A utilização do jogo torre de hanói na aprendizagem de função exponencial e progressão geométrica / The use of the game tower of hanoi in learning exponential function and geometric progression

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kohut, Anderson
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Franco, Sebastião Romero, Schimitz, Renata Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
DOI: 10.34117/bjdv6n1-041
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5892
Resumo: A presente pesquisa busca analisar a utilização do jogo Torre de Hanói no desenvolvimento de conteúdos matemáticos. Realizada com os acadêmicos do 1° ano do curso de matemática da UNICENTRO (campus Irati), aborda os conteúdos sobre função exponencial, progressão geométrica e suas aplicações. Dessa forma, pretende-se dar mais significado aos conteúdos que podem ser extraídos do jogo, assim como, proporcionar aos alunos uma forma lúdica e motivadora para o estudo dos mesmos, também motivá-los para que apliquem esse jogo em sala de aula quando forem professores. Este trabalho tem como fundamentação teórica os autores: POLYA (1978), DANTE (1998), GRANDO (1995), ANTUNES (2002), MOURA (2008), BRENELLI (2001), BORIN (1998) e D’AMBROSIO (2005). Analisando suas ideias, fica explícito que o jogo matemático é uma metodologia de ensino que facilita a aprendizagem e proporciona aos alunos a constatação, por meio de uma investigação matemática lúdica, de ideias fundamentais sobre os conteúdos a serem trabalhados. Após a aplicação do jogo foi possível constatar a assimilação dos conteúdos por parte dos alunos e que os mesmos gostaram dessa metodologia de ensino pelo fato de perceberem sua eficácia.
id VERACRUZ-0_40e862c905d16945daccc7d92409c97b
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/5892
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
spelling A utilização do jogo torre de hanói na aprendizagem de função exponencial e progressão geométrica / The use of the game tower of hanoi in learning exponential function and geometric progressionFUNÇÃO EXPONENCIAL. PROGRESSÃO GEOMÉTRICA. Investigação matemática. Torre de Hanói.A presente pesquisa busca analisar a utilização do jogo Torre de Hanói no desenvolvimento de conteúdos matemáticos. Realizada com os acadêmicos do 1° ano do curso de matemática da UNICENTRO (campus Irati), aborda os conteúdos sobre função exponencial, progressão geométrica e suas aplicações. Dessa forma, pretende-se dar mais significado aos conteúdos que podem ser extraídos do jogo, assim como, proporcionar aos alunos uma forma lúdica e motivadora para o estudo dos mesmos, também motivá-los para que apliquem esse jogo em sala de aula quando forem professores. Este trabalho tem como fundamentação teórica os autores: POLYA (1978), DANTE (1998), GRANDO (1995), ANTUNES (2002), MOURA (2008), BRENELLI (2001), BORIN (1998) e D’AMBROSIO (2005). Analisando suas ideias, fica explícito que o jogo matemático é uma metodologia de ensino que facilita a aprendizagem e proporciona aos alunos a constatação, por meio de uma investigação matemática lúdica, de ideias fundamentais sobre os conteúdos a serem trabalhados. Após a aplicação do jogo foi possível constatar a assimilação dos conteúdos por parte dos alunos e que os mesmos gostaram dessa metodologia de ensino pelo fato de perceberem sua eficácia. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-01-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/589210.34117/bjdv6n1-041Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 1 (2020); 586-598Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 1 (2020); 586-598Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 1 (2020); 586-5982525-876110.34117/bjdv.v6i1reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5892/5282Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessKohut, AndersonFranco, Sebastião RomeroSchimitz, Renata Maria2020-03-19T17:43:58Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/5892Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:04:34.167909Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv A utilização do jogo torre de hanói na aprendizagem de função exponencial e progressão geométrica / The use of the game tower of hanoi in learning exponential function and geometric progression
title A utilização do jogo torre de hanói na aprendizagem de função exponencial e progressão geométrica / The use of the game tower of hanoi in learning exponential function and geometric progression
spellingShingle A utilização do jogo torre de hanói na aprendizagem de função exponencial e progressão geométrica / The use of the game tower of hanoi in learning exponential function and geometric progression
A utilização do jogo torre de hanói na aprendizagem de função exponencial e progressão geométrica / The use of the game tower of hanoi in learning exponential function and geometric progression
Kohut, Anderson
FUNÇÃO EXPONENCIAL. PROGRESSÃO GEOMÉTRICA. Investigação matemática. Torre de Hanói.
Kohut, Anderson
FUNÇÃO EXPONENCIAL. PROGRESSÃO GEOMÉTRICA. Investigação matemática. Torre de Hanói.
title_short A utilização do jogo torre de hanói na aprendizagem de função exponencial e progressão geométrica / The use of the game tower of hanoi in learning exponential function and geometric progression
title_full A utilização do jogo torre de hanói na aprendizagem de função exponencial e progressão geométrica / The use of the game tower of hanoi in learning exponential function and geometric progression
title_fullStr A utilização do jogo torre de hanói na aprendizagem de função exponencial e progressão geométrica / The use of the game tower of hanoi in learning exponential function and geometric progression
A utilização do jogo torre de hanói na aprendizagem de função exponencial e progressão geométrica / The use of the game tower of hanoi in learning exponential function and geometric progression
title_full_unstemmed A utilização do jogo torre de hanói na aprendizagem de função exponencial e progressão geométrica / The use of the game tower of hanoi in learning exponential function and geometric progression
A utilização do jogo torre de hanói na aprendizagem de função exponencial e progressão geométrica / The use of the game tower of hanoi in learning exponential function and geometric progression
title_sort A utilização do jogo torre de hanói na aprendizagem de função exponencial e progressão geométrica / The use of the game tower of hanoi in learning exponential function and geometric progression
author Kohut, Anderson
author_facet Kohut, Anderson
Kohut, Anderson
Franco, Sebastião Romero
Schimitz, Renata Maria
Franco, Sebastião Romero
Schimitz, Renata Maria
author_role author
author2 Franco, Sebastião Romero
Schimitz, Renata Maria
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kohut, Anderson
Franco, Sebastião Romero
Schimitz, Renata Maria
dc.subject.por.fl_str_mv FUNÇÃO EXPONENCIAL. PROGRESSÃO GEOMÉTRICA. Investigação matemática. Torre de Hanói.
topic FUNÇÃO EXPONENCIAL. PROGRESSÃO GEOMÉTRICA. Investigação matemática. Torre de Hanói.
description A presente pesquisa busca analisar a utilização do jogo Torre de Hanói no desenvolvimento de conteúdos matemáticos. Realizada com os acadêmicos do 1° ano do curso de matemática da UNICENTRO (campus Irati), aborda os conteúdos sobre função exponencial, progressão geométrica e suas aplicações. Dessa forma, pretende-se dar mais significado aos conteúdos que podem ser extraídos do jogo, assim como, proporcionar aos alunos uma forma lúdica e motivadora para o estudo dos mesmos, também motivá-los para que apliquem esse jogo em sala de aula quando forem professores. Este trabalho tem como fundamentação teórica os autores: POLYA (1978), DANTE (1998), GRANDO (1995), ANTUNES (2002), MOURA (2008), BRENELLI (2001), BORIN (1998) e D’AMBROSIO (2005). Analisando suas ideias, fica explícito que o jogo matemático é uma metodologia de ensino que facilita a aprendizagem e proporciona aos alunos a constatação, por meio de uma investigação matemática lúdica, de ideias fundamentais sobre os conteúdos a serem trabalhados. Após a aplicação do jogo foi possível constatar a assimilação dos conteúdos por parte dos alunos e que os mesmos gostaram dessa metodologia de ensino pelo fato de perceberem sua eficácia.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5892
10.34117/bjdv6n1-041
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5892
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n1-041
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5892/5282
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 1 (2020); 586-598
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 1 (2020); 586-598
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 1 (2020); 586-598
2525-8761
10.34117/bjdv.v6i1
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1822183807306956800
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.34117/bjdv6n1-041