A utilização do jogo torre de hanói na aprendizagem de função exponencial e progressão geométrica / The use of the game tower of hanoi in learning exponential function and geometric progression

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kohut, Anderson
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Franco, Sebastião Romero, Schimitz, Renata Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5892
Resumo: A presente pesquisa busca analisar a utilização do jogo Torre de Hanói no desenvolvimento de conteúdos matemáticos. Realizada com os acadêmicos do 1° ano do curso de matemática da UNICENTRO (campus Irati), aborda os conteúdos sobre função exponencial, progressão geométrica e suas aplicações. Dessa forma, pretende-se dar mais significado aos conteúdos que podem ser extraídos do jogo, assim como, proporcionar aos alunos uma forma lúdica e motivadora para o estudo dos mesmos, também motivá-los para que apliquem esse jogo em sala de aula quando forem professores. Este trabalho tem como fundamentação teórica os autores: POLYA (1978), DANTE (1998), GRANDO (1995), ANTUNES (2002), MOURA (2008), BRENELLI (2001), BORIN (1998) e D’AMBROSIO (2005). Analisando suas ideias, fica explícito que o jogo matemático é uma metodologia de ensino que facilita a aprendizagem e proporciona aos alunos a constatação, por meio de uma investigação matemática lúdica, de ideias fundamentais sobre os conteúdos a serem trabalhados. Após a aplicação do jogo foi possível constatar a assimilação dos conteúdos por parte dos alunos e que os mesmos gostaram dessa metodologia de ensino pelo fato de perceberem sua eficácia.
id VERACRUZ-0_40e862c905d16945daccc7d92409c97b
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/5892
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling A utilização do jogo torre de hanói na aprendizagem de função exponencial e progressão geométrica / The use of the game tower of hanoi in learning exponential function and geometric progressionFUNÇÃO EXPONENCIAL. PROGRESSÃO GEOMÉTRICA. Investigação matemática. Torre de Hanói.A presente pesquisa busca analisar a utilização do jogo Torre de Hanói no desenvolvimento de conteúdos matemáticos. Realizada com os acadêmicos do 1° ano do curso de matemática da UNICENTRO (campus Irati), aborda os conteúdos sobre função exponencial, progressão geométrica e suas aplicações. Dessa forma, pretende-se dar mais significado aos conteúdos que podem ser extraídos do jogo, assim como, proporcionar aos alunos uma forma lúdica e motivadora para o estudo dos mesmos, também motivá-los para que apliquem esse jogo em sala de aula quando forem professores. Este trabalho tem como fundamentação teórica os autores: POLYA (1978), DANTE (1998), GRANDO (1995), ANTUNES (2002), MOURA (2008), BRENELLI (2001), BORIN (1998) e D’AMBROSIO (2005). Analisando suas ideias, fica explícito que o jogo matemático é uma metodologia de ensino que facilita a aprendizagem e proporciona aos alunos a constatação, por meio de uma investigação matemática lúdica, de ideias fundamentais sobre os conteúdos a serem trabalhados. Após a aplicação do jogo foi possível constatar a assimilação dos conteúdos por parte dos alunos e que os mesmos gostaram dessa metodologia de ensino pelo fato de perceberem sua eficácia. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-01-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/589210.34117/bjdv6n1-041Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 1 (2020); 586-598Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 1 (2020); 586-598Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 1 (2020); 586-5982525-876110.34117/bjdv.v6i1reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5892/5282Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessKohut, AndersonFranco, Sebastião RomeroSchimitz, Renata Maria2020-03-19T17:43:58Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/5892Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:04:34.167909Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv A utilização do jogo torre de hanói na aprendizagem de função exponencial e progressão geométrica / The use of the game tower of hanoi in learning exponential function and geometric progression
title A utilização do jogo torre de hanói na aprendizagem de função exponencial e progressão geométrica / The use of the game tower of hanoi in learning exponential function and geometric progression
spellingShingle A utilização do jogo torre de hanói na aprendizagem de função exponencial e progressão geométrica / The use of the game tower of hanoi in learning exponential function and geometric progression
Kohut, Anderson
FUNÇÃO EXPONENCIAL. PROGRESSÃO GEOMÉTRICA. Investigação matemática. Torre de Hanói.
title_short A utilização do jogo torre de hanói na aprendizagem de função exponencial e progressão geométrica / The use of the game tower of hanoi in learning exponential function and geometric progression
title_full A utilização do jogo torre de hanói na aprendizagem de função exponencial e progressão geométrica / The use of the game tower of hanoi in learning exponential function and geometric progression
title_fullStr A utilização do jogo torre de hanói na aprendizagem de função exponencial e progressão geométrica / The use of the game tower of hanoi in learning exponential function and geometric progression
title_full_unstemmed A utilização do jogo torre de hanói na aprendizagem de função exponencial e progressão geométrica / The use of the game tower of hanoi in learning exponential function and geometric progression
title_sort A utilização do jogo torre de hanói na aprendizagem de função exponencial e progressão geométrica / The use of the game tower of hanoi in learning exponential function and geometric progression
author Kohut, Anderson
author_facet Kohut, Anderson
Franco, Sebastião Romero
Schimitz, Renata Maria
author_role author
author2 Franco, Sebastião Romero
Schimitz, Renata Maria
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kohut, Anderson
Franco, Sebastião Romero
Schimitz, Renata Maria
dc.subject.por.fl_str_mv FUNÇÃO EXPONENCIAL. PROGRESSÃO GEOMÉTRICA. Investigação matemática. Torre de Hanói.
topic FUNÇÃO EXPONENCIAL. PROGRESSÃO GEOMÉTRICA. Investigação matemática. Torre de Hanói.
description A presente pesquisa busca analisar a utilização do jogo Torre de Hanói no desenvolvimento de conteúdos matemáticos. Realizada com os acadêmicos do 1° ano do curso de matemática da UNICENTRO (campus Irati), aborda os conteúdos sobre função exponencial, progressão geométrica e suas aplicações. Dessa forma, pretende-se dar mais significado aos conteúdos que podem ser extraídos do jogo, assim como, proporcionar aos alunos uma forma lúdica e motivadora para o estudo dos mesmos, também motivá-los para que apliquem esse jogo em sala de aula quando forem professores. Este trabalho tem como fundamentação teórica os autores: POLYA (1978), DANTE (1998), GRANDO (1995), ANTUNES (2002), MOURA (2008), BRENELLI (2001), BORIN (1998) e D’AMBROSIO (2005). Analisando suas ideias, fica explícito que o jogo matemático é uma metodologia de ensino que facilita a aprendizagem e proporciona aos alunos a constatação, por meio de uma investigação matemática lúdica, de ideias fundamentais sobre os conteúdos a serem trabalhados. Após a aplicação do jogo foi possível constatar a assimilação dos conteúdos por parte dos alunos e que os mesmos gostaram dessa metodologia de ensino pelo fato de perceberem sua eficácia.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5892
10.34117/bjdv6n1-041
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5892
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n1-041
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5892/5282
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 1 (2020); 586-598
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 1 (2020); 586-598
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 1 (2020); 586-598
2525-8761
10.34117/bjdv.v6i1
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645435194048512