Formação e assessoria em políticas sociais no município de São Borja/RS / Training and advisory in social policies in the municipality of São Borja / RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Renan Mendonça
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Rodrigues, Milena, Guilherme, Rosilaine Coradini, Pessoa, Elisangela Maia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
DOI: 10.34117/bjdv6n9-192
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/16351
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo apresentar relato de experiência apreendida a partir do Projeto de Extensão Formação e Assessoria em Políticas Sociais no município de São Borja/RS. Trata-se de uma proposta extensionista vinculada ao Curso de Serviço Social da Universidade Federal do Pampa UNIPAMPA, Campus São Borja/RS; ao qual se encontra em implementação desde o primeiro semestre letivo de 2017. Especificamente pretende-se situar a proposta idealizada no projeto, a fim de confrontá-la com as ações executadas entre os meses de março e setembro do corrente ano, visto que as mesmas representam os seus resultados parciais. Também será desenvolvida linha reflexiva a respeito da importância do acesso à tríade - pesquisa, ensino extensão - para a formação acadêmica. Para a materialização do seu objetivo geral, o projeto se estruturou a partir de quatro eixos específicos: a) Instituir um grupo de estudo aos discentes do Curso de Serviço Social com a finalidade de promover a reflexão crítica acerca de categorias como políticas sociais e intersetorialidade; b) Realizar mesa-redonda com a participação de membros de conselhos de direitos e profissionais que atuam no âmbito do acesso ao sistema de proteção social; c) Ofertar curso de curta duração aos membros dos conselhos de direitos e profissionais que atuem no âmbito das políticas sociais, a fim de fomentar subsídios teórico-prático que ampliem conhecimento e impulsionem intervenções profissionais qualificadas, bem como fortaleça as práticas conselhistas; d) Fomentar o papel da universidade em atuar na transformação da realidade social, considerando a troca de conhecimento teórico-prático entre docentes, discentes e a comunidade local. O método utilizado na elaboração do presente trabalho é o dialético crítico e deu-se a partir de um relato de experiência sendo que ao final do trabalho se apresentara os resultados provisórios das ações desenvolvidas.
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