Gestão escolar democrática: desafios e perspectivas / Democratic school management: challenges and perspectives

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Facó, Lucileide Germano Bezerra
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Braga, Tânia Noemia Rodrigues, Castro, Francisca Moreira de, Filha Lima, Maria do Socorro Nogueira Oliveira, Rodrigues, Glaydes Maria de Sousa, Silva, Cecília Maria Lima, Menezes, Michélle dos Santos, Uchoa, Sarah Cristina Cidrão
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/22940
Resumo: A gestão de uma escola é fundamental para que os resultados de aprendizagens e desenvolvimento crítico, social e cidadã ocorram satisfatoriamente, daí, o modelo de gestão democrática aparece como sendo o considerado ideal, no entanto, as escolas tem enfrentado dificuldades para implementar esse modelo de gestão, pois se caracteriza pela superação de muitos desafios, cujo o maior consiste em fazer com que todos os segmentos da comunidade escolar participem dos processos de decisões. Diante desse contexto, traçamos como objetivo Constatar e compreender mediante pesquisas bibliográficas, os conceitos, pressupostos, diretrizes, papel do gestor e visões de professores sobre a Gestão Democrática Escolar. Para tanto, realizamos uma pesquisa de cunho bibliográfica mediante fontes encontradas em arquivos PDF e em livros. Como resultado, evidenciamos que a gestão escolar democrática tem como objetivo a descentralização do poder, que existem leis que ditam que a escola deve trabalhar sob a perspectiva de gestão democrática, a qual possui eixos de trabalho e requer participação de todos os segmentos da comunidade escolar. Além disso, concluímos que o papel do diretor extrapola as ações administrativas e financeiras e que conforme algumas visões de professores, a escola até tenta trabalhar sob a perspectiva democrática, mas que esbarra em muitos desafios que dificulta a concretização desse modelo de gestão.  
id VERACRUZ-0_40d409523b90800f56d9d0f93b5b3d7b
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/22940
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Gestão escolar democrática: desafios e perspectivas / Democratic school management: challenges and perspectivesGestãoDemocraciaParticipação.A gestão de uma escola é fundamental para que os resultados de aprendizagens e desenvolvimento crítico, social e cidadã ocorram satisfatoriamente, daí, o modelo de gestão democrática aparece como sendo o considerado ideal, no entanto, as escolas tem enfrentado dificuldades para implementar esse modelo de gestão, pois se caracteriza pela superação de muitos desafios, cujo o maior consiste em fazer com que todos os segmentos da comunidade escolar participem dos processos de decisões. Diante desse contexto, traçamos como objetivo Constatar e compreender mediante pesquisas bibliográficas, os conceitos, pressupostos, diretrizes, papel do gestor e visões de professores sobre a Gestão Democrática Escolar. Para tanto, realizamos uma pesquisa de cunho bibliográfica mediante fontes encontradas em arquivos PDF e em livros. Como resultado, evidenciamos que a gestão escolar democrática tem como objetivo a descentralização do poder, que existem leis que ditam que a escola deve trabalhar sob a perspectiva de gestão democrática, a qual possui eixos de trabalho e requer participação de todos os segmentos da comunidade escolar. Além disso, concluímos que o papel do diretor extrapola as ações administrativas e financeiras e que conforme algumas visões de professores, a escola até tenta trabalhar sob a perspectiva democrática, mas que esbarra em muitos desafios que dificulta a concretização desse modelo de gestão.  Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-01-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2294010.34117/bjdv7n1-246Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 1 (2021); 3651-3671Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 1 (2021); 3651-3671Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 1 (2021); 3651-36712525-876110.34117/bjdv.v7i1reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/22940/18415Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessFacó, Lucileide Germano BezerraBraga, Tânia Noemia RodriguesCastro, Francisca Moreira deFilha Lima, Maria do Socorro Nogueira OliveiraRodrigues, Glaydes Maria de SousaSilva, Cecília Maria LimaMenezes, Michélle dos SantosUchoa, Sarah Cristina Cidrão2021-09-21T10:44:48Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/22940Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:12:41.790656Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Gestão escolar democrática: desafios e perspectivas / Democratic school management: challenges and perspectives
title Gestão escolar democrática: desafios e perspectivas / Democratic school management: challenges and perspectives
spellingShingle Gestão escolar democrática: desafios e perspectivas / Democratic school management: challenges and perspectives
Facó, Lucileide Germano Bezerra
Gestão
Democracia
Participação.
title_short Gestão escolar democrática: desafios e perspectivas / Democratic school management: challenges and perspectives
title_full Gestão escolar democrática: desafios e perspectivas / Democratic school management: challenges and perspectives
title_fullStr Gestão escolar democrática: desafios e perspectivas / Democratic school management: challenges and perspectives
title_full_unstemmed Gestão escolar democrática: desafios e perspectivas / Democratic school management: challenges and perspectives
title_sort Gestão escolar democrática: desafios e perspectivas / Democratic school management: challenges and perspectives
author Facó, Lucileide Germano Bezerra
author_facet Facó, Lucileide Germano Bezerra
Braga, Tânia Noemia Rodrigues
Castro, Francisca Moreira de
Filha Lima, Maria do Socorro Nogueira Oliveira
Rodrigues, Glaydes Maria de Sousa
Silva, Cecília Maria Lima
Menezes, Michélle dos Santos
Uchoa, Sarah Cristina Cidrão
author_role author
author2 Braga, Tânia Noemia Rodrigues
Castro, Francisca Moreira de
Filha Lima, Maria do Socorro Nogueira Oliveira
Rodrigues, Glaydes Maria de Sousa
Silva, Cecília Maria Lima
Menezes, Michélle dos Santos
Uchoa, Sarah Cristina Cidrão
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Facó, Lucileide Germano Bezerra
Braga, Tânia Noemia Rodrigues
Castro, Francisca Moreira de
Filha Lima, Maria do Socorro Nogueira Oliveira
Rodrigues, Glaydes Maria de Sousa
Silva, Cecília Maria Lima
Menezes, Michélle dos Santos
Uchoa, Sarah Cristina Cidrão
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão
Democracia
Participação.
topic Gestão
Democracia
Participação.
description A gestão de uma escola é fundamental para que os resultados de aprendizagens e desenvolvimento crítico, social e cidadã ocorram satisfatoriamente, daí, o modelo de gestão democrática aparece como sendo o considerado ideal, no entanto, as escolas tem enfrentado dificuldades para implementar esse modelo de gestão, pois se caracteriza pela superação de muitos desafios, cujo o maior consiste em fazer com que todos os segmentos da comunidade escolar participem dos processos de decisões. Diante desse contexto, traçamos como objetivo Constatar e compreender mediante pesquisas bibliográficas, os conceitos, pressupostos, diretrizes, papel do gestor e visões de professores sobre a Gestão Democrática Escolar. Para tanto, realizamos uma pesquisa de cunho bibliográfica mediante fontes encontradas em arquivos PDF e em livros. Como resultado, evidenciamos que a gestão escolar democrática tem como objetivo a descentralização do poder, que existem leis que ditam que a escola deve trabalhar sob a perspectiva de gestão democrática, a qual possui eixos de trabalho e requer participação de todos os segmentos da comunidade escolar. Além disso, concluímos que o papel do diretor extrapola as ações administrativas e financeiras e que conforme algumas visões de professores, a escola até tenta trabalhar sob a perspectiva democrática, mas que esbarra em muitos desafios que dificulta a concretização desse modelo de gestão.  
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/22940
10.34117/bjdv7n1-246
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/22940
identifier_str_mv 10.34117/bjdv7n1-246
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/22940/18415
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 1 (2021); 3651-3671
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 1 (2021); 3651-3671
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 1 (2021); 3651-3671
2525-8761
10.34117/bjdv.v7i1
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645504169377792