv7n6-107Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 6 (2021); 55418-55429Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 6 (2021); 55418-55429Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 6 (2021); 55418-554292525-876110.34117/bjdv.v7i6reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/30866/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessPaiva, Luiz Carlos deGonçalves, Lukelly Fernanda AmaralSilva, Karine Rocha LemesPereira, Tâmia Teles de MenezesFerreira, Ramon SilvaSouza, Josué Sérgio deAlves, Luana Lopes dos SantosAsevedo, Juliana Martins2021-09-21T11:05:20Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/30866Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:16:21.754565Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aperfeiçoamento das práticas de mediação e interatividade em um curso de formação continuada para professores da Secretaria de Educação do Distrito Federal / Improvement of mediation and interactivity practices in a continuing education course for teachers of the Secretariat of Education of the Federal District |
title |
Aperfeiçoamento das práticas de mediação e interatividade em um curso de formação continuada para professores da Secretaria de Educação do Distrito Federal / Improvement of mediation and interactivity practices in a continuing education course for teachers of the Secretariat of Education of the Federal District |
spellingShingle |
Aperfeiçoamento das práticas de mediação e interatividade em um curso de formação continuada para professores da Secretaria de Educação do Distrito Federal / Improvement of mediation and interactivity practices in a continuing education course for teachers of the Secretariat of Education of the Federal District Paiva, Luiz Carlos de Educação a Distância. Plataforma Moodle. Formação de professores. |
title_short |
Aperfeiçoamento das práticas de mediação e interatividade em um curso de formação continuada para professores da Secretaria de Educação do Distrito Federal / Improvement of mediation and interactivity practices in a continuing education course for teachers of the Secretariat of Education of the Federal District |
title_full |
Aperfeiçoamento das práticas de mediação e interatividade em um curso de formação continuada para professores da Secretaria de Educação do Distrito Federal / Improvement of mediation and interactivity practices in a continuing education course for teachers of the Secretariat of Education of the Federal District |
title_fullStr |
Aperfeiçoamento das práticas de mediação e interatividade em um curso de formação continuada para professores da Secretaria de Educação do Distrito Federal / Improvement of mediation and interactivity practices in a continuing education course for teachers of the Secretariat of Education of the Federal District |
title_full_unstemmed |
Aperfeiçoamento das práticas de mediação e interatividade em um curso de formação continuada para professores da Secretaria de Educação do Distrito Federal / Improvement of mediation and interactivity practices in a continuing education course for teachers of the Secretariat of Education of the Federal District |
title_sort |
Aperfeiçoamento das práticas de mediação e interatividade em um curso de formação continuada para professores da Secretaria de Educação do Distrito Federal / Improvement of mediation and interactivity practices in a continuing education course for teachers of the Secretariat of Education of the Federal District |
author |
Paiva, Luiz Carlos de |
author_facet |
Paiva, Luiz Carlos de Gonçalves, Lukelly Fernanda Amaral Silva, Karine Rocha Lemes Pereira, Tâmia Teles de Menezes Ferreira, Ramon Silva Souza, Josué Sérgio de Alves, Luana Lopes dos Santos Asevedo, Juliana Martins |
author_role |
author |
author2 |
Gonçalves, Lukelly Fernanda Amaral Silva, Karine Rocha Lemes Pereira, Tâmia Teles de Menezes Ferreira, Ramon Silva Souza, Josué Sérgio de Alves, Luana Lopes dos Santos Asevedo, Juliana Martins |
author2_role |
author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Paiva, Luiz Carlos de Gonçalves, Lukelly Fernanda Amaral Silva, Karine Rocha Lemes Pereira, Tâmia Teles de Menezes Ferreira, Ramon Silva Souza, Josué Sérgio de Alves, Luana Lopes dos Santos Asevedo, Juliana Martins |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação a Distância. Plataforma Moodle. Formação de professores. |
topic |
Educação a Distância. Plataforma Moodle. Formação de professores. |
description |
Esta pesquisa qualitativa objetiva compreender a importância da mediação e interatividade na aprendizagem de cursistas de um curso semipresencial da SEEDF. As falhas, desafios e êxitos apresentados em ambas as turmas são relatados como experiência neste trabalho. As percepções dos cursistas, colhidas em roda de conversa e questionário, e as de formadores sobre o Moodle, em entrevista, foram submetidas à análise de conteúdo. Concluiu-se que há melhor aceitação e assimilação em formas colaborativas de ensino-aprendizagem, com mediação e interatividade, e rejeição a formas unilaterais, de transmissão do conhecimento. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-06-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/30866 10.34117/bjdv7n6-107 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/30866 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv7n6-107 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/30866/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 6 (2021); 55418-55429 Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 6 (2021); 55418-55429 Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 6 (2021); 55418-55429 2525-8761 10.34117/bjdv.v7i6 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645536003096576 |