Gestão escolar democrática: desafios e perspectivas / Democratic school management: challenges and perspectives
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/22940 |
Resumo: | A gestão de uma escola é fundamental para que os resultados de aprendizagens e desenvolvimento crítico, social e cidadã ocorram satisfatoriamente, daí, o modelo de gestão democrática aparece como sendo o considerado ideal, no entanto, as escolas tem enfrentado dificuldades para implementar esse modelo de gestão, pois se caracteriza pela superação de muitos desafios, cujo o maior consiste em fazer com que todos os segmentos da comunidade escolar participem dos processos de decisões. Diante desse contexto, traçamos como objetivo Constatar e compreender mediante pesquisas bibliográficas, os conceitos, pressupostos, diretrizes, papel do gestor e visões de professores sobre a Gestão Democrática Escolar. Para tanto, realizamos uma pesquisa de cunho bibliográfica mediante fontes encontradas em arquivos PDF e em livros. Como resultado, evidenciamos que a gestão escolar democrática tem como objetivo a descentralização do poder, que existem leis que ditam que a escola deve trabalhar sob a perspectiva de gestão democrática, a qual possui eixos de trabalho e requer participação de todos os segmentos da comunidade escolar. Além disso, concluímos que o papel do diretor extrapola as ações administrativas e financeiras e que conforme algumas visões de professores, a escola até tenta trabalhar sob a perspectiva democrática, mas que esbarra em muitos desafios que dificulta a concretização desse modelo de gestão. |
id |
VERACRUZ-0_40d409523b90800f56d9d0f93b5b3d7b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/22940 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Gestão escolar democrática: desafios e perspectivas / Democratic school management: challenges and perspectivesGestãoDemocraciaParticipação.A gestão de uma escola é fundamental para que os resultados de aprendizagens e desenvolvimento crítico, social e cidadã ocorram satisfatoriamente, daí, o modelo de gestão democrática aparece como sendo o considerado ideal, no entanto, as escolas tem enfrentado dificuldades para implementar esse modelo de gestão, pois se caracteriza pela superação de muitos desafios, cujo o maior consiste em fazer com que todos os segmentos da comunidade escolar participem dos processos de decisões. Diante desse contexto, traçamos como objetivo Constatar e compreender mediante pesquisas bibliográficas, os conceitos, pressupostos, diretrizes, papel do gestor e visões de professores sobre a Gestão Democrática Escolar. Para tanto, realizamos uma pesquisa de cunho bibliográfica mediante fontes encontradas em arquivos PDF e em livros. Como resultado, evidenciamos que a gestão escolar democrática tem como objetivo a descentralização do poder, que existem leis que ditam que a escola deve trabalhar sob a perspectiva de gestão democrática, a qual possui eixos de trabalho e requer participação de todos os segmentos da comunidade escolar. Além disso, concluímos que o papel do diretor extrapola as ações administrativas e financeiras e que conforme algumas visões de professores, a escola até tenta trabalhar sob a perspectiva democrática, mas que esbarra em muitos desafios que dificulta a concretização desse modelo de gestão. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-01-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2294010.34117/bjdv7n1-246Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 1 (2021); 3651-3671Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 1 (2021); 3651-3671Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 1 (2021); 3651-36712525-876110.34117/bjdv.v7i1reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/22940/18415Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessFacó, Lucileide Germano BezerraBraga, Tânia Noemia RodriguesCastro, Francisca Moreira deFilha Lima, Maria do Socorro Nogueira OliveiraRodrigues, Glaydes Maria de SousaSilva, Cecília Maria LimaMenezes, Michélle dos SantosUchoa, Sarah Cristina Cidrão2021-09-21T10:44:48Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/22940Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:12:41.790656Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Gestão escolar democrática: desafios e perspectivas / Democratic school management: challenges and perspectives |
title |
Gestão escolar democrática: desafios e perspectivas / Democratic school management: challenges and perspectives |
spellingShingle |
Gestão escolar democrática: desafios e perspectivas / Democratic school management: challenges and perspectives Facó, Lucileide Germano Bezerra Gestão Democracia Participação. |
title_short |
Gestão escolar democrática: desafios e perspectivas / Democratic school management: challenges and perspectives |
title_full |
Gestão escolar democrática: desafios e perspectivas / Democratic school management: challenges and perspectives |
title_fullStr |
Gestão escolar democrática: desafios e perspectivas / Democratic school management: challenges and perspectives |
title_full_unstemmed |
Gestão escolar democrática: desafios e perspectivas / Democratic school management: challenges and perspectives |
title_sort |
Gestão escolar democrática: desafios e perspectivas / Democratic school management: challenges and perspectives |
author |
Facó, Lucileide Germano Bezerra |
author_facet |
Facó, Lucileide Germano Bezerra Braga, Tânia Noemia Rodrigues Castro, Francisca Moreira de Filha Lima, Maria do Socorro Nogueira Oliveira Rodrigues, Glaydes Maria de Sousa Silva, Cecília Maria Lima Menezes, Michélle dos Santos Uchoa, Sarah Cristina Cidrão |
author_role |
author |
author2 |
Braga, Tânia Noemia Rodrigues Castro, Francisca Moreira de Filha Lima, Maria do Socorro Nogueira Oliveira Rodrigues, Glaydes Maria de Sousa Silva, Cecília Maria Lima Menezes, Michélle dos Santos Uchoa, Sarah Cristina Cidrão |
author2_role |
author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Facó, Lucileide Germano Bezerra Braga, Tânia Noemia Rodrigues Castro, Francisca Moreira de Filha Lima, Maria do Socorro Nogueira Oliveira Rodrigues, Glaydes Maria de Sousa Silva, Cecília Maria Lima Menezes, Michélle dos Santos Uchoa, Sarah Cristina Cidrão |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão Democracia Participação. |
topic |
Gestão Democracia Participação. |
description |
A gestão de uma escola é fundamental para que os resultados de aprendizagens e desenvolvimento crítico, social e cidadã ocorram satisfatoriamente, daí, o modelo de gestão democrática aparece como sendo o considerado ideal, no entanto, as escolas tem enfrentado dificuldades para implementar esse modelo de gestão, pois se caracteriza pela superação de muitos desafios, cujo o maior consiste em fazer com que todos os segmentos da comunidade escolar participem dos processos de decisões. Diante desse contexto, traçamos como objetivo Constatar e compreender mediante pesquisas bibliográficas, os conceitos, pressupostos, diretrizes, papel do gestor e visões de professores sobre a Gestão Democrática Escolar. Para tanto, realizamos uma pesquisa de cunho bibliográfica mediante fontes encontradas em arquivos PDF e em livros. Como resultado, evidenciamos que a gestão escolar democrática tem como objetivo a descentralização do poder, que existem leis que ditam que a escola deve trabalhar sob a perspectiva de gestão democrática, a qual possui eixos de trabalho e requer participação de todos os segmentos da comunidade escolar. Além disso, concluímos que o papel do diretor extrapola as ações administrativas e financeiras e que conforme algumas visões de professores, a escola até tenta trabalhar sob a perspectiva democrática, mas que esbarra em muitos desafios que dificulta a concretização desse modelo de gestão. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-01-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/22940 10.34117/bjdv7n1-246 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/22940 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv7n1-246 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/22940/18415 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 1 (2021); 3651-3671 Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 1 (2021); 3651-3671 Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 1 (2021); 3651-3671 2525-8761 10.34117/bjdv.v7i1 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645504169377792 |