Práticas educativas e de cuidado à saúde: relato de experiência - PET- GraduaSUS Medicina / Educational and health care practices: report of experience - PET- GraduaSUS Medicina
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/23586 |
Resumo: | Introdução: Diante da formação médica tradicional que valoriza mais a doença ao doente, percebe-se a perpetuação de hábitos que escarnecem o ideal de humanização que a formação em saúde requer. Concomitantemente, em meio a uma situação como a gerada pelos efeitos da Dengue, Zika e Chikungunya no ano de 2016, torna-se nítido que o distanciamento do conhecimento em saúde ao usuário impacta negativamente no processo de prevenção e promoção de saúde. Assim, são necessárias práticas que rompam tais ciclos possibilitando uma educação libertadora que proponham a longitudinalidade do conhecimento entre profissionais e pacientes, além do enfoque na interdisciplinaridade para atuação nos serviços de Atenção Primária em Saúde. Objetivo: Caracterizar um relato de experiência de uma atividade de educação em saúde realizada pelo grupo do PET-GraduaSUS medicina com idosos usuários da UBS Djalma Loureiro. Metodologia: Relato de experiência utilizando a metodologia do arco de Mangarez (que faz os submetidos revistarem a situação problema, pontos chave, teorização, pressupostos e sua aplicação à realidade) para dialogar e empoderar ambos os extremos sobre as temáticas Dengue, Zika e Chikungunya. Resultados: A atividade obteve boa adesão dos frequentadores da Unidade que destacaram o desejo de mais encontros com dinâmicas semelhantes àquel,a o que ressalta a importância da presença de grupos com iniciativas como a do PET-GraduaSUS. Conclusões: O empoderamento do usuário através de sua participação na construção do conhecimento sobre os processos de promoção e prevenção a saúde leva a uma melhor compreensão dos objetivos da atenção primária. Assim, mais atividades como esta devem ser fomentadas não apenas por grupos externos ao serviço, como também pelos profissionais alocados neste, de modo a fortalecer o trabalho interdisciplinar e empoderar os usuários deste. |
id |
VERACRUZ-0_4536b1accbf5c32a479315e731fe1851 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/23586 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Práticas educativas e de cuidado à saúde: relato de experiência - PET- GraduaSUS Medicina / Educational and health care practices: report of experience - PET- GraduaSUS MedicinaPET-GraduaSUSPromoção de saúdeEmpoderamento do usuárioEducação em saúdeInterdisciplinaridade.Introdução: Diante da formação médica tradicional que valoriza mais a doença ao doente, percebe-se a perpetuação de hábitos que escarnecem o ideal de humanização que a formação em saúde requer. Concomitantemente, em meio a uma situação como a gerada pelos efeitos da Dengue, Zika e Chikungunya no ano de 2016, torna-se nítido que o distanciamento do conhecimento em saúde ao usuário impacta negativamente no processo de prevenção e promoção de saúde. Assim, são necessárias práticas que rompam tais ciclos possibilitando uma educação libertadora que proponham a longitudinalidade do conhecimento entre profissionais e pacientes, além do enfoque na interdisciplinaridade para atuação nos serviços de Atenção Primária em Saúde. Objetivo: Caracterizar um relato de experiência de uma atividade de educação em saúde realizada pelo grupo do PET-GraduaSUS medicina com idosos usuários da UBS Djalma Loureiro. Metodologia: Relato de experiência utilizando a metodologia do arco de Mangarez (que faz os submetidos revistarem a situação problema, pontos chave, teorização, pressupostos e sua aplicação à realidade) para dialogar e empoderar ambos os extremos sobre as temáticas Dengue, Zika e Chikungunya. Resultados: A atividade obteve boa adesão dos frequentadores da Unidade que destacaram o desejo de mais encontros com dinâmicas semelhantes àquel,a o que ressalta a importância da presença de grupos com iniciativas como a do PET-GraduaSUS. Conclusões: O empoderamento do usuário através de sua participação na construção do conhecimento sobre os processos de promoção e prevenção a saúde leva a uma melhor compreensão dos objetivos da atenção primária. Assim, mais atividades como esta devem ser fomentadas não apenas por grupos externos ao serviço, como também pelos profissionais alocados neste, de modo a fortalecer o trabalho interdisciplinar e empoderar os usuários deste.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-01-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2358610.34117/bjdv7n1-577Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 1 (2021); 8512-8520Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 1 (2021); 8512-8520Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 1 (2021); 8512-85202525-876110.34117/bjdv.v7i1reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/23586/18957Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho, Raphael da RochaDuarte, Rafaela Maria BezerraAlves, Regina de Souzade Assis, Tereza Angélica LopesAraújo, Maria Liege BatistaLima, Viviane Vanessa Rodrigues da Silva Santado Nascimento, Roberta Zaninelli2021-09-21T10:44:54Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/23586Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:13:02.899351Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Práticas educativas e de cuidado à saúde: relato de experiência - PET- GraduaSUS Medicina / Educational and health care practices: report of experience - PET- GraduaSUS Medicina |
title |
Práticas educativas e de cuidado à saúde: relato de experiência - PET- GraduaSUS Medicina / Educational and health care practices: report of experience - PET- GraduaSUS Medicina |
spellingShingle |
Práticas educativas e de cuidado à saúde: relato de experiência - PET- GraduaSUS Medicina / Educational and health care practices: report of experience - PET- GraduaSUS Medicina Carvalho, Raphael da Rocha PET-GraduaSUS Promoção de saúde Empoderamento do usuário Educação em saúde Interdisciplinaridade. |
title_short |
Práticas educativas e de cuidado à saúde: relato de experiência - PET- GraduaSUS Medicina / Educational and health care practices: report of experience - PET- GraduaSUS Medicina |
title_full |
Práticas educativas e de cuidado à saúde: relato de experiência - PET- GraduaSUS Medicina / Educational and health care practices: report of experience - PET- GraduaSUS Medicina |
title_fullStr |
Práticas educativas e de cuidado à saúde: relato de experiência - PET- GraduaSUS Medicina / Educational and health care practices: report of experience - PET- GraduaSUS Medicina |
title_full_unstemmed |
Práticas educativas e de cuidado à saúde: relato de experiência - PET- GraduaSUS Medicina / Educational and health care practices: report of experience - PET- GraduaSUS Medicina |
title_sort |
Práticas educativas e de cuidado à saúde: relato de experiência - PET- GraduaSUS Medicina / Educational and health care practices: report of experience - PET- GraduaSUS Medicina |
author |
Carvalho, Raphael da Rocha |
author_facet |
Carvalho, Raphael da Rocha Duarte, Rafaela Maria Bezerra Alves, Regina de Souza de Assis, Tereza Angélica Lopes Araújo, Maria Liege Batista Lima, Viviane Vanessa Rodrigues da Silva Santa do Nascimento, Roberta Zaninelli |
author_role |
author |
author2 |
Duarte, Rafaela Maria Bezerra Alves, Regina de Souza de Assis, Tereza Angélica Lopes Araújo, Maria Liege Batista Lima, Viviane Vanessa Rodrigues da Silva Santa do Nascimento, Roberta Zaninelli |
author2_role |
author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Raphael da Rocha Duarte, Rafaela Maria Bezerra Alves, Regina de Souza de Assis, Tereza Angélica Lopes Araújo, Maria Liege Batista Lima, Viviane Vanessa Rodrigues da Silva Santa do Nascimento, Roberta Zaninelli |
dc.subject.por.fl_str_mv |
PET-GraduaSUS Promoção de saúde Empoderamento do usuário Educação em saúde Interdisciplinaridade. |
topic |
PET-GraduaSUS Promoção de saúde Empoderamento do usuário Educação em saúde Interdisciplinaridade. |
description |
Introdução: Diante da formação médica tradicional que valoriza mais a doença ao doente, percebe-se a perpetuação de hábitos que escarnecem o ideal de humanização que a formação em saúde requer. Concomitantemente, em meio a uma situação como a gerada pelos efeitos da Dengue, Zika e Chikungunya no ano de 2016, torna-se nítido que o distanciamento do conhecimento em saúde ao usuário impacta negativamente no processo de prevenção e promoção de saúde. Assim, são necessárias práticas que rompam tais ciclos possibilitando uma educação libertadora que proponham a longitudinalidade do conhecimento entre profissionais e pacientes, além do enfoque na interdisciplinaridade para atuação nos serviços de Atenção Primária em Saúde. Objetivo: Caracterizar um relato de experiência de uma atividade de educação em saúde realizada pelo grupo do PET-GraduaSUS medicina com idosos usuários da UBS Djalma Loureiro. Metodologia: Relato de experiência utilizando a metodologia do arco de Mangarez (que faz os submetidos revistarem a situação problema, pontos chave, teorização, pressupostos e sua aplicação à realidade) para dialogar e empoderar ambos os extremos sobre as temáticas Dengue, Zika e Chikungunya. Resultados: A atividade obteve boa adesão dos frequentadores da Unidade que destacaram o desejo de mais encontros com dinâmicas semelhantes àquel,a o que ressalta a importância da presença de grupos com iniciativas como a do PET-GraduaSUS. Conclusões: O empoderamento do usuário através de sua participação na construção do conhecimento sobre os processos de promoção e prevenção a saúde leva a uma melhor compreensão dos objetivos da atenção primária. Assim, mais atividades como esta devem ser fomentadas não apenas por grupos externos ao serviço, como também pelos profissionais alocados neste, de modo a fortalecer o trabalho interdisciplinar e empoderar os usuários deste. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-01-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/23586 10.34117/bjdv7n1-577 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/23586 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv7n1-577 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/23586/18957 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 1 (2021); 8512-8520 Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 1 (2021); 8512-8520 Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 1 (2021); 8512-8520 2525-8761 10.34117/bjdv.v7i1 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645507756556288 |