Efeitos da realidade virtual no desempenho motor do membro superior em adultos após acidente vascular encefálico: revisão integrativa da literatura / Effects of virtual reality on upper limb motor performance in adults after stroke: integrative literature review

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Daiane Silva
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Santana, Geísa de Morais, Costa, Yasmim Xavier Arruda, da Silva, Francisca Edilma Brasil, Nyland, Joana Josiane Andriotte Oliveira Lima, da Silva, Fabio Jose Antonio, Waltermann, Martha Eliana, de Sousa, Joao Bosco Martins, Triches, Jean Carlos, Chumpato, Leonardo Presotto, Coutinho, Milane Pessoa, dos Santos, Bruna Lima, Freitas, Vitória de Sousa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/46253
Resumo: Introdução: O Acidente Vascular Encefálico (AVE) é considerado uma das principais causas de comprometimento neurológico no âmbito global. A recuperação da função motora após o AVE é considerada desafiadora, devido à gravidade do comprometimento e a redução ou ausência da capacidade de movimento voluntário do paciente. Assim, de acordo com os avanços tecnológicos, vêm surgindo novos recursos sendo considerados aliados à reabilitação de pacientes com AVE, como a Realidade Virtual (RV). Objetivo: O presente estudo visa verificar na literatura, os efeitos da inserção da realidade virtual no desempenho motor do MS de adultos após AVE. Métodos: Trata-se de um estudo de caráter qualitativo de revisão integrativa da literatura. Com o propósito de desenvolver a questão norteadora desta revisão, aplicaram-se os domínios da estratégia PICo, resultando na questão: “Quais são os efeitos da realidade virtual na função motora em adultos após AVE?” Realizou-se um levantamento bibliográfico em fevereiro de 2022 nas bases de dados: Embase via Cochrane Library, IBECS, LILACS via BVS e MEDLINE via PubMed. As estratégias de busca foram formuladas a partir dos descritores mencionados em português e inglês, interligadas pelos operadores booleanos “AND” e “OR”. Resultados e Discussão: Conforme a utilização das estratégias de busca indexadas nas bases de dados, foram inicialmente identificados 142 estudos científicos. Após a aplicação dos critérios de elegibilidade e exclusão, foram excluídos 107 estudos, restando 35 artigos selecionados com base no título, destes, 20 foram excluídos após leitura criteriosa dos resumos, e 15 estudos foram lidos na íntegra. Destes, somente oito atenderam ao objetivo proposto para compor a revisão. A RV é considerada um recurso lúdico e dinâmico, de baixo custo e seguro que promove mecanismos psicológicos e efeitos fisiológicos que proporcionam avanços na recuperação motora dos pacientes após o AVE. Conclusão: A partir da análise criteriosa das evidências científicas selecionadas neste estudo, a maioria dos achados apresentaram resultados satisfatórios quanto ao uso da realidade virtual no desempenho motor do membro superior. Entretanto, são necessárias novas pesquisas na área.
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