O ensino híbrido (blended learning) como metodologia na educação atual: o caso de uma instituição de ensino superior do norte do estado de Santa Catarina / Blended learning as a methodology in current education: the case of a higher education institution in the northern state of Santa Catarina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pillon, Ana Elisa
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Techio, Leila Regina, Baldessar, Maria José
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
DOI: 10.34117/bjdv6n6-565
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/12188
Resumo: A educação oferecida na atualidade conta com modelos diferenciados: presencial, totalmente a distância ou, ainda, modelo híbrido. As principais alterações que diferenciam o ensino presencial dos demais incidem principalmente na utilização das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). No ensino híbrido, por exemplo, as TDIC são utilizadas para mediar as atividades presenciais e as atividades educacionais a distância. Neste sentido, este artigo tem como objetivo analisar a prática de uma instituição de ensino superior que oferece disciplinas na graduação nestas modalidades. A metodologia utilizada para este trabalho inclui pesquisa descritiva e aplicada, com abordagem qualitativa, sendo utilizados como procedimentos técnicos a pesquisa bibliográfica e o estudo de caso.
id VERACRUZ-0_4a6005d5ce3b01842acf587895db7b27
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/12188
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
spelling O ensino híbrido (blended learning) como metodologia na educação atual: o caso de uma instituição de ensino superior do norte do estado de Santa Catarina / Blended learning as a methodology in current education: the case of a higher education institution in the northern state of Santa CatarinaEducaçãoComunicaçãoBlended LearningEnsino híbrido.A educação oferecida na atualidade conta com modelos diferenciados: presencial, totalmente a distância ou, ainda, modelo híbrido. As principais alterações que diferenciam o ensino presencial dos demais incidem principalmente na utilização das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). No ensino híbrido, por exemplo, as TDIC são utilizadas para mediar as atividades presenciais e as atividades educacionais a distância. Neste sentido, este artigo tem como objetivo analisar a prática de uma instituição de ensino superior que oferece disciplinas na graduação nestas modalidades. A metodologia utilizada para este trabalho inclui pesquisa descritiva e aplicada, com abordagem qualitativa, sendo utilizados como procedimentos técnicos a pesquisa bibliográfica e o estudo de caso.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-06-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1218810.34117/bjdv6n6-565Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 6 (2020); 40731-40743Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 6 (2020); 40731-40743Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 6 (2020); 40731-407432525-876110.34117/bjd.v6i6reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/12188/10227Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessPillon, Ana ElisaTechio, Leila ReginaBaldessar, Maria José2020-07-21T19:01:18Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/12188Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:07:32.162462Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino híbrido (blended learning) como metodologia na educação atual: o caso de uma instituição de ensino superior do norte do estado de Santa Catarina / Blended learning as a methodology in current education: the case of a higher education institution in the northern state of Santa Catarina
title O ensino híbrido (blended learning) como metodologia na educação atual: o caso de uma instituição de ensino superior do norte do estado de Santa Catarina / Blended learning as a methodology in current education: the case of a higher education institution in the northern state of Santa Catarina
spellingShingle O ensino híbrido (blended learning) como metodologia na educação atual: o caso de uma instituição de ensino superior do norte do estado de Santa Catarina / Blended learning as a methodology in current education: the case of a higher education institution in the northern state of Santa Catarina
O ensino híbrido (blended learning) como metodologia na educação atual: o caso de uma instituição de ensino superior do norte do estado de Santa Catarina / Blended learning as a methodology in current education: the case of a higher education institution in the northern state of Santa Catarina
Pillon, Ana Elisa
Educação
Comunicação
Blended Learning
Ensino híbrido.
Pillon, Ana Elisa
Educação
Comunicação
Blended Learning
Ensino híbrido.
title_short O ensino híbrido (blended learning) como metodologia na educação atual: o caso de uma instituição de ensino superior do norte do estado de Santa Catarina / Blended learning as a methodology in current education: the case of a higher education institution in the northern state of Santa Catarina
title_full O ensino híbrido (blended learning) como metodologia na educação atual: o caso de uma instituição de ensino superior do norte do estado de Santa Catarina / Blended learning as a methodology in current education: the case of a higher education institution in the northern state of Santa Catarina
title_fullStr O ensino híbrido (blended learning) como metodologia na educação atual: o caso de uma instituição de ensino superior do norte do estado de Santa Catarina / Blended learning as a methodology in current education: the case of a higher education institution in the northern state of Santa Catarina
O ensino híbrido (blended learning) como metodologia na educação atual: o caso de uma instituição de ensino superior do norte do estado de Santa Catarina / Blended learning as a methodology in current education: the case of a higher education institution in the northern state of Santa Catarina
title_full_unstemmed O ensino híbrido (blended learning) como metodologia na educação atual: o caso de uma instituição de ensino superior do norte do estado de Santa Catarina / Blended learning as a methodology in current education: the case of a higher education institution in the northern state of Santa Catarina
O ensino híbrido (blended learning) como metodologia na educação atual: o caso de uma instituição de ensino superior do norte do estado de Santa Catarina / Blended learning as a methodology in current education: the case of a higher education institution in the northern state of Santa Catarina
title_sort O ensino híbrido (blended learning) como metodologia na educação atual: o caso de uma instituição de ensino superior do norte do estado de Santa Catarina / Blended learning as a methodology in current education: the case of a higher education institution in the northern state of Santa Catarina
author Pillon, Ana Elisa
author_facet Pillon, Ana Elisa
Pillon, Ana Elisa
Techio, Leila Regina
Baldessar, Maria José
Techio, Leila Regina
Baldessar, Maria José
author_role author
author2 Techio, Leila Regina
Baldessar, Maria José
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pillon, Ana Elisa
Techio, Leila Regina
Baldessar, Maria José
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Comunicação
Blended Learning
Ensino híbrido.
topic Educação
Comunicação
Blended Learning
Ensino híbrido.
description A educação oferecida na atualidade conta com modelos diferenciados: presencial, totalmente a distância ou, ainda, modelo híbrido. As principais alterações que diferenciam o ensino presencial dos demais incidem principalmente na utilização das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). No ensino híbrido, por exemplo, as TDIC são utilizadas para mediar as atividades presenciais e as atividades educacionais a distância. Neste sentido, este artigo tem como objetivo analisar a prática de uma instituição de ensino superior que oferece disciplinas na graduação nestas modalidades. A metodologia utilizada para este trabalho inclui pesquisa descritiva e aplicada, com abordagem qualitativa, sendo utilizados como procedimentos técnicos a pesquisa bibliográfica e o estudo de caso.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/12188
10.34117/bjdv6n6-565
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/12188
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n6-565
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/12188/10227
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 6 (2020); 40731-40743
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 6 (2020); 40731-40743
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 6 (2020); 40731-40743
2525-8761
10.34117/bjd.v6i6
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1822183777024081920
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.34117/bjdv6n6-565