A interdisciplinaridade no Ensino Médio como facilitadora da aprendizagem de alunos nas escolas públicas de Inaciolândia-GO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Queiroz, Katia Rubia dos Santos
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Neves, Adriana Cristina Amuy, Moura, Cleine Borges Alves de, Moura, Iris Divina Alves de, Silva, Joviano Martins da, Silva, Geracina Pereira da, Silva, Francisca Maria da, Silva, Maykon Douglas Ferreira da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/69846
Resumo: O estudo em questão concentra-se na prática interdisciplinar no ensino médio, particularmente em escolas públicas localizadas em Inaciolândia-Goiás. O principal objetivo desta pesquisa foi analisar as ações dos professores para promoverem a aprendizagem dos alunos por meio da prática interdisciplinar. Para obter uma visão clara da situação, foi aplicado um questionário estruturado para uma amostra de sessenta professores, caracterizando-se num estudo quantitativo. Este estudo foi descritivo e os dados foram tabulados por meio de gráficos e porcentagens. Por meio deste instrumento, buscou-se capturar as percepções, os desafios e as abordagens pedagógicas relacionadas à prática interdisciplinar. Percebeu-se como a interdisciplinaridade é incorporada na rotina escolar e quais os obstáculos metodológicos e estruturais encontrados pelos educadores. Este estudo evidencia que a interdisciplinaridade é percebida como uma ferramenta pedagógica valiosa, com potencial para enriquecer a experiência educacional dos alunos no ensino médio. No entanto, sua implementação efetiva requer atenção às nuances e desafios apresentados, incluindo a necessidade de formação continuada dos docentes e a disponibilidade de recursos didáticos adequados.
id VERACRUZ-0_48de747ff2cee7ca8df91d46e193780e
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/69846
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling A interdisciplinaridade no Ensino Médio como facilitadora da aprendizagem de alunos nas escolas públicas de Inaciolândia-GOinterdisciplinaridadeensino médiopráticas educativasO estudo em questão concentra-se na prática interdisciplinar no ensino médio, particularmente em escolas públicas localizadas em Inaciolândia-Goiás. O principal objetivo desta pesquisa foi analisar as ações dos professores para promoverem a aprendizagem dos alunos por meio da prática interdisciplinar. Para obter uma visão clara da situação, foi aplicado um questionário estruturado para uma amostra de sessenta professores, caracterizando-se num estudo quantitativo. Este estudo foi descritivo e os dados foram tabulados por meio de gráficos e porcentagens. Por meio deste instrumento, buscou-se capturar as percepções, os desafios e as abordagens pedagógicas relacionadas à prática interdisciplinar. Percebeu-se como a interdisciplinaridade é incorporada na rotina escolar e quais os obstáculos metodológicos e estruturais encontrados pelos educadores. Este estudo evidencia que a interdisciplinaridade é percebida como uma ferramenta pedagógica valiosa, com potencial para enriquecer a experiência educacional dos alunos no ensino médio. No entanto, sua implementação efetiva requer atenção às nuances e desafios apresentados, incluindo a necessidade de formação continuada dos docentes e a disponibilidade de recursos didáticos adequados.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2024-05-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/6984610.34117/bjdv10n5-048Brazilian Journal of Development; Vol. 10 No. 5 (2024); e69846Brazilian Journal of Development; Vol. 10 Núm. 5 (2024); e69846Brazilian Journal of Development; v. 10 n. 5 (2024); e698462525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/69846/49323Queiroz, Katia Rubia dos SantosNeves, Adriana Cristina AmuyMoura, Cleine Borges Alves deMoura, Iris Divina Alves deSilva, Joviano Martins daSilva, Geracina Pereira daSilva, Francisca Maria daSilva, Maykon Douglas Ferreira dainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-05-22T16:02:02Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/69846Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:28:15.950844Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv A interdisciplinaridade no Ensino Médio como facilitadora da aprendizagem de alunos nas escolas públicas de Inaciolândia-GO
title A interdisciplinaridade no Ensino Médio como facilitadora da aprendizagem de alunos nas escolas públicas de Inaciolândia-GO
spellingShingle A interdisciplinaridade no Ensino Médio como facilitadora da aprendizagem de alunos nas escolas públicas de Inaciolândia-GO
Queiroz, Katia Rubia dos Santos
interdisciplinaridade
ensino médio
práticas educativas
title_short A interdisciplinaridade no Ensino Médio como facilitadora da aprendizagem de alunos nas escolas públicas de Inaciolândia-GO
title_full A interdisciplinaridade no Ensino Médio como facilitadora da aprendizagem de alunos nas escolas públicas de Inaciolândia-GO
title_fullStr A interdisciplinaridade no Ensino Médio como facilitadora da aprendizagem de alunos nas escolas públicas de Inaciolândia-GO
title_full_unstemmed A interdisciplinaridade no Ensino Médio como facilitadora da aprendizagem de alunos nas escolas públicas de Inaciolândia-GO
title_sort A interdisciplinaridade no Ensino Médio como facilitadora da aprendizagem de alunos nas escolas públicas de Inaciolândia-GO
author Queiroz, Katia Rubia dos Santos
author_facet Queiroz, Katia Rubia dos Santos
Neves, Adriana Cristina Amuy
Moura, Cleine Borges Alves de
Moura, Iris Divina Alves de
Silva, Joviano Martins da
Silva, Geracina Pereira da
Silva, Francisca Maria da
Silva, Maykon Douglas Ferreira da
author_role author
author2 Neves, Adriana Cristina Amuy
Moura, Cleine Borges Alves de
Moura, Iris Divina Alves de
Silva, Joviano Martins da
Silva, Geracina Pereira da
Silva, Francisca Maria da
Silva, Maykon Douglas Ferreira da
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Queiroz, Katia Rubia dos Santos
Neves, Adriana Cristina Amuy
Moura, Cleine Borges Alves de
Moura, Iris Divina Alves de
Silva, Joviano Martins da
Silva, Geracina Pereira da
Silva, Francisca Maria da
Silva, Maykon Douglas Ferreira da
dc.subject.por.fl_str_mv interdisciplinaridade
ensino médio
práticas educativas
topic interdisciplinaridade
ensino médio
práticas educativas
description O estudo em questão concentra-se na prática interdisciplinar no ensino médio, particularmente em escolas públicas localizadas em Inaciolândia-Goiás. O principal objetivo desta pesquisa foi analisar as ações dos professores para promoverem a aprendizagem dos alunos por meio da prática interdisciplinar. Para obter uma visão clara da situação, foi aplicado um questionário estruturado para uma amostra de sessenta professores, caracterizando-se num estudo quantitativo. Este estudo foi descritivo e os dados foram tabulados por meio de gráficos e porcentagens. Por meio deste instrumento, buscou-se capturar as percepções, os desafios e as abordagens pedagógicas relacionadas à prática interdisciplinar. Percebeu-se como a interdisciplinaridade é incorporada na rotina escolar e quais os obstáculos metodológicos e estruturais encontrados pelos educadores. Este estudo evidencia que a interdisciplinaridade é percebida como uma ferramenta pedagógica valiosa, com potencial para enriquecer a experiência educacional dos alunos no ensino médio. No entanto, sua implementação efetiva requer atenção às nuances e desafios apresentados, incluindo a necessidade de formação continuada dos docentes e a disponibilidade de recursos didáticos adequados.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-05-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/69846
10.34117/bjdv10n5-048
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/69846
identifier_str_mv 10.34117/bjdv10n5-048
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/69846/49323
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 10 No. 5 (2024); e69846
Brazilian Journal of Development; Vol. 10 Núm. 5 (2024); e69846
Brazilian Journal of Development; v. 10 n. 5 (2024); e69846
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645644707921920