Laboratório de Ensino de Matemática no âmbito do PARFOR: um olhar à luz da Orquestração Instrumental/ Mathematics Teaching Laboratory under PARFOR: a look in the light of Instrumental Orchestration

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Feitosa, Francisco Eteval da Silva
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Valente, Ana Acácia Pereira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/33617
Resumo: O presente artigo trata da análise de uma orquestração instrumental realizada na modalidade on-line no componente curricular Laboratório de Ensino de Matemática (LEM). Tal orquestração instrumental foi vivenciada em uma turma, com 11 discentes do Curso de Licenciatura em Matemática do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) no município de Itacoatiara-Am. O quadro teórico é composto da Teoria da Orquestração instrumental de Luc Trouche. Esta pesquisa tem abordagem qualitativa, quanto aos objetivos, trata-se de uma pesquisa descritiva e quanto aos procedimentos, como uma pesquisa-ação. Os dados foram coletados a partir de observações, entrevistas e filmagem. A análise dos dados permitiu concluir que, apesar das dificuldades enfrentadas pelos discentes como dificuldade em articular trabalho com faculdade e falta de internet de qualidade, que muitos discentes enfrentaram, a orquestração instrumental proposta mostrou indícios de que pode contribuir para o processo de ensino-aprendizagem, por meio remoto, do componente curricular LEM no âmbito do PARFOR.
id VERACRUZ-0_4ea2d840aaee70978ddc138205d3f8cc
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/33617
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Laboratório de Ensino de Matemática no âmbito do PARFOR: um olhar à luz da Orquestração Instrumental/ Mathematics Teaching Laboratory under PARFOR: a look in the light of Instrumental OrchestrationOrquestração instrumentalLaboratório de MatemáticaFormação Inicial de Professores.O presente artigo trata da análise de uma orquestração instrumental realizada na modalidade on-line no componente curricular Laboratório de Ensino de Matemática (LEM). Tal orquestração instrumental foi vivenciada em uma turma, com 11 discentes do Curso de Licenciatura em Matemática do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) no município de Itacoatiara-Am. O quadro teórico é composto da Teoria da Orquestração instrumental de Luc Trouche. Esta pesquisa tem abordagem qualitativa, quanto aos objetivos, trata-se de uma pesquisa descritiva e quanto aos procedimentos, como uma pesquisa-ação. Os dados foram coletados a partir de observações, entrevistas e filmagem. A análise dos dados permitiu concluir que, apesar das dificuldades enfrentadas pelos discentes como dificuldade em articular trabalho com faculdade e falta de internet de qualidade, que muitos discentes enfrentaram, a orquestração instrumental proposta mostrou indícios de que pode contribuir para o processo de ensino-aprendizagem, por meio remoto, do componente curricular LEM no âmbito do PARFOR.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-07-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3361710.34117/bjdv7n7-619Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 7 (2021); 75232-75253Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 7 (2021); 75232-75253Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 7 (2021); 75232-752532525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/33617/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessFeitosa, Francisco Eteval da SilvaValente, Ana Acácia Pereira2021-09-14T13:00:47Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/33617Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:17:40.527941Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Laboratório de Ensino de Matemática no âmbito do PARFOR: um olhar à luz da Orquestração Instrumental/ Mathematics Teaching Laboratory under PARFOR: a look in the light of Instrumental Orchestration
title Laboratório de Ensino de Matemática no âmbito do PARFOR: um olhar à luz da Orquestração Instrumental/ Mathematics Teaching Laboratory under PARFOR: a look in the light of Instrumental Orchestration
spellingShingle Laboratório de Ensino de Matemática no âmbito do PARFOR: um olhar à luz da Orquestração Instrumental/ Mathematics Teaching Laboratory under PARFOR: a look in the light of Instrumental Orchestration
Feitosa, Francisco Eteval da Silva
Orquestração instrumental
Laboratório de Matemática
Formação Inicial de Professores.
title_short Laboratório de Ensino de Matemática no âmbito do PARFOR: um olhar à luz da Orquestração Instrumental/ Mathematics Teaching Laboratory under PARFOR: a look in the light of Instrumental Orchestration
title_full Laboratório de Ensino de Matemática no âmbito do PARFOR: um olhar à luz da Orquestração Instrumental/ Mathematics Teaching Laboratory under PARFOR: a look in the light of Instrumental Orchestration
title_fullStr Laboratório de Ensino de Matemática no âmbito do PARFOR: um olhar à luz da Orquestração Instrumental/ Mathematics Teaching Laboratory under PARFOR: a look in the light of Instrumental Orchestration
title_full_unstemmed Laboratório de Ensino de Matemática no âmbito do PARFOR: um olhar à luz da Orquestração Instrumental/ Mathematics Teaching Laboratory under PARFOR: a look in the light of Instrumental Orchestration
title_sort Laboratório de Ensino de Matemática no âmbito do PARFOR: um olhar à luz da Orquestração Instrumental/ Mathematics Teaching Laboratory under PARFOR: a look in the light of Instrumental Orchestration
author Feitosa, Francisco Eteval da Silva
author_facet Feitosa, Francisco Eteval da Silva
Valente, Ana Acácia Pereira
author_role author
author2 Valente, Ana Acácia Pereira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Feitosa, Francisco Eteval da Silva
Valente, Ana Acácia Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Orquestração instrumental
Laboratório de Matemática
Formação Inicial de Professores.
topic Orquestração instrumental
Laboratório de Matemática
Formação Inicial de Professores.
description O presente artigo trata da análise de uma orquestração instrumental realizada na modalidade on-line no componente curricular Laboratório de Ensino de Matemática (LEM). Tal orquestração instrumental foi vivenciada em uma turma, com 11 discentes do Curso de Licenciatura em Matemática do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) no município de Itacoatiara-Am. O quadro teórico é composto da Teoria da Orquestração instrumental de Luc Trouche. Esta pesquisa tem abordagem qualitativa, quanto aos objetivos, trata-se de uma pesquisa descritiva e quanto aos procedimentos, como uma pesquisa-ação. Os dados foram coletados a partir de observações, entrevistas e filmagem. A análise dos dados permitiu concluir que, apesar das dificuldades enfrentadas pelos discentes como dificuldade em articular trabalho com faculdade e falta de internet de qualidade, que muitos discentes enfrentaram, a orquestração instrumental proposta mostrou indícios de que pode contribuir para o processo de ensino-aprendizagem, por meio remoto, do componente curricular LEM no âmbito do PARFOR.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/33617
10.34117/bjdv7n7-619
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/33617
identifier_str_mv 10.34117/bjdv7n7-619
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/33617/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 7 (2021); 75232-75253
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 7 (2021); 75232-75253
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 7 (2021); 75232-75253
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645549030604800