Diagnóstico situacional: um relato de experiência dos acadêmicos do Programa de Educação pelo Trabalho em Saúde - Unigran Capital

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Salomão, Larissa Gravinese
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Oliveira, Jessica da Silva, dos Santos, Leonardo Ferreira, de Souza, Daniely Araújo, de Souza, Jorge Felipe Coêne, Candido, Andreia Cristina, de Almeida Filho, Orlando, Figueira, Maura Cristiane e Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/59577
Resumo: Introdução: As ações implementadas para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde são frequentemente estruturadas no Brasil, como por exemplo as voltadas para a formação dos profissionais de saúde como o Programa de Educação pelo Trabalho em Saúde (PET-Saúde). Objetivo: descrever a experiência da construção do Diagnóstico Situacional da Unidade de Saúde da Família  Jardim Noroeste na cidade de Campo Grande-MS, realizado por discentes participantes do Programa PET-saúde gestão e assistência 2022-2023. Metodologia: pesquisa qualitativa, exploratória do tipo descritiva em formato de relato de experiência sobre a construção do diagnóstico situacional do território de trabalho do grupo tutorial de assistência do PET-Saúde 2022/2023 caracterizado em etapas para sua realização. Resultados e discussão: diante da caracterização do perfil da população, foram realizadas intervenções iniciais pautadas nos grupos definidos como prioritários, por serem mais vulneráveis. Diante da Proposta do PET-saúde, foram realizadas ações de educação em saúde sobre a importância da vacinação, com abordagens adaptadas ao público-alvo. Considerações finais: conclui-se que a construção do diagnóstico situacional permitiu aos discentes compreenderem o panorama local e suas principais vulnerabilidades, no intuito de desenvolver intervenções apropriadas ao cenário e aos grupos prioritários.
id VERACRUZ-0_3b608f499182d9efdcb5962d46c3cddb
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/59577
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Diagnóstico situacional: um relato de experiência dos acadêmicos do Programa de Educação pelo Trabalho em Saúde - Unigran Capitaldiagnóstico situacionaleducação em saúdevigilância em saúdeIntrodução: As ações implementadas para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde são frequentemente estruturadas no Brasil, como por exemplo as voltadas para a formação dos profissionais de saúde como o Programa de Educação pelo Trabalho em Saúde (PET-Saúde). Objetivo: descrever a experiência da construção do Diagnóstico Situacional da Unidade de Saúde da Família  Jardim Noroeste na cidade de Campo Grande-MS, realizado por discentes participantes do Programa PET-saúde gestão e assistência 2022-2023. Metodologia: pesquisa qualitativa, exploratória do tipo descritiva em formato de relato de experiência sobre a construção do diagnóstico situacional do território de trabalho do grupo tutorial de assistência do PET-Saúde 2022/2023 caracterizado em etapas para sua realização. Resultados e discussão: diante da caracterização do perfil da população, foram realizadas intervenções iniciais pautadas nos grupos definidos como prioritários, por serem mais vulneráveis. Diante da Proposta do PET-saúde, foram realizadas ações de educação em saúde sobre a importância da vacinação, com abordagens adaptadas ao público-alvo. Considerações finais: conclui-se que a construção do diagnóstico situacional permitiu aos discentes compreenderem o panorama local e suas principais vulnerabilidades, no intuito de desenvolver intervenções apropriadas ao cenário e aos grupos prioritários.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2023-05-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5957710.34117/bjdv9n5-071Brazilian Journal of Development; Vol. 9 No. 05 (2023); 15517-15530Brazilian Journal of Development; Vol. 9 Núm. 05 (2023); 15517-15530Brazilian Journal of Development; v. 9 n. 05 (2023); 15517-155302525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/59577/43088Salomão, Larissa GravineseOliveira, Jessica da Silvados Santos, Leonardo Ferreirade Souza, Daniely Araújode Souza, Jorge Felipe CoêneCandido, Andreia Cristinade Almeida Filho, OrlandoFigueira, Maura Cristiane e Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-05-12T18:22:20Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/59577Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:26:48.590705Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Diagnóstico situacional: um relato de experiência dos acadêmicos do Programa de Educação pelo Trabalho em Saúde - Unigran Capital
title Diagnóstico situacional: um relato de experiência dos acadêmicos do Programa de Educação pelo Trabalho em Saúde - Unigran Capital
spellingShingle Diagnóstico situacional: um relato de experiência dos acadêmicos do Programa de Educação pelo Trabalho em Saúde - Unigran Capital
Salomão, Larissa Gravinese
diagnóstico situacional
educação em saúde
vigilância em saúde
title_short Diagnóstico situacional: um relato de experiência dos acadêmicos do Programa de Educação pelo Trabalho em Saúde - Unigran Capital
title_full Diagnóstico situacional: um relato de experiência dos acadêmicos do Programa de Educação pelo Trabalho em Saúde - Unigran Capital
title_fullStr Diagnóstico situacional: um relato de experiência dos acadêmicos do Programa de Educação pelo Trabalho em Saúde - Unigran Capital
title_full_unstemmed Diagnóstico situacional: um relato de experiência dos acadêmicos do Programa de Educação pelo Trabalho em Saúde - Unigran Capital
title_sort Diagnóstico situacional: um relato de experiência dos acadêmicos do Programa de Educação pelo Trabalho em Saúde - Unigran Capital
author Salomão, Larissa Gravinese
author_facet Salomão, Larissa Gravinese
Oliveira, Jessica da Silva
dos Santos, Leonardo Ferreira
de Souza, Daniely Araújo
de Souza, Jorge Felipe Coêne
Candido, Andreia Cristina
de Almeida Filho, Orlando
Figueira, Maura Cristiane e Silva
author_role author
author2 Oliveira, Jessica da Silva
dos Santos, Leonardo Ferreira
de Souza, Daniely Araújo
de Souza, Jorge Felipe Coêne
Candido, Andreia Cristina
de Almeida Filho, Orlando
Figueira, Maura Cristiane e Silva
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Salomão, Larissa Gravinese
Oliveira, Jessica da Silva
dos Santos, Leonardo Ferreira
de Souza, Daniely Araújo
de Souza, Jorge Felipe Coêne
Candido, Andreia Cristina
de Almeida Filho, Orlando
Figueira, Maura Cristiane e Silva
dc.subject.por.fl_str_mv diagnóstico situacional
educação em saúde
vigilância em saúde
topic diagnóstico situacional
educação em saúde
vigilância em saúde
description Introdução: As ações implementadas para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde são frequentemente estruturadas no Brasil, como por exemplo as voltadas para a formação dos profissionais de saúde como o Programa de Educação pelo Trabalho em Saúde (PET-Saúde). Objetivo: descrever a experiência da construção do Diagnóstico Situacional da Unidade de Saúde da Família  Jardim Noroeste na cidade de Campo Grande-MS, realizado por discentes participantes do Programa PET-saúde gestão e assistência 2022-2023. Metodologia: pesquisa qualitativa, exploratória do tipo descritiva em formato de relato de experiência sobre a construção do diagnóstico situacional do território de trabalho do grupo tutorial de assistência do PET-Saúde 2022/2023 caracterizado em etapas para sua realização. Resultados e discussão: diante da caracterização do perfil da população, foram realizadas intervenções iniciais pautadas nos grupos definidos como prioritários, por serem mais vulneráveis. Diante da Proposta do PET-saúde, foram realizadas ações de educação em saúde sobre a importância da vacinação, com abordagens adaptadas ao público-alvo. Considerações finais: conclui-se que a construção do diagnóstico situacional permitiu aos discentes compreenderem o panorama local e suas principais vulnerabilidades, no intuito de desenvolver intervenções apropriadas ao cenário e aos grupos prioritários.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/59577
10.34117/bjdv9n5-071
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/59577
identifier_str_mv 10.34117/bjdv9n5-071
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/59577/43088
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 9 No. 05 (2023); 15517-15530
Brazilian Journal of Development; Vol. 9 Núm. 05 (2023); 15517-15530
Brazilian Journal of Development; v. 9 n. 05 (2023); 15517-15530
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645631976112128