Utilização da sala de aula invertida em cursos de graduação em engenharia / Applying flipped classroom teaching model in a materials science and engineering course
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3758 |
Resumo: | Encadear ao processo de ensino/aprendizagem conteúdos práticos e teóricos constitui um desafio à educação em engenharia e ciências. Em princípio, esse desafio implica em novos instrumentos, atitudes e posturas nas práticas de ensino. O modelo de sala de aula invertida, como prática de ensino, apresenta-se como um instrumento para fomentar a participação efetiva do discente no aprendizado, pois este tem acesso ao conteúdo teórico prévio por meio de recursos e mídias digitais diversas, sempre norteado pelo facilitador docente. Neste processo, o discente, parte interlocutora do processo, tem facilitado o aprendizado e, assim, possibilita ao docente, facilitador do aprendizado, auxiliar assertivamente na aprendizagem. Neste estudo, apresentam-se os resultados da prática ensino de metodologias ativas de aprendizagem baseada em sala de aula invertida, flipped classroom, em um curso de Engenharia no Brasil. O objetivo da aplicação da sala invertida em educação em Engenharia, é se melhorar o rendimento acadêmico discente nas disciplinas específicas do curso de Engenharia, no intuito de fomentar a motivação e correlacionar prática e teoria, mudando o perfil do processo de ensino para o de aprendizagem ativa. O método utilizado nesta pesquisa é a Pesquisa-Ação, de base semiquantitativa de abordagem de problemas orientada para a ação, em que os sujeitos não apenas pesquisam os temas buscando na ciência as possíveis soluções, mas também atuam como agentes. Os resultados semiquantitativa obtidos indicaram um bom retorno no aprendizado e desempenho discentes com a utilização de aula invertida. |
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Utilização da sala de aula invertida em cursos de graduação em engenharia / Applying flipped classroom teaching model in a materials science and engineering courseAula invertida. Ensino superior. Metodologias ativas. Pesquisa-ação.Encadear ao processo de ensino/aprendizagem conteúdos práticos e teóricos constitui um desafio à educação em engenharia e ciências. Em princípio, esse desafio implica em novos instrumentos, atitudes e posturas nas práticas de ensino. O modelo de sala de aula invertida, como prática de ensino, apresenta-se como um instrumento para fomentar a participação efetiva do discente no aprendizado, pois este tem acesso ao conteúdo teórico prévio por meio de recursos e mídias digitais diversas, sempre norteado pelo facilitador docente. Neste processo, o discente, parte interlocutora do processo, tem facilitado o aprendizado e, assim, possibilita ao docente, facilitador do aprendizado, auxiliar assertivamente na aprendizagem. Neste estudo, apresentam-se os resultados da prática ensino de metodologias ativas de aprendizagem baseada em sala de aula invertida, flipped classroom, em um curso de Engenharia no Brasil. O objetivo da aplicação da sala invertida em educação em Engenharia, é se melhorar o rendimento acadêmico discente nas disciplinas específicas do curso de Engenharia, no intuito de fomentar a motivação e correlacionar prática e teoria, mudando o perfil do processo de ensino para o de aprendizagem ativa. O método utilizado nesta pesquisa é a Pesquisa-Ação, de base semiquantitativa de abordagem de problemas orientada para a ação, em que os sujeitos não apenas pesquisam os temas buscando na ciência as possíveis soluções, mas também atuam como agentes. Os resultados semiquantitativa obtidos indicaram um bom retorno no aprendizado e desempenho discentes com a utilização de aula invertida. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-10-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/375810.34117/bjdv5n10-141Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 10 (2019); 19061-19072Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 10 (2019); 19061-19072Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 10 (2019); 19061-190722525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3758/3558Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessTeixeira, Ricardo Luiz PerezTeixeira, Cynthia Helena Soares BouçasSilva, Priscilla Chantal Duarte2019-11-25T18:28:03Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/3758Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:03:28.476133Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
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