As possibilidades da utilização de técnicas de autorregulação da aprendizagem por alunos de graduação / As possibilities of use of self-regulatory learning techniques by graduate students

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Ana Katarina Dias de
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Luz, Alinne Rafaella Jerônimo Benevides, Oliveira, Kalyane Kelly Duarte de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/7364
Resumo: Nesse trabalho destaca-se a utilização da autorregulação da aprendizagem como forma de propiciar ao estudante a participação ativa, autonomia e responsabilidade por seu processo de aprendizagem. Tendo como objetivo investigar a relação entre a utilização da autorregulação da aprendizagem e o desempenho acadêmico de estudantes universitários. A temática foi pensada a partir da questão norteadora “Em que medida a técnica de autorregulação da aprendizagem pode auxiliar no desempenho acadêmico dos estudantes de graduação?” A metodologia consiste numa revisão integrativa de trabalhos publicados entre 2009 a 2019 nas bases de dados Scielo e na ScienceDirect. Como descritores foram utilizadas as expressões: Autorregulação da aprendizagem (Self-regulation of learning, Autorregulación del aprendizaje), Estratégias de aprendizagem (Learning estrategies, Estrategias de aprendizaje) e Ensino de graduação (Theaching of graduation, Enseñanza de graduación). Os critérios de seleção dos artigos foram estar publicados em língua portuguesa, inglesa ou espanhola, terem sido publicados a partir de 2009 e estar indexado numa das bases de dados citadas acima. Foram encontrados 37 artigos e selecionados 17 artigos que tratavam exclusivamente do tema. Os demais foram excluídos por não estarem de acordo com os critérios mencionados acima. Todos os trabalhos mostraram a eficácia da autorregulação para a melhora do desempenho acadêmico, alguns focaram nas melhores estratégias para se atingir esse objetivo, destacando-se a necessidade de se trabalhar aspectos motivacionais, e as influências socioambientais. Pode-se concluir que a autorregulação da aprendizagem tem relação direta com a melhora na eficácia da aprendizagem e no rendimento acadêmico, mas ainda há alguns desafios a serem vencidos para a popularização da sua aplicabilidade.
id VERACRUZ-0_52d4bb28362ab097736dd9bc7200383c
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/7364
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling As possibilidades da utilização de técnicas de autorregulação da aprendizagem por alunos de graduação / As possibilities of use of self-regulatory learning techniques by graduate studentsAutorregulação da aprendizagemEstratégias de aprendizagemEnsino de graduação.Nesse trabalho destaca-se a utilização da autorregulação da aprendizagem como forma de propiciar ao estudante a participação ativa, autonomia e responsabilidade por seu processo de aprendizagem. Tendo como objetivo investigar a relação entre a utilização da autorregulação da aprendizagem e o desempenho acadêmico de estudantes universitários. A temática foi pensada a partir da questão norteadora “Em que medida a técnica de autorregulação da aprendizagem pode auxiliar no desempenho acadêmico dos estudantes de graduação?” A metodologia consiste numa revisão integrativa de trabalhos publicados entre 2009 a 2019 nas bases de dados Scielo e na ScienceDirect. Como descritores foram utilizadas as expressões: Autorregulação da aprendizagem (Self-regulation of learning, Autorregulación del aprendizaje), Estratégias de aprendizagem (Learning estrategies, Estrategias de aprendizaje) e Ensino de graduação (Theaching of graduation, Enseñanza de graduación). Os critérios de seleção dos artigos foram estar publicados em língua portuguesa, inglesa ou espanhola, terem sido publicados a partir de 2009 e estar indexado numa das bases de dados citadas acima. Foram encontrados 37 artigos e selecionados 17 artigos que tratavam exclusivamente do tema. Os demais foram excluídos por não estarem de acordo com os critérios mencionados acima. Todos os trabalhos mostraram a eficácia da autorregulação para a melhora do desempenho acadêmico, alguns focaram nas melhores estratégias para se atingir esse objetivo, destacando-se a necessidade de se trabalhar aspectos motivacionais, e as influências socioambientais. Pode-se concluir que a autorregulação da aprendizagem tem relação direta com a melhora na eficácia da aprendizagem e no rendimento acadêmico, mas ainda há alguns desafios a serem vencidos para a popularização da sua aplicabilidade.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-03-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/736410.34117/bjdv6n3-050Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 3 (2020); 10228-10243Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 3 (2020); 10228-10243Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 3 (2020); 10228-102432525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/7364/6413Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Ana Katarina Dias deLuz, Alinne Rafaella Jerônimo BenevidesOliveira, Kalyane Kelly Duarte de2020-05-27T17:55:15Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/7364Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:05:19.931142Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv As possibilidades da utilização de técnicas de autorregulação da aprendizagem por alunos de graduação / As possibilities of use of self-regulatory learning techniques by graduate students
title As possibilidades da utilização de técnicas de autorregulação da aprendizagem por alunos de graduação / As possibilities of use of self-regulatory learning techniques by graduate students
spellingShingle As possibilidades da utilização de técnicas de autorregulação da aprendizagem por alunos de graduação / As possibilities of use of self-regulatory learning techniques by graduate students
Oliveira, Ana Katarina Dias de
Autorregulação da aprendizagem
Estratégias de aprendizagem
Ensino de graduação.
title_short As possibilidades da utilização de técnicas de autorregulação da aprendizagem por alunos de graduação / As possibilities of use of self-regulatory learning techniques by graduate students
title_full As possibilidades da utilização de técnicas de autorregulação da aprendizagem por alunos de graduação / As possibilities of use of self-regulatory learning techniques by graduate students
title_fullStr As possibilidades da utilização de técnicas de autorregulação da aprendizagem por alunos de graduação / As possibilities of use of self-regulatory learning techniques by graduate students
title_full_unstemmed As possibilidades da utilização de técnicas de autorregulação da aprendizagem por alunos de graduação / As possibilities of use of self-regulatory learning techniques by graduate students
title_sort As possibilidades da utilização de técnicas de autorregulação da aprendizagem por alunos de graduação / As possibilities of use of self-regulatory learning techniques by graduate students
author Oliveira, Ana Katarina Dias de
author_facet Oliveira, Ana Katarina Dias de
Luz, Alinne Rafaella Jerônimo Benevides
Oliveira, Kalyane Kelly Duarte de
author_role author
author2 Luz, Alinne Rafaella Jerônimo Benevides
Oliveira, Kalyane Kelly Duarte de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Ana Katarina Dias de
Luz, Alinne Rafaella Jerônimo Benevides
Oliveira, Kalyane Kelly Duarte de
dc.subject.por.fl_str_mv Autorregulação da aprendizagem
Estratégias de aprendizagem
Ensino de graduação.
topic Autorregulação da aprendizagem
Estratégias de aprendizagem
Ensino de graduação.
description Nesse trabalho destaca-se a utilização da autorregulação da aprendizagem como forma de propiciar ao estudante a participação ativa, autonomia e responsabilidade por seu processo de aprendizagem. Tendo como objetivo investigar a relação entre a utilização da autorregulação da aprendizagem e o desempenho acadêmico de estudantes universitários. A temática foi pensada a partir da questão norteadora “Em que medida a técnica de autorregulação da aprendizagem pode auxiliar no desempenho acadêmico dos estudantes de graduação?” A metodologia consiste numa revisão integrativa de trabalhos publicados entre 2009 a 2019 nas bases de dados Scielo e na ScienceDirect. Como descritores foram utilizadas as expressões: Autorregulação da aprendizagem (Self-regulation of learning, Autorregulación del aprendizaje), Estratégias de aprendizagem (Learning estrategies, Estrategias de aprendizaje) e Ensino de graduação (Theaching of graduation, Enseñanza de graduación). Os critérios de seleção dos artigos foram estar publicados em língua portuguesa, inglesa ou espanhola, terem sido publicados a partir de 2009 e estar indexado numa das bases de dados citadas acima. Foram encontrados 37 artigos e selecionados 17 artigos que tratavam exclusivamente do tema. Os demais foram excluídos por não estarem de acordo com os critérios mencionados acima. Todos os trabalhos mostraram a eficácia da autorregulação para a melhora do desempenho acadêmico, alguns focaram nas melhores estratégias para se atingir esse objetivo, destacando-se a necessidade de se trabalhar aspectos motivacionais, e as influências socioambientais. Pode-se concluir que a autorregulação da aprendizagem tem relação direta com a melhora na eficácia da aprendizagem e no rendimento acadêmico, mas ainda há alguns desafios a serem vencidos para a popularização da sua aplicabilidade.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-03-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/7364
10.34117/bjdv6n3-050
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/7364
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n3-050
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/7364/6413
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 3 (2020); 10228-10243
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 3 (2020); 10228-10243
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 3 (2020); 10228-10243
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645441332412416