Educação de jovens e adultos: qual currículo para qual cidadania? / Youth and adult education: which curriculum for which citizenship?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cerqueira Gunes, Maria do Carmo Oliveira de
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Cassol, Atenuza Pires, da Silva, Irandir Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/15466
Resumo: O presente artigo discute sobre o currículo da Educação de Jovens e Adultos: qual currículo para qual cidadania? Objetivamo-nos refletir sobre o papel do currículo como meio para alcançar o desenvolvimento integral dos sujeitos e atender as especificidades da modalidade de Educação de Jovens e Adultos. Assim, problematizamos: como o currículo da EJA pode contribuir para a conquista da cidadania ativa pelos jovens e adultos? Nesse sentido, o estudo teve como objetivo compreender de que maneira o currículo da EJA pode possibilitar aos jovens e adultos a conquista da cidadania. Utilizamos a abordagem qualitativa para materializar a investigação e para procedimento técnico, a pesquisa bibliográfica. Com o aporte teórico de Apple (2006), Arroyo (2011), Gentili (2009), Goodson (2008), Monteiro (2011), Oliveira (2007), Veiga-Neto (2002), buscamos levantar informações acerca dos conceitos e reflexões dos autores referenciados. Os resultados obtidos através da pesquisa teórica revelam a necessidade de um aprofundamento de estudos sobre as questões curriculares por todos os envolvidos no processo educacional para uma reestruturação acerca das particularidades da EJA no currículo. 
id VERACRUZ-0_51566348afa8ca24f2302378bdc5e7bc
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/15466
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Educação de jovens e adultos: qual currículo para qual cidadania? / Youth and adult education: which curriculum for which citizenship?Cidadania ativaCurrículoEducação de Jovens e Adultos.O presente artigo discute sobre o currículo da Educação de Jovens e Adultos: qual currículo para qual cidadania? Objetivamo-nos refletir sobre o papel do currículo como meio para alcançar o desenvolvimento integral dos sujeitos e atender as especificidades da modalidade de Educação de Jovens e Adultos. Assim, problematizamos: como o currículo da EJA pode contribuir para a conquista da cidadania ativa pelos jovens e adultos? Nesse sentido, o estudo teve como objetivo compreender de que maneira o currículo da EJA pode possibilitar aos jovens e adultos a conquista da cidadania. Utilizamos a abordagem qualitativa para materializar a investigação e para procedimento técnico, a pesquisa bibliográfica. Com o aporte teórico de Apple (2006), Arroyo (2011), Gentili (2009), Goodson (2008), Monteiro (2011), Oliveira (2007), Veiga-Neto (2002), buscamos levantar informações acerca dos conceitos e reflexões dos autores referenciados. Os resultados obtidos através da pesquisa teórica revelam a necessidade de um aprofundamento de estudos sobre as questões curriculares por todos os envolvidos no processo educacional para uma reestruturação acerca das particularidades da EJA no currículo. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-08-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1546610.34117/bjdv6n8-483Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 8 (2020); 60818-60829Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 8 (2020); 60818-60829Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 8 (2020); 60818-608292525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/15466/12732Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessCerqueira Gunes, Maria do Carmo Oliveira deCassol, Atenuza Piresda Silva, Irandir Souza2021-02-18T19:52:26Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/15466Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:09:07.842858Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação de jovens e adultos: qual currículo para qual cidadania? / Youth and adult education: which curriculum for which citizenship?
title Educação de jovens e adultos: qual currículo para qual cidadania? / Youth and adult education: which curriculum for which citizenship?
spellingShingle Educação de jovens e adultos: qual currículo para qual cidadania? / Youth and adult education: which curriculum for which citizenship?
Cerqueira Gunes, Maria do Carmo Oliveira de
Cidadania ativa
Currículo
Educação de Jovens e Adultos.
title_short Educação de jovens e adultos: qual currículo para qual cidadania? / Youth and adult education: which curriculum for which citizenship?
title_full Educação de jovens e adultos: qual currículo para qual cidadania? / Youth and adult education: which curriculum for which citizenship?
title_fullStr Educação de jovens e adultos: qual currículo para qual cidadania? / Youth and adult education: which curriculum for which citizenship?
title_full_unstemmed Educação de jovens e adultos: qual currículo para qual cidadania? / Youth and adult education: which curriculum for which citizenship?
title_sort Educação de jovens e adultos: qual currículo para qual cidadania? / Youth and adult education: which curriculum for which citizenship?
author Cerqueira Gunes, Maria do Carmo Oliveira de
author_facet Cerqueira Gunes, Maria do Carmo Oliveira de
Cassol, Atenuza Pires
da Silva, Irandir Souza
author_role author
author2 Cassol, Atenuza Pires
da Silva, Irandir Souza
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cerqueira Gunes, Maria do Carmo Oliveira de
Cassol, Atenuza Pires
da Silva, Irandir Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Cidadania ativa
Currículo
Educação de Jovens e Adultos.
topic Cidadania ativa
Currículo
Educação de Jovens e Adultos.
description O presente artigo discute sobre o currículo da Educação de Jovens e Adultos: qual currículo para qual cidadania? Objetivamo-nos refletir sobre o papel do currículo como meio para alcançar o desenvolvimento integral dos sujeitos e atender as especificidades da modalidade de Educação de Jovens e Adultos. Assim, problematizamos: como o currículo da EJA pode contribuir para a conquista da cidadania ativa pelos jovens e adultos? Nesse sentido, o estudo teve como objetivo compreender de que maneira o currículo da EJA pode possibilitar aos jovens e adultos a conquista da cidadania. Utilizamos a abordagem qualitativa para materializar a investigação e para procedimento técnico, a pesquisa bibliográfica. Com o aporte teórico de Apple (2006), Arroyo (2011), Gentili (2009), Goodson (2008), Monteiro (2011), Oliveira (2007), Veiga-Neto (2002), buscamos levantar informações acerca dos conceitos e reflexões dos autores referenciados. Os resultados obtidos através da pesquisa teórica revelam a necessidade de um aprofundamento de estudos sobre as questões curriculares por todos os envolvidos no processo educacional para uma reestruturação acerca das particularidades da EJA no currículo. 
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/15466
10.34117/bjdv6n8-483
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/15466
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n8-483
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/15466/12732
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 8 (2020); 60818-60829
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 8 (2020); 60818-60829
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 8 (2020); 60818-60829
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645473259454464