Uma reflexão acerca da (des) conhecida educação escolar indígena no Brasil: A reflection about the (un) known indigenous school education in Brazil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bueno, Cristiane Aparecida Ribeiro
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Dossena, Gisele Aparecida, Scolaro, Julian Monike Nazario, Martini, Emanuelle Luana, Corrêa, Rosane Aparecida Brandalise, Carvalho, Marco Antonio Batista
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/51758
Resumo: O presente artigo procura refletir como ocorreu a estruturação da educação escolar indígena no Brasil e como esta se expressa na Legislação Brasileira no contexto pós Constituição Federal de 1988, que regulamentou o direito social e educacional dos indígenas. Nesta direção, nossa análise centrou-se em compreender como a legislação educacional se organiza e se estrutura na efetiva prática da educação escolar para o povo indígena. A partir dos estudos centrados na Constituição Federal Brasileira (1988), na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9.394 (1996), no Referencial Curricular Nacional para as Escolas Indígenas (1998) e no documento Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Indígena na Educação Básica (2012), se pode atestar que há sim um discurso em prol não só do compromisso com políticas públicas que atendam a essa minoria, mas com projetos e ações legais que viabilizaram garantias ao processo de escolarização de indígenas, contudo, os próprios documentos atestam um distanciamento das lideranças indígenas das discussões e, principalmente, da tomada de decisões que os envolvem.
id VERACRUZ-0_529a2252c2f42da71854fdc40fcaf07b
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/51758
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Uma reflexão acerca da (des) conhecida educação escolar indígena no Brasil: A reflection about the (un) known indigenous school education in Brazileducação escolar indígenacultura indígenapolítica educacionalO presente artigo procura refletir como ocorreu a estruturação da educação escolar indígena no Brasil e como esta se expressa na Legislação Brasileira no contexto pós Constituição Federal de 1988, que regulamentou o direito social e educacional dos indígenas. Nesta direção, nossa análise centrou-se em compreender como a legislação educacional se organiza e se estrutura na efetiva prática da educação escolar para o povo indígena. A partir dos estudos centrados na Constituição Federal Brasileira (1988), na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9.394 (1996), no Referencial Curricular Nacional para as Escolas Indígenas (1998) e no documento Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Indígena na Educação Básica (2012), se pode atestar que há sim um discurso em prol não só do compromisso com políticas públicas que atendam a essa minoria, mas com projetos e ações legais que viabilizaram garantias ao processo de escolarização de indígenas, contudo, os próprios documentos atestam um distanciamento das lideranças indígenas das discussões e, principalmente, da tomada de decisões que os envolvem.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-09-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5175810.34117/bjdv8n9-039Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 9 (2022); 60998-61010Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 9 (2022); 60998-61010Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 9 (2022); 60998-610102525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/51758/38795Copyright (c) 2022 Cristiane Aparecida Ribeiro Bueno, Gisele Aparecida Dossena, Julian Monike Nazario Scolaro, Emanuelle Luana Martini, Rosane Aparecida Brandalise Corrêa, Marco Antonio Batista Carvalhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessBueno, Cristiane Aparecida RibeiroDossena, Gisele AparecidaScolaro, Julian Monike NazarioMartini, Emanuelle LuanaCorrêa, Rosane Aparecida BrandaliseCarvalho, Marco Antonio Batista2022-09-08T16:58:35Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/51758Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:24:35.461152Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma reflexão acerca da (des) conhecida educação escolar indígena no Brasil: A reflection about the (un) known indigenous school education in Brazil
title Uma reflexão acerca da (des) conhecida educação escolar indígena no Brasil: A reflection about the (un) known indigenous school education in Brazil
spellingShingle Uma reflexão acerca da (des) conhecida educação escolar indígena no Brasil: A reflection about the (un) known indigenous school education in Brazil
Bueno, Cristiane Aparecida Ribeiro
educação escolar indígena
cultura indígena
política educacional
title_short Uma reflexão acerca da (des) conhecida educação escolar indígena no Brasil: A reflection about the (un) known indigenous school education in Brazil
title_full Uma reflexão acerca da (des) conhecida educação escolar indígena no Brasil: A reflection about the (un) known indigenous school education in Brazil
title_fullStr Uma reflexão acerca da (des) conhecida educação escolar indígena no Brasil: A reflection about the (un) known indigenous school education in Brazil
title_full_unstemmed Uma reflexão acerca da (des) conhecida educação escolar indígena no Brasil: A reflection about the (un) known indigenous school education in Brazil
title_sort Uma reflexão acerca da (des) conhecida educação escolar indígena no Brasil: A reflection about the (un) known indigenous school education in Brazil
author Bueno, Cristiane Aparecida Ribeiro
author_facet Bueno, Cristiane Aparecida Ribeiro
Dossena, Gisele Aparecida
Scolaro, Julian Monike Nazario
Martini, Emanuelle Luana
Corrêa, Rosane Aparecida Brandalise
Carvalho, Marco Antonio Batista
author_role author
author2 Dossena, Gisele Aparecida
Scolaro, Julian Monike Nazario
Martini, Emanuelle Luana
Corrêa, Rosane Aparecida Brandalise
Carvalho, Marco Antonio Batista
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bueno, Cristiane Aparecida Ribeiro
Dossena, Gisele Aparecida
Scolaro, Julian Monike Nazario
Martini, Emanuelle Luana
Corrêa, Rosane Aparecida Brandalise
Carvalho, Marco Antonio Batista
dc.subject.por.fl_str_mv educação escolar indígena
cultura indígena
política educacional
topic educação escolar indígena
cultura indígena
política educacional
description O presente artigo procura refletir como ocorreu a estruturação da educação escolar indígena no Brasil e como esta se expressa na Legislação Brasileira no contexto pós Constituição Federal de 1988, que regulamentou o direito social e educacional dos indígenas. Nesta direção, nossa análise centrou-se em compreender como a legislação educacional se organiza e se estrutura na efetiva prática da educação escolar para o povo indígena. A partir dos estudos centrados na Constituição Federal Brasileira (1988), na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9.394 (1996), no Referencial Curricular Nacional para as Escolas Indígenas (1998) e no documento Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Indígena na Educação Básica (2012), se pode atestar que há sim um discurso em prol não só do compromisso com políticas públicas que atendam a essa minoria, mas com projetos e ações legais que viabilizaram garantias ao processo de escolarização de indígenas, contudo, os próprios documentos atestam um distanciamento das lideranças indígenas das discussões e, principalmente, da tomada de decisões que os envolvem.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/51758
10.34117/bjdv8n9-039
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/51758
identifier_str_mv 10.34117/bjdv8n9-039
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/51758/38795
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 9 (2022); 60998-61010
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 9 (2022); 60998-61010
Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 9 (2022); 60998-61010
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645610380689408