A expansão dialógica dos estudantes da EJA por meio das perguntas nos livros didáticos de língua portuguesa / The dialogical expansion of the students of the EJA through the questions in the Portuguese language textbooks
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1637 |
Resumo: | Este trabalho traz um recorte de uma pesquisa sobre a expansão dialógica dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos por meio das perguntas nos livros didáticos dos anos finais do Ensino Fundamental, aprovados pelo PNLD 2014. Objetiva investigar e categorizar as perguntas presentes nos livros didáticos baseando-se na tipologia de perguntas de compreensão elaboradas por Marcuschi (2008),buscando identificar se elas possibilitam ao estudante da EJA o desenvolvimento do pensamento crítico e a expansão dialógica do conhecimento.O objeto desta análise são as perguntas dos 5 primeiros textosdo capítulo 1 da unidade 1 intitulada “Diferentes falares e versos”, da edição correspondente ao 6º ano, da coleção EJA Moderna (editora Moderna, dos autoresClaudemir Donizeti de Andrade; Cláudia Graziano Paes de Barros; Marina SandronLupinetti, Daniela Cristina Pinheiro Cohen e Milena Moretto). Até o momento, encontramos em menor número perguntas que auxiliam o educando na compreensão/interpretação textual, que exigem respostas que não estão centradas no texto e que proporcionam o raciocínio crítico. Percebemos uma predominância de perguntas que não exigem uma reflexão crítica do aluno. Logo, as perguntas dessa coleção didática não estão auxiliando o estudante da EJA no desenvolvimento do pensamento crítico e na expansão dialógica do conhecimento. |
id |
VERACRUZ-0_510a10c1aa6108a631a852d8b8e2bb9a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/1637 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
A expansão dialógica dos estudantes da EJA por meio das perguntas nos livros didáticos de língua portuguesa / The dialogical expansion of the students of the EJA through the questions in the Portuguese language textbooksExpansão dialógicaLivro didáticoLíngua Portuguesa.Este trabalho traz um recorte de uma pesquisa sobre a expansão dialógica dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos por meio das perguntas nos livros didáticos dos anos finais do Ensino Fundamental, aprovados pelo PNLD 2014. Objetiva investigar e categorizar as perguntas presentes nos livros didáticos baseando-se na tipologia de perguntas de compreensão elaboradas por Marcuschi (2008),buscando identificar se elas possibilitam ao estudante da EJA o desenvolvimento do pensamento crítico e a expansão dialógica do conhecimento.O objeto desta análise são as perguntas dos 5 primeiros textosdo capítulo 1 da unidade 1 intitulada “Diferentes falares e versos”, da edição correspondente ao 6º ano, da coleção EJA Moderna (editora Moderna, dos autoresClaudemir Donizeti de Andrade; Cláudia Graziano Paes de Barros; Marina SandronLupinetti, Daniela Cristina Pinheiro Cohen e Milena Moretto). Até o momento, encontramos em menor número perguntas que auxiliam o educando na compreensão/interpretação textual, que exigem respostas que não estão centradas no texto e que proporcionam o raciocínio crítico. Percebemos uma predominância de perguntas que não exigem uma reflexão crítica do aluno. Logo, as perguntas dessa coleção didática não estão auxiliando o estudante da EJA no desenvolvimento do pensamento crítico e na expansão dialógica do conhecimento.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/163710.34117/bjdv5n6-1637Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 6 (2019); 4503-4512Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 6 (2019); 4503-4512Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 6 (2019); 4503-45122525-876110.34117/bjdv5n6reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1637/1511Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Jaciane Gomes Sousa de LimaLima, Severina Ferreira de2019-06-04T17:04:11Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/1637Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:02:27.919998Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A expansão dialógica dos estudantes da EJA por meio das perguntas nos livros didáticos de língua portuguesa / The dialogical expansion of the students of the EJA through the questions in the Portuguese language textbooks |
title |
A expansão dialógica dos estudantes da EJA por meio das perguntas nos livros didáticos de língua portuguesa / The dialogical expansion of the students of the EJA through the questions in the Portuguese language textbooks |
spellingShingle |
A expansão dialógica dos estudantes da EJA por meio das perguntas nos livros didáticos de língua portuguesa / The dialogical expansion of the students of the EJA through the questions in the Portuguese language textbooks Silva, Jaciane Gomes Sousa de Lima Expansão dialógica Livro didático Língua Portuguesa. |
title_short |
A expansão dialógica dos estudantes da EJA por meio das perguntas nos livros didáticos de língua portuguesa / The dialogical expansion of the students of the EJA through the questions in the Portuguese language textbooks |
title_full |
A expansão dialógica dos estudantes da EJA por meio das perguntas nos livros didáticos de língua portuguesa / The dialogical expansion of the students of the EJA through the questions in the Portuguese language textbooks |
title_fullStr |
A expansão dialógica dos estudantes da EJA por meio das perguntas nos livros didáticos de língua portuguesa / The dialogical expansion of the students of the EJA through the questions in the Portuguese language textbooks |
title_full_unstemmed |
A expansão dialógica dos estudantes da EJA por meio das perguntas nos livros didáticos de língua portuguesa / The dialogical expansion of the students of the EJA through the questions in the Portuguese language textbooks |
title_sort |
A expansão dialógica dos estudantes da EJA por meio das perguntas nos livros didáticos de língua portuguesa / The dialogical expansion of the students of the EJA through the questions in the Portuguese language textbooks |
author |
Silva, Jaciane Gomes Sousa de Lima |
author_facet |
Silva, Jaciane Gomes Sousa de Lima Lima, Severina Ferreira de |
author_role |
author |
author2 |
Lima, Severina Ferreira de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Jaciane Gomes Sousa de Lima Lima, Severina Ferreira de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Expansão dialógica Livro didático Língua Portuguesa. |
topic |
Expansão dialógica Livro didático Língua Portuguesa. |
description |
Este trabalho traz um recorte de uma pesquisa sobre a expansão dialógica dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos por meio das perguntas nos livros didáticos dos anos finais do Ensino Fundamental, aprovados pelo PNLD 2014. Objetiva investigar e categorizar as perguntas presentes nos livros didáticos baseando-se na tipologia de perguntas de compreensão elaboradas por Marcuschi (2008),buscando identificar se elas possibilitam ao estudante da EJA o desenvolvimento do pensamento crítico e a expansão dialógica do conhecimento.O objeto desta análise são as perguntas dos 5 primeiros textosdo capítulo 1 da unidade 1 intitulada “Diferentes falares e versos”, da edição correspondente ao 6º ano, da coleção EJA Moderna (editora Moderna, dos autoresClaudemir Donizeti de Andrade; Cláudia Graziano Paes de Barros; Marina SandronLupinetti, Daniela Cristina Pinheiro Cohen e Milena Moretto). Até o momento, encontramos em menor número perguntas que auxiliam o educando na compreensão/interpretação textual, que exigem respostas que não estão centradas no texto e que proporcionam o raciocínio crítico. Percebemos uma predominância de perguntas que não exigem uma reflexão crítica do aluno. Logo, as perguntas dessa coleção didática não estão auxiliando o estudante da EJA no desenvolvimento do pensamento crítico e na expansão dialógica do conhecimento. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-04-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1637 10.34117/bjdv5n6-1637 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1637 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv5n6-1637 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1637/1511 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 6 (2019); 4503-4512 Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 6 (2019); 4503-4512 Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 6 (2019); 4503-4512 2525-8761 10.34117/bjdv5n6 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645417396568064 |