Inclusão e acessibilidade no ensino superior brasileiro/Inclusion and accessibility in brazilian higher education

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Malheiro, Cícera Aparecida Lima
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Junior, Klaus Schlünzen
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/20988
Resumo: Dentro de um recorte temporal são estabelecidos os seguintes objetivos: analisar quais áreas da ciência vem investigando e produzindo conhecimentos no Brasil sobre a acessibilidade e a inclusão no ensino superior; e identificar quais objetos são investigados e quais os desafios e resultados vêm sendo alcançados diante da inclusão de estudantes universitários considerados público alvo da educação especial (PAEE). Para consolidar as etapas procedimentais foi empregado o método descritivo e analítico. Foram analisados 44 resumos de pesquisas defendidas entre os anos de 2017 e 2018, selecionados a partir do Catálogo de Teses da CAPES. Para o  processo de tratamento e sistematização do conteúdo qualitativo, optou-se pela análise assistida por computador e para isso elegeu-se o uso do ATLAS.ti (Versão 8). Os dados foram classificados e apresentados em seis itens: acesso, permanência, núcleos de acessibilidade, formação docente, práticas pedagógicas e recursos, interfaces e artefatos tecnológicos acessíveis.  As análises revelam que esforços são empregados pelas Instituições de ensino superior na busca de proporcionar as condições de acesso e atender as especificidades do PAEE por meio do suporte dos núcleos de acessibilidade (espaços estes, que vêm contribuindo com o emprego de artefatos de tecnologia assistiva e adaptações de materiais). No entanto, os dados demonstram maior dificuldade no emprego de processos metodológicos de ensino e aprendizagem. Ações estas que perpassam pela estruturação, organização e desenvolvimento curriculares.
id VERACRUZ-0_37ceb1eba1be9fba84ea882621c4ff24
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/20988
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Inclusão e acessibilidade no ensino superior brasileiro/Inclusion and accessibility in brazilian higher educationAcessibilidadeInclusãoEnsino Superior.Dentro de um recorte temporal são estabelecidos os seguintes objetivos: analisar quais áreas da ciência vem investigando e produzindo conhecimentos no Brasil sobre a acessibilidade e a inclusão no ensino superior; e identificar quais objetos são investigados e quais os desafios e resultados vêm sendo alcançados diante da inclusão de estudantes universitários considerados público alvo da educação especial (PAEE). Para consolidar as etapas procedimentais foi empregado o método descritivo e analítico. Foram analisados 44 resumos de pesquisas defendidas entre os anos de 2017 e 2018, selecionados a partir do Catálogo de Teses da CAPES. Para o  processo de tratamento e sistematização do conteúdo qualitativo, optou-se pela análise assistida por computador e para isso elegeu-se o uso do ATLAS.ti (Versão 8). Os dados foram classificados e apresentados em seis itens: acesso, permanência, núcleos de acessibilidade, formação docente, práticas pedagógicas e recursos, interfaces e artefatos tecnológicos acessíveis.  As análises revelam que esforços são empregados pelas Instituições de ensino superior na busca de proporcionar as condições de acesso e atender as especificidades do PAEE por meio do suporte dos núcleos de acessibilidade (espaços estes, que vêm contribuindo com o emprego de artefatos de tecnologia assistiva e adaptações de materiais). No entanto, os dados demonstram maior dificuldade no emprego de processos metodológicos de ensino e aprendizagem. Ações estas que perpassam pela estruturação, organização e desenvolvimento curriculares.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-12-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2098810.34117/bjdv6n12-066Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 12 (2020); 94573-94590Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 12 (2020); 94573-94590Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 12 (2020); 94573-945902525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/20988/16742Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessMalheiro, Cícera Aparecida LimaJunior, Klaus Schlünzen2021-06-07T20:45:25Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/20988Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:11:41.681829Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Inclusão e acessibilidade no ensino superior brasileiro/Inclusion and accessibility in brazilian higher education
title Inclusão e acessibilidade no ensino superior brasileiro/Inclusion and accessibility in brazilian higher education
spellingShingle Inclusão e acessibilidade no ensino superior brasileiro/Inclusion and accessibility in brazilian higher education
Malheiro, Cícera Aparecida Lima
Acessibilidade
Inclusão
Ensino Superior.
title_short Inclusão e acessibilidade no ensino superior brasileiro/Inclusion and accessibility in brazilian higher education
title_full Inclusão e acessibilidade no ensino superior brasileiro/Inclusion and accessibility in brazilian higher education
title_fullStr Inclusão e acessibilidade no ensino superior brasileiro/Inclusion and accessibility in brazilian higher education
title_full_unstemmed Inclusão e acessibilidade no ensino superior brasileiro/Inclusion and accessibility in brazilian higher education
title_sort Inclusão e acessibilidade no ensino superior brasileiro/Inclusion and accessibility in brazilian higher education
author Malheiro, Cícera Aparecida Lima
author_facet Malheiro, Cícera Aparecida Lima
Junior, Klaus Schlünzen
author_role author
author2 Junior, Klaus Schlünzen
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Malheiro, Cícera Aparecida Lima
Junior, Klaus Schlünzen
dc.subject.por.fl_str_mv Acessibilidade
Inclusão
Ensino Superior.
topic Acessibilidade
Inclusão
Ensino Superior.
description Dentro de um recorte temporal são estabelecidos os seguintes objetivos: analisar quais áreas da ciência vem investigando e produzindo conhecimentos no Brasil sobre a acessibilidade e a inclusão no ensino superior; e identificar quais objetos são investigados e quais os desafios e resultados vêm sendo alcançados diante da inclusão de estudantes universitários considerados público alvo da educação especial (PAEE). Para consolidar as etapas procedimentais foi empregado o método descritivo e analítico. Foram analisados 44 resumos de pesquisas defendidas entre os anos de 2017 e 2018, selecionados a partir do Catálogo de Teses da CAPES. Para o  processo de tratamento e sistematização do conteúdo qualitativo, optou-se pela análise assistida por computador e para isso elegeu-se o uso do ATLAS.ti (Versão 8). Os dados foram classificados e apresentados em seis itens: acesso, permanência, núcleos de acessibilidade, formação docente, práticas pedagógicas e recursos, interfaces e artefatos tecnológicos acessíveis.  As análises revelam que esforços são empregados pelas Instituições de ensino superior na busca de proporcionar as condições de acesso e atender as especificidades do PAEE por meio do suporte dos núcleos de acessibilidade (espaços estes, que vêm contribuindo com o emprego de artefatos de tecnologia assistiva e adaptações de materiais). No entanto, os dados demonstram maior dificuldade no emprego de processos metodológicos de ensino e aprendizagem. Ações estas que perpassam pela estruturação, organização e desenvolvimento curriculares.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/20988
10.34117/bjdv6n12-066
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/20988
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n12-066
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/20988/16742
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 12 (2020); 94573-94590
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 12 (2020); 94573-94590
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 12 (2020); 94573-94590
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645496201248768