Educação de jovens e adultos: qual currículo para qual cidadania? / Youth and adult education: which curriculum for which citizenship?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/15466 |
Resumo: | O presente artigo discute sobre o currículo da Educação de Jovens e Adultos: qual currículo para qual cidadania? Objetivamo-nos refletir sobre o papel do currículo como meio para alcançar o desenvolvimento integral dos sujeitos e atender as especificidades da modalidade de Educação de Jovens e Adultos. Assim, problematizamos: como o currículo da EJA pode contribuir para a conquista da cidadania ativa pelos jovens e adultos? Nesse sentido, o estudo teve como objetivo compreender de que maneira o currículo da EJA pode possibilitar aos jovens e adultos a conquista da cidadania. Utilizamos a abordagem qualitativa para materializar a investigação e para procedimento técnico, a pesquisa bibliográfica. Com o aporte teórico de Apple (2006), Arroyo (2011), Gentili (2009), Goodson (2008), Monteiro (2011), Oliveira (2007), Veiga-Neto (2002), buscamos levantar informações acerca dos conceitos e reflexões dos autores referenciados. Os resultados obtidos através da pesquisa teórica revelam a necessidade de um aprofundamento de estudos sobre as questões curriculares por todos os envolvidos no processo educacional para uma reestruturação acerca das particularidades da EJA no currículo. |
id |
VERACRUZ-0_51566348afa8ca24f2302378bdc5e7bc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/15466 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação de jovens e adultos: qual currículo para qual cidadania? / Youth and adult education: which curriculum for which citizenship?Cidadania ativaCurrículoEducação de Jovens e Adultos.O presente artigo discute sobre o currículo da Educação de Jovens e Adultos: qual currículo para qual cidadania? Objetivamo-nos refletir sobre o papel do currículo como meio para alcançar o desenvolvimento integral dos sujeitos e atender as especificidades da modalidade de Educação de Jovens e Adultos. Assim, problematizamos: como o currículo da EJA pode contribuir para a conquista da cidadania ativa pelos jovens e adultos? Nesse sentido, o estudo teve como objetivo compreender de que maneira o currículo da EJA pode possibilitar aos jovens e adultos a conquista da cidadania. Utilizamos a abordagem qualitativa para materializar a investigação e para procedimento técnico, a pesquisa bibliográfica. Com o aporte teórico de Apple (2006), Arroyo (2011), Gentili (2009), Goodson (2008), Monteiro (2011), Oliveira (2007), Veiga-Neto (2002), buscamos levantar informações acerca dos conceitos e reflexões dos autores referenciados. Os resultados obtidos através da pesquisa teórica revelam a necessidade de um aprofundamento de estudos sobre as questões curriculares por todos os envolvidos no processo educacional para uma reestruturação acerca das particularidades da EJA no currículo. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-08-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1546610.34117/bjdv6n8-483Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 8 (2020); 60818-60829Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 8 (2020); 60818-60829Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 8 (2020); 60818-608292525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/15466/12732Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessCerqueira Gunes, Maria do Carmo Oliveira deCassol, Atenuza Piresda Silva, Irandir Souza2021-02-18T19:52:26Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/15466Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:09:07.842858Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação de jovens e adultos: qual currículo para qual cidadania? / Youth and adult education: which curriculum for which citizenship? |
title |
Educação de jovens e adultos: qual currículo para qual cidadania? / Youth and adult education: which curriculum for which citizenship? |
spellingShingle |
Educação de jovens e adultos: qual currículo para qual cidadania? / Youth and adult education: which curriculum for which citizenship? Cerqueira Gunes, Maria do Carmo Oliveira de Cidadania ativa Currículo Educação de Jovens e Adultos. |
title_short |
Educação de jovens e adultos: qual currículo para qual cidadania? / Youth and adult education: which curriculum for which citizenship? |
title_full |
Educação de jovens e adultos: qual currículo para qual cidadania? / Youth and adult education: which curriculum for which citizenship? |
title_fullStr |
Educação de jovens e adultos: qual currículo para qual cidadania? / Youth and adult education: which curriculum for which citizenship? |
title_full_unstemmed |
Educação de jovens e adultos: qual currículo para qual cidadania? / Youth and adult education: which curriculum for which citizenship? |
title_sort |
Educação de jovens e adultos: qual currículo para qual cidadania? / Youth and adult education: which curriculum for which citizenship? |
author |
Cerqueira Gunes, Maria do Carmo Oliveira de |
author_facet |
Cerqueira Gunes, Maria do Carmo Oliveira de Cassol, Atenuza Pires da Silva, Irandir Souza |
author_role |
author |
author2 |
Cassol, Atenuza Pires da Silva, Irandir Souza |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cerqueira Gunes, Maria do Carmo Oliveira de Cassol, Atenuza Pires da Silva, Irandir Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cidadania ativa Currículo Educação de Jovens e Adultos. |
topic |
Cidadania ativa Currículo Educação de Jovens e Adultos. |
description |
O presente artigo discute sobre o currículo da Educação de Jovens e Adultos: qual currículo para qual cidadania? Objetivamo-nos refletir sobre o papel do currículo como meio para alcançar o desenvolvimento integral dos sujeitos e atender as especificidades da modalidade de Educação de Jovens e Adultos. Assim, problematizamos: como o currículo da EJA pode contribuir para a conquista da cidadania ativa pelos jovens e adultos? Nesse sentido, o estudo teve como objetivo compreender de que maneira o currículo da EJA pode possibilitar aos jovens e adultos a conquista da cidadania. Utilizamos a abordagem qualitativa para materializar a investigação e para procedimento técnico, a pesquisa bibliográfica. Com o aporte teórico de Apple (2006), Arroyo (2011), Gentili (2009), Goodson (2008), Monteiro (2011), Oliveira (2007), Veiga-Neto (2002), buscamos levantar informações acerca dos conceitos e reflexões dos autores referenciados. Os resultados obtidos através da pesquisa teórica revelam a necessidade de um aprofundamento de estudos sobre as questões curriculares por todos os envolvidos no processo educacional para uma reestruturação acerca das particularidades da EJA no currículo. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-08-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/15466 10.34117/bjdv6n8-483 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/15466 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv6n8-483 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/15466/12732 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 8 (2020); 60818-60829 Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 8 (2020); 60818-60829 Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 8 (2020); 60818-60829 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645473259454464 |