Ensino de ciências na sala de aula invertida: Science teaching in the flipped classroom
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/51896 |
Resumo: | Esta artigo aborda a temática da sala de aula invertida. Essa pesquisa tem por objetivo geral analisar as concepções sobre a sala de aula invertida. Como objetivos específicos são elencados: identificar a proposta da sala de aula invertida; conhecer propostas da metodologia de sala de aula invertida para o ensino de Ciências. No que diz respeito à educação híbrida, a sala de aula invertida é mais evidente nas tentativas de combinar métodos de ensino com o conteúdo didático das disciplinas em estudo. A mudança de foco traz desafios para o aluno que pode criar um ambiente que favoreça a pesquisa e disseminação do conhecimento com o auxílio de tecnologias, plataformas virtuais, bancos de dados de vídeo e imagens, comunicação via celular, tablet e computadores em geral, mas também com alto grau de autonomia e oportunidade. Como resultados, se conclui que a sala de aula invertida é uma oportunidade de tornar a aula menos tradicional. |
id |
VERACRUZ-0_961df5de09f9527bbd09cf1b0b2023e9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/51896 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Ensino de ciências na sala de aula invertida: Science teaching in the flipped classroomhíbridoeducaçãosalainvertidaEsta artigo aborda a temática da sala de aula invertida. Essa pesquisa tem por objetivo geral analisar as concepções sobre a sala de aula invertida. Como objetivos específicos são elencados: identificar a proposta da sala de aula invertida; conhecer propostas da metodologia de sala de aula invertida para o ensino de Ciências. No que diz respeito à educação híbrida, a sala de aula invertida é mais evidente nas tentativas de combinar métodos de ensino com o conteúdo didático das disciplinas em estudo. A mudança de foco traz desafios para o aluno que pode criar um ambiente que favoreça a pesquisa e disseminação do conhecimento com o auxílio de tecnologias, plataformas virtuais, bancos de dados de vídeo e imagens, comunicação via celular, tablet e computadores em geral, mas também com alto grau de autonomia e oportunidade. Como resultados, se conclui que a sala de aula invertida é uma oportunidade de tornar a aula menos tradicional.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-09-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5189610.34117/bjdv8n9-093Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 9 (2022); 61812-61822Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 9 (2022); 61812-61822Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 9 (2022); 61812-618222525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/51896/38879Copyright (c) 2022 Pedro Ramon Pinheiro de Souza, José Narcelio Barreto de Souza Júnior, Hayat Guimarães Freire Zouein, Themis Gomes Fernandes, Ulisses Neto de Mesquita, Joice da Silva Teixeirainfo:eu-repo/semantics/openAccessde Souza, Pedro Ramon Pinheirode Souza Júnior, José Narcelio BarretoZouein, Hayat Guimarães FreireFernandes, Themis Gomesde Mesquita, Ulisses NetoTeixeira, Joice da Silva2022-09-08T17:11:35Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/51896Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:24:38.551785Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino de ciências na sala de aula invertida: Science teaching in the flipped classroom |
title |
Ensino de ciências na sala de aula invertida: Science teaching in the flipped classroom |
spellingShingle |
Ensino de ciências na sala de aula invertida: Science teaching in the flipped classroom de Souza, Pedro Ramon Pinheiro híbrido educação sala invertida |
title_short |
Ensino de ciências na sala de aula invertida: Science teaching in the flipped classroom |
title_full |
Ensino de ciências na sala de aula invertida: Science teaching in the flipped classroom |
title_fullStr |
Ensino de ciências na sala de aula invertida: Science teaching in the flipped classroom |
title_full_unstemmed |
Ensino de ciências na sala de aula invertida: Science teaching in the flipped classroom |
title_sort |
Ensino de ciências na sala de aula invertida: Science teaching in the flipped classroom |
author |
de Souza, Pedro Ramon Pinheiro |
author_facet |
de Souza, Pedro Ramon Pinheiro de Souza Júnior, José Narcelio Barreto Zouein, Hayat Guimarães Freire Fernandes, Themis Gomes de Mesquita, Ulisses Neto Teixeira, Joice da Silva |
author_role |
author |
author2 |
de Souza Júnior, José Narcelio Barreto Zouein, Hayat Guimarães Freire Fernandes, Themis Gomes de Mesquita, Ulisses Neto Teixeira, Joice da Silva |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Souza, Pedro Ramon Pinheiro de Souza Júnior, José Narcelio Barreto Zouein, Hayat Guimarães Freire Fernandes, Themis Gomes de Mesquita, Ulisses Neto Teixeira, Joice da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
híbrido educação sala invertida |
topic |
híbrido educação sala invertida |
description |
Esta artigo aborda a temática da sala de aula invertida. Essa pesquisa tem por objetivo geral analisar as concepções sobre a sala de aula invertida. Como objetivos específicos são elencados: identificar a proposta da sala de aula invertida; conhecer propostas da metodologia de sala de aula invertida para o ensino de Ciências. No que diz respeito à educação híbrida, a sala de aula invertida é mais evidente nas tentativas de combinar métodos de ensino com o conteúdo didático das disciplinas em estudo. A mudança de foco traz desafios para o aluno que pode criar um ambiente que favoreça a pesquisa e disseminação do conhecimento com o auxílio de tecnologias, plataformas virtuais, bancos de dados de vídeo e imagens, comunicação via celular, tablet e computadores em geral, mas também com alto grau de autonomia e oportunidade. Como resultados, se conclui que a sala de aula invertida é uma oportunidade de tornar a aula menos tradicional. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-09-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/51896 10.34117/bjdv8n9-093 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/51896 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv8n9-093 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/51896/38879 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 9 (2022); 61812-61822 Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 9 (2022); 61812-61822 Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 9 (2022); 61812-61822 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645611255201792 |