Violência simbólica e cultura da paz: uma leitura Bourdiesiana / Symbolic violence and the culture of peace: a Bourdiesian reading

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jubé, Milene de Oliveira Machado Ramos
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Cavalcante, Cláudia Valente, Castro, Cláudia Maria Jesus, Jubé, Joaquim Fleury Ramos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/26167
Resumo: O artigo tem como objetivo discutir os conceitos de violência e, sobretudo, o de violência simbólica em Bourdieu e os programas para a Cultura da Paz propostos para a escola a fim de reduzir a violência escolar e criar um ambiente harmonioso e favorável ao convívio e à aprendizagem. É uma pesquisa bibliográfica do tipo qualitativa. A preocupação e interesse em investigar esse fenômeno ocorre pelo alto índice de violência existente na sociedade, de modo geral, no mundo contemporâneo e consequentemente como não poderia deixar de ser, a extensão de tal problema social, atingindo de forma bastante intensa o interior da escola, causando bastante prejuízo dos conteúdos e das relações sociais. Ao mesmo tempo, busca-se a compreensão dos projetos e programas para a Cultura da Paz para prevenção e combate à violência em contextos escolares. A pesquisa indica que os programas e projetos são importantes, mas não suficientes para combater a violência simbólica uma vez que esta perpassa as relações sociais no âmbito escolar de forma sutil e dissimulada, não sendo percebida e legitimada.
id VERACRUZ-0_4e7d77d37e238405fe63a7fc2225e34a
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/26167
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Violência simbólica e cultura da paz: uma leitura Bourdiesiana / Symbolic violence and the culture of peace: a Bourdiesian readingViolênciaViolência SimbólicaCultura da Paz.O artigo tem como objetivo discutir os conceitos de violência e, sobretudo, o de violência simbólica em Bourdieu e os programas para a Cultura da Paz propostos para a escola a fim de reduzir a violência escolar e criar um ambiente harmonioso e favorável ao convívio e à aprendizagem. É uma pesquisa bibliográfica do tipo qualitativa. A preocupação e interesse em investigar esse fenômeno ocorre pelo alto índice de violência existente na sociedade, de modo geral, no mundo contemporâneo e consequentemente como não poderia deixar de ser, a extensão de tal problema social, atingindo de forma bastante intensa o interior da escola, causando bastante prejuízo dos conteúdos e das relações sociais. Ao mesmo tempo, busca-se a compreensão dos projetos e programas para a Cultura da Paz para prevenção e combate à violência em contextos escolares. A pesquisa indica que os programas e projetos são importantes, mas não suficientes para combater a violência simbólica uma vez que esta perpassa as relações sociais no âmbito escolar de forma sutil e dissimulada, não sendo percebida e legitimada.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-03-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2616710.34117/bjdv7n3-274Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 3 (2021); 24873-24889Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 3 (2021); 24873-24889Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 3 (2021); 24873-248892525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/26167/20762Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessJubé, Milene de Oliveira Machado RamosCavalcante, Cláudia ValenteCastro, Cláudia Maria JesusJubé, Joaquim Fleury Ramos2022-03-29T12:15:30Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/26167Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:14:11.718744Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Violência simbólica e cultura da paz: uma leitura Bourdiesiana / Symbolic violence and the culture of peace: a Bourdiesian reading
title Violência simbólica e cultura da paz: uma leitura Bourdiesiana / Symbolic violence and the culture of peace: a Bourdiesian reading
spellingShingle Violência simbólica e cultura da paz: uma leitura Bourdiesiana / Symbolic violence and the culture of peace: a Bourdiesian reading
Jubé, Milene de Oliveira Machado Ramos
Violência
Violência Simbólica
Cultura da Paz.
title_short Violência simbólica e cultura da paz: uma leitura Bourdiesiana / Symbolic violence and the culture of peace: a Bourdiesian reading
title_full Violência simbólica e cultura da paz: uma leitura Bourdiesiana / Symbolic violence and the culture of peace: a Bourdiesian reading
title_fullStr Violência simbólica e cultura da paz: uma leitura Bourdiesiana / Symbolic violence and the culture of peace: a Bourdiesian reading
title_full_unstemmed Violência simbólica e cultura da paz: uma leitura Bourdiesiana / Symbolic violence and the culture of peace: a Bourdiesian reading
title_sort Violência simbólica e cultura da paz: uma leitura Bourdiesiana / Symbolic violence and the culture of peace: a Bourdiesian reading
author Jubé, Milene de Oliveira Machado Ramos
author_facet Jubé, Milene de Oliveira Machado Ramos
Cavalcante, Cláudia Valente
Castro, Cláudia Maria Jesus
Jubé, Joaquim Fleury Ramos
author_role author
author2 Cavalcante, Cláudia Valente
Castro, Cláudia Maria Jesus
Jubé, Joaquim Fleury Ramos
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Jubé, Milene de Oliveira Machado Ramos
Cavalcante, Cláudia Valente
Castro, Cláudia Maria Jesus
Jubé, Joaquim Fleury Ramos
dc.subject.por.fl_str_mv Violência
Violência Simbólica
Cultura da Paz.
topic Violência
Violência Simbólica
Cultura da Paz.
description O artigo tem como objetivo discutir os conceitos de violência e, sobretudo, o de violência simbólica em Bourdieu e os programas para a Cultura da Paz propostos para a escola a fim de reduzir a violência escolar e criar um ambiente harmonioso e favorável ao convívio e à aprendizagem. É uma pesquisa bibliográfica do tipo qualitativa. A preocupação e interesse em investigar esse fenômeno ocorre pelo alto índice de violência existente na sociedade, de modo geral, no mundo contemporâneo e consequentemente como não poderia deixar de ser, a extensão de tal problema social, atingindo de forma bastante intensa o interior da escola, causando bastante prejuízo dos conteúdos e das relações sociais. Ao mesmo tempo, busca-se a compreensão dos projetos e programas para a Cultura da Paz para prevenção e combate à violência em contextos escolares. A pesquisa indica que os programas e projetos são importantes, mas não suficientes para combater a violência simbólica uma vez que esta perpassa as relações sociais no âmbito escolar de forma sutil e dissimulada, não sendo percebida e legitimada.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-03-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/26167
10.34117/bjdv7n3-274
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/26167
identifier_str_mv 10.34117/bjdv7n3-274
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/26167/20762
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 3 (2021); 24873-24889
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 3 (2021); 24873-24889
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 3 (2021); 24873-24889
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645517170671616