Utilização da sala de aula invertida em cursos de graduação em engenharia / Applying flipped classroom teaching model in a materials science and engineering course

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Ricardo Luiz Perez
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Teixeira, Cynthia Helena Soares Bouças, Silva, Priscilla Chantal Duarte
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3758
Resumo: Encadear ao processo de ensino/aprendizagem conteúdos práticos e teóricos constitui um desafio à educação em engenharia e ciências. Em princípio, esse desafio implica em novos instrumentos, atitudes e posturas nas práticas de ensino. O modelo de sala de aula invertida, como prática de ensino, apresenta-se como um instrumento para fomentar a participação efetiva do discente no aprendizado, pois este tem acesso ao conteúdo teórico prévio por meio de recursos e mídias digitais diversas, sempre norteado pelo facilitador docente. Neste processo, o discente, parte interlocutora do processo, tem facilitado o aprendizado e, assim, possibilita ao docente, facilitador do aprendizado, auxiliar assertivamente na aprendizagem. Neste estudo, apresentam-se os resultados da prática ensino de metodologias ativas de aprendizagem baseada em sala de aula invertida, flipped classroom, em um curso de Engenharia no Brasil. O objetivo da aplicação da sala invertida em educação em Engenharia, é se melhorar o rendimento acadêmico discente nas disciplinas específicas do curso de Engenharia, no intuito de fomentar a motivação e correlacionar prática e teoria, mudando o perfil do processo de ensino para o de aprendizagem ativa. O método utilizado nesta pesquisa é a Pesquisa-Ação, de base semiquantitativa de abordagem de problemas orientada para a ação, em que os sujeitos não apenas pesquisam os temas buscando na ciência as possíveis soluções, mas também atuam como agentes. Os resultados semiquantitativa obtidos indicaram um bom retorno no aprendizado e desempenho discentes com a utilização de aula invertida.  
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