O professor de educação superior nas políticas de inclusão e de ações afirmativas / The top education teacher in inclusion and affirmative action policies
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3030 |
Resumo: | As políticas de inclusão (PI) e de ações afirmativas (PAA) democratizaram o acesso à Educação Superior (ES) brasileira, provocando mudança no perfil dos estudantes e necessidade de rever o papel do professor no processo inclusivo. Buscamos caracterizar como espaços privilegiados de produção de conhecimento em Educação retratam o docente de ES frente a essas políticas, analisando a produção de duas revistas (Qualis A1 e A2) e de dois eventos representativos da área no período 2006-2016. Identificamos crescente aumento de interesse pelo tema, embora poucos artigos tenham por foco as PI e PAA e afirmem a importância do professor neste contexto. Ele é abordado de diferentes perspectivas: carente de capacitação para atender as demandas – de atendimento aos estudantes e até mesmo da legislação; chamado ao ativismo social; e, em menor medida, como legítimo responsável pelo sucesso das políticas. Ao final, refletimos sobre a conscientização dos docentes de ES sobre as PI e de diversidade. |
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O professor de educação superior nas políticas de inclusão e de ações afirmativas / The top education teacher in inclusion and affirmative action policiesEducação Superior. Políticas de Ações Afirmativas. Políticas de Educação Superior. Políticas de Inclusão. Professor de Ensino Superior.As políticas de inclusão (PI) e de ações afirmativas (PAA) democratizaram o acesso à Educação Superior (ES) brasileira, provocando mudança no perfil dos estudantes e necessidade de rever o papel do professor no processo inclusivo. Buscamos caracterizar como espaços privilegiados de produção de conhecimento em Educação retratam o docente de ES frente a essas políticas, analisando a produção de duas revistas (Qualis A1 e A2) e de dois eventos representativos da área no período 2006-2016. Identificamos crescente aumento de interesse pelo tema, embora poucos artigos tenham por foco as PI e PAA e afirmem a importância do professor neste contexto. Ele é abordado de diferentes perspectivas: carente de capacitação para atender as demandas – de atendimento aos estudantes e até mesmo da legislação; chamado ao ativismo social; e, em menor medida, como legítimo responsável pelo sucesso das políticas. Ao final, refletimos sobre a conscientização dos docentes de ES sobre as PI e de diversidade. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-09-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/303010.34117/bjdv5n9-012Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 9 (2019); 13789-13805Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 9 (2019); 13789-13805Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 9 (2019); 13789-138052525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3030/2962Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessWittkowski, Jussete Rosane TrappCosta, Suzana Pilonetto DaMeneghel, Stela MariaMartins, Rosane Magaly2019-10-01T19:29:10Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/3030Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:03:05.537066Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
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