O Ensino da sustentabilidade em instituições comunitárias de ensino superior na perspectiva da Triple Botton Line / La enseñanza de la sustentabilidad en instituciones comunitarias de enseñanza superior en la perspectiva de la Triple Botton Line
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/21334 |
Resumo: | Este artigo visa problematizar o ensino da sustentabilidade na perspectiva da Triple Botton Line (TBL), em Instituições Comunitárias de Ensino Superior. Tem como base teórica a literatura corrente internacional quanto ao tema da sustentabilidade. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório e empírico de estudo de casos múltiplos. Foram realizadas dez entrevistas com professores de quatro Instituições Comunitárias de Ensino Superior. A pesquisa questionou quanto ao fato de ser uma universidade comunitária: que contribuição isto pode trazer para o ensino da sustentabilidade na instituição? Conclui que suas interações com as comunidades lhe possibilitam trazer, através da pesquisa e extensão, uma contribuição prática real ao ensino da sustentabilidade. |
id |
VERACRUZ-0_38f7509f1bb433839dd0534e6e1ca2d8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/21334 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
O Ensino da sustentabilidade em instituições comunitárias de ensino superior na perspectiva da Triple Botton Line / La enseñanza de la sustentabilidad en instituciones comunitarias de enseñanza superior en la perspectiva de la Triple Botton LineEducação SuperiorEnsino da SustentabilidadeInstituições Comunitárias.Este artigo visa problematizar o ensino da sustentabilidade na perspectiva da Triple Botton Line (TBL), em Instituições Comunitárias de Ensino Superior. Tem como base teórica a literatura corrente internacional quanto ao tema da sustentabilidade. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório e empírico de estudo de casos múltiplos. Foram realizadas dez entrevistas com professores de quatro Instituições Comunitárias de Ensino Superior. A pesquisa questionou quanto ao fato de ser uma universidade comunitária: que contribuição isto pode trazer para o ensino da sustentabilidade na instituição? Conclui que suas interações com as comunidades lhe possibilitam trazer, através da pesquisa e extensão, uma contribuição prática real ao ensino da sustentabilidade.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-12-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2133410.34117/bjdv6n12-223Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 12 (2020); 96464-96475Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 12 (2020); 96464-96475Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 12 (2020); 96464-964752525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/21334/1702810.34117/bjd.v6i12.21334.g17028Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessDanesi, Luiz CarlosSouza, Renaldo Vieira deGüths, HenriqueAraújo, Eduardo Bugallo de2021-06-07T20:45:36Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/21334Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:11:51.394967Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Ensino da sustentabilidade em instituições comunitárias de ensino superior na perspectiva da Triple Botton Line / La enseñanza de la sustentabilidad en instituciones comunitarias de enseñanza superior en la perspectiva de la Triple Botton Line |
title |
O Ensino da sustentabilidade em instituições comunitárias de ensino superior na perspectiva da Triple Botton Line / La enseñanza de la sustentabilidad en instituciones comunitarias de enseñanza superior en la perspectiva de la Triple Botton Line |
spellingShingle |
O Ensino da sustentabilidade em instituições comunitárias de ensino superior na perspectiva da Triple Botton Line / La enseñanza de la sustentabilidad en instituciones comunitarias de enseñanza superior en la perspectiva de la Triple Botton Line Danesi, Luiz Carlos Educação Superior Ensino da Sustentabilidade Instituições Comunitárias. |
title_short |
O Ensino da sustentabilidade em instituições comunitárias de ensino superior na perspectiva da Triple Botton Line / La enseñanza de la sustentabilidad en instituciones comunitarias de enseñanza superior en la perspectiva de la Triple Botton Line |
title_full |
O Ensino da sustentabilidade em instituições comunitárias de ensino superior na perspectiva da Triple Botton Line / La enseñanza de la sustentabilidad en instituciones comunitarias de enseñanza superior en la perspectiva de la Triple Botton Line |
title_fullStr |
O Ensino da sustentabilidade em instituições comunitárias de ensino superior na perspectiva da Triple Botton Line / La enseñanza de la sustentabilidad en instituciones comunitarias de enseñanza superior en la perspectiva de la Triple Botton Line |
title_full_unstemmed |
O Ensino da sustentabilidade em instituições comunitárias de ensino superior na perspectiva da Triple Botton Line / La enseñanza de la sustentabilidad en instituciones comunitarias de enseñanza superior en la perspectiva de la Triple Botton Line |
title_sort |
O Ensino da sustentabilidade em instituições comunitárias de ensino superior na perspectiva da Triple Botton Line / La enseñanza de la sustentabilidad en instituciones comunitarias de enseñanza superior en la perspectiva de la Triple Botton Line |
author |
Danesi, Luiz Carlos |
author_facet |
Danesi, Luiz Carlos Souza, Renaldo Vieira de Güths, Henrique Araújo, Eduardo Bugallo de |
author_role |
author |
author2 |
Souza, Renaldo Vieira de Güths, Henrique Araújo, Eduardo Bugallo de |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Danesi, Luiz Carlos Souza, Renaldo Vieira de Güths, Henrique Araújo, Eduardo Bugallo de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Superior Ensino da Sustentabilidade Instituições Comunitárias. |
topic |
Educação Superior Ensino da Sustentabilidade Instituições Comunitárias. |
description |
Este artigo visa problematizar o ensino da sustentabilidade na perspectiva da Triple Botton Line (TBL), em Instituições Comunitárias de Ensino Superior. Tem como base teórica a literatura corrente internacional quanto ao tema da sustentabilidade. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório e empírico de estudo de casos múltiplos. Foram realizadas dez entrevistas com professores de quatro Instituições Comunitárias de Ensino Superior. A pesquisa questionou quanto ao fato de ser uma universidade comunitária: que contribuição isto pode trazer para o ensino da sustentabilidade na instituição? Conclui que suas interações com as comunidades lhe possibilitam trazer, através da pesquisa e extensão, uma contribuição prática real ao ensino da sustentabilidade. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/21334 10.34117/bjdv6n12-223 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/21334 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv6n12-223 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/21334/17028 10.34117/bjd.v6i12.21334.g17028 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 12 (2020); 96464-96475 Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 12 (2020); 96464-96475 Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 12 (2020); 96464-96475 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645497351536640 |