Violência simbólica e cultura da paz: uma leitura Bourdiesiana / Symbolic violence and the culture of peace: a Bourdiesian reading
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/26167 |
Resumo: | O artigo tem como objetivo discutir os conceitos de violência e, sobretudo, o de violência simbólica em Bourdieu e os programas para a Cultura da Paz propostos para a escola a fim de reduzir a violência escolar e criar um ambiente harmonioso e favorável ao convívio e à aprendizagem. É uma pesquisa bibliográfica do tipo qualitativa. A preocupação e interesse em investigar esse fenômeno ocorre pelo alto índice de violência existente na sociedade, de modo geral, no mundo contemporâneo e consequentemente como não poderia deixar de ser, a extensão de tal problema social, atingindo de forma bastante intensa o interior da escola, causando bastante prejuízo dos conteúdos e das relações sociais. Ao mesmo tempo, busca-se a compreensão dos projetos e programas para a Cultura da Paz para prevenção e combate à violência em contextos escolares. A pesquisa indica que os programas e projetos são importantes, mas não suficientes para combater a violência simbólica uma vez que esta perpassa as relações sociais no âmbito escolar de forma sutil e dissimulada, não sendo percebida e legitimada. |
id |
VERACRUZ-0_4e7d77d37e238405fe63a7fc2225e34a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/26167 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Violência simbólica e cultura da paz: uma leitura Bourdiesiana / Symbolic violence and the culture of peace: a Bourdiesian readingViolênciaViolência SimbólicaCultura da Paz.O artigo tem como objetivo discutir os conceitos de violência e, sobretudo, o de violência simbólica em Bourdieu e os programas para a Cultura da Paz propostos para a escola a fim de reduzir a violência escolar e criar um ambiente harmonioso e favorável ao convívio e à aprendizagem. É uma pesquisa bibliográfica do tipo qualitativa. A preocupação e interesse em investigar esse fenômeno ocorre pelo alto índice de violência existente na sociedade, de modo geral, no mundo contemporâneo e consequentemente como não poderia deixar de ser, a extensão de tal problema social, atingindo de forma bastante intensa o interior da escola, causando bastante prejuízo dos conteúdos e das relações sociais. Ao mesmo tempo, busca-se a compreensão dos projetos e programas para a Cultura da Paz para prevenção e combate à violência em contextos escolares. A pesquisa indica que os programas e projetos são importantes, mas não suficientes para combater a violência simbólica uma vez que esta perpassa as relações sociais no âmbito escolar de forma sutil e dissimulada, não sendo percebida e legitimada.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-03-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2616710.34117/bjdv7n3-274Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 3 (2021); 24873-24889Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 3 (2021); 24873-24889Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 3 (2021); 24873-248892525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/26167/20762Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessJubé, Milene de Oliveira Machado RamosCavalcante, Cláudia ValenteCastro, Cláudia Maria JesusJubé, Joaquim Fleury Ramos2022-03-29T12:15:30Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/26167Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:14:11.718744Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Violência simbólica e cultura da paz: uma leitura Bourdiesiana / Symbolic violence and the culture of peace: a Bourdiesian reading |
title |
Violência simbólica e cultura da paz: uma leitura Bourdiesiana / Symbolic violence and the culture of peace: a Bourdiesian reading |
spellingShingle |
Violência simbólica e cultura da paz: uma leitura Bourdiesiana / Symbolic violence and the culture of peace: a Bourdiesian reading Jubé, Milene de Oliveira Machado Ramos Violência Violência Simbólica Cultura da Paz. |
title_short |
Violência simbólica e cultura da paz: uma leitura Bourdiesiana / Symbolic violence and the culture of peace: a Bourdiesian reading |
title_full |
Violência simbólica e cultura da paz: uma leitura Bourdiesiana / Symbolic violence and the culture of peace: a Bourdiesian reading |
title_fullStr |
Violência simbólica e cultura da paz: uma leitura Bourdiesiana / Symbolic violence and the culture of peace: a Bourdiesian reading |
title_full_unstemmed |
Violência simbólica e cultura da paz: uma leitura Bourdiesiana / Symbolic violence and the culture of peace: a Bourdiesian reading |
title_sort |
Violência simbólica e cultura da paz: uma leitura Bourdiesiana / Symbolic violence and the culture of peace: a Bourdiesian reading |
author |
Jubé, Milene de Oliveira Machado Ramos |
author_facet |
Jubé, Milene de Oliveira Machado Ramos Cavalcante, Cláudia Valente Castro, Cláudia Maria Jesus Jubé, Joaquim Fleury Ramos |
author_role |
author |
author2 |
Cavalcante, Cláudia Valente Castro, Cláudia Maria Jesus Jubé, Joaquim Fleury Ramos |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Jubé, Milene de Oliveira Machado Ramos Cavalcante, Cláudia Valente Castro, Cláudia Maria Jesus Jubé, Joaquim Fleury Ramos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Violência Violência Simbólica Cultura da Paz. |
topic |
Violência Violência Simbólica Cultura da Paz. |
description |
O artigo tem como objetivo discutir os conceitos de violência e, sobretudo, o de violência simbólica em Bourdieu e os programas para a Cultura da Paz propostos para a escola a fim de reduzir a violência escolar e criar um ambiente harmonioso e favorável ao convívio e à aprendizagem. É uma pesquisa bibliográfica do tipo qualitativa. A preocupação e interesse em investigar esse fenômeno ocorre pelo alto índice de violência existente na sociedade, de modo geral, no mundo contemporâneo e consequentemente como não poderia deixar de ser, a extensão de tal problema social, atingindo de forma bastante intensa o interior da escola, causando bastante prejuízo dos conteúdos e das relações sociais. Ao mesmo tempo, busca-se a compreensão dos projetos e programas para a Cultura da Paz para prevenção e combate à violência em contextos escolares. A pesquisa indica que os programas e projetos são importantes, mas não suficientes para combater a violência simbólica uma vez que esta perpassa as relações sociais no âmbito escolar de forma sutil e dissimulada, não sendo percebida e legitimada. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-03-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/26167 10.34117/bjdv7n3-274 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/26167 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv7n3-274 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/26167/20762 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 3 (2021); 24873-24889 Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 3 (2021); 24873-24889 Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 3 (2021); 24873-24889 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645517170671616 |