Ciclo de palestras na licenciatura em química: uma abordagem contextualizada sobre a química das cores / Lecture cycle in chemistry degree: a contextualized approach to the chemistry of colors
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
DOI: | 10.34117/bjdv8n4-538 |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/47114 |
Resumo: | A Química é classificada como a ciência central, pois por meio dela pode-se compreender diversos fenômenos que acontecem em nosso cotidiano, dentre eles, menciona-se as “cores”. Tal temática está associada a conceitos químicos, porém, não é tão abordada nos cursos de graduação. Diante disso, o Programa de Educação Tutorial – PET Química do Instituto Federal da Paraíba - IFPB, oferece uma atividade de ensino, denominada “Ciclo de Palestras”, que retrata temas diversificados, com a finalidade de agregar conhecimento científico e despertar um olhar crítico do discente participante. Desta forma, o objetivo desse trabalho foi apresentar uma palestra sobre a temática “A Química das Cores” para os licenciandos em Química. A pesquisa usada foi de cunho qualitativo, contendo três momentos: i) Aplicação do Questionário de Sondagem (QS); (ii) Ministração da palestra intitulada: “A Química das cores, por que enxergamos o mundo colorido?”; (iii) Aplicação do Questionário Final (QF). Nos resultados obtidos foi evidenciada a relevância e a aceitação da atividade, além do desenvolvimento dos graduandos por meio da palestra. Tais resultados respaldaram a importância de ministrar temáticas contextualizadas e interdisciplinares no ensino de Química. |
id |
VERACRUZ-0_4a45e7fd18c021ead8abecdec1c9b8c6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/47114 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
spelling |
Ciclo de palestras na licenciatura em química: uma abordagem contextualizada sobre a química das cores / Lecture cycle in chemistry degree: a contextualized approach to the chemistry of colorsquímicacoresinterdisciplinaridadecontextualização.A Química é classificada como a ciência central, pois por meio dela pode-se compreender diversos fenômenos que acontecem em nosso cotidiano, dentre eles, menciona-se as “cores”. Tal temática está associada a conceitos químicos, porém, não é tão abordada nos cursos de graduação. Diante disso, o Programa de Educação Tutorial – PET Química do Instituto Federal da Paraíba - IFPB, oferece uma atividade de ensino, denominada “Ciclo de Palestras”, que retrata temas diversificados, com a finalidade de agregar conhecimento científico e despertar um olhar crítico do discente participante. Desta forma, o objetivo desse trabalho foi apresentar uma palestra sobre a temática “A Química das Cores” para os licenciandos em Química. A pesquisa usada foi de cunho qualitativo, contendo três momentos: i) Aplicação do Questionário de Sondagem (QS); (ii) Ministração da palestra intitulada: “A Química das cores, por que enxergamos o mundo colorido?”; (iii) Aplicação do Questionário Final (QF). Nos resultados obtidos foi evidenciada a relevância e a aceitação da atividade, além do desenvolvimento dos graduandos por meio da palestra. Tais resultados respaldaram a importância de ministrar temáticas contextualizadas e interdisciplinares no ensino de Química.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-04-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4711410.34117/bjdv8n4-538Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 4 (2022); 31003-31016Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 4 (2022); 31003-31016Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 4 (2022); 31003-310162525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/47114/pdfCopyright (c) 2022 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessFarias, Joyce dos SantosSoares, Evany Mikaelly CardosoCorreia, Davi Vieirade Figueirêdo, Alessandra Marcone Tavares Alves2022-06-22T19:48:25Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/47114Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:22:45.578499Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ciclo de palestras na licenciatura em química: uma abordagem contextualizada sobre a química das cores / Lecture cycle in chemistry degree: a contextualized approach to the chemistry of colors |
title |
Ciclo de palestras na licenciatura em química: uma abordagem contextualizada sobre a química das cores / Lecture cycle in chemistry degree: a contextualized approach to the chemistry of colors |
spellingShingle |
Ciclo de palestras na licenciatura em química: uma abordagem contextualizada sobre a química das cores / Lecture cycle in chemistry degree: a contextualized approach to the chemistry of colors Ciclo de palestras na licenciatura em química: uma abordagem contextualizada sobre a química das cores / Lecture cycle in chemistry degree: a contextualized approach to the chemistry of colors Farias, Joyce dos Santos química cores interdisciplinaridade contextualização. Farias, Joyce dos Santos química cores interdisciplinaridade contextualização. |
title_short |
Ciclo de palestras na licenciatura em química: uma abordagem contextualizada sobre a química das cores / Lecture cycle in chemistry degree: a contextualized approach to the chemistry of colors |
title_full |
Ciclo de palestras na licenciatura em química: uma abordagem contextualizada sobre a química das cores / Lecture cycle in chemistry degree: a contextualized approach to the chemistry of colors |
title_fullStr |
Ciclo de palestras na licenciatura em química: uma abordagem contextualizada sobre a química das cores / Lecture cycle in chemistry degree: a contextualized approach to the chemistry of colors Ciclo de palestras na licenciatura em química: uma abordagem contextualizada sobre a química das cores / Lecture cycle in chemistry degree: a contextualized approach to the chemistry of colors |
title_full_unstemmed |
Ciclo de palestras na licenciatura em química: uma abordagem contextualizada sobre a química das cores / Lecture cycle in chemistry degree: a contextualized approach to the chemistry of colors Ciclo de palestras na licenciatura em química: uma abordagem contextualizada sobre a química das cores / Lecture cycle in chemistry degree: a contextualized approach to the chemistry of colors |
title_sort |
Ciclo de palestras na licenciatura em química: uma abordagem contextualizada sobre a química das cores / Lecture cycle in chemistry degree: a contextualized approach to the chemistry of colors |
author |
Farias, Joyce dos Santos |
author_facet |
Farias, Joyce dos Santos Farias, Joyce dos Santos Soares, Evany Mikaelly Cardoso Correia, Davi Vieira de Figueirêdo, Alessandra Marcone Tavares Alves Soares, Evany Mikaelly Cardoso Correia, Davi Vieira de Figueirêdo, Alessandra Marcone Tavares Alves |
author_role |
author |
author2 |
Soares, Evany Mikaelly Cardoso Correia, Davi Vieira de Figueirêdo, Alessandra Marcone Tavares Alves |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Farias, Joyce dos Santos Soares, Evany Mikaelly Cardoso Correia, Davi Vieira de Figueirêdo, Alessandra Marcone Tavares Alves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
química cores interdisciplinaridade contextualização. |
topic |
química cores interdisciplinaridade contextualização. |
description |
A Química é classificada como a ciência central, pois por meio dela pode-se compreender diversos fenômenos que acontecem em nosso cotidiano, dentre eles, menciona-se as “cores”. Tal temática está associada a conceitos químicos, porém, não é tão abordada nos cursos de graduação. Diante disso, o Programa de Educação Tutorial – PET Química do Instituto Federal da Paraíba - IFPB, oferece uma atividade de ensino, denominada “Ciclo de Palestras”, que retrata temas diversificados, com a finalidade de agregar conhecimento científico e despertar um olhar crítico do discente participante. Desta forma, o objetivo desse trabalho foi apresentar uma palestra sobre a temática “A Química das Cores” para os licenciandos em Química. A pesquisa usada foi de cunho qualitativo, contendo três momentos: i) Aplicação do Questionário de Sondagem (QS); (ii) Ministração da palestra intitulada: “A Química das cores, por que enxergamos o mundo colorido?”; (iii) Aplicação do Questionário Final (QF). Nos resultados obtidos foi evidenciada a relevância e a aceitação da atividade, além do desenvolvimento dos graduandos por meio da palestra. Tais resultados respaldaram a importância de ministrar temáticas contextualizadas e interdisciplinares no ensino de Química. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-04-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/47114 10.34117/bjdv8n4-538 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/47114 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv8n4-538 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/47114/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 4 (2022); 31003-31016 Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 4 (2022); 31003-31016 Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 4 (2022); 31003-31016 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1822219166473519104 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.34117/bjdv8n4-538 |