Diagnóstico situacional: um relato de experiência dos acadêmicos do Programa de Educação pelo Trabalho em Saúde - Unigran Capital
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/59577 |
Resumo: | Introdução: As ações implementadas para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde são frequentemente estruturadas no Brasil, como por exemplo as voltadas para a formação dos profissionais de saúde como o Programa de Educação pelo Trabalho em Saúde (PET-Saúde). Objetivo: descrever a experiência da construção do Diagnóstico Situacional da Unidade de Saúde da Família Jardim Noroeste na cidade de Campo Grande-MS, realizado por discentes participantes do Programa PET-saúde gestão e assistência 2022-2023. Metodologia: pesquisa qualitativa, exploratória do tipo descritiva em formato de relato de experiência sobre a construção do diagnóstico situacional do território de trabalho do grupo tutorial de assistência do PET-Saúde 2022/2023 caracterizado em etapas para sua realização. Resultados e discussão: diante da caracterização do perfil da população, foram realizadas intervenções iniciais pautadas nos grupos definidos como prioritários, por serem mais vulneráveis. Diante da Proposta do PET-saúde, foram realizadas ações de educação em saúde sobre a importância da vacinação, com abordagens adaptadas ao público-alvo. Considerações finais: conclui-se que a construção do diagnóstico situacional permitiu aos discentes compreenderem o panorama local e suas principais vulnerabilidades, no intuito de desenvolver intervenções apropriadas ao cenário e aos grupos prioritários. |
id |
VERACRUZ-0_3b608f499182d9efdcb5962d46c3cddb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/59577 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Diagnóstico situacional: um relato de experiência dos acadêmicos do Programa de Educação pelo Trabalho em Saúde - Unigran Capitaldiagnóstico situacionaleducação em saúdevigilância em saúdeIntrodução: As ações implementadas para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde são frequentemente estruturadas no Brasil, como por exemplo as voltadas para a formação dos profissionais de saúde como o Programa de Educação pelo Trabalho em Saúde (PET-Saúde). Objetivo: descrever a experiência da construção do Diagnóstico Situacional da Unidade de Saúde da Família Jardim Noroeste na cidade de Campo Grande-MS, realizado por discentes participantes do Programa PET-saúde gestão e assistência 2022-2023. Metodologia: pesquisa qualitativa, exploratória do tipo descritiva em formato de relato de experiência sobre a construção do diagnóstico situacional do território de trabalho do grupo tutorial de assistência do PET-Saúde 2022/2023 caracterizado em etapas para sua realização. Resultados e discussão: diante da caracterização do perfil da população, foram realizadas intervenções iniciais pautadas nos grupos definidos como prioritários, por serem mais vulneráveis. Diante da Proposta do PET-saúde, foram realizadas ações de educação em saúde sobre a importância da vacinação, com abordagens adaptadas ao público-alvo. Considerações finais: conclui-se que a construção do diagnóstico situacional permitiu aos discentes compreenderem o panorama local e suas principais vulnerabilidades, no intuito de desenvolver intervenções apropriadas ao cenário e aos grupos prioritários.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2023-05-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5957710.34117/bjdv9n5-071Brazilian Journal of Development; Vol. 9 No. 05 (2023); 15517-15530Brazilian Journal of Development; Vol. 9 Núm. 05 (2023); 15517-15530Brazilian Journal of Development; v. 9 n. 05 (2023); 15517-155302525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/59577/43088Salomão, Larissa GravineseOliveira, Jessica da Silvados Santos, Leonardo Ferreirade Souza, Daniely Araújode Souza, Jorge Felipe CoêneCandido, Andreia Cristinade Almeida Filho, OrlandoFigueira, Maura Cristiane e Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-05-12T18:22:20Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/59577Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:26:48.590705Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Diagnóstico situacional: um relato de experiência dos acadêmicos do Programa de Educação pelo Trabalho em Saúde - Unigran Capital |
title |
Diagnóstico situacional: um relato de experiência dos acadêmicos do Programa de Educação pelo Trabalho em Saúde - Unigran Capital |
spellingShingle |
Diagnóstico situacional: um relato de experiência dos acadêmicos do Programa de Educação pelo Trabalho em Saúde - Unigran Capital Salomão, Larissa Gravinese diagnóstico situacional educação em saúde vigilância em saúde |
title_short |
Diagnóstico situacional: um relato de experiência dos acadêmicos do Programa de Educação pelo Trabalho em Saúde - Unigran Capital |
title_full |
Diagnóstico situacional: um relato de experiência dos acadêmicos do Programa de Educação pelo Trabalho em Saúde - Unigran Capital |
title_fullStr |
Diagnóstico situacional: um relato de experiência dos acadêmicos do Programa de Educação pelo Trabalho em Saúde - Unigran Capital |
title_full_unstemmed |
Diagnóstico situacional: um relato de experiência dos acadêmicos do Programa de Educação pelo Trabalho em Saúde - Unigran Capital |
title_sort |
Diagnóstico situacional: um relato de experiência dos acadêmicos do Programa de Educação pelo Trabalho em Saúde - Unigran Capital |
author |
Salomão, Larissa Gravinese |
author_facet |
Salomão, Larissa Gravinese Oliveira, Jessica da Silva dos Santos, Leonardo Ferreira de Souza, Daniely Araújo de Souza, Jorge Felipe Coêne Candido, Andreia Cristina de Almeida Filho, Orlando Figueira, Maura Cristiane e Silva |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Jessica da Silva dos Santos, Leonardo Ferreira de Souza, Daniely Araújo de Souza, Jorge Felipe Coêne Candido, Andreia Cristina de Almeida Filho, Orlando Figueira, Maura Cristiane e Silva |
author2_role |
author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Salomão, Larissa Gravinese Oliveira, Jessica da Silva dos Santos, Leonardo Ferreira de Souza, Daniely Araújo de Souza, Jorge Felipe Coêne Candido, Andreia Cristina de Almeida Filho, Orlando Figueira, Maura Cristiane e Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
diagnóstico situacional educação em saúde vigilância em saúde |
topic |
diagnóstico situacional educação em saúde vigilância em saúde |
description |
Introdução: As ações implementadas para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde são frequentemente estruturadas no Brasil, como por exemplo as voltadas para a formação dos profissionais de saúde como o Programa de Educação pelo Trabalho em Saúde (PET-Saúde). Objetivo: descrever a experiência da construção do Diagnóstico Situacional da Unidade de Saúde da Família Jardim Noroeste na cidade de Campo Grande-MS, realizado por discentes participantes do Programa PET-saúde gestão e assistência 2022-2023. Metodologia: pesquisa qualitativa, exploratória do tipo descritiva em formato de relato de experiência sobre a construção do diagnóstico situacional do território de trabalho do grupo tutorial de assistência do PET-Saúde 2022/2023 caracterizado em etapas para sua realização. Resultados e discussão: diante da caracterização do perfil da população, foram realizadas intervenções iniciais pautadas nos grupos definidos como prioritários, por serem mais vulneráveis. Diante da Proposta do PET-saúde, foram realizadas ações de educação em saúde sobre a importância da vacinação, com abordagens adaptadas ao público-alvo. Considerações finais: conclui-se que a construção do diagnóstico situacional permitiu aos discentes compreenderem o panorama local e suas principais vulnerabilidades, no intuito de desenvolver intervenções apropriadas ao cenário e aos grupos prioritários. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-05-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/59577 10.34117/bjdv9n5-071 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/59577 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv9n5-071 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/59577/43088 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 9 No. 05 (2023); 15517-15530 Brazilian Journal of Development; Vol. 9 Núm. 05 (2023); 15517-15530 Brazilian Journal of Development; v. 9 n. 05 (2023); 15517-15530 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645631976112128 |