Equações polinomiais em livros didáticos no ensino médio: exploração, resolução e proposição de problemas: Polynomial equations in high school textbooks: exploration, resolution, and problem proposition
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/50818 |
Resumo: | Apresentaremos parte de um estudo do projeto de pesquisa PIBIC-EM (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio) acerca da análise de livros didáticos do Ensino Médio sobre equações polinomiais. O presente artigo tem como objetivo investigar a abordagem da metodologia de ensino-aprendizagem através da exploração, resolução e proposição de problemas referente ao último capítulo do conteúdo de matemática presente nos livros textos de Ensino Médio. A pesquisa foi qualitativa, a partir da análise de cinco livros didáticos do Ensino Médio com um olhar sobre a temática das equações polinomiais (polinômios, funções e equações algébricas de n (enésimo) grau). Com finalidade de identificar potencialidades e possibilidades de trabalhar exploração, resolução e proposição de problemas de matemática a partir do recurso pedagógico do livro didático. Após, acuradas análises, percebemos que o livro didático de matemática do Ensino Médio é indispensável ao docente, podendo favorecer o fazer matemática na sala de aula via exploração, resolução e proposição de problemas com os conteúdos de polinômios, funções e equações polinomiais de n grau nos diversos contextos que foram analisados. |
id |
VERACRUZ-0_fe2ce12632d21b1aa894da3e6ad6185f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/50818 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Equações polinomiais em livros didáticos no ensino médio: exploração, resolução e proposição de problemas: Polynomial equations in high school textbooks: exploration, resolution, and problem propositionequações polinomiaislivros didáticosresolução de problemasApresentaremos parte de um estudo do projeto de pesquisa PIBIC-EM (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio) acerca da análise de livros didáticos do Ensino Médio sobre equações polinomiais. O presente artigo tem como objetivo investigar a abordagem da metodologia de ensino-aprendizagem através da exploração, resolução e proposição de problemas referente ao último capítulo do conteúdo de matemática presente nos livros textos de Ensino Médio. A pesquisa foi qualitativa, a partir da análise de cinco livros didáticos do Ensino Médio com um olhar sobre a temática das equações polinomiais (polinômios, funções e equações algébricas de n (enésimo) grau). Com finalidade de identificar potencialidades e possibilidades de trabalhar exploração, resolução e proposição de problemas de matemática a partir do recurso pedagógico do livro didático. Após, acuradas análises, percebemos que o livro didático de matemática do Ensino Médio é indispensável ao docente, podendo favorecer o fazer matemática na sala de aula via exploração, resolução e proposição de problemas com os conteúdos de polinômios, funções e equações polinomiais de n grau nos diversos contextos que foram analisados.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-08-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5081810.34117/bjdv8n8-022Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 8 (2022); 55026-55038Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 8 (2022); 55026-55038Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 8 (2022); 55026-550382525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/50818/38169Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Ledevande Martins daSilva, Jardielly Sousa Nunes daNeves, Samuel de Melo2022-08-17T12:50:13Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/50818Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:24:13.421894Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Equações polinomiais em livros didáticos no ensino médio: exploração, resolução e proposição de problemas: Polynomial equations in high school textbooks: exploration, resolution, and problem proposition |
title |
Equações polinomiais em livros didáticos no ensino médio: exploração, resolução e proposição de problemas: Polynomial equations in high school textbooks: exploration, resolution, and problem proposition |
spellingShingle |
Equações polinomiais em livros didáticos no ensino médio: exploração, resolução e proposição de problemas: Polynomial equations in high school textbooks: exploration, resolution, and problem proposition Silva, Ledevande Martins da equações polinomiais livros didáticos resolução de problemas |
title_short |
Equações polinomiais em livros didáticos no ensino médio: exploração, resolução e proposição de problemas: Polynomial equations in high school textbooks: exploration, resolution, and problem proposition |
title_full |
Equações polinomiais em livros didáticos no ensino médio: exploração, resolução e proposição de problemas: Polynomial equations in high school textbooks: exploration, resolution, and problem proposition |
title_fullStr |
Equações polinomiais em livros didáticos no ensino médio: exploração, resolução e proposição de problemas: Polynomial equations in high school textbooks: exploration, resolution, and problem proposition |
title_full_unstemmed |
Equações polinomiais em livros didáticos no ensino médio: exploração, resolução e proposição de problemas: Polynomial equations in high school textbooks: exploration, resolution, and problem proposition |
title_sort |
Equações polinomiais em livros didáticos no ensino médio: exploração, resolução e proposição de problemas: Polynomial equations in high school textbooks: exploration, resolution, and problem proposition |
author |
Silva, Ledevande Martins da |
author_facet |
Silva, Ledevande Martins da Silva, Jardielly Sousa Nunes da Neves, Samuel de Melo |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Jardielly Sousa Nunes da Neves, Samuel de Melo |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Ledevande Martins da Silva, Jardielly Sousa Nunes da Neves, Samuel de Melo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
equações polinomiais livros didáticos resolução de problemas |
topic |
equações polinomiais livros didáticos resolução de problemas |
description |
Apresentaremos parte de um estudo do projeto de pesquisa PIBIC-EM (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio) acerca da análise de livros didáticos do Ensino Médio sobre equações polinomiais. O presente artigo tem como objetivo investigar a abordagem da metodologia de ensino-aprendizagem através da exploração, resolução e proposição de problemas referente ao último capítulo do conteúdo de matemática presente nos livros textos de Ensino Médio. A pesquisa foi qualitativa, a partir da análise de cinco livros didáticos do Ensino Médio com um olhar sobre a temática das equações polinomiais (polinômios, funções e equações algébricas de n (enésimo) grau). Com finalidade de identificar potencialidades e possibilidades de trabalhar exploração, resolução e proposição de problemas de matemática a partir do recurso pedagógico do livro didático. Após, acuradas análises, percebemos que o livro didático de matemática do Ensino Médio é indispensável ao docente, podendo favorecer o fazer matemática na sala de aula via exploração, resolução e proposição de problemas com os conteúdos de polinômios, funções e equações polinomiais de n grau nos diversos contextos que foram analisados. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-08-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/50818 10.34117/bjdv8n8-022 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/50818 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv8n8-022 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/50818/38169 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 8 (2022); 55026-55038 Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 8 (2022); 55026-55038 Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 8 (2022); 55026-55038 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645606792462336 |