Equações polinomiais em livros didáticos no ensino médio: exploração, resolução e proposição de problemas: Polynomial equations in high school textbooks: exploration, resolution, and problem proposition

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Ledevande Martins da
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Silva, Jardielly Sousa Nunes da, Neves, Samuel de Melo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/50818
Resumo: Apresentaremos parte de um estudo do projeto de pesquisa PIBIC-EM (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio) acerca da análise de livros didáticos do Ensino Médio sobre equações polinomiais. O presente artigo tem como objetivo investigar a abordagem da metodologia de ensino-aprendizagem através da exploração, resolução e proposição de problemas referente ao último capítulo do conteúdo de matemática presente nos livros textos de Ensino Médio. A pesquisa foi qualitativa, a partir da análise de cinco livros didáticos do Ensino Médio com um olhar sobre a temática das equações polinomiais (polinômios, funções e equações algébricas de n (enésimo) grau). Com finalidade de identificar potencialidades e possibilidades de trabalhar exploração, resolução e proposição de problemas de matemática a partir do recurso pedagógico do livro didático. Após, acuradas análises, percebemos que o livro didático de matemática do Ensino Médio é indispensável ao docente, podendo favorecer o fazer matemática na sala de aula via exploração, resolução e proposição de problemas com os conteúdos de polinômios, funções e equações polinomiais de n grau nos diversos contextos que foram analisados.
id VERACRUZ-0_fe2ce12632d21b1aa894da3e6ad6185f
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/50818
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Equações polinomiais em livros didáticos no ensino médio: exploração, resolução e proposição de problemas: Polynomial equations in high school textbooks: exploration, resolution, and problem propositionequações polinomiaislivros didáticosresolução de problemasApresentaremos parte de um estudo do projeto de pesquisa PIBIC-EM (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio) acerca da análise de livros didáticos do Ensino Médio sobre equações polinomiais. O presente artigo tem como objetivo investigar a abordagem da metodologia de ensino-aprendizagem através da exploração, resolução e proposição de problemas referente ao último capítulo do conteúdo de matemática presente nos livros textos de Ensino Médio. A pesquisa foi qualitativa, a partir da análise de cinco livros didáticos do Ensino Médio com um olhar sobre a temática das equações polinomiais (polinômios, funções e equações algébricas de n (enésimo) grau). Com finalidade de identificar potencialidades e possibilidades de trabalhar exploração, resolução e proposição de problemas de matemática a partir do recurso pedagógico do livro didático. Após, acuradas análises, percebemos que o livro didático de matemática do Ensino Médio é indispensável ao docente, podendo favorecer o fazer matemática na sala de aula via exploração, resolução e proposição de problemas com os conteúdos de polinômios, funções e equações polinomiais de n grau nos diversos contextos que foram analisados.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-08-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5081810.34117/bjdv8n8-022Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 8 (2022); 55026-55038Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 8 (2022); 55026-55038Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 8 (2022); 55026-550382525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/50818/38169Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Ledevande Martins daSilva, Jardielly Sousa Nunes daNeves, Samuel de Melo2022-08-17T12:50:13Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/50818Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:24:13.421894Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Equações polinomiais em livros didáticos no ensino médio: exploração, resolução e proposição de problemas: Polynomial equations in high school textbooks: exploration, resolution, and problem proposition
title Equações polinomiais em livros didáticos no ensino médio: exploração, resolução e proposição de problemas: Polynomial equations in high school textbooks: exploration, resolution, and problem proposition
spellingShingle Equações polinomiais em livros didáticos no ensino médio: exploração, resolução e proposição de problemas: Polynomial equations in high school textbooks: exploration, resolution, and problem proposition
Silva, Ledevande Martins da
equações polinomiais
livros didáticos
resolução de problemas
title_short Equações polinomiais em livros didáticos no ensino médio: exploração, resolução e proposição de problemas: Polynomial equations in high school textbooks: exploration, resolution, and problem proposition
title_full Equações polinomiais em livros didáticos no ensino médio: exploração, resolução e proposição de problemas: Polynomial equations in high school textbooks: exploration, resolution, and problem proposition
title_fullStr Equações polinomiais em livros didáticos no ensino médio: exploração, resolução e proposição de problemas: Polynomial equations in high school textbooks: exploration, resolution, and problem proposition
title_full_unstemmed Equações polinomiais em livros didáticos no ensino médio: exploração, resolução e proposição de problemas: Polynomial equations in high school textbooks: exploration, resolution, and problem proposition
title_sort Equações polinomiais em livros didáticos no ensino médio: exploração, resolução e proposição de problemas: Polynomial equations in high school textbooks: exploration, resolution, and problem proposition
author Silva, Ledevande Martins da
author_facet Silva, Ledevande Martins da
Silva, Jardielly Sousa Nunes da
Neves, Samuel de Melo
author_role author
author2 Silva, Jardielly Sousa Nunes da
Neves, Samuel de Melo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Ledevande Martins da
Silva, Jardielly Sousa Nunes da
Neves, Samuel de Melo
dc.subject.por.fl_str_mv equações polinomiais
livros didáticos
resolução de problemas
topic equações polinomiais
livros didáticos
resolução de problemas
description Apresentaremos parte de um estudo do projeto de pesquisa PIBIC-EM (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio) acerca da análise de livros didáticos do Ensino Médio sobre equações polinomiais. O presente artigo tem como objetivo investigar a abordagem da metodologia de ensino-aprendizagem através da exploração, resolução e proposição de problemas referente ao último capítulo do conteúdo de matemática presente nos livros textos de Ensino Médio. A pesquisa foi qualitativa, a partir da análise de cinco livros didáticos do Ensino Médio com um olhar sobre a temática das equações polinomiais (polinômios, funções e equações algébricas de n (enésimo) grau). Com finalidade de identificar potencialidades e possibilidades de trabalhar exploração, resolução e proposição de problemas de matemática a partir do recurso pedagógico do livro didático. Após, acuradas análises, percebemos que o livro didático de matemática do Ensino Médio é indispensável ao docente, podendo favorecer o fazer matemática na sala de aula via exploração, resolução e proposição de problemas com os conteúdos de polinômios, funções e equações polinomiais de n grau nos diversos contextos que foram analisados.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/50818
10.34117/bjdv8n8-022
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/50818
identifier_str_mv 10.34117/bjdv8n8-022
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/50818/38169
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 8 (2022); 55026-55038
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 8 (2022); 55026-55038
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 8 (2022); 55026-55038
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645606792462336