Análise do capítulo de combinatória de um livro didático à luz da teoria dos registros de representação semiótica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paes, Matheus Antônio Mendes
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Gualandi, Jorge Henrique
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
DOI: 10.34117/bjdv9n8-097
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/62284
Resumo: Os registros de representação semiótica (RRS) possuem grande relevância para a compreensão do desenvolvimento cognitivo dos sujeitos envolvidos nos processos de ensino e de aprendizagem. Sendo assim, levanta-se o seguinte questionamento, quais são os tipos de RRS que um livro didático (LD) do Ensino Médio, apresentam no capítulo intitulado Combinatória? Para responder a esta questão, buscou-se identificar os tipos de RRS e como ocorrem a articulação ou coordenação entre eles no decorrer do capítulo analisado. Esta pesquisa possui uma abordagem qualitativa do tipo documental e a análise  dos dados fundamentou-se à luz da Teoria dos Registros de Representação Semiótica (TRRS) desenvolvida por Raymond Duval. Ao final desta análise, constatou-se que o capítulo de combinatória articula diversos tipos de RRS e que estes proporcionam a articulação, bem como a conversão entre os registros e evidencia-se as representações na forma da língua natural, icônica, algébrica e simbólica.
id VERACRUZ-0_505ba2079fa15c6e27b8e7d1e831b707
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/62284
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
spelling Análise do capítulo de combinatória de um livro didático à luz da teoria dos registros de representação semióticalivro didáticocombinatóriaregistro de representação semióticaOs registros de representação semiótica (RRS) possuem grande relevância para a compreensão do desenvolvimento cognitivo dos sujeitos envolvidos nos processos de ensino e de aprendizagem. Sendo assim, levanta-se o seguinte questionamento, quais são os tipos de RRS que um livro didático (LD) do Ensino Médio, apresentam no capítulo intitulado Combinatória? Para responder a esta questão, buscou-se identificar os tipos de RRS e como ocorrem a articulação ou coordenação entre eles no decorrer do capítulo analisado. Esta pesquisa possui uma abordagem qualitativa do tipo documental e a análise  dos dados fundamentou-se à luz da Teoria dos Registros de Representação Semiótica (TRRS) desenvolvida por Raymond Duval. Ao final desta análise, constatou-se que o capítulo de combinatória articula diversos tipos de RRS e que estes proporcionam a articulação, bem como a conversão entre os registros e evidencia-se as representações na forma da língua natural, icônica, algébrica e simbólica.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2023-08-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/6228410.34117/bjdv9n8-097Brazilian Journal of Development; Vol. 9 No. 8 (2023); 24658-24681Brazilian Journal of Development; Vol. 9 Núm. 8 (2023); 24658-24681Brazilian Journal of Development; v. 9 n. 8 (2023); 24658-246812525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/62284/44832Paes, Matheus Antônio MendesGualandi, Jorge Henriqueinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-09-01T14:56:27Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/62284Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:27:22.025070Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise do capítulo de combinatória de um livro didático à luz da teoria dos registros de representação semiótica
title Análise do capítulo de combinatória de um livro didático à luz da teoria dos registros de representação semiótica
spellingShingle Análise do capítulo de combinatória de um livro didático à luz da teoria dos registros de representação semiótica
Análise do capítulo de combinatória de um livro didático à luz da teoria dos registros de representação semiótica
Paes, Matheus Antônio Mendes
livro didático
combinatória
registro de representação semiótica
Paes, Matheus Antônio Mendes
livro didático
combinatória
registro de representação semiótica
title_short Análise do capítulo de combinatória de um livro didático à luz da teoria dos registros de representação semiótica
title_full Análise do capítulo de combinatória de um livro didático à luz da teoria dos registros de representação semiótica
title_fullStr Análise do capítulo de combinatória de um livro didático à luz da teoria dos registros de representação semiótica
Análise do capítulo de combinatória de um livro didático à luz da teoria dos registros de representação semiótica
title_full_unstemmed Análise do capítulo de combinatória de um livro didático à luz da teoria dos registros de representação semiótica
Análise do capítulo de combinatória de um livro didático à luz da teoria dos registros de representação semiótica
title_sort Análise do capítulo de combinatória de um livro didático à luz da teoria dos registros de representação semiótica
author Paes, Matheus Antônio Mendes
author_facet Paes, Matheus Antônio Mendes
Paes, Matheus Antônio Mendes
Gualandi, Jorge Henrique
Gualandi, Jorge Henrique
author_role author
author2 Gualandi, Jorge Henrique
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Paes, Matheus Antônio Mendes
Gualandi, Jorge Henrique
dc.subject.por.fl_str_mv livro didático
combinatória
registro de representação semiótica
topic livro didático
combinatória
registro de representação semiótica
description Os registros de representação semiótica (RRS) possuem grande relevância para a compreensão do desenvolvimento cognitivo dos sujeitos envolvidos nos processos de ensino e de aprendizagem. Sendo assim, levanta-se o seguinte questionamento, quais são os tipos de RRS que um livro didático (LD) do Ensino Médio, apresentam no capítulo intitulado Combinatória? Para responder a esta questão, buscou-se identificar os tipos de RRS e como ocorrem a articulação ou coordenação entre eles no decorrer do capítulo analisado. Esta pesquisa possui uma abordagem qualitativa do tipo documental e a análise  dos dados fundamentou-se à luz da Teoria dos Registros de Representação Semiótica (TRRS) desenvolvida por Raymond Duval. Ao final desta análise, constatou-se que o capítulo de combinatória articula diversos tipos de RRS e que estes proporcionam a articulação, bem como a conversão entre os registros e evidencia-se as representações na forma da língua natural, icônica, algébrica e simbólica.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-08-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/62284
10.34117/bjdv9n8-097
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/62284
identifier_str_mv 10.34117/bjdv9n8-097
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/62284/44832
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 9 No. 8 (2023); 24658-24681
Brazilian Journal of Development; Vol. 9 Núm. 8 (2023); 24658-24681
Brazilian Journal of Development; v. 9 n. 8 (2023); 24658-24681
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1822219049476554752
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.34117/bjdv9n8-097