As possibilidades da utilização de técnicas de autorregulação da aprendizagem por alunos de graduação / As possibilities of use of self-regulatory learning techniques by graduate students
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/7364 |
Resumo: | Nesse trabalho destaca-se a utilização da autorregulação da aprendizagem como forma de propiciar ao estudante a participação ativa, autonomia e responsabilidade por seu processo de aprendizagem. Tendo como objetivo investigar a relação entre a utilização da autorregulação da aprendizagem e o desempenho acadêmico de estudantes universitários. A temática foi pensada a partir da questão norteadora “Em que medida a técnica de autorregulação da aprendizagem pode auxiliar no desempenho acadêmico dos estudantes de graduação?” A metodologia consiste numa revisão integrativa de trabalhos publicados entre 2009 a 2019 nas bases de dados Scielo e na ScienceDirect. Como descritores foram utilizadas as expressões: Autorregulação da aprendizagem (Self-regulation of learning, Autorregulación del aprendizaje), Estratégias de aprendizagem (Learning estrategies, Estrategias de aprendizaje) e Ensino de graduação (Theaching of graduation, Enseñanza de graduación). Os critérios de seleção dos artigos foram estar publicados em língua portuguesa, inglesa ou espanhola, terem sido publicados a partir de 2009 e estar indexado numa das bases de dados citadas acima. Foram encontrados 37 artigos e selecionados 17 artigos que tratavam exclusivamente do tema. Os demais foram excluídos por não estarem de acordo com os critérios mencionados acima. Todos os trabalhos mostraram a eficácia da autorregulação para a melhora do desempenho acadêmico, alguns focaram nas melhores estratégias para se atingir esse objetivo, destacando-se a necessidade de se trabalhar aspectos motivacionais, e as influências socioambientais. Pode-se concluir que a autorregulação da aprendizagem tem relação direta com a melhora na eficácia da aprendizagem e no rendimento acadêmico, mas ainda há alguns desafios a serem vencidos para a popularização da sua aplicabilidade. |
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