A autonomia na formação do professor / Autonomy in teacher training

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Márcia Alessandra Beltrão
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: de Souza, Silvia Pantoja, da Costa, Lucinete Gadelha
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/33254
Resumo: O objetivo deste artigo é compreender o conceito de autonomia na formação do professor e suas implicações para o fazer pedagógico, através dos seus contextos e suas diferentes realidades. A metodologia do estudo é de abordagem qualitativa que por meio da revisão de literatura, desenvolveu reflexões a respeito dos processos de formação. Assim sendo, os resultados desse estudo, apontam para um pensar sobre os processos de formação do professor, que precisam possibilitar a promoção de políticas públicas de formação e consequentemente de investimento, considerando que um país que não se preocupa com a qualificação dos seus profissionais, não poderá construir uma educação pública significativa.  
id VERACRUZ-0_4d2aa4bc5e691399f7c295de8cc56a46
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/33254
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling A autonomia na formação do professor / Autonomy in teacher trainingAutonomiaFormação de ProfessoresPolíticas Públicas.O objetivo deste artigo é compreender o conceito de autonomia na formação do professor e suas implicações para o fazer pedagógico, através dos seus contextos e suas diferentes realidades. A metodologia do estudo é de abordagem qualitativa que por meio da revisão de literatura, desenvolveu reflexões a respeito dos processos de formação. Assim sendo, os resultados desse estudo, apontam para um pensar sobre os processos de formação do professor, que precisam possibilitar a promoção de políticas públicas de formação e consequentemente de investimento, considerando que um país que não se preocupa com a qualificação dos seus profissionais, não poderá construir uma educação pública significativa.  Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-07-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3325410.34117/bjdv7n7-464Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 7 (2021); 73007-73014Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 7 (2021); 73007-73014Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 7 (2021); 73007-730142525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/33254/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSoares, Márcia Alessandra Beltrãode Souza, Silvia Pantojada Costa, Lucinete Gadelha2021-09-14T13:00:43Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/33254Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:17:30.847515Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv A autonomia na formação do professor / Autonomy in teacher training
title A autonomia na formação do professor / Autonomy in teacher training
spellingShingle A autonomia na formação do professor / Autonomy in teacher training
Soares, Márcia Alessandra Beltrão
Autonomia
Formação de Professores
Políticas Públicas.
title_short A autonomia na formação do professor / Autonomy in teacher training
title_full A autonomia na formação do professor / Autonomy in teacher training
title_fullStr A autonomia na formação do professor / Autonomy in teacher training
title_full_unstemmed A autonomia na formação do professor / Autonomy in teacher training
title_sort A autonomia na formação do professor / Autonomy in teacher training
author Soares, Márcia Alessandra Beltrão
author_facet Soares, Márcia Alessandra Beltrão
de Souza, Silvia Pantoja
da Costa, Lucinete Gadelha
author_role author
author2 de Souza, Silvia Pantoja
da Costa, Lucinete Gadelha
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Márcia Alessandra Beltrão
de Souza, Silvia Pantoja
da Costa, Lucinete Gadelha
dc.subject.por.fl_str_mv Autonomia
Formação de Professores
Políticas Públicas.
topic Autonomia
Formação de Professores
Políticas Públicas.
description O objetivo deste artigo é compreender o conceito de autonomia na formação do professor e suas implicações para o fazer pedagógico, através dos seus contextos e suas diferentes realidades. A metodologia do estudo é de abordagem qualitativa que por meio da revisão de literatura, desenvolveu reflexões a respeito dos processos de formação. Assim sendo, os resultados desse estudo, apontam para um pensar sobre os processos de formação do professor, que precisam possibilitar a promoção de políticas públicas de formação e consequentemente de investimento, considerando que um país que não se preocupa com a qualificação dos seus profissionais, não poderá construir uma educação pública significativa.  
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/33254
10.34117/bjdv7n7-464
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/33254
identifier_str_mv 10.34117/bjdv7n7-464
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/33254/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 7 (2021); 73007-73014
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 7 (2021); 73007-73014
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 7 (2021); 73007-73014
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645547308843008