Práticas educativas e de cuidado à saúde: relato de experiência - PET- GraduaSUS Medicina / Educational and health care practices: report of experience - PET- GraduaSUS Medicina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Raphael da Rocha
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Duarte, Rafaela Maria Bezerra, Alves, Regina de Souza, de Assis, Tereza Angélica Lopes, Araújo, Maria Liege Batista, Lima, Viviane Vanessa Rodrigues da Silva Santa, do Nascimento, Roberta Zaninelli
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/23586
Resumo: Introdução: Diante da formação médica tradicional que valoriza mais a doença ao doente, percebe-se a perpetuação de hábitos que escarnecem o ideal de humanização que a formação em saúde requer. Concomitantemente, em meio a uma situação como a gerada pelos efeitos da Dengue, Zika e Chikungunya no ano de 2016, torna-se nítido que o distanciamento do conhecimento em saúde ao usuário impacta negativamente no processo de prevenção e promoção de saúde. Assim, são necessárias práticas que rompam tais ciclos possibilitando uma educação libertadora que proponham a longitudinalidade do conhecimento entre profissionais e pacientes, além do enfoque na interdisciplinaridade para atuação nos serviços de Atenção Primária em Saúde. Objetivo: Caracterizar um relato de experiência de uma atividade de educação em saúde realizada pelo grupo do PET-GraduaSUS medicina com idosos usuários da UBS Djalma Loureiro. Metodologia: Relato de experiência utilizando a metodologia do arco de Mangarez (que faz os submetidos revistarem a situação problema, pontos chave, teorização, pressupostos e sua aplicação à realidade) para dialogar e empoderar ambos os extremos sobre as temáticas Dengue, Zika e Chikungunya. Resultados: A atividade obteve boa adesão dos frequentadores da Unidade que destacaram o desejo de mais encontros com dinâmicas semelhantes àquel,a o que ressalta a importância da presença de grupos com iniciativas como a do PET-GraduaSUS. Conclusões: O empoderamento do usuário através de sua participação na construção do conhecimento sobre os processos de promoção e prevenção a saúde leva a uma melhor compreensão dos objetivos da atenção primária. Assim, mais atividades como esta devem ser fomentadas não apenas por grupos externos ao serviço, como também pelos profissionais alocados neste, de modo a fortalecer o trabalho interdisciplinar e empoderar os usuários deste.
id VERACRUZ-0_4536b1accbf5c32a479315e731fe1851
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/23586
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Práticas educativas e de cuidado à saúde: relato de experiência - PET- GraduaSUS Medicina / Educational and health care practices: report of experience - PET- GraduaSUS MedicinaPET-GraduaSUSPromoção de saúdeEmpoderamento do usuárioEducação em saúdeInterdisciplinaridade.Introdução: Diante da formação médica tradicional que valoriza mais a doença ao doente, percebe-se a perpetuação de hábitos que escarnecem o ideal de humanização que a formação em saúde requer. Concomitantemente, em meio a uma situação como a gerada pelos efeitos da Dengue, Zika e Chikungunya no ano de 2016, torna-se nítido que o distanciamento do conhecimento em saúde ao usuário impacta negativamente no processo de prevenção e promoção de saúde. Assim, são necessárias práticas que rompam tais ciclos possibilitando uma educação libertadora que proponham a longitudinalidade do conhecimento entre profissionais e pacientes, além do enfoque na interdisciplinaridade para atuação nos serviços de Atenção Primária em Saúde. Objetivo: Caracterizar um relato de experiência de uma atividade de educação em saúde realizada pelo grupo do PET-GraduaSUS medicina com idosos usuários da UBS Djalma Loureiro. Metodologia: Relato de experiência utilizando a metodologia do arco de Mangarez (que faz os submetidos revistarem a situação problema, pontos chave, teorização, pressupostos e sua aplicação à realidade) para dialogar e empoderar ambos os extremos sobre as temáticas Dengue, Zika e Chikungunya. Resultados: A atividade obteve boa adesão dos frequentadores da Unidade que destacaram o desejo de mais encontros com dinâmicas semelhantes àquel,a o que ressalta a importância da presença de grupos com iniciativas como a do PET-GraduaSUS. Conclusões: O empoderamento do usuário através de sua participação na construção do conhecimento sobre os processos de promoção e prevenção a saúde leva a uma melhor compreensão dos objetivos da atenção primária. Assim, mais atividades como esta devem ser fomentadas não apenas por grupos externos ao serviço, como também pelos profissionais alocados neste, de modo a fortalecer o trabalho interdisciplinar e empoderar os usuários deste.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-01-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2358610.34117/bjdv7n1-577Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 1 (2021); 8512-8520Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 1 (2021); 8512-8520Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 1 (2021); 8512-85202525-876110.34117/bjdv.v7i1reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/23586/18957Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho, Raphael da RochaDuarte, Rafaela Maria BezerraAlves, Regina de Souzade Assis, Tereza Angélica LopesAraújo, Maria Liege BatistaLima, Viviane Vanessa Rodrigues da Silva Santado Nascimento, Roberta Zaninelli2021-09-21T10:44:54Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/23586Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:13:02.899351Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Práticas educativas e de cuidado à saúde: relato de experiência - PET- GraduaSUS Medicina / Educational and health care practices: report of experience - PET- GraduaSUS Medicina
title Práticas educativas e de cuidado à saúde: relato de experiência - PET- GraduaSUS Medicina / Educational and health care practices: report of experience - PET- GraduaSUS Medicina
spellingShingle Práticas educativas e de cuidado à saúde: relato de experiência - PET- GraduaSUS Medicina / Educational and health care practices: report of experience - PET- GraduaSUS Medicina
Carvalho, Raphael da Rocha
PET-GraduaSUS
Promoção de saúde
Empoderamento do usuário
Educação em saúde
Interdisciplinaridade.
title_short Práticas educativas e de cuidado à saúde: relato de experiência - PET- GraduaSUS Medicina / Educational and health care practices: report of experience - PET- GraduaSUS Medicina
title_full Práticas educativas e de cuidado à saúde: relato de experiência - PET- GraduaSUS Medicina / Educational and health care practices: report of experience - PET- GraduaSUS Medicina
title_fullStr Práticas educativas e de cuidado à saúde: relato de experiência - PET- GraduaSUS Medicina / Educational and health care practices: report of experience - PET- GraduaSUS Medicina
title_full_unstemmed Práticas educativas e de cuidado à saúde: relato de experiência - PET- GraduaSUS Medicina / Educational and health care practices: report of experience - PET- GraduaSUS Medicina
title_sort Práticas educativas e de cuidado à saúde: relato de experiência - PET- GraduaSUS Medicina / Educational and health care practices: report of experience - PET- GraduaSUS Medicina
author Carvalho, Raphael da Rocha
author_facet Carvalho, Raphael da Rocha
Duarte, Rafaela Maria Bezerra
Alves, Regina de Souza
de Assis, Tereza Angélica Lopes
Araújo, Maria Liege Batista
Lima, Viviane Vanessa Rodrigues da Silva Santa
do Nascimento, Roberta Zaninelli
author_role author
author2 Duarte, Rafaela Maria Bezerra
Alves, Regina de Souza
de Assis, Tereza Angélica Lopes
Araújo, Maria Liege Batista
Lima, Viviane Vanessa Rodrigues da Silva Santa
do Nascimento, Roberta Zaninelli
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Raphael da Rocha
Duarte, Rafaela Maria Bezerra
Alves, Regina de Souza
de Assis, Tereza Angélica Lopes
Araújo, Maria Liege Batista
Lima, Viviane Vanessa Rodrigues da Silva Santa
do Nascimento, Roberta Zaninelli
dc.subject.por.fl_str_mv PET-GraduaSUS
Promoção de saúde
Empoderamento do usuário
Educação em saúde
Interdisciplinaridade.
topic PET-GraduaSUS
Promoção de saúde
Empoderamento do usuário
Educação em saúde
Interdisciplinaridade.
description Introdução: Diante da formação médica tradicional que valoriza mais a doença ao doente, percebe-se a perpetuação de hábitos que escarnecem o ideal de humanização que a formação em saúde requer. Concomitantemente, em meio a uma situação como a gerada pelos efeitos da Dengue, Zika e Chikungunya no ano de 2016, torna-se nítido que o distanciamento do conhecimento em saúde ao usuário impacta negativamente no processo de prevenção e promoção de saúde. Assim, são necessárias práticas que rompam tais ciclos possibilitando uma educação libertadora que proponham a longitudinalidade do conhecimento entre profissionais e pacientes, além do enfoque na interdisciplinaridade para atuação nos serviços de Atenção Primária em Saúde. Objetivo: Caracterizar um relato de experiência de uma atividade de educação em saúde realizada pelo grupo do PET-GraduaSUS medicina com idosos usuários da UBS Djalma Loureiro. Metodologia: Relato de experiência utilizando a metodologia do arco de Mangarez (que faz os submetidos revistarem a situação problema, pontos chave, teorização, pressupostos e sua aplicação à realidade) para dialogar e empoderar ambos os extremos sobre as temáticas Dengue, Zika e Chikungunya. Resultados: A atividade obteve boa adesão dos frequentadores da Unidade que destacaram o desejo de mais encontros com dinâmicas semelhantes àquel,a o que ressalta a importância da presença de grupos com iniciativas como a do PET-GraduaSUS. Conclusões: O empoderamento do usuário através de sua participação na construção do conhecimento sobre os processos de promoção e prevenção a saúde leva a uma melhor compreensão dos objetivos da atenção primária. Assim, mais atividades como esta devem ser fomentadas não apenas por grupos externos ao serviço, como também pelos profissionais alocados neste, de modo a fortalecer o trabalho interdisciplinar e empoderar os usuários deste.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/23586
10.34117/bjdv7n1-577
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/23586
identifier_str_mv 10.34117/bjdv7n1-577
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/23586/18957
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 1 (2021); 8512-8520
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 1 (2021); 8512-8520
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 1 (2021); 8512-8520
2525-8761
10.34117/bjdv.v7i1
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645507756556288