A preparação pedagógica dos alunos do mestrado em arquitetura e urbanismo do ICPD/UNICEUB / The pedagogical preparation of students in the master’s in architecture and urbanism at ICPD/UNICEUB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Iahn, Juliana Linder de Oliveira
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Montenegro, Maria Eleusa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/23402
Resumo: O presente artigo é resultado da análise na disciplina de Docência do Ensino Superior e Compromisso Social. Seu principal objetivo foi descrever a preparação pedagógica dos alunos do mestrado em Arquitetura e Urbanismo do UniCEUB, e seu vínculo com a pedagogia crítica. Ao longo do semestre, estudou-se um texto por semana, e ao final da disciplina os alunos foram avaliados mediante a elaboração de um trabalho, utilizando a abordagem qualitativa, que ora será apresentado. Segundo, Lüdke e André (2013), nesse tipo de abordagem, a análise do pesquisador parte de sua compreensão do todo, para uma reflexão que possibilite um diálogo com o objeto. Buscou-se assim verificar os seguintes elementos: o objetivo da disciplina, a lógica dos conteúdos, a metodologia, as similaridades e diferenças entre os textos e a contribuição da disciplina para educação. Os textos eram similares na promoção da autonomia, da liberdade e da crítica dentro das universidades. Houve diferenças, principalmente, quanto às teorias pedagógicas (Progressista ou Liberal). Durante a disciplina, os alunos trocaram “a curiosidade ingênua pela consciência crítica” (FREIRE, 1996, p. 38), demonstrando que se conseguiu, não apenas instrumentalizar os futuros professores, mas também incentivar o seu compromisso social da educação.  
id VERACRUZ-0_3fb4b1b934d87696b461753d2d610c7d
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/23402
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling A preparação pedagógica dos alunos do mestrado em arquitetura e urbanismo do ICPD/UNICEUB / The pedagogical preparation of students in the master’s in architecture and urbanism at ICPD/UNICEUBDocênciaPreparação pedagógicaEnsino SuperiorTendências pedagógicas.O presente artigo é resultado da análise na disciplina de Docência do Ensino Superior e Compromisso Social. Seu principal objetivo foi descrever a preparação pedagógica dos alunos do mestrado em Arquitetura e Urbanismo do UniCEUB, e seu vínculo com a pedagogia crítica. Ao longo do semestre, estudou-se um texto por semana, e ao final da disciplina os alunos foram avaliados mediante a elaboração de um trabalho, utilizando a abordagem qualitativa, que ora será apresentado. Segundo, Lüdke e André (2013), nesse tipo de abordagem, a análise do pesquisador parte de sua compreensão do todo, para uma reflexão que possibilite um diálogo com o objeto. Buscou-se assim verificar os seguintes elementos: o objetivo da disciplina, a lógica dos conteúdos, a metodologia, as similaridades e diferenças entre os textos e a contribuição da disciplina para educação. Os textos eram similares na promoção da autonomia, da liberdade e da crítica dentro das universidades. Houve diferenças, principalmente, quanto às teorias pedagógicas (Progressista ou Liberal). Durante a disciplina, os alunos trocaram “a curiosidade ingênua pela consciência crítica” (FREIRE, 1996, p. 38), demonstrando que se conseguiu, não apenas instrumentalizar os futuros professores, mas também incentivar o seu compromisso social da educação.  Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-01-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2340210.34117/bjdv7n1-478Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 1 (2021); 7068-7073Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 1 (2021); 7068-7073Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 1 (2021); 7068-70732525-876110.34117/bjdv.v7i1reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/23402/18798Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessIahn, Juliana Linder de OliveiraMontenegro, Maria Eleusa2021-09-21T10:44:53Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/23402Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:12:56.804455Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv A preparação pedagógica dos alunos do mestrado em arquitetura e urbanismo do ICPD/UNICEUB / The pedagogical preparation of students in the master’s in architecture and urbanism at ICPD/UNICEUB
title A preparação pedagógica dos alunos do mestrado em arquitetura e urbanismo do ICPD/UNICEUB / The pedagogical preparation of students in the master’s in architecture and urbanism at ICPD/UNICEUB
spellingShingle A preparação pedagógica dos alunos do mestrado em arquitetura e urbanismo do ICPD/UNICEUB / The pedagogical preparation of students in the master’s in architecture and urbanism at ICPD/UNICEUB
Iahn, Juliana Linder de Oliveira
Docência
Preparação pedagógica
Ensino Superior
Tendências pedagógicas.
title_short A preparação pedagógica dos alunos do mestrado em arquitetura e urbanismo do ICPD/UNICEUB / The pedagogical preparation of students in the master’s in architecture and urbanism at ICPD/UNICEUB
title_full A preparação pedagógica dos alunos do mestrado em arquitetura e urbanismo do ICPD/UNICEUB / The pedagogical preparation of students in the master’s in architecture and urbanism at ICPD/UNICEUB
title_fullStr A preparação pedagógica dos alunos do mestrado em arquitetura e urbanismo do ICPD/UNICEUB / The pedagogical preparation of students in the master’s in architecture and urbanism at ICPD/UNICEUB
title_full_unstemmed A preparação pedagógica dos alunos do mestrado em arquitetura e urbanismo do ICPD/UNICEUB / The pedagogical preparation of students in the master’s in architecture and urbanism at ICPD/UNICEUB
title_sort A preparação pedagógica dos alunos do mestrado em arquitetura e urbanismo do ICPD/UNICEUB / The pedagogical preparation of students in the master’s in architecture and urbanism at ICPD/UNICEUB
author Iahn, Juliana Linder de Oliveira
author_facet Iahn, Juliana Linder de Oliveira
Montenegro, Maria Eleusa
author_role author
author2 Montenegro, Maria Eleusa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Iahn, Juliana Linder de Oliveira
Montenegro, Maria Eleusa
dc.subject.por.fl_str_mv Docência
Preparação pedagógica
Ensino Superior
Tendências pedagógicas.
topic Docência
Preparação pedagógica
Ensino Superior
Tendências pedagógicas.
description O presente artigo é resultado da análise na disciplina de Docência do Ensino Superior e Compromisso Social. Seu principal objetivo foi descrever a preparação pedagógica dos alunos do mestrado em Arquitetura e Urbanismo do UniCEUB, e seu vínculo com a pedagogia crítica. Ao longo do semestre, estudou-se um texto por semana, e ao final da disciplina os alunos foram avaliados mediante a elaboração de um trabalho, utilizando a abordagem qualitativa, que ora será apresentado. Segundo, Lüdke e André (2013), nesse tipo de abordagem, a análise do pesquisador parte de sua compreensão do todo, para uma reflexão que possibilite um diálogo com o objeto. Buscou-se assim verificar os seguintes elementos: o objetivo da disciplina, a lógica dos conteúdos, a metodologia, as similaridades e diferenças entre os textos e a contribuição da disciplina para educação. Os textos eram similares na promoção da autonomia, da liberdade e da crítica dentro das universidades. Houve diferenças, principalmente, quanto às teorias pedagógicas (Progressista ou Liberal). Durante a disciplina, os alunos trocaram “a curiosidade ingênua pela consciência crítica” (FREIRE, 1996, p. 38), demonstrando que se conseguiu, não apenas instrumentalizar os futuros professores, mas também incentivar o seu compromisso social da educação.  
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/23402
10.34117/bjdv7n1-478
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/23402
identifier_str_mv 10.34117/bjdv7n1-478
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/23402/18798
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 1 (2021); 7068-7073
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 1 (2021); 7068-7073
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 1 (2021); 7068-7073
2525-8761
10.34117/bjdv.v7i1
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645506799206400