Concepções de perdão em crianças: uma análise qualitativa / Conceptions of forgiveness in children: an qualitative analysis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Souza, Edizângela de Fátima Cruz
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Magalhães, Amanda Oliveira, de Lima, Rayanne Carvalho, Cabral, Gabrielle Sanchez, Lima, Ana Beatriz Medeiros, de Abreu, Eloá Losano
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/29251
Resumo: Considerando que as relações interpessoais são permeadas por situações de mágoas e injustiças, as pesquisas sobre o perdão o destacam como uma atitude benéfica dentre as estratégias de resolução de conflitos. Diante da escassez de estudos relacionados às concepções de perdão em crianças, o objetivo do presente artigo é analisar as definições e os elementos condicionantes para o perdão de crianças com idades entre sete e 12 anos. Participaram deste estudo 169 alunos de escolas privada e pública. Utilizou-se uma entrevista semiestruturada, a partir da qual foram obtidas as respostas das crianças relacionadas às suas decisões de perdoar, posteriormente transcritas e analisadas mediante o procedimento de Análise Hierárquica Descendente através do software IRAMUTEQ. O conteúdo das falas se agrupou a partir de dois eixos temáticos, formando seis classes lexicais. O primeiro eixo abrange 54% do conteúdo e se relaciona com as “condições necessárias para perdoar”, o segundo eixo contempla 46% do conteúdo associado a “sentimentos e atitudes gerados pela ofensa/injustiça”. Foi identificada a influência para a decisão de perdoar de aspectos como a reconciliação, o pedido de desculpas e o esforço para reparação por parte do ofensor. Destaca-se, por fim, algumas limitações deste estudo e apontamentos para estudos posteriores, a fim de nortear práticas clínicas, educacionais e terapêuticas, considerando a possibilidade de melhorias individuais e coletivas a partir do perdão.
id VERACRUZ-0_4d4d806227450698865aa871bf8a3833
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/29251
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Concepções de perdão em crianças: uma análise qualitativa / Conceptions of forgiveness in children: an qualitative analysisPsicologia do DesenvolvimentoConcepções de PerdãoCriançasConsiderando que as relações interpessoais são permeadas por situações de mágoas e injustiças, as pesquisas sobre o perdão o destacam como uma atitude benéfica dentre as estratégias de resolução de conflitos. Diante da escassez de estudos relacionados às concepções de perdão em crianças, o objetivo do presente artigo é analisar as definições e os elementos condicionantes para o perdão de crianças com idades entre sete e 12 anos. Participaram deste estudo 169 alunos de escolas privada e pública. Utilizou-se uma entrevista semiestruturada, a partir da qual foram obtidas as respostas das crianças relacionadas às suas decisões de perdoar, posteriormente transcritas e analisadas mediante o procedimento de Análise Hierárquica Descendente através do software IRAMUTEQ. O conteúdo das falas se agrupou a partir de dois eixos temáticos, formando seis classes lexicais. O primeiro eixo abrange 54% do conteúdo e se relaciona com as “condições necessárias para perdoar”, o segundo eixo contempla 46% do conteúdo associado a “sentimentos e atitudes gerados pela ofensa/injustiça”. Foi identificada a influência para a decisão de perdoar de aspectos como a reconciliação, o pedido de desculpas e o esforço para reparação por parte do ofensor. Destaca-se, por fim, algumas limitações deste estudo e apontamentos para estudos posteriores, a fim de nortear práticas clínicas, educacionais e terapêuticas, considerando a possibilidade de melhorias individuais e coletivas a partir do perdão.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-06-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2925110.34117/bjdv.v7i5.29251Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 5 (2021); 44396-44414Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 5 (2021); 44396-44414Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 5 (2021); 44396-444142525-876110.34117/bjdv.v7i5reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/29251/23057Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Souza, Edizângela de Fátima CruzMagalhães, Amanda Oliveirade Lima, Rayanne CarvalhoCabral, Gabrielle SanchezLima, Ana Beatriz Medeirosde Abreu, Eloá Losano2022-02-25T21:44:43Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/29251Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:15:34.424271Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Concepções de perdão em crianças: uma análise qualitativa / Conceptions of forgiveness in children: an qualitative analysis
title Concepções de perdão em crianças: uma análise qualitativa / Conceptions of forgiveness in children: an qualitative analysis
spellingShingle Concepções de perdão em crianças: uma análise qualitativa / Conceptions of forgiveness in children: an qualitative analysis
de Souza, Edizângela de Fátima Cruz
Psicologia do Desenvolvimento
Concepções de Perdão
Crianças
title_short Concepções de perdão em crianças: uma análise qualitativa / Conceptions of forgiveness in children: an qualitative analysis
title_full Concepções de perdão em crianças: uma análise qualitativa / Conceptions of forgiveness in children: an qualitative analysis
title_fullStr Concepções de perdão em crianças: uma análise qualitativa / Conceptions of forgiveness in children: an qualitative analysis
title_full_unstemmed Concepções de perdão em crianças: uma análise qualitativa / Conceptions of forgiveness in children: an qualitative analysis
title_sort Concepções de perdão em crianças: uma análise qualitativa / Conceptions of forgiveness in children: an qualitative analysis
author de Souza, Edizângela de Fátima Cruz
author_facet de Souza, Edizângela de Fátima Cruz
Magalhães, Amanda Oliveira
de Lima, Rayanne Carvalho
Cabral, Gabrielle Sanchez
Lima, Ana Beatriz Medeiros
de Abreu, Eloá Losano
author_role author
author2 Magalhães, Amanda Oliveira
de Lima, Rayanne Carvalho
Cabral, Gabrielle Sanchez
Lima, Ana Beatriz Medeiros
de Abreu, Eloá Losano
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Souza, Edizângela de Fátima Cruz
Magalhães, Amanda Oliveira
de Lima, Rayanne Carvalho
Cabral, Gabrielle Sanchez
Lima, Ana Beatriz Medeiros
de Abreu, Eloá Losano
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia do Desenvolvimento
Concepções de Perdão
Crianças
topic Psicologia do Desenvolvimento
Concepções de Perdão
Crianças
description Considerando que as relações interpessoais são permeadas por situações de mágoas e injustiças, as pesquisas sobre o perdão o destacam como uma atitude benéfica dentre as estratégias de resolução de conflitos. Diante da escassez de estudos relacionados às concepções de perdão em crianças, o objetivo do presente artigo é analisar as definições e os elementos condicionantes para o perdão de crianças com idades entre sete e 12 anos. Participaram deste estudo 169 alunos de escolas privada e pública. Utilizou-se uma entrevista semiestruturada, a partir da qual foram obtidas as respostas das crianças relacionadas às suas decisões de perdoar, posteriormente transcritas e analisadas mediante o procedimento de Análise Hierárquica Descendente através do software IRAMUTEQ. O conteúdo das falas se agrupou a partir de dois eixos temáticos, formando seis classes lexicais. O primeiro eixo abrange 54% do conteúdo e se relaciona com as “condições necessárias para perdoar”, o segundo eixo contempla 46% do conteúdo associado a “sentimentos e atitudes gerados pela ofensa/injustiça”. Foi identificada a influência para a decisão de perdoar de aspectos como a reconciliação, o pedido de desculpas e o esforço para reparação por parte do ofensor. Destaca-se, por fim, algumas limitações deste estudo e apontamentos para estudos posteriores, a fim de nortear práticas clínicas, educacionais e terapêuticas, considerando a possibilidade de melhorias individuais e coletivas a partir do perdão.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/29251
10.34117/bjdv.v7i5.29251
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/29251
identifier_str_mv 10.34117/bjdv.v7i5.29251
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/29251/23057
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 5 (2021); 44396-44414
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 5 (2021); 44396-44414
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 5 (2021); 44396-44414
2525-8761
10.34117/bjdv.v7i5
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645529361416192