Ensino de ciências na sala de aula invertida: Science teaching in the flipped classroom

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Souza, Pedro Ramon Pinheiro
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: de Souza Júnior, José Narcelio Barreto, Zouein, Hayat Guimarães Freire, Fernandes, Themis Gomes, de Mesquita, Ulisses Neto, Teixeira, Joice da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/51896
Resumo: Esta artigo aborda a temática da sala de aula invertida. Essa pesquisa tem por objetivo geral analisar as concepções sobre a sala de aula invertida. Como objetivos específicos são elencados: identificar a proposta da sala de aula invertida; conhecer propostas da metodologia de sala de aula invertida para o ensino de Ciências. No que diz respeito à educação híbrida, a sala de aula invertida é mais evidente nas tentativas de combinar métodos de ensino com o conteúdo didático das disciplinas em estudo. A mudança de foco traz desafios para o aluno que pode criar um ambiente que favoreça a pesquisa e disseminação do conhecimento com o auxílio de tecnologias, plataformas virtuais, bancos de dados de vídeo e imagens, comunicação via celular, tablet e computadores em geral, mas também com alto grau de autonomia e oportunidade. Como resultados, se conclui que a sala de aula invertida é uma oportunidade de tornar a aula menos tradicional.
id VERACRUZ-0_961df5de09f9527bbd09cf1b0b2023e9
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/51896
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Ensino de ciências na sala de aula invertida: Science teaching in the flipped classroomhíbridoeducaçãosalainvertidaEsta artigo aborda a temática da sala de aula invertida. Essa pesquisa tem por objetivo geral analisar as concepções sobre a sala de aula invertida. Como objetivos específicos são elencados: identificar a proposta da sala de aula invertida; conhecer propostas da metodologia de sala de aula invertida para o ensino de Ciências. No que diz respeito à educação híbrida, a sala de aula invertida é mais evidente nas tentativas de combinar métodos de ensino com o conteúdo didático das disciplinas em estudo. A mudança de foco traz desafios para o aluno que pode criar um ambiente que favoreça a pesquisa e disseminação do conhecimento com o auxílio de tecnologias, plataformas virtuais, bancos de dados de vídeo e imagens, comunicação via celular, tablet e computadores em geral, mas também com alto grau de autonomia e oportunidade. Como resultados, se conclui que a sala de aula invertida é uma oportunidade de tornar a aula menos tradicional.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-09-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5189610.34117/bjdv8n9-093Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 9 (2022); 61812-61822Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 9 (2022); 61812-61822Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 9 (2022); 61812-618222525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/51896/38879Copyright (c) 2022 Pedro Ramon Pinheiro de Souza, José Narcelio Barreto de Souza Júnior, Hayat Guimarães Freire Zouein, Themis Gomes Fernandes, Ulisses Neto de Mesquita, Joice da Silva Teixeirainfo:eu-repo/semantics/openAccessde Souza, Pedro Ramon Pinheirode Souza Júnior, José Narcelio BarretoZouein, Hayat Guimarães FreireFernandes, Themis Gomesde Mesquita, Ulisses NetoTeixeira, Joice da Silva2022-09-08T17:11:35Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/51896Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:24:38.551785Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino de ciências na sala de aula invertida: Science teaching in the flipped classroom
title Ensino de ciências na sala de aula invertida: Science teaching in the flipped classroom
spellingShingle Ensino de ciências na sala de aula invertida: Science teaching in the flipped classroom
de Souza, Pedro Ramon Pinheiro
híbrido
educação
sala
invertida
title_short Ensino de ciências na sala de aula invertida: Science teaching in the flipped classroom
title_full Ensino de ciências na sala de aula invertida: Science teaching in the flipped classroom
title_fullStr Ensino de ciências na sala de aula invertida: Science teaching in the flipped classroom
title_full_unstemmed Ensino de ciências na sala de aula invertida: Science teaching in the flipped classroom
title_sort Ensino de ciências na sala de aula invertida: Science teaching in the flipped classroom
author de Souza, Pedro Ramon Pinheiro
author_facet de Souza, Pedro Ramon Pinheiro
de Souza Júnior, José Narcelio Barreto
Zouein, Hayat Guimarães Freire
Fernandes, Themis Gomes
de Mesquita, Ulisses Neto
Teixeira, Joice da Silva
author_role author
author2 de Souza Júnior, José Narcelio Barreto
Zouein, Hayat Guimarães Freire
Fernandes, Themis Gomes
de Mesquita, Ulisses Neto
Teixeira, Joice da Silva
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Souza, Pedro Ramon Pinheiro
de Souza Júnior, José Narcelio Barreto
Zouein, Hayat Guimarães Freire
Fernandes, Themis Gomes
de Mesquita, Ulisses Neto
Teixeira, Joice da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv híbrido
educação
sala
invertida
topic híbrido
educação
sala
invertida
description Esta artigo aborda a temática da sala de aula invertida. Essa pesquisa tem por objetivo geral analisar as concepções sobre a sala de aula invertida. Como objetivos específicos são elencados: identificar a proposta da sala de aula invertida; conhecer propostas da metodologia de sala de aula invertida para o ensino de Ciências. No que diz respeito à educação híbrida, a sala de aula invertida é mais evidente nas tentativas de combinar métodos de ensino com o conteúdo didático das disciplinas em estudo. A mudança de foco traz desafios para o aluno que pode criar um ambiente que favoreça a pesquisa e disseminação do conhecimento com o auxílio de tecnologias, plataformas virtuais, bancos de dados de vídeo e imagens, comunicação via celular, tablet e computadores em geral, mas também com alto grau de autonomia e oportunidade. Como resultados, se conclui que a sala de aula invertida é uma oportunidade de tornar a aula menos tradicional.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/51896
10.34117/bjdv8n9-093
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/51896
identifier_str_mv 10.34117/bjdv8n9-093
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/51896/38879
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 9 (2022); 61812-61822
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 9 (2022); 61812-61822
Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 9 (2022); 61812-61822
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645611255201792