Análise do capítulo de combinatória de um livro didático à luz da teoria dos registros de representação semiótica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
DOI: | 10.34117/bjdv9n8-097 |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/62284 |
Resumo: | Os registros de representação semiótica (RRS) possuem grande relevância para a compreensão do desenvolvimento cognitivo dos sujeitos envolvidos nos processos de ensino e de aprendizagem. Sendo assim, levanta-se o seguinte questionamento, quais são os tipos de RRS que um livro didático (LD) do Ensino Médio, apresentam no capítulo intitulado Combinatória? Para responder a esta questão, buscou-se identificar os tipos de RRS e como ocorrem a articulação ou coordenação entre eles no decorrer do capítulo analisado. Esta pesquisa possui uma abordagem qualitativa do tipo documental e a análise dos dados fundamentou-se à luz da Teoria dos Registros de Representação Semiótica (TRRS) desenvolvida por Raymond Duval. Ao final desta análise, constatou-se que o capítulo de combinatória articula diversos tipos de RRS e que estes proporcionam a articulação, bem como a conversão entre os registros e evidencia-se as representações na forma da língua natural, icônica, algébrica e simbólica. |
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