O Ensino da sustentabilidade em instituições comunitárias de ensino superior na perspectiva da Triple Botton Line / La enseñanza de la sustentabilidad en instituciones comunitarias de enseñanza superior en la perspectiva de la Triple Botton Line

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Danesi, Luiz Carlos
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Souza, Renaldo Vieira de, Güths, Henrique, Araújo, Eduardo Bugallo de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/21334
Resumo: Este artigo visa problematizar o ensino da sustentabilidade na perspectiva da Triple Botton Line (TBL), em Instituições Comunitárias de Ensino Superior. Tem como base teórica a literatura corrente internacional quanto ao tema da sustentabilidade. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório e empírico de estudo de casos múltiplos. Foram realizadas dez entrevistas com professores de quatro Instituições Comunitárias de Ensino Superior. A pesquisa questionou quanto ao fato de ser uma universidade comunitária: que contribuição isto pode trazer para o ensino da sustentabilidade na instituição? Conclui que suas interações com as comunidades lhe possibilitam trazer, através da pesquisa e extensão, uma contribuição prática real ao ensino da sustentabilidade.
id VERACRUZ-0_38f7509f1bb433839dd0534e6e1ca2d8
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/21334
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling O Ensino da sustentabilidade em instituições comunitárias de ensino superior na perspectiva da Triple Botton Line / La enseñanza de la sustentabilidad en instituciones comunitarias de enseñanza superior en la perspectiva de la Triple Botton LineEducação SuperiorEnsino da SustentabilidadeInstituições Comunitárias.Este artigo visa problematizar o ensino da sustentabilidade na perspectiva da Triple Botton Line (TBL), em Instituições Comunitárias de Ensino Superior. Tem como base teórica a literatura corrente internacional quanto ao tema da sustentabilidade. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório e empírico de estudo de casos múltiplos. Foram realizadas dez entrevistas com professores de quatro Instituições Comunitárias de Ensino Superior. A pesquisa questionou quanto ao fato de ser uma universidade comunitária: que contribuição isto pode trazer para o ensino da sustentabilidade na instituição? Conclui que suas interações com as comunidades lhe possibilitam trazer, através da pesquisa e extensão, uma contribuição prática real ao ensino da sustentabilidade.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-12-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2133410.34117/bjdv6n12-223Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 12 (2020); 96464-96475Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 12 (2020); 96464-96475Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 12 (2020); 96464-964752525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/21334/1702810.34117/bjd.v6i12.21334.g17028Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessDanesi, Luiz CarlosSouza, Renaldo Vieira deGüths, HenriqueAraújo, Eduardo Bugallo de2021-06-07T20:45:36Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/21334Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:11:51.394967Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv O Ensino da sustentabilidade em instituições comunitárias de ensino superior na perspectiva da Triple Botton Line / La enseñanza de la sustentabilidad en instituciones comunitarias de enseñanza superior en la perspectiva de la Triple Botton Line
title O Ensino da sustentabilidade em instituições comunitárias de ensino superior na perspectiva da Triple Botton Line / La enseñanza de la sustentabilidad en instituciones comunitarias de enseñanza superior en la perspectiva de la Triple Botton Line
spellingShingle O Ensino da sustentabilidade em instituições comunitárias de ensino superior na perspectiva da Triple Botton Line / La enseñanza de la sustentabilidad en instituciones comunitarias de enseñanza superior en la perspectiva de la Triple Botton Line
Danesi, Luiz Carlos
Educação Superior
Ensino da Sustentabilidade
Instituições Comunitárias.
title_short O Ensino da sustentabilidade em instituições comunitárias de ensino superior na perspectiva da Triple Botton Line / La enseñanza de la sustentabilidad en instituciones comunitarias de enseñanza superior en la perspectiva de la Triple Botton Line
title_full O Ensino da sustentabilidade em instituições comunitárias de ensino superior na perspectiva da Triple Botton Line / La enseñanza de la sustentabilidad en instituciones comunitarias de enseñanza superior en la perspectiva de la Triple Botton Line
title_fullStr O Ensino da sustentabilidade em instituições comunitárias de ensino superior na perspectiva da Triple Botton Line / La enseñanza de la sustentabilidad en instituciones comunitarias de enseñanza superior en la perspectiva de la Triple Botton Line
title_full_unstemmed O Ensino da sustentabilidade em instituições comunitárias de ensino superior na perspectiva da Triple Botton Line / La enseñanza de la sustentabilidad en instituciones comunitarias de enseñanza superior en la perspectiva de la Triple Botton Line
title_sort O Ensino da sustentabilidade em instituições comunitárias de ensino superior na perspectiva da Triple Botton Line / La enseñanza de la sustentabilidad en instituciones comunitarias de enseñanza superior en la perspectiva de la Triple Botton Line
author Danesi, Luiz Carlos
author_facet Danesi, Luiz Carlos
Souza, Renaldo Vieira de
Güths, Henrique
Araújo, Eduardo Bugallo de
author_role author
author2 Souza, Renaldo Vieira de
Güths, Henrique
Araújo, Eduardo Bugallo de
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Danesi, Luiz Carlos
Souza, Renaldo Vieira de
Güths, Henrique
Araújo, Eduardo Bugallo de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Superior
Ensino da Sustentabilidade
Instituições Comunitárias.
topic Educação Superior
Ensino da Sustentabilidade
Instituições Comunitárias.
description Este artigo visa problematizar o ensino da sustentabilidade na perspectiva da Triple Botton Line (TBL), em Instituições Comunitárias de Ensino Superior. Tem como base teórica a literatura corrente internacional quanto ao tema da sustentabilidade. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório e empírico de estudo de casos múltiplos. Foram realizadas dez entrevistas com professores de quatro Instituições Comunitárias de Ensino Superior. A pesquisa questionou quanto ao fato de ser uma universidade comunitária: que contribuição isto pode trazer para o ensino da sustentabilidade na instituição? Conclui que suas interações com as comunidades lhe possibilitam trazer, através da pesquisa e extensão, uma contribuição prática real ao ensino da sustentabilidade.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/21334
10.34117/bjdv6n12-223
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/21334
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n12-223
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/21334/17028
10.34117/bjd.v6i12.21334.g17028
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 12 (2020); 96464-96475
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 12 (2020); 96464-96475
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 12 (2020); 96464-96475
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645497351536640