Laboratório de Ensino de Matemática no âmbito do PARFOR: um olhar à luz da Orquestração Instrumental/ Mathematics Teaching Laboratory under PARFOR: a look in the light of Instrumental Orchestration
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/33617 |
Resumo: | O presente artigo trata da análise de uma orquestração instrumental realizada na modalidade on-line no componente curricular Laboratório de Ensino de Matemática (LEM). Tal orquestração instrumental foi vivenciada em uma turma, com 11 discentes do Curso de Licenciatura em Matemática do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) no município de Itacoatiara-Am. O quadro teórico é composto da Teoria da Orquestração instrumental de Luc Trouche. Esta pesquisa tem abordagem qualitativa, quanto aos objetivos, trata-se de uma pesquisa descritiva e quanto aos procedimentos, como uma pesquisa-ação. Os dados foram coletados a partir de observações, entrevistas e filmagem. A análise dos dados permitiu concluir que, apesar das dificuldades enfrentadas pelos discentes como dificuldade em articular trabalho com faculdade e falta de internet de qualidade, que muitos discentes enfrentaram, a orquestração instrumental proposta mostrou indícios de que pode contribuir para o processo de ensino-aprendizagem, por meio remoto, do componente curricular LEM no âmbito do PARFOR. |
id |
VERACRUZ-0_4ea2d840aaee70978ddc138205d3f8cc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/33617 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Laboratório de Ensino de Matemática no âmbito do PARFOR: um olhar à luz da Orquestração Instrumental/ Mathematics Teaching Laboratory under PARFOR: a look in the light of Instrumental OrchestrationOrquestração instrumentalLaboratório de MatemáticaFormação Inicial de Professores.O presente artigo trata da análise de uma orquestração instrumental realizada na modalidade on-line no componente curricular Laboratório de Ensino de Matemática (LEM). Tal orquestração instrumental foi vivenciada em uma turma, com 11 discentes do Curso de Licenciatura em Matemática do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) no município de Itacoatiara-Am. O quadro teórico é composto da Teoria da Orquestração instrumental de Luc Trouche. Esta pesquisa tem abordagem qualitativa, quanto aos objetivos, trata-se de uma pesquisa descritiva e quanto aos procedimentos, como uma pesquisa-ação. Os dados foram coletados a partir de observações, entrevistas e filmagem. A análise dos dados permitiu concluir que, apesar das dificuldades enfrentadas pelos discentes como dificuldade em articular trabalho com faculdade e falta de internet de qualidade, que muitos discentes enfrentaram, a orquestração instrumental proposta mostrou indícios de que pode contribuir para o processo de ensino-aprendizagem, por meio remoto, do componente curricular LEM no âmbito do PARFOR.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-07-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3361710.34117/bjdv7n7-619Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 7 (2021); 75232-75253Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 7 (2021); 75232-75253Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 7 (2021); 75232-752532525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/33617/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessFeitosa, Francisco Eteval da SilvaValente, Ana Acácia Pereira2021-09-14T13:00:47Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/33617Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:17:40.527941Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Laboratório de Ensino de Matemática no âmbito do PARFOR: um olhar à luz da Orquestração Instrumental/ Mathematics Teaching Laboratory under PARFOR: a look in the light of Instrumental Orchestration |
title |
Laboratório de Ensino de Matemática no âmbito do PARFOR: um olhar à luz da Orquestração Instrumental/ Mathematics Teaching Laboratory under PARFOR: a look in the light of Instrumental Orchestration |
spellingShingle |
Laboratório de Ensino de Matemática no âmbito do PARFOR: um olhar à luz da Orquestração Instrumental/ Mathematics Teaching Laboratory under PARFOR: a look in the light of Instrumental Orchestration Feitosa, Francisco Eteval da Silva Orquestração instrumental Laboratório de Matemática Formação Inicial de Professores. |
title_short |
Laboratório de Ensino de Matemática no âmbito do PARFOR: um olhar à luz da Orquestração Instrumental/ Mathematics Teaching Laboratory under PARFOR: a look in the light of Instrumental Orchestration |
title_full |
Laboratório de Ensino de Matemática no âmbito do PARFOR: um olhar à luz da Orquestração Instrumental/ Mathematics Teaching Laboratory under PARFOR: a look in the light of Instrumental Orchestration |
title_fullStr |
Laboratório de Ensino de Matemática no âmbito do PARFOR: um olhar à luz da Orquestração Instrumental/ Mathematics Teaching Laboratory under PARFOR: a look in the light of Instrumental Orchestration |
title_full_unstemmed |
Laboratório de Ensino de Matemática no âmbito do PARFOR: um olhar à luz da Orquestração Instrumental/ Mathematics Teaching Laboratory under PARFOR: a look in the light of Instrumental Orchestration |
title_sort |
Laboratório de Ensino de Matemática no âmbito do PARFOR: um olhar à luz da Orquestração Instrumental/ Mathematics Teaching Laboratory under PARFOR: a look in the light of Instrumental Orchestration |
author |
Feitosa, Francisco Eteval da Silva |
author_facet |
Feitosa, Francisco Eteval da Silva Valente, Ana Acácia Pereira |
author_role |
author |
author2 |
Valente, Ana Acácia Pereira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Feitosa, Francisco Eteval da Silva Valente, Ana Acácia Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Orquestração instrumental Laboratório de Matemática Formação Inicial de Professores. |
topic |
Orquestração instrumental Laboratório de Matemática Formação Inicial de Professores. |
description |
O presente artigo trata da análise de uma orquestração instrumental realizada na modalidade on-line no componente curricular Laboratório de Ensino de Matemática (LEM). Tal orquestração instrumental foi vivenciada em uma turma, com 11 discentes do Curso de Licenciatura em Matemática do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) no município de Itacoatiara-Am. O quadro teórico é composto da Teoria da Orquestração instrumental de Luc Trouche. Esta pesquisa tem abordagem qualitativa, quanto aos objetivos, trata-se de uma pesquisa descritiva e quanto aos procedimentos, como uma pesquisa-ação. Os dados foram coletados a partir de observações, entrevistas e filmagem. A análise dos dados permitiu concluir que, apesar das dificuldades enfrentadas pelos discentes como dificuldade em articular trabalho com faculdade e falta de internet de qualidade, que muitos discentes enfrentaram, a orquestração instrumental proposta mostrou indícios de que pode contribuir para o processo de ensino-aprendizagem, por meio remoto, do componente curricular LEM no âmbito do PARFOR. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-07-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/33617 10.34117/bjdv7n7-619 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/33617 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv7n7-619 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/33617/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 7 (2021); 75232-75253 Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 7 (2021); 75232-75253 Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 7 (2021); 75232-75253 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645549030604800 |