Ciclo de palestras na licenciatura em química: uma abordagem contextualizada sobre a química das cores / Lecture cycle in chemistry degree: a contextualized approach to the chemistry of colors

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Farias, Joyce dos Santos
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Soares, Evany Mikaelly Cardoso, Correia, Davi Vieira, de Figueirêdo, Alessandra Marcone Tavares Alves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
DOI: 10.34117/bjdv8n4-538
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/47114
Resumo: A Química é classificada como a ciência central, pois por meio dela pode-se compreender diversos fenômenos que acontecem em nosso cotidiano, dentre eles, menciona-se as “cores”. Tal temática está associada a conceitos químicos, porém, não é tão abordada nos cursos de graduação. Diante disso, o Programa de Educação Tutorial – PET Química do Instituto Federal da Paraíba - IFPB, oferece uma atividade de ensino, denominada “Ciclo de Palestras”, que retrata temas diversificados, com a finalidade de agregar conhecimento científico e despertar um olhar crítico do discente participante. Desta forma, o objetivo desse trabalho foi apresentar uma palestra sobre a temática “A Química das Cores” para os licenciandos em Química. A pesquisa usada foi de cunho qualitativo, contendo três momentos: i) Aplicação do Questionário de Sondagem (QS); (ii) Ministração da palestra intitulada: “A Química das cores, por que enxergamos o mundo colorido?”; (iii) Aplicação do Questionário Final (QF). Nos resultados obtidos foi evidenciada a relevância e a aceitação da atividade, além do desenvolvimento dos graduandos por meio da palestra. Tais resultados respaldaram a importância de ministrar temáticas contextualizadas e interdisciplinares no ensino de Química.
id VERACRUZ-0_4a45e7fd18c021ead8abecdec1c9b8c6
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/47114
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
spelling Ciclo de palestras na licenciatura em química: uma abordagem contextualizada sobre a química das cores / Lecture cycle in chemistry degree: a contextualized approach to the chemistry of colorsquímicacoresinterdisciplinaridadecontextualização.A Química é classificada como a ciência central, pois por meio dela pode-se compreender diversos fenômenos que acontecem em nosso cotidiano, dentre eles, menciona-se as “cores”. Tal temática está associada a conceitos químicos, porém, não é tão abordada nos cursos de graduação. Diante disso, o Programa de Educação Tutorial – PET Química do Instituto Federal da Paraíba - IFPB, oferece uma atividade de ensino, denominada “Ciclo de Palestras”, que retrata temas diversificados, com a finalidade de agregar conhecimento científico e despertar um olhar crítico do discente participante. Desta forma, o objetivo desse trabalho foi apresentar uma palestra sobre a temática “A Química das Cores” para os licenciandos em Química. A pesquisa usada foi de cunho qualitativo, contendo três momentos: i) Aplicação do Questionário de Sondagem (QS); (ii) Ministração da palestra intitulada: “A Química das cores, por que enxergamos o mundo colorido?”; (iii) Aplicação do Questionário Final (QF). Nos resultados obtidos foi evidenciada a relevância e a aceitação da atividade, além do desenvolvimento dos graduandos por meio da palestra. Tais resultados respaldaram a importância de ministrar temáticas contextualizadas e interdisciplinares no ensino de Química.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-04-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4711410.34117/bjdv8n4-538Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 4 (2022); 31003-31016Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 4 (2022); 31003-31016Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 4 (2022); 31003-310162525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/47114/pdfCopyright (c) 2022 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessFarias, Joyce dos SantosSoares, Evany Mikaelly CardosoCorreia, Davi Vieirade Figueirêdo, Alessandra Marcone Tavares Alves2022-06-22T19:48:25Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/47114Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:22:45.578499Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Ciclo de palestras na licenciatura em química: uma abordagem contextualizada sobre a química das cores / Lecture cycle in chemistry degree: a contextualized approach to the chemistry of colors
title Ciclo de palestras na licenciatura em química: uma abordagem contextualizada sobre a química das cores / Lecture cycle in chemistry degree: a contextualized approach to the chemistry of colors
spellingShingle Ciclo de palestras na licenciatura em química: uma abordagem contextualizada sobre a química das cores / Lecture cycle in chemistry degree: a contextualized approach to the chemistry of colors
Ciclo de palestras na licenciatura em química: uma abordagem contextualizada sobre a química das cores / Lecture cycle in chemistry degree: a contextualized approach to the chemistry of colors
Farias, Joyce dos Santos
química
cores
interdisciplinaridade
contextualização.
Farias, Joyce dos Santos
química
cores
interdisciplinaridade
contextualização.
title_short Ciclo de palestras na licenciatura em química: uma abordagem contextualizada sobre a química das cores / Lecture cycle in chemistry degree: a contextualized approach to the chemistry of colors
title_full Ciclo de palestras na licenciatura em química: uma abordagem contextualizada sobre a química das cores / Lecture cycle in chemistry degree: a contextualized approach to the chemistry of colors
title_fullStr Ciclo de palestras na licenciatura em química: uma abordagem contextualizada sobre a química das cores / Lecture cycle in chemistry degree: a contextualized approach to the chemistry of colors
Ciclo de palestras na licenciatura em química: uma abordagem contextualizada sobre a química das cores / Lecture cycle in chemistry degree: a contextualized approach to the chemistry of colors
title_full_unstemmed Ciclo de palestras na licenciatura em química: uma abordagem contextualizada sobre a química das cores / Lecture cycle in chemistry degree: a contextualized approach to the chemistry of colors
Ciclo de palestras na licenciatura em química: uma abordagem contextualizada sobre a química das cores / Lecture cycle in chemistry degree: a contextualized approach to the chemistry of colors
title_sort Ciclo de palestras na licenciatura em química: uma abordagem contextualizada sobre a química das cores / Lecture cycle in chemistry degree: a contextualized approach to the chemistry of colors
author Farias, Joyce dos Santos
author_facet Farias, Joyce dos Santos
Farias, Joyce dos Santos
Soares, Evany Mikaelly Cardoso
Correia, Davi Vieira
de Figueirêdo, Alessandra Marcone Tavares Alves
Soares, Evany Mikaelly Cardoso
Correia, Davi Vieira
de Figueirêdo, Alessandra Marcone Tavares Alves
author_role author
author2 Soares, Evany Mikaelly Cardoso
Correia, Davi Vieira
de Figueirêdo, Alessandra Marcone Tavares Alves
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Farias, Joyce dos Santos
Soares, Evany Mikaelly Cardoso
Correia, Davi Vieira
de Figueirêdo, Alessandra Marcone Tavares Alves
dc.subject.por.fl_str_mv química
cores
interdisciplinaridade
contextualização.
topic química
cores
interdisciplinaridade
contextualização.
description A Química é classificada como a ciência central, pois por meio dela pode-se compreender diversos fenômenos que acontecem em nosso cotidiano, dentre eles, menciona-se as “cores”. Tal temática está associada a conceitos químicos, porém, não é tão abordada nos cursos de graduação. Diante disso, o Programa de Educação Tutorial – PET Química do Instituto Federal da Paraíba - IFPB, oferece uma atividade de ensino, denominada “Ciclo de Palestras”, que retrata temas diversificados, com a finalidade de agregar conhecimento científico e despertar um olhar crítico do discente participante. Desta forma, o objetivo desse trabalho foi apresentar uma palestra sobre a temática “A Química das Cores” para os licenciandos em Química. A pesquisa usada foi de cunho qualitativo, contendo três momentos: i) Aplicação do Questionário de Sondagem (QS); (ii) Ministração da palestra intitulada: “A Química das cores, por que enxergamos o mundo colorido?”; (iii) Aplicação do Questionário Final (QF). Nos resultados obtidos foi evidenciada a relevância e a aceitação da atividade, além do desenvolvimento dos graduandos por meio da palestra. Tais resultados respaldaram a importância de ministrar temáticas contextualizadas e interdisciplinares no ensino de Química.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-04-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/47114
10.34117/bjdv8n4-538
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/47114
identifier_str_mv 10.34117/bjdv8n4-538
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/47114/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 4 (2022); 31003-31016
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 4 (2022); 31003-31016
Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 4 (2022); 31003-31016
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1822219166473519104
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.34117/bjdv8n4-538