Arco de maguerez: ferramenta de ensino-prendizagem na prática do acadêmico de nutrição / Arco de maguerez: a tool for teaching and learning in the practice of academic nutrition
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
DOI: | 10.34117/bjdv6n9-163 |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/16293 |
Resumo: | A metodologia da Problematização é utilizada em situações nas quais os temas estejam relacionados com a vida em sociedade. Está presente em alguns métodos que podem subsidiar o ensino, trabalhando numa situação problema para solucioná-la. A pesquisa relata a experiência vivenciada, por um grupo de professores, no desenvolvimento de Metodologia Ativa utilizando o Arco de Maguerez, numa prática em um módulo do curso de nutrição de uma universidade particular. Trata-se de um relato de experiência usando a metodologia do Arco de Maguerez, em sua vertente desenvolvida e adaptada por Berbel. Ele foi utilizado na aula prática, tendo como conteúdo da unidade: Alimentos para fins especiais. O objetivo geral do referido conteúdo configurou-se em caracterizar os alimentos para fins especiais, sua rotulagem e sua influência sobre as dietas da moda, imagem corporal, autoestima e alimentação moderna. Considerou-se de fundamental importância os desdobramentos que esse tipo de metodologia trouxe de contribuição ao alunato. Verificou-se o empoderamento desses alunos na tomada de solução dos problemas do conteúdo abordado. Além disso, ressalta-se que essa prática possibilitou o desenvolvimento de conhecimento e sua aplicabilidade, ajudando esses alunos a serem mais críticos, mais proativos nesse processo de ensino-aprendizagem. |
id |
VERACRUZ-0_481c70820818335316ff8f0cf7899fad |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/16293 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
spelling |
Arco de maguerez: ferramenta de ensino-prendizagem na prática do acadêmico de nutrição / Arco de maguerez: a tool for teaching and learning in the practice of academic nutritionmetodologia ativaArco de Maguerezrelato de experiência.A metodologia da Problematização é utilizada em situações nas quais os temas estejam relacionados com a vida em sociedade. Está presente em alguns métodos que podem subsidiar o ensino, trabalhando numa situação problema para solucioná-la. A pesquisa relata a experiência vivenciada, por um grupo de professores, no desenvolvimento de Metodologia Ativa utilizando o Arco de Maguerez, numa prática em um módulo do curso de nutrição de uma universidade particular. Trata-se de um relato de experiência usando a metodologia do Arco de Maguerez, em sua vertente desenvolvida e adaptada por Berbel. Ele foi utilizado na aula prática, tendo como conteúdo da unidade: Alimentos para fins especiais. O objetivo geral do referido conteúdo configurou-se em caracterizar os alimentos para fins especiais, sua rotulagem e sua influência sobre as dietas da moda, imagem corporal, autoestima e alimentação moderna. Considerou-se de fundamental importância os desdobramentos que esse tipo de metodologia trouxe de contribuição ao alunato. Verificou-se o empoderamento desses alunos na tomada de solução dos problemas do conteúdo abordado. Além disso, ressalta-se que essa prática possibilitou o desenvolvimento de conhecimento e sua aplicabilidade, ajudando esses alunos a serem mais críticos, mais proativos nesse processo de ensino-aprendizagem. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-09-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1629310.34117/bjdv6n9-163Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 9 (2020); 66259-66266Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 9 (2020); 66259-66266Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 9 (2020); 66259-662662525-876110.34117/bjdv.v6i9reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/16293/13323Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessGuerra, Virgínia Maria Costa de Oliveirade Menezes, Natália Viviane SantosHenriques, Eliane Mara Vianada Cunha, Luana Mara Silva de Castro PachecoParente, Nara de Andrade2020-10-14T16:32:12Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/16293Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:09:31.957185Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Arco de maguerez: ferramenta de ensino-prendizagem na prática do acadêmico de nutrição / Arco de maguerez: a tool for teaching and learning in the practice of academic nutrition |
title |
Arco de maguerez: ferramenta de ensino-prendizagem na prática do acadêmico de nutrição / Arco de maguerez: a tool for teaching and learning in the practice of academic nutrition |
spellingShingle |
Arco de maguerez: ferramenta de ensino-prendizagem na prática do acadêmico de nutrição / Arco de maguerez: a tool for teaching and learning in the practice of academic nutrition Arco de maguerez: ferramenta de ensino-prendizagem na prática do acadêmico de nutrição / Arco de maguerez: a tool for teaching and learning in the practice of academic nutrition Guerra, Virgínia Maria Costa de Oliveira metodologia ativa Arco de Maguerez relato de experiência. Guerra, Virgínia Maria Costa de Oliveira metodologia ativa Arco de Maguerez relato de experiência. |
title_short |
Arco de maguerez: ferramenta de ensino-prendizagem na prática do acadêmico de nutrição / Arco de maguerez: a tool for teaching and learning in the practice of academic nutrition |
title_full |
Arco de maguerez: ferramenta de ensino-prendizagem na prática do acadêmico de nutrição / Arco de maguerez: a tool for teaching and learning in the practice of academic nutrition |
title_fullStr |
Arco de maguerez: ferramenta de ensino-prendizagem na prática do acadêmico de nutrição / Arco de maguerez: a tool for teaching and learning in the practice of academic nutrition Arco de maguerez: ferramenta de ensino-prendizagem na prática do acadêmico de nutrição / Arco de maguerez: a tool for teaching and learning in the practice of academic nutrition |
title_full_unstemmed |
Arco de maguerez: ferramenta de ensino-prendizagem na prática do acadêmico de nutrição / Arco de maguerez: a tool for teaching and learning in the practice of academic nutrition Arco de maguerez: ferramenta de ensino-prendizagem na prática do acadêmico de nutrição / Arco de maguerez: a tool for teaching and learning in the practice of academic nutrition |
title_sort |
Arco de maguerez: ferramenta de ensino-prendizagem na prática do acadêmico de nutrição / Arco de maguerez: a tool for teaching and learning in the practice of academic nutrition |
author |
Guerra, Virgínia Maria Costa de Oliveira |
author_facet |
Guerra, Virgínia Maria Costa de Oliveira Guerra, Virgínia Maria Costa de Oliveira de Menezes, Natália Viviane Santos Henriques, Eliane Mara Viana da Cunha, Luana Mara Silva de Castro Pacheco Parente, Nara de Andrade de Menezes, Natália Viviane Santos Henriques, Eliane Mara Viana da Cunha, Luana Mara Silva de Castro Pacheco Parente, Nara de Andrade |
author_role |
author |
author2 |
de Menezes, Natália Viviane Santos Henriques, Eliane Mara Viana da Cunha, Luana Mara Silva de Castro Pacheco Parente, Nara de Andrade |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Guerra, Virgínia Maria Costa de Oliveira de Menezes, Natália Viviane Santos Henriques, Eliane Mara Viana da Cunha, Luana Mara Silva de Castro Pacheco Parente, Nara de Andrade |
dc.subject.por.fl_str_mv |
metodologia ativa Arco de Maguerez relato de experiência. |
topic |
metodologia ativa Arco de Maguerez relato de experiência. |
description |
A metodologia da Problematização é utilizada em situações nas quais os temas estejam relacionados com a vida em sociedade. Está presente em alguns métodos que podem subsidiar o ensino, trabalhando numa situação problema para solucioná-la. A pesquisa relata a experiência vivenciada, por um grupo de professores, no desenvolvimento de Metodologia Ativa utilizando o Arco de Maguerez, numa prática em um módulo do curso de nutrição de uma universidade particular. Trata-se de um relato de experiência usando a metodologia do Arco de Maguerez, em sua vertente desenvolvida e adaptada por Berbel. Ele foi utilizado na aula prática, tendo como conteúdo da unidade: Alimentos para fins especiais. O objetivo geral do referido conteúdo configurou-se em caracterizar os alimentos para fins especiais, sua rotulagem e sua influência sobre as dietas da moda, imagem corporal, autoestima e alimentação moderna. Considerou-se de fundamental importância os desdobramentos que esse tipo de metodologia trouxe de contribuição ao alunato. Verificou-se o empoderamento desses alunos na tomada de solução dos problemas do conteúdo abordado. Além disso, ressalta-se que essa prática possibilitou o desenvolvimento de conhecimento e sua aplicabilidade, ajudando esses alunos a serem mais críticos, mais proativos nesse processo de ensino-aprendizagem. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-09-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/16293 10.34117/bjdv6n9-163 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/16293 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv6n9-163 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/16293/13323 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 9 (2020); 66259-66266 Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 9 (2020); 66259-66266 Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 9 (2020); 66259-66266 2525-8761 10.34117/bjdv.v6i9 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1822183744256081920 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.34117/bjdv6n9-163 |