Arco de maguerez: ferramenta de ensino-prendizagem na prática do acadêmico de nutrição / Arco de maguerez: a tool for teaching and learning in the practice of academic nutrition

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guerra, Virgínia Maria Costa de Oliveira
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: de Menezes, Natália Viviane Santos, Henriques, Eliane Mara Viana, da Cunha, Luana Mara Silva de Castro Pacheco, Parente, Nara de Andrade
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
DOI: 10.34117/bjdv6n9-163
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/16293
Resumo: A metodologia da Problematização é utilizada em situações nas quais os temas estejam relacionados com a vida em sociedade. Está presente em alguns métodos que podem subsidiar o ensino, trabalhando numa situação problema para solucioná-la. A pesquisa relata a experiência vivenciada, por um grupo de professores, no desenvolvimento de Metodologia Ativa utilizando o Arco de Maguerez, numa prática em um módulo do curso de nutrição de uma universidade particular. Trata-se de um relato de experiência usando a metodologia do Arco de Maguerez, em sua vertente desenvolvida e adaptada por Berbel. Ele foi utilizado na aula prática, tendo como conteúdo da unidade: Alimentos para fins especiais. O objetivo geral do referido conteúdo configurou-se em caracterizar os alimentos para fins especiais, sua rotulagem e sua influência sobre as dietas da moda, imagem corporal, autoestima e alimentação moderna. Considerou-se de fundamental importância os desdobramentos que esse tipo de metodologia trouxe de contribuição ao alunato. Verificou-se o empoderamento desses alunos na tomada de solução dos problemas do conteúdo abordado. Além disso, ressalta-se que essa prática possibilitou o desenvolvimento de conhecimento e sua aplicabilidade, ajudando esses alunos a serem mais críticos, mais proativos nesse processo de ensino-aprendizagem.  
id VERACRUZ-0_481c70820818335316ff8f0cf7899fad
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/16293
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
spelling Arco de maguerez: ferramenta de ensino-prendizagem na prática do acadêmico de nutrição / Arco de maguerez: a tool for teaching and learning in the practice of academic nutritionmetodologia ativaArco de Maguerezrelato de experiência.A metodologia da Problematização é utilizada em situações nas quais os temas estejam relacionados com a vida em sociedade. Está presente em alguns métodos que podem subsidiar o ensino, trabalhando numa situação problema para solucioná-la. A pesquisa relata a experiência vivenciada, por um grupo de professores, no desenvolvimento de Metodologia Ativa utilizando o Arco de Maguerez, numa prática em um módulo do curso de nutrição de uma universidade particular. Trata-se de um relato de experiência usando a metodologia do Arco de Maguerez, em sua vertente desenvolvida e adaptada por Berbel. Ele foi utilizado na aula prática, tendo como conteúdo da unidade: Alimentos para fins especiais. O objetivo geral do referido conteúdo configurou-se em caracterizar os alimentos para fins especiais, sua rotulagem e sua influência sobre as dietas da moda, imagem corporal, autoestima e alimentação moderna. Considerou-se de fundamental importância os desdobramentos que esse tipo de metodologia trouxe de contribuição ao alunato. Verificou-se o empoderamento desses alunos na tomada de solução dos problemas do conteúdo abordado. Além disso, ressalta-se que essa prática possibilitou o desenvolvimento de conhecimento e sua aplicabilidade, ajudando esses alunos a serem mais críticos, mais proativos nesse processo de ensino-aprendizagem.  Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-09-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1629310.34117/bjdv6n9-163Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 9 (2020); 66259-66266Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 9 (2020); 66259-66266Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 9 (2020); 66259-662662525-876110.34117/bjdv.v6i9reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/16293/13323Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessGuerra, Virgínia Maria Costa de Oliveirade Menezes, Natália Viviane SantosHenriques, Eliane Mara Vianada Cunha, Luana Mara Silva de Castro PachecoParente, Nara de Andrade2020-10-14T16:32:12Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/16293Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:09:31.957185Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Arco de maguerez: ferramenta de ensino-prendizagem na prática do acadêmico de nutrição / Arco de maguerez: a tool for teaching and learning in the practice of academic nutrition
title Arco de maguerez: ferramenta de ensino-prendizagem na prática do acadêmico de nutrição / Arco de maguerez: a tool for teaching and learning in the practice of academic nutrition
spellingShingle Arco de maguerez: ferramenta de ensino-prendizagem na prática do acadêmico de nutrição / Arco de maguerez: a tool for teaching and learning in the practice of academic nutrition
Arco de maguerez: ferramenta de ensino-prendizagem na prática do acadêmico de nutrição / Arco de maguerez: a tool for teaching and learning in the practice of academic nutrition
Guerra, Virgínia Maria Costa de Oliveira
metodologia ativa
Arco de Maguerez
relato de experiência.
Guerra, Virgínia Maria Costa de Oliveira
metodologia ativa
Arco de Maguerez
relato de experiência.
title_short Arco de maguerez: ferramenta de ensino-prendizagem na prática do acadêmico de nutrição / Arco de maguerez: a tool for teaching and learning in the practice of academic nutrition
title_full Arco de maguerez: ferramenta de ensino-prendizagem na prática do acadêmico de nutrição / Arco de maguerez: a tool for teaching and learning in the practice of academic nutrition
title_fullStr Arco de maguerez: ferramenta de ensino-prendizagem na prática do acadêmico de nutrição / Arco de maguerez: a tool for teaching and learning in the practice of academic nutrition
Arco de maguerez: ferramenta de ensino-prendizagem na prática do acadêmico de nutrição / Arco de maguerez: a tool for teaching and learning in the practice of academic nutrition
title_full_unstemmed Arco de maguerez: ferramenta de ensino-prendizagem na prática do acadêmico de nutrição / Arco de maguerez: a tool for teaching and learning in the practice of academic nutrition
Arco de maguerez: ferramenta de ensino-prendizagem na prática do acadêmico de nutrição / Arco de maguerez: a tool for teaching and learning in the practice of academic nutrition
title_sort Arco de maguerez: ferramenta de ensino-prendizagem na prática do acadêmico de nutrição / Arco de maguerez: a tool for teaching and learning in the practice of academic nutrition
author Guerra, Virgínia Maria Costa de Oliveira
author_facet Guerra, Virgínia Maria Costa de Oliveira
Guerra, Virgínia Maria Costa de Oliveira
de Menezes, Natália Viviane Santos
Henriques, Eliane Mara Viana
da Cunha, Luana Mara Silva de Castro Pacheco
Parente, Nara de Andrade
de Menezes, Natália Viviane Santos
Henriques, Eliane Mara Viana
da Cunha, Luana Mara Silva de Castro Pacheco
Parente, Nara de Andrade
author_role author
author2 de Menezes, Natália Viviane Santos
Henriques, Eliane Mara Viana
da Cunha, Luana Mara Silva de Castro Pacheco
Parente, Nara de Andrade
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Guerra, Virgínia Maria Costa de Oliveira
de Menezes, Natália Viviane Santos
Henriques, Eliane Mara Viana
da Cunha, Luana Mara Silva de Castro Pacheco
Parente, Nara de Andrade
dc.subject.por.fl_str_mv metodologia ativa
Arco de Maguerez
relato de experiência.
topic metodologia ativa
Arco de Maguerez
relato de experiência.
description A metodologia da Problematização é utilizada em situações nas quais os temas estejam relacionados com a vida em sociedade. Está presente em alguns métodos que podem subsidiar o ensino, trabalhando numa situação problema para solucioná-la. A pesquisa relata a experiência vivenciada, por um grupo de professores, no desenvolvimento de Metodologia Ativa utilizando o Arco de Maguerez, numa prática em um módulo do curso de nutrição de uma universidade particular. Trata-se de um relato de experiência usando a metodologia do Arco de Maguerez, em sua vertente desenvolvida e adaptada por Berbel. Ele foi utilizado na aula prática, tendo como conteúdo da unidade: Alimentos para fins especiais. O objetivo geral do referido conteúdo configurou-se em caracterizar os alimentos para fins especiais, sua rotulagem e sua influência sobre as dietas da moda, imagem corporal, autoestima e alimentação moderna. Considerou-se de fundamental importância os desdobramentos que esse tipo de metodologia trouxe de contribuição ao alunato. Verificou-se o empoderamento desses alunos na tomada de solução dos problemas do conteúdo abordado. Além disso, ressalta-se que essa prática possibilitou o desenvolvimento de conhecimento e sua aplicabilidade, ajudando esses alunos a serem mais críticos, mais proativos nesse processo de ensino-aprendizagem.  
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-09-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/16293
10.34117/bjdv6n9-163
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/16293
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n9-163
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/16293/13323
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 9 (2020); 66259-66266
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 9 (2020); 66259-66266
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 9 (2020); 66259-66266
2525-8761
10.34117/bjdv.v6i9
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1822183744256081920
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.34117/bjdv6n9-163