Diálogos clínicos entre Arteterapia e Artes Visuais: Relatos de experiências a partir de um curso de formação docente / Clinical dialogues between Art Therapy and Visual Arts: Experience reports from a teacher training course
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/43814 |
Resumo: | Introdução: A inclusão dos alunos com deficiência ou necessidades educacionais especializadas tem aumentado desde o início da década de 1990. Embora a regulamentação de uma Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva e das Diretrizes do Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, tenham sua regulamentação nos anos de 2008 e 2009. Nos últimos anos, esta questão tem ganhado mais atenção especial nas discussões acadêmicas e até mesmo na mídia. Objetivo: Realizar uma intervenção com Plano de Ensino Individualizado (PEI) em contexto clínico: Experiências de ensino e aprendizagem em modelo híbrido e Arteterapia e Artes Visuais em contexto clínico. Método: Trata-se de um estudo metodológico e descritivo, utilizando como prática a arteterapia e a arte visual como prática no contexto clínico. O estudo descritivo tem por finalidade descrever situações, analisando características, sem a interferência do pesquisador. Trata-se de um relato de experiência de uma proposta de intervenção de um Plano de ensino Individualizado fundamentado no ensino e modelo de aprendizado híbrido. Conclusão: Nossa experiência nos levou a considerar a importância de um plano individualizado e direcionado na prática clínica, especialmente no contato com o público da educação especial. A arteterapia associada à intervenção clínica de pacientes com demandas emocionais oportuniza um manejo do indivíduo, como um ser político, crítico e cidadão. É importante apoiar políticas educacionais inclusivas, que contribuam e financiem cursos de formação como este, vivenciado por nós. Ou seja, que nos coloque em práxis, com ferramentas para fazer acontecer a unidade dialética da ação-reflexão nos espaços escolares e educativos. (FREIRE, 1989, p. 67).' |
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Diálogos clínicos entre Arteterapia e Artes Visuais: Relatos de experiências a partir de um curso de formação docente / Clinical dialogues between Art Therapy and Visual Arts: Experience reports from a teacher training courseInclusãoArteterapiaPlano de Ensino IndividualizadoPolítica Nacional de Educação Especial.Introdução: A inclusão dos alunos com deficiência ou necessidades educacionais especializadas tem aumentado desde o início da década de 1990. Embora a regulamentação de uma Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva e das Diretrizes do Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, tenham sua regulamentação nos anos de 2008 e 2009. Nos últimos anos, esta questão tem ganhado mais atenção especial nas discussões acadêmicas e até mesmo na mídia. Objetivo: Realizar uma intervenção com Plano de Ensino Individualizado (PEI) em contexto clínico: Experiências de ensino e aprendizagem em modelo híbrido e Arteterapia e Artes Visuais em contexto clínico. Método: Trata-se de um estudo metodológico e descritivo, utilizando como prática a arteterapia e a arte visual como prática no contexto clínico. O estudo descritivo tem por finalidade descrever situações, analisando características, sem a interferência do pesquisador. Trata-se de um relato de experiência de uma proposta de intervenção de um Plano de ensino Individualizado fundamentado no ensino e modelo de aprendizado híbrido. Conclusão: Nossa experiência nos levou a considerar a importância de um plano individualizado e direcionado na prática clínica, especialmente no contato com o público da educação especial. A arteterapia associada à intervenção clínica de pacientes com demandas emocionais oportuniza um manejo do indivíduo, como um ser político, crítico e cidadão. É importante apoiar políticas educacionais inclusivas, que contribuam e financiem cursos de formação como este, vivenciado por nós. Ou seja, que nos coloque em práxis, com ferramentas para fazer acontecer a unidade dialética da ação-reflexão nos espaços escolares e educativos. (FREIRE, 1989, p. 67).'Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-02-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4381410.34117/bjdv8n2-094Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 2 (2022); 9860-9875Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 2 (2022); 9860-9875Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 2 (2022); 9860-98752525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/43814/pdfCopyright (c) 2022 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Larissa Guilherme Pessoa de Assis eAntunes, Natália de Sousa2022-03-02T14:26:10Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/43814Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:21:27.941435Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
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