A interdisciplinaridade no Ensino Médio como facilitadora da aprendizagem de alunos nas escolas públicas de Inaciolândia-GO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/69846 |
Resumo: | O estudo em questão concentra-se na prática interdisciplinar no ensino médio, particularmente em escolas públicas localizadas em Inaciolândia-Goiás. O principal objetivo desta pesquisa foi analisar as ações dos professores para promoverem a aprendizagem dos alunos por meio da prática interdisciplinar. Para obter uma visão clara da situação, foi aplicado um questionário estruturado para uma amostra de sessenta professores, caracterizando-se num estudo quantitativo. Este estudo foi descritivo e os dados foram tabulados por meio de gráficos e porcentagens. Por meio deste instrumento, buscou-se capturar as percepções, os desafios e as abordagens pedagógicas relacionadas à prática interdisciplinar. Percebeu-se como a interdisciplinaridade é incorporada na rotina escolar e quais os obstáculos metodológicos e estruturais encontrados pelos educadores. Este estudo evidencia que a interdisciplinaridade é percebida como uma ferramenta pedagógica valiosa, com potencial para enriquecer a experiência educacional dos alunos no ensino médio. No entanto, sua implementação efetiva requer atenção às nuances e desafios apresentados, incluindo a necessidade de formação continuada dos docentes e a disponibilidade de recursos didáticos adequados. |
id |
VERACRUZ-0_48de747ff2cee7ca8df91d46e193780e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/69846 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
A interdisciplinaridade no Ensino Médio como facilitadora da aprendizagem de alunos nas escolas públicas de Inaciolândia-GOinterdisciplinaridadeensino médiopráticas educativasO estudo em questão concentra-se na prática interdisciplinar no ensino médio, particularmente em escolas públicas localizadas em Inaciolândia-Goiás. O principal objetivo desta pesquisa foi analisar as ações dos professores para promoverem a aprendizagem dos alunos por meio da prática interdisciplinar. Para obter uma visão clara da situação, foi aplicado um questionário estruturado para uma amostra de sessenta professores, caracterizando-se num estudo quantitativo. Este estudo foi descritivo e os dados foram tabulados por meio de gráficos e porcentagens. Por meio deste instrumento, buscou-se capturar as percepções, os desafios e as abordagens pedagógicas relacionadas à prática interdisciplinar. Percebeu-se como a interdisciplinaridade é incorporada na rotina escolar e quais os obstáculos metodológicos e estruturais encontrados pelos educadores. Este estudo evidencia que a interdisciplinaridade é percebida como uma ferramenta pedagógica valiosa, com potencial para enriquecer a experiência educacional dos alunos no ensino médio. No entanto, sua implementação efetiva requer atenção às nuances e desafios apresentados, incluindo a necessidade de formação continuada dos docentes e a disponibilidade de recursos didáticos adequados.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2024-05-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/6984610.34117/bjdv10n5-048Brazilian Journal of Development; Vol. 10 No. 5 (2024); e69846Brazilian Journal of Development; Vol. 10 Núm. 5 (2024); e69846Brazilian Journal of Development; v. 10 n. 5 (2024); e698462525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/69846/49323Queiroz, Katia Rubia dos SantosNeves, Adriana Cristina AmuyMoura, Cleine Borges Alves deMoura, Iris Divina Alves deSilva, Joviano Martins daSilva, Geracina Pereira daSilva, Francisca Maria daSilva, Maykon Douglas Ferreira dainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-05-22T16:02:02Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/69846Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:28:15.950844Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A interdisciplinaridade no Ensino Médio como facilitadora da aprendizagem de alunos nas escolas públicas de Inaciolândia-GO |
title |
A interdisciplinaridade no Ensino Médio como facilitadora da aprendizagem de alunos nas escolas públicas de Inaciolândia-GO |
spellingShingle |
A interdisciplinaridade no Ensino Médio como facilitadora da aprendizagem de alunos nas escolas públicas de Inaciolândia-GO Queiroz, Katia Rubia dos Santos interdisciplinaridade ensino médio práticas educativas |
title_short |
A interdisciplinaridade no Ensino Médio como facilitadora da aprendizagem de alunos nas escolas públicas de Inaciolândia-GO |
title_full |
A interdisciplinaridade no Ensino Médio como facilitadora da aprendizagem de alunos nas escolas públicas de Inaciolândia-GO |
title_fullStr |
A interdisciplinaridade no Ensino Médio como facilitadora da aprendizagem de alunos nas escolas públicas de Inaciolândia-GO |
title_full_unstemmed |
A interdisciplinaridade no Ensino Médio como facilitadora da aprendizagem de alunos nas escolas públicas de Inaciolândia-GO |
title_sort |
A interdisciplinaridade no Ensino Médio como facilitadora da aprendizagem de alunos nas escolas públicas de Inaciolândia-GO |
author |
Queiroz, Katia Rubia dos Santos |
author_facet |
Queiroz, Katia Rubia dos Santos Neves, Adriana Cristina Amuy Moura, Cleine Borges Alves de Moura, Iris Divina Alves de Silva, Joviano Martins da Silva, Geracina Pereira da Silva, Francisca Maria da Silva, Maykon Douglas Ferreira da |
author_role |
author |
author2 |
Neves, Adriana Cristina Amuy Moura, Cleine Borges Alves de Moura, Iris Divina Alves de Silva, Joviano Martins da Silva, Geracina Pereira da Silva, Francisca Maria da Silva, Maykon Douglas Ferreira da |
author2_role |
author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Queiroz, Katia Rubia dos Santos Neves, Adriana Cristina Amuy Moura, Cleine Borges Alves de Moura, Iris Divina Alves de Silva, Joviano Martins da Silva, Geracina Pereira da Silva, Francisca Maria da Silva, Maykon Douglas Ferreira da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
interdisciplinaridade ensino médio práticas educativas |
topic |
interdisciplinaridade ensino médio práticas educativas |
description |
O estudo em questão concentra-se na prática interdisciplinar no ensino médio, particularmente em escolas públicas localizadas em Inaciolândia-Goiás. O principal objetivo desta pesquisa foi analisar as ações dos professores para promoverem a aprendizagem dos alunos por meio da prática interdisciplinar. Para obter uma visão clara da situação, foi aplicado um questionário estruturado para uma amostra de sessenta professores, caracterizando-se num estudo quantitativo. Este estudo foi descritivo e os dados foram tabulados por meio de gráficos e porcentagens. Por meio deste instrumento, buscou-se capturar as percepções, os desafios e as abordagens pedagógicas relacionadas à prática interdisciplinar. Percebeu-se como a interdisciplinaridade é incorporada na rotina escolar e quais os obstáculos metodológicos e estruturais encontrados pelos educadores. Este estudo evidencia que a interdisciplinaridade é percebida como uma ferramenta pedagógica valiosa, com potencial para enriquecer a experiência educacional dos alunos no ensino médio. No entanto, sua implementação efetiva requer atenção às nuances e desafios apresentados, incluindo a necessidade de formação continuada dos docentes e a disponibilidade de recursos didáticos adequados. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-05-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/69846 10.34117/bjdv10n5-048 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/69846 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv10n5-048 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/69846/49323 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 10 No. 5 (2024); e69846 Brazilian Journal of Development; Vol. 10 Núm. 5 (2024); e69846 Brazilian Journal of Development; v. 10 n. 5 (2024); e69846 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645644707921920 |