Inclusão e acessibilidade no ensino superior brasileiro/Inclusion and accessibility in brazilian higher education
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/20988 |
Resumo: | Dentro de um recorte temporal são estabelecidos os seguintes objetivos: analisar quais áreas da ciência vem investigando e produzindo conhecimentos no Brasil sobre a acessibilidade e a inclusão no ensino superior; e identificar quais objetos são investigados e quais os desafios e resultados vêm sendo alcançados diante da inclusão de estudantes universitários considerados público alvo da educação especial (PAEE). Para consolidar as etapas procedimentais foi empregado o método descritivo e analítico. Foram analisados 44 resumos de pesquisas defendidas entre os anos de 2017 e 2018, selecionados a partir do Catálogo de Teses da CAPES. Para o processo de tratamento e sistematização do conteúdo qualitativo, optou-se pela análise assistida por computador e para isso elegeu-se o uso do ATLAS.ti (Versão 8). Os dados foram classificados e apresentados em seis itens: acesso, permanência, núcleos de acessibilidade, formação docente, práticas pedagógicas e recursos, interfaces e artefatos tecnológicos acessíveis. As análises revelam que esforços são empregados pelas Instituições de ensino superior na busca de proporcionar as condições de acesso e atender as especificidades do PAEE por meio do suporte dos núcleos de acessibilidade (espaços estes, que vêm contribuindo com o emprego de artefatos de tecnologia assistiva e adaptações de materiais). No entanto, os dados demonstram maior dificuldade no emprego de processos metodológicos de ensino e aprendizagem. Ações estas que perpassam pela estruturação, organização e desenvolvimento curriculares. |
id |
VERACRUZ-0_37ceb1eba1be9fba84ea882621c4ff24 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/20988 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Inclusão e acessibilidade no ensino superior brasileiro/Inclusion and accessibility in brazilian higher educationAcessibilidadeInclusãoEnsino Superior.Dentro de um recorte temporal são estabelecidos os seguintes objetivos: analisar quais áreas da ciência vem investigando e produzindo conhecimentos no Brasil sobre a acessibilidade e a inclusão no ensino superior; e identificar quais objetos são investigados e quais os desafios e resultados vêm sendo alcançados diante da inclusão de estudantes universitários considerados público alvo da educação especial (PAEE). Para consolidar as etapas procedimentais foi empregado o método descritivo e analítico. Foram analisados 44 resumos de pesquisas defendidas entre os anos de 2017 e 2018, selecionados a partir do Catálogo de Teses da CAPES. Para o processo de tratamento e sistematização do conteúdo qualitativo, optou-se pela análise assistida por computador e para isso elegeu-se o uso do ATLAS.ti (Versão 8). Os dados foram classificados e apresentados em seis itens: acesso, permanência, núcleos de acessibilidade, formação docente, práticas pedagógicas e recursos, interfaces e artefatos tecnológicos acessíveis. As análises revelam que esforços são empregados pelas Instituições de ensino superior na busca de proporcionar as condições de acesso e atender as especificidades do PAEE por meio do suporte dos núcleos de acessibilidade (espaços estes, que vêm contribuindo com o emprego de artefatos de tecnologia assistiva e adaptações de materiais). No entanto, os dados demonstram maior dificuldade no emprego de processos metodológicos de ensino e aprendizagem. Ações estas que perpassam pela estruturação, organização e desenvolvimento curriculares.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-12-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2098810.34117/bjdv6n12-066Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 12 (2020); 94573-94590Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 12 (2020); 94573-94590Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 12 (2020); 94573-945902525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/20988/16742Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessMalheiro, Cícera Aparecida LimaJunior, Klaus Schlünzen2021-06-07T20:45:25Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/20988Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:11:41.681829Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Inclusão e acessibilidade no ensino superior brasileiro/Inclusion and accessibility in brazilian higher education |
title |
Inclusão e acessibilidade no ensino superior brasileiro/Inclusion and accessibility in brazilian higher education |
spellingShingle |
Inclusão e acessibilidade no ensino superior brasileiro/Inclusion and accessibility in brazilian higher education Malheiro, Cícera Aparecida Lima Acessibilidade Inclusão Ensino Superior. |
title_short |
Inclusão e acessibilidade no ensino superior brasileiro/Inclusion and accessibility in brazilian higher education |
title_full |
Inclusão e acessibilidade no ensino superior brasileiro/Inclusion and accessibility in brazilian higher education |
title_fullStr |
Inclusão e acessibilidade no ensino superior brasileiro/Inclusion and accessibility in brazilian higher education |
title_full_unstemmed |
Inclusão e acessibilidade no ensino superior brasileiro/Inclusion and accessibility in brazilian higher education |
title_sort |
Inclusão e acessibilidade no ensino superior brasileiro/Inclusion and accessibility in brazilian higher education |
author |
Malheiro, Cícera Aparecida Lima |
author_facet |
Malheiro, Cícera Aparecida Lima Junior, Klaus Schlünzen |
author_role |
author |
author2 |
Junior, Klaus Schlünzen |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Malheiro, Cícera Aparecida Lima Junior, Klaus Schlünzen |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Acessibilidade Inclusão Ensino Superior. |
topic |
Acessibilidade Inclusão Ensino Superior. |
description |
Dentro de um recorte temporal são estabelecidos os seguintes objetivos: analisar quais áreas da ciência vem investigando e produzindo conhecimentos no Brasil sobre a acessibilidade e a inclusão no ensino superior; e identificar quais objetos são investigados e quais os desafios e resultados vêm sendo alcançados diante da inclusão de estudantes universitários considerados público alvo da educação especial (PAEE). Para consolidar as etapas procedimentais foi empregado o método descritivo e analítico. Foram analisados 44 resumos de pesquisas defendidas entre os anos de 2017 e 2018, selecionados a partir do Catálogo de Teses da CAPES. Para o processo de tratamento e sistematização do conteúdo qualitativo, optou-se pela análise assistida por computador e para isso elegeu-se o uso do ATLAS.ti (Versão 8). Os dados foram classificados e apresentados em seis itens: acesso, permanência, núcleos de acessibilidade, formação docente, práticas pedagógicas e recursos, interfaces e artefatos tecnológicos acessíveis. As análises revelam que esforços são empregados pelas Instituições de ensino superior na busca de proporcionar as condições de acesso e atender as especificidades do PAEE por meio do suporte dos núcleos de acessibilidade (espaços estes, que vêm contribuindo com o emprego de artefatos de tecnologia assistiva e adaptações de materiais). No entanto, os dados demonstram maior dificuldade no emprego de processos metodológicos de ensino e aprendizagem. Ações estas que perpassam pela estruturação, organização e desenvolvimento curriculares. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/20988 10.34117/bjdv6n12-066 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/20988 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv6n12-066 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/20988/16742 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 12 (2020); 94573-94590 Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 12 (2020); 94573-94590 Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 12 (2020); 94573-94590 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645496201248768 |