Diagnóstico situacional: um relato de experiência dos acadêmicos do Programa de Educação pelo Trabalho em Saúde - Unigran Capital
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
DOI: | 10.34117/bjdv9n5-071 |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/59577 |
Resumo: | Introdução: As ações implementadas para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde são frequentemente estruturadas no Brasil, como por exemplo as voltadas para a formação dos profissionais de saúde como o Programa de Educação pelo Trabalho em Saúde (PET-Saúde). Objetivo: descrever a experiência da construção do Diagnóstico Situacional da Unidade de Saúde da Família Jardim Noroeste na cidade de Campo Grande-MS, realizado por discentes participantes do Programa PET-saúde gestão e assistência 2022-2023. Metodologia: pesquisa qualitativa, exploratória do tipo descritiva em formato de relato de experiência sobre a construção do diagnóstico situacional do território de trabalho do grupo tutorial de assistência do PET-Saúde 2022/2023 caracterizado em etapas para sua realização. Resultados e discussão: diante da caracterização do perfil da população, foram realizadas intervenções iniciais pautadas nos grupos definidos como prioritários, por serem mais vulneráveis. Diante da Proposta do PET-saúde, foram realizadas ações de educação em saúde sobre a importância da vacinação, com abordagens adaptadas ao público-alvo. Considerações finais: conclui-se que a construção do diagnóstico situacional permitiu aos discentes compreenderem o panorama local e suas principais vulnerabilidades, no intuito de desenvolver intervenções apropriadas ao cenário e aos grupos prioritários. |
id |
VERACRUZ-0_3b608f499182d9efdcb5962d46c3cddb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/59577 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
spelling |
Diagnóstico situacional: um relato de experiência dos acadêmicos do Programa de Educação pelo Trabalho em Saúde - Unigran Capitaldiagnóstico situacionaleducação em saúdevigilância em saúdeIntrodução: As ações implementadas para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde são frequentemente estruturadas no Brasil, como por exemplo as voltadas para a formação dos profissionais de saúde como o Programa de Educação pelo Trabalho em Saúde (PET-Saúde). Objetivo: descrever a experiência da construção do Diagnóstico Situacional da Unidade de Saúde da Família Jardim Noroeste na cidade de Campo Grande-MS, realizado por discentes participantes do Programa PET-saúde gestão e assistência 2022-2023. Metodologia: pesquisa qualitativa, exploratória do tipo descritiva em formato de relato de experiência sobre a construção do diagnóstico situacional do território de trabalho do grupo tutorial de assistência do PET-Saúde 2022/2023 caracterizado em etapas para sua realização. Resultados e discussão: diante da caracterização do perfil da população, foram realizadas intervenções iniciais pautadas nos grupos definidos como prioritários, por serem mais vulneráveis. Diante da Proposta do PET-saúde, foram realizadas ações de educação em saúde sobre a importância da vacinação, com abordagens adaptadas ao público-alvo. Considerações finais: conclui-se que a construção do diagnóstico situacional permitiu aos discentes compreenderem o panorama local e suas principais vulnerabilidades, no intuito de desenvolver intervenções apropriadas ao cenário e aos grupos prioritários.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2023-05-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5957710.34117/bjdv9n5-071Brazilian Journal of Development; Vol. 9 No. 05 (2023); 15517-15530Brazilian Journal of Development; Vol. 9 Núm. 05 (2023); 15517-15530Brazilian Journal of Development; v. 9 n. 05 (2023); 15517-155302525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/59577/43088Salomão, Larissa GravineseOliveira, Jessica da Silvados Santos, Leonardo Ferreirade Souza, Daniely Araújode Souza, Jorge Felipe CoêneCandido, Andreia Cristinade Almeida Filho, OrlandoFigueira, Maura Cristiane e Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-05-12T18:22:20Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/59577Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:26:48.590705Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Diagnóstico situacional: um relato de experiência dos acadêmicos do Programa de Educação pelo Trabalho em Saúde - Unigran Capital |
title |
Diagnóstico situacional: um relato de experiência dos acadêmicos do Programa de Educação pelo Trabalho em Saúde - Unigran Capital |
spellingShingle |
Diagnóstico situacional: um relato de experiência dos acadêmicos do Programa de Educação pelo Trabalho em Saúde - Unigran Capital Diagnóstico situacional: um relato de experiência dos acadêmicos do Programa de Educação pelo Trabalho em Saúde - Unigran Capital Salomão, Larissa Gravinese diagnóstico situacional educação em saúde vigilância em saúde Salomão, Larissa Gravinese diagnóstico situacional educação em saúde vigilância em saúde |
title_short |
Diagnóstico situacional: um relato de experiência dos acadêmicos do Programa de Educação pelo Trabalho em Saúde - Unigran Capital |
title_full |
Diagnóstico situacional: um relato de experiência dos acadêmicos do Programa de Educação pelo Trabalho em Saúde - Unigran Capital |
title_fullStr |
Diagnóstico situacional: um relato de experiência dos acadêmicos do Programa de Educação pelo Trabalho em Saúde - Unigran Capital Diagnóstico situacional: um relato de experiência dos acadêmicos do Programa de Educação pelo Trabalho em Saúde - Unigran Capital |
title_full_unstemmed |
Diagnóstico situacional: um relato de experiência dos acadêmicos do Programa de Educação pelo Trabalho em Saúde - Unigran Capital Diagnóstico situacional: um relato de experiência dos acadêmicos do Programa de Educação pelo Trabalho em Saúde - Unigran Capital |
title_sort |
Diagnóstico situacional: um relato de experiência dos acadêmicos do Programa de Educação pelo Trabalho em Saúde - Unigran Capital |
author |
Salomão, Larissa Gravinese |
author_facet |
Salomão, Larissa Gravinese Salomão, Larissa Gravinese Oliveira, Jessica da Silva dos Santos, Leonardo Ferreira de Souza, Daniely Araújo de Souza, Jorge Felipe Coêne Candido, Andreia Cristina de Almeida Filho, Orlando Figueira, Maura Cristiane e Silva Oliveira, Jessica da Silva dos Santos, Leonardo Ferreira de Souza, Daniely Araújo de Souza, Jorge Felipe Coêne Candido, Andreia Cristina de Almeida Filho, Orlando Figueira, Maura Cristiane e Silva |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Jessica da Silva dos Santos, Leonardo Ferreira de Souza, Daniely Araújo de Souza, Jorge Felipe Coêne Candido, Andreia Cristina de Almeida Filho, Orlando Figueira, Maura Cristiane e Silva |
author2_role |
author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Salomão, Larissa Gravinese Oliveira, Jessica da Silva dos Santos, Leonardo Ferreira de Souza, Daniely Araújo de Souza, Jorge Felipe Coêne Candido, Andreia Cristina de Almeida Filho, Orlando Figueira, Maura Cristiane e Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
diagnóstico situacional educação em saúde vigilância em saúde |
topic |
diagnóstico situacional educação em saúde vigilância em saúde |
description |
Introdução: As ações implementadas para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde são frequentemente estruturadas no Brasil, como por exemplo as voltadas para a formação dos profissionais de saúde como o Programa de Educação pelo Trabalho em Saúde (PET-Saúde). Objetivo: descrever a experiência da construção do Diagnóstico Situacional da Unidade de Saúde da Família Jardim Noroeste na cidade de Campo Grande-MS, realizado por discentes participantes do Programa PET-saúde gestão e assistência 2022-2023. Metodologia: pesquisa qualitativa, exploratória do tipo descritiva em formato de relato de experiência sobre a construção do diagnóstico situacional do território de trabalho do grupo tutorial de assistência do PET-Saúde 2022/2023 caracterizado em etapas para sua realização. Resultados e discussão: diante da caracterização do perfil da população, foram realizadas intervenções iniciais pautadas nos grupos definidos como prioritários, por serem mais vulneráveis. Diante da Proposta do PET-saúde, foram realizadas ações de educação em saúde sobre a importância da vacinação, com abordagens adaptadas ao público-alvo. Considerações finais: conclui-se que a construção do diagnóstico situacional permitiu aos discentes compreenderem o panorama local e suas principais vulnerabilidades, no intuito de desenvolver intervenções apropriadas ao cenário e aos grupos prioritários. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-05-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/59577 10.34117/bjdv9n5-071 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/59577 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv9n5-071 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/59577/43088 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 9 No. 05 (2023); 15517-15530 Brazilian Journal of Development; Vol. 9 Núm. 05 (2023); 15517-15530 Brazilian Journal of Development; v. 9 n. 05 (2023); 15517-15530 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1822183711919046656 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.34117/bjdv9n5-071 |