Uma reflexão acerca da (des) conhecida educação escolar indígena no Brasil: A reflection about the (un) known indigenous school education in Brazil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/51758 |
Resumo: | O presente artigo procura refletir como ocorreu a estruturação da educação escolar indígena no Brasil e como esta se expressa na Legislação Brasileira no contexto pós Constituição Federal de 1988, que regulamentou o direito social e educacional dos indígenas. Nesta direção, nossa análise centrou-se em compreender como a legislação educacional se organiza e se estrutura na efetiva prática da educação escolar para o povo indígena. A partir dos estudos centrados na Constituição Federal Brasileira (1988), na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9.394 (1996), no Referencial Curricular Nacional para as Escolas Indígenas (1998) e no documento Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Indígena na Educação Básica (2012), se pode atestar que há sim um discurso em prol não só do compromisso com políticas públicas que atendam a essa minoria, mas com projetos e ações legais que viabilizaram garantias ao processo de escolarização de indígenas, contudo, os próprios documentos atestam um distanciamento das lideranças indígenas das discussões e, principalmente, da tomada de decisões que os envolvem. |
id |
VERACRUZ-0_529a2252c2f42da71854fdc40fcaf07b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/51758 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Uma reflexão acerca da (des) conhecida educação escolar indígena no Brasil: A reflection about the (un) known indigenous school education in Brazileducação escolar indígenacultura indígenapolítica educacionalO presente artigo procura refletir como ocorreu a estruturação da educação escolar indígena no Brasil e como esta se expressa na Legislação Brasileira no contexto pós Constituição Federal de 1988, que regulamentou o direito social e educacional dos indígenas. Nesta direção, nossa análise centrou-se em compreender como a legislação educacional se organiza e se estrutura na efetiva prática da educação escolar para o povo indígena. A partir dos estudos centrados na Constituição Federal Brasileira (1988), na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9.394 (1996), no Referencial Curricular Nacional para as Escolas Indígenas (1998) e no documento Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Indígena na Educação Básica (2012), se pode atestar que há sim um discurso em prol não só do compromisso com políticas públicas que atendam a essa minoria, mas com projetos e ações legais que viabilizaram garantias ao processo de escolarização de indígenas, contudo, os próprios documentos atestam um distanciamento das lideranças indígenas das discussões e, principalmente, da tomada de decisões que os envolvem.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-09-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5175810.34117/bjdv8n9-039Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 9 (2022); 60998-61010Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 9 (2022); 60998-61010Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 9 (2022); 60998-610102525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/51758/38795Copyright (c) 2022 Cristiane Aparecida Ribeiro Bueno, Gisele Aparecida Dossena, Julian Monike Nazario Scolaro, Emanuelle Luana Martini, Rosane Aparecida Brandalise Corrêa, Marco Antonio Batista Carvalhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessBueno, Cristiane Aparecida RibeiroDossena, Gisele AparecidaScolaro, Julian Monike NazarioMartini, Emanuelle LuanaCorrêa, Rosane Aparecida BrandaliseCarvalho, Marco Antonio Batista2022-09-08T16:58:35Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/51758Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:24:35.461152Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma reflexão acerca da (des) conhecida educação escolar indígena no Brasil: A reflection about the (un) known indigenous school education in Brazil |
title |
Uma reflexão acerca da (des) conhecida educação escolar indígena no Brasil: A reflection about the (un) known indigenous school education in Brazil |
spellingShingle |
Uma reflexão acerca da (des) conhecida educação escolar indígena no Brasil: A reflection about the (un) known indigenous school education in Brazil Bueno, Cristiane Aparecida Ribeiro educação escolar indígena cultura indígena política educacional |
title_short |
Uma reflexão acerca da (des) conhecida educação escolar indígena no Brasil: A reflection about the (un) known indigenous school education in Brazil |
title_full |
Uma reflexão acerca da (des) conhecida educação escolar indígena no Brasil: A reflection about the (un) known indigenous school education in Brazil |
title_fullStr |
Uma reflexão acerca da (des) conhecida educação escolar indígena no Brasil: A reflection about the (un) known indigenous school education in Brazil |
title_full_unstemmed |
Uma reflexão acerca da (des) conhecida educação escolar indígena no Brasil: A reflection about the (un) known indigenous school education in Brazil |
title_sort |
Uma reflexão acerca da (des) conhecida educação escolar indígena no Brasil: A reflection about the (un) known indigenous school education in Brazil |
author |
Bueno, Cristiane Aparecida Ribeiro |
author_facet |
Bueno, Cristiane Aparecida Ribeiro Dossena, Gisele Aparecida Scolaro, Julian Monike Nazario Martini, Emanuelle Luana Corrêa, Rosane Aparecida Brandalise Carvalho, Marco Antonio Batista |
author_role |
author |
author2 |
Dossena, Gisele Aparecida Scolaro, Julian Monike Nazario Martini, Emanuelle Luana Corrêa, Rosane Aparecida Brandalise Carvalho, Marco Antonio Batista |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bueno, Cristiane Aparecida Ribeiro Dossena, Gisele Aparecida Scolaro, Julian Monike Nazario Martini, Emanuelle Luana Corrêa, Rosane Aparecida Brandalise Carvalho, Marco Antonio Batista |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educação escolar indígena cultura indígena política educacional |
topic |
educação escolar indígena cultura indígena política educacional |
description |
O presente artigo procura refletir como ocorreu a estruturação da educação escolar indígena no Brasil e como esta se expressa na Legislação Brasileira no contexto pós Constituição Federal de 1988, que regulamentou o direito social e educacional dos indígenas. Nesta direção, nossa análise centrou-se em compreender como a legislação educacional se organiza e se estrutura na efetiva prática da educação escolar para o povo indígena. A partir dos estudos centrados na Constituição Federal Brasileira (1988), na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9.394 (1996), no Referencial Curricular Nacional para as Escolas Indígenas (1998) e no documento Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Indígena na Educação Básica (2012), se pode atestar que há sim um discurso em prol não só do compromisso com políticas públicas que atendam a essa minoria, mas com projetos e ações legais que viabilizaram garantias ao processo de escolarização de indígenas, contudo, os próprios documentos atestam um distanciamento das lideranças indígenas das discussões e, principalmente, da tomada de decisões que os envolvem. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-09-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/51758 10.34117/bjdv8n9-039 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/51758 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv8n9-039 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/51758/38795 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 9 (2022); 60998-61010 Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 9 (2022); 60998-61010 Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 9 (2022); 60998-61010 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645610380689408 |